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Neste artigo apresenta-se um codificador de vídeo baseado na transformada de ôndulas, com interface do tipo Windows®, desenvolvido em Borland C++ Builder v5.0. O codificador tira partido das características da estrutura hierárquica 3D de coeficientes da DWT, resultante da sua aplicação no domínio do tempo e do espaço. O utilizador escolhe a sequência a codificar (armazenada em ficheiro), o número de tramas, o nível de decisão, e a ôndula a considerar na DWT no espaço, podendo obter resultados do desempenho do codificador, e guardar esses valores em ficheiros compatíveis com Microsoft® Excel. Pode, também, visualizar alguns resultados intermédios do processo de codificação, nomeadamente a decomposição por aplicação da DWT no tempo e no espaço, conferindo a este trabalho, também, um cariz didáctico.
Neste artigo apresenta-se uma ferramenta computacional para síntese automática de filtros digitais, com interface do tipo Windows®, desenvolvida em MATLAB™. Os filtros sintetizados podem ser posteriormente implementados em DSPs da família TMS320 da Texas Instruments, nomeadamente, nos DSPs TMS320C50 e TMS320C6201. Os filtros foram testados num sistema baseado no DSP C6201, recorrendo a sinais áudio digitais armazenados em ficheiro (*.wav) enquanto no sistema com o DSP C50 se efectua a filtragem de sinais analógicos. Através da interface gráfica, o utilizador define o tipo de filtro (FIR ou IIR) e as suas especificações (com base na resposta em frequência), sendo a geração do código e a implementação realizadas de forma totalmente automática.