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O presente trabalho, pretende abordar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com necessidades educativas especiais, em contexto de ensino pré-escolar. A criança deste estudo possui uma cromossomopatia estrutural, que faz com que o seu desenvolvimento global seja atípico, para os seus 6 anos de idade. As suas maiores dificuldades, situam-se ao nível da atenção, concentração, motricidade e linguagem. Após uma avaliação das suas dificuldades e possibilidades, a intervenção educativa teve como principal objetivo motivar a criança e otimizar a aprendizagem dos conteúdos básicos essenciais para a sua entrada na escola do 1º CEB, assim como promover a sua participação ativa e envolvimento numa tarefa. A família foi envolvida no sentido de promover um continuum… de estreitar a colaboração com a especialista em educação especial e, desta forma, tornar esta intervenção como sendo uma rotina da criança mas apresentada de maneira lúdica. Os resultados da intervenção, foram obtidos através da observação direta e participativa junto da criança, sendo possível constatar progressos no seu desenvolvimento global como melhorias na motricidade fina e acuidade visual; melhoria na consciência fonológica; melhor estruturação do pensamento e maior tempo de concentração.
A escola atual procura, mais do que nunca, concorrer para a inclusão de crianças e jovens com DID, em condições que nem sempre são as melhores, se atendermos às diferentes dificuldades sentidas no terreno. As Tecnologias Digitais, em associação com a Música e o conceito de Musicoterapia, podem constituir um forte contributo no esbatimento dessas dificuldades, com recurso a software já disponível. Neste artigo propomo-nos apresentar, a título de exemplo, o Youtube realçando o seu potencial enquanto ferramenta de intervenção, através da Música, junto de indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental.
Um dos pré-requisitos básicos para a aquisição de leitura e escrita é a consciência fonológica. Uma criança com deficiência auditiva não identifica corretamente os sons da fala, reproduz erros na leitura e, posteriormente, na escrita. O desenvolvimento da perceção auditiva e da consciência fonológica são essenciais para o completo desenvolvimento da criança. O presente trabalho de investigação teve como objetivos promover a utilização de recursos educativos digitais, desenvolver competências do processo fonológico e implementar atividades lúdicas que motivem a criança para a aprendizagem. Pretende-se desta forma dar resposta à questão de investigação: “Os recursos educativos digitais poderão ser um facilitador da promoção da perceção auditiva e da consciência fonológica numa criança com deficiência auditiva?”. Após o enquadramento teórico foi elaborado um plano de intervenção e através dos recursos educativos digitais: «Cocleando», «Comunikit: Rimas e Sons Iniciais» e o dicionário de Língua Gestual «Spread the Sign», concluímos que os mesmos são uma mais valia a nível do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de ensino-aprendizagem.
A brochura apresenta os principais conceitos relacionados com os riscos naturais e ambientais, bem como sobre as alterações climáticas, ao público em geral.