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Neste artigo faz-se uma reflexão, fundamentada na análise de prática pedagógica de futuros professores, sobre a necessidade da alteração do ensino experimental, de uma perspectiva emprirista indutivista para uma perspectiva nacionalista pós positivista.
Introdução: Atualmente existe um elevado número de pessoas com diagnóstico de demência. No âmbito dos cuidados Paliativos
as intervenções de reabilitação são muitas vezes minoradas. Desta forma è importante o estudo de medidas não farmacológicas
com vista a melhorar o estado funcional e qualidade de vida destes doentes.
Problemática: Qual a intervenção do fisioterapeuta no doente com demência em cuidados paliativos?
Objetivos: Nesta revisão sistemática da literatura pretendemos identificar quais as intervenções que os fisioterapeutas utilizam
com doentes com demência em cuidados paliativos e quais os benefícios dessas técnicas.
Métodos: Desenho do Estudo - Revisão Sistemática da Literatura;
Foram incluídos 12 estudos com um intervalo temporal de 2003 a 2015, em que são abordadas técnicas que possam ser
utilizadas por fisioterapeutas no tratamento ou alívio do sofrimento e na melhoria de qualidade de vida destes doentes. Os
artigos científicos foram encontrados em diversas bases de dados online e de texto integral tais como: Biblioteca do
conhecimento Online, Pubmed e PEdro.
Resultados: Nesta revisão sistemática da literatura foram encontradas diversas técnicas não farmacológicas que contribuem
para o aumento da qualidade de vida dos doentes com demência. Dentro destas técnicas encontradas são referidas o exercício
aeróbico, manutenção da força muscular, treino de equilíbrio, o toque, treino cognitivo, intervenções comportamentais,
estimulação cognitiva, estimulação elétrica transcutânea, musicoterapia, reminiscência, treino de atividades da vida diária
(AVD´s), massagem, terapia de recreação, sala snoezelen, estimulação multissensorial, apoio e psicoterapia, e relaxamento
muscular.
Conclusões: Dentro dos programas multidisciplinares analisados nesta revisão o Fisioterapeuta faz todo o sentido, sendo este o
profissional que utiliza o maior número de técnicas não farmacológicas abordadas. Estes programas podem ser bastante
benéficos para que a diminuição da cognição ocorra de forma mais lenta e consequentemente permita a manutenção das
faculdades físicas e o aumento da qualidade de vida do doente e dos seus cuidadores. O exercício é a técnica mais estudada,
com resultados positivos na qualidade de vida. Constatamos que existe pouca evidência da intervenção do fisioterapeuta na fase
terminal do doente com demência.
Introduction: Higher Education Institutions (HEI) are allegedly preparing students for a globalized working area where people will need to be ready to communicate effectively in one or more foreign languages in international working environments, which puts a lot of pressure on how foreign languages (FL) are learned in Higher Education (HE).
Methods: This article explores how a FL or learning through a FL could be approached in HEI, focusing mainly on what employers claim in terms of skills of recent graduates or on-the-job workers. Case studies are used, combining interviews to employers and questionnaires to HE students to find out their perceptions on FL learning requirements for greater employability. Conclusions: A series of recommendations are made for HEI on how to promote students’ employability skills; on the best practices for the development of intercultural communicative competence and FL skills to communicate effectively in international or digitally-mediated working environments; as well as on how to prepare the teaching staff for emerging trends that involve using a FL as medium of instruction or CLIL, a content and language integrated approach. These testify to the importance of learning a FL or through a FL, as well as the need to combine transversal skills development in connection to FL learning.