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Descrição baseada em: Nº 9 (Jan. 1992)
Dissertação de mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Saúde, 2013.
O Turismo e um vasto leque de actividades com ele relacionadas, assumem-se cada vez mais como motor de desenvolvimento de muitas regiões do interior que vão diversificando a sua oferta. Muitas destas regiões reúnem condições excelentes para a realização de eventos culturais pelo clima, pela diversidade que oferecem e pela hospitalidade que as caracteriza. A atracção de eventos internacionais para Portugal tem aumentado nos últimos anos, assumindo os festivais uma importância crescente no Turismo e na Economia destas regiões. Nos últimos anos Idanha-a-Nova tem sido palco do Boom Festival. A chegada de milhares de jovens de todo o mundo com diferentes valores e estilos de vida a esta pacata vila do interior é muitas vezes geradora de choques culturais e ao mesmo tempo motor de desenvolvimento e impulso económico. Com o objectivo de avaliar a percepção que possuem os idanhenses acerca do Boom Festival, aplicou-se um inquérito, cuja análise revelou que, de um modo geral, este evento é percebido como positivo para a economia local na medida em que atrai muitos visitantes e divulga a região a nível internacional. Não obstante, são também referidos aspectos menos positivos como o consumo de drogas e álcool, o acréscimo dos preços dos bens e serviços e o congestionamento do trânsito.
O Turismo é um sector importante na economia ibérica. Países como Portugal e Espanha fruem de uma localização geográfica privilegiada, com uma vasta oferta ao nível do património cultural, histórico e ambiental que, a juntar à facilidade de acesso e à estabilidade social e política, atrai anualmente milhares de turistas de determinados mercados turísticos internacionais. Neste trabalho procedemos a uma breve caracterização do turismo da zona referida, definindo os perfis das suas regiões-produto. Uma análise de índices de afluência turística por país de proveniência dos turistas permitiu detectar a existência de alguns factores comuns e específicos das regiões em estudo.
Nas condições climáticas de Portugal, a agricultura de regadio tem uma importância indiscutível na estrutura da produção final agrária, já que permite fazer culturas com maior valor acrescentado que as tradicionais culturas de sequeiro. Pretende-se neste estudo fazer uma abordagem integrada da questão do uso da água na actividade agrícola, enquadrada nos constrangimentos e oportunidades de cariz social e institucional. No último meio século constatou-se um significativo aumento da eficiência no uso da água na agricultura, a que tem correspondido um elevado consumo de energia. Dos aproveitamentos hidroagrícolas estudados, constata-se uma grande diversidade de esquemas de tarifação da água de rega, podendo o seu custo variar entre 77.4 e 556.8 €/ha para a cultura do milho. Note-se ainda que o custo da água de rega é, compreensivelmente, um factor que influencia, mas que não é determinante na taxa de adesão ao regadio. A taxa de adesão ao regadio dos aproveitamentos hidroagrícolas nacionais está condicionada por constrangimentos de natureza vária a que importa da solução, ao mesmo tempo que devem ser promovidas medidas de incentivo.
Os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e curricula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da “escola em tempo integral” como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Objetivo: Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na “escola em tempo integral”, através de um “retrato de movimento na escola”. Métodos: Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professoras). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. Resultados: A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma aréa imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. Conclusões: A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.
As crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) podem aprender a utilizar o seu corpo do mesmo modo que uma criança sem qualquer problema, apenas têm mais dificuldades em processar a informação. A dificuldade de socialização pode provocar um atraso no desenvolvimento psicomotor. Por sua vez, as atividades físicas são promotoras de uma boa saúde e bem-estar da criança com PEA e a sua motricidade pode vir a desenvolver-se de modo a conseguir uma envolvência com o corpo e com o espaço. O estudo centra-se na observação dos efeitos da atividade física adaptada nos fatores psicomotores Práxia Global e Práxia Fina de uma criança com espectro do autismo, a frequentar o jardim de Infância. Aplicou-se a bateria psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, traçou-se o perfil psicomotor da criança e seguidamente extraíram-se os resultados relativos a estes dois fatores, por serem os mais fracos, e, concebeu-se e aplicou-se um plano de atividades físicas adaptadas. No final do programa voltou-se a aplicar a bateria psicomotora. Da análise à primeira aplicação da BPM os fatores com pior perfil foram os das Práxias Global (1,3-Fraco) e Fina (1-Fraco), cujos resultados revelam uma realização imperfeita, incompleta e descoordenada. O plano de atividades físicas adaptadas foi elaborado tendo em vista sobretudo estes fatores visando melhorar o desempenho da criança nas suas competências psicomotoras ao nível das Práxias. O plano foi aplicado durante 7 meses, com 3 sessões por semana de 40 minutos. Por fim, voltou-se a aplicar a BPM, cujos resultados apresentam melhorias evidentes nos diferentes subfactores da Praxia Global obtendo assim um valor considerado bom, com realização controlada e adequada (3,2 - bom). Apesar da Praxia Fina continuar a apresentar melhorias pouco evidentes (1,4 - Fraco), um dos subfatores –Tamborilar – evoluiu bastante, mas mesmo assim é o fator psicomotor com mais dificuldades de realização para a criança. Constatamos que o plano de atividades físicas adaptadas produziu efeito positivo no perfil das Práxias desta criança, uma vez que o seu perfil evoluiu mostrando em alguns subfatores um excelente índice de disponibilidade motora.
Publicação realizada no âmbito do Projeto PIN – Poli Entrepreneurship Innovation Network
O livro resume as atividades do projeto "Promoção e Valorização de Azeites de Montanha CENTRO-01-0246-FEDER-000004 /6756" que teve como objetivo desenvolver um conjunto de ações vocacionadas a capitalizar o conhecimento produzido pelo IPCB e IPG em torno da valorização económica dos “Azeites de Montanha”, de forma a reforçar o posicionamento das empresas da fileira por adoção das melhores práticas e processos inovadores que concorram para a produção de azeites diferenciáveis pela sua qualidade e que potenciem características organolépticas distintas, contribuindo para a introdução de novos métodos e técnicas que irão intensificar a capacidade competitiva, a visibilidade e o reconhecimento dos “Azeites de Montanha”. Foram desenvolvidas diversas sessões técnicas (em olival, em lagar e em sala), os estudos de azeites com métodos rápidos e de caracterização sensorial, a produção de cartas de índice de vegetação, a estratégia e unidade demonstradora de marketing, que culminarão no website, em produção de vídeos, manuais de boas práticas e em livro de apresentação de resultados.