Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

99 records were found.

Ensino de uma segunda língua
Ensino de uma segunda língua
Contém: vol. 1 : Méthode de français
Contém: vol. 1 : Méthode de français pour les petits
Contém: vol. 1 : Méthode de français pour les petits
Pesquisa de recolha documental realizada pelo Prof. Doutor Ernesto Candeias Martins nos anos 2010/2011
Descrição baseada em: Nº 3 (Mai. 1980)-
Vol. 1 : Poland, German Democratic Republic, Hungary
Dissertaçäo apresentada para obtençäo do grau de Mestre em Protecçäo Integrada
Tese de Doutoramento em Economia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
À escola portuguesa colocam-se desafios sobre integração de alunos, filhos de imigrantes luso-africanos. Situamo-nos no âmbito da pedagogia intercultural e diferenciada e escola inclusiva. O estudo averigua as medidas à integração e necessidades escolares dos alunos do 1º Ciclo Ensino Básico de origem cabo-verdiana dadas pelo Agrupamento de Escolas no interior do país. Definimos os seguintes objetivos: perceber se os alunos cabo-verdianos se sentem integrados na escola e turma do 1ºCiclo; identificar as principais dificuldades sentidas por esses alunos na integração e processo de aprendizagem; caracterizar a relação pedagógica e clima educativo de turma e a relação desses alunos cabo-verdianos com os seus pares. Escasseiam investigações com estes alunos, por isso o marco teórico de fundamentação assentou em estudos relacionados com a inter e multiculturalidade, educação e diversidade cultural nas escolas, pluralidade de identidades, a escola e as minorias, educação inclusiva, etc. Trata-se de um estudo de caso situacional, de metodologia qualitativa, que decorreu no 2º semestre/2018 e que utilizou como técnicas de coleta de dados: observação documental e participativa, entrevistas, focus grupo e notas de campo. Recorremos no tratamento de dados à análise de conteúdo e à triangulação. Os resultados confirmaram que há integração escolar dos alunos cabo-verdianos no ensino básico (turma e escola), havendo apoio dos professores e técnicos e, ainda algumas atividades que envolvem os agentes educativos. Contudo, escasseiam projetos interculturais a nível da Escola, que promovam mais a inclusão desses alunos com os seus pares, para uma melhor convivência educativa, assim como participação ativa das famílias.
Contém referências bibliográficas
Inclui glossário de termos profissionais
Descrição baseada em: Vol. 28, nº 1 (Mar. 1991)-
The Barrocal Park is a geological park with 40 ha localized in the edge of the city of Castelo Branco, Portugal (39°48′57.36′′ N, 7°29′32.83′′ W; 405 m a.s.l.), that shows diverse granite landforms. The Barrocal Granite occurs mainly in the border of the pluton of Castelo Branco that is located within the Central Iberian Zone of the Iberian Massif, central Portugal. Despite its main geoheritage value, the Barrocal park can also be valued for its spontaneous flora. The present study aimed to accomplish the inventory of the spontaneous flora from Barrocal Park. The Köppen-Geiger climate classification of Castelo Branco is Csa. The floristic survey was carried out between February and May 2022. The Barrocal landscape is characterized by fragments of climatophilic forests of Quercus pyrenaica, associated with rocky granite outcrops. In the subserial stages, Adenocarpus lainzii, Cistus ladanifer, Cistus psilosepalus, Cytisus striatus, Cytisus multiflorus, Halimium umbellatum and Lavandula pedunculata predominate. The results reflect dominancy of dicotyledons over monocotyledons. The plant community comprising of 98 plant species belonging to 81 genera of 34 families. Seven species are endemic to the Iberian Peninsula (Adenocarpus lainzii, Antirrhinum graniticum, Asphodelus serotinus, Conopodium majus subsp. marizianum, Cytisus multiflorus, Digitalis thapsi and Ornithogalum concinnum). Two species are toxic (Daphne gnidium and Ferula communis subsp. catalaunica). Four species (Acacia dealbata, Cortaderia selloana, Opuntia ficus-indica and Oxalis pes-caprae) classified as invasive (Decree-law 92/2019) were detected. Acacia dealbata and Opuntia ficus-indica1 occur in the northwest zone of the park in an area previously disturbed by anthropogenic activity (quarrying and rubble deposit).
Métodos matemáticos e estatísticos
Contém referências bibliográficas
El presente trabajo examinó la aplicación del Modelo Transcontextual de la Motivación en la predicción de estilos de vida saludables de atletas veteranos. Se utilizó una muestra de 682 atletas veteranos portugueses de ambos géneros, de edades comprendidas entre los 30 y los 76 años (M=43.64; DT=8.25), dónde a través de cuestionarios se ha medido: la satisfacción de las necesidades psicológicas básicas, la motivación, las variables del comportamiento planeado y los estilos de vida saludables. De las conclusiones alcanzadas en este trabajo, son de destacar la relevancia de fomentar la necesidad psicológica básica de relación social, ya que ésta favorecerá la motivación intrínseca, promoviendo un mayor control del comportamiento sobre las intenciones de los practicantes, generando así mejores hábitos alimenticios, hábitos de descanso y menor consumo de tabaco.
Introdução: A Hipertensão Pulmonar é definida por uma elevação na pressão média da artéria pulmonar acima de 25mmHg em repouso e um aumento de 30mmHg com o esforço. Em fases mais avançadas da patologia podem ocorrer alterações estruturais nas câmaras cardíacas, devido às alterações hemodinâmicas. Objetivos: Verificar se os doentes com HP apresentam alterações hemodinâmicas e estruturais direitas. Material e Métodos: O estudo foi realizado com recurso a uma base de dados do serviço de cardiologia de uma Unidade local de saúde da região centro de Portugal continental. Estudaram-se pacientes com HP e pacientes sem HP. Foram incluídos doentes com Hipertensão Pulmonar e excluídos pacientes com Hipertensão Pulmonar que apresentavam hipertensão arterial descontrolada, diabetes mellitus e/ou alterações congénitas cardíacas. Resultados: A amostra foi constituída por 113 indivíduos, dos quais 35 indivíduos apresentavam HP (31,0%) e 68 indivíduos não apresentavam HP (69,0%). Observou- se que no grupo com HP existia um aumento crescente das câmaras cardíacas e AP. Observou- se também que quanto maior a PSAP maior valor é obtido nas câmaras cardíacas e AP. Verificou-se ainda uma diminuição do valor de TAPSE em função do aumento da PSAP, comparativamente com valores mais baixos de PSAP. A VJRT não aumentou muito em função do aumento da PSAP, verificando-se maior acentuação no parâmetro 2,9-3,4m/s nesta correlação. Conclusões: O estudo verificou que existem alterações estruturais e hemodinâmicas nas câmaras cardíacas direitas e AP na presença de HP.
El objetivo de este artículo es presentar los resultados del análisis de un conjunto de libros de texto con la finalidad de averiguar si las imágenes en ellos contenidas promueven los principios de igualdad y equidad de género. La muestra tomada para el estudio se compone de un total de seis manuales del curso escolar 2010/2011, tres de Michoacán, México, y tres de Castelo Branco, Portugal, correspondientes a las asignaturas de ciencias, lengua y geografía. Se utilizaron estratégias metodológicas mixtas, debido a que el empleo de métodos de corte cuantitativo y de corte cualitativo nos ofrece la posibilidad de elaborar un análisis que, además de contrastar los datos obtenidos, profundiza sobre la temática abordada. Los resultados obtenidos indican que los y las adolescentes no disponen, en los manuales examinados, de referentes suficientes que les permitan romper/ deconstruir los estereotipos de género tradicionalmente atribuidos a uno y otro sexo. Tanto las ilustraciones como el contenido de las mismas muestran mayoritariamente a mujeres desempeñando papeles psicosociales relacionados con el cuidado de los otros/as, mientras que los hombres aparecen casi siempre realizando trabajos remunerados y de prestigio (científicos, gobernantes). En las conclusiones de este artículo se cuestiona la presencia del sexismo en los libros de texto, con la intención de incorporar la perspectiva de género a los manuales didácticos, lo que permitiría transmitir al alumnado patrones de comportamiento y modelos que se ajusten a una realidad social regida por la igualdad y la justicia.