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As Tecnologias da Informação e Comunicação invadiram a nossa sociedade. Elas estão presentes em todos os setores. Mas há um que tem sido resistente a esta mudança. Falamos da educação onde as tecnologias não têm tido uma grande aceitação. Apesar de nos últimos anos termos assistido a algumas melhorias, o facto é que continuam a não ser aproveitadas todas as suas potencialidades. Esta investigação surge precisamente para mostrar que as tecnologias têm muito para oferecer aos contextos educativos. Desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar permitiu verificar algumas das suas potencialidades. Para tal, foi utlizada uma aplicação – Quiver- que utilizando ilustrações nos permitiu inserir a Realidade Aumentada numa sala de Pré-Escolar. Durante toda a investigação foi ainda importante perceber qual a opinião dos encarregados de educação e das educadoras da instituição sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação. Também foi possível receber o seu parecer sobre a Realidade Aumentada. Apesar do desconhecimento quase total sobre a mesma, esta suscitou alguma curiosidade junto dos inquiridos. Apesar de vivermos numa sociedade digital é importante que se despertem os futuros educadores e professores para a utilização das Tecnologias e que delas retirem as suas melhores potencialidades. Com a utilização das mesmas é possível criar ambientes mais criativos, estimulantes e motivadores que potenciem aprendizagens significativas
Através do estudo realizado procurámos averiguar o contributo dos sensores Easy Sense, associados a atividades do Ensino Experimental em contexto de sala de aula, na aquisição de aprendizagens dos alunos. Esta investigação decorreu numa escola da cidade de Castelo Branco, numa turma composta por vinte alunos. A metodologia utilizada na investigação tratou-se de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Como técnicas de recolha de tratamento de dados foram utilizadas: notas de campo, inquéritos por questionário aos encarregados de educação, entrevistas semiestruturadas às professoras a lecionar no agrupamento, de forma a averiguar as suas opiniões acerca da utilização das TIC em contexto pessoal e profissional, sobre o Ensino Experimental e os Sensores Easy Sense em sala de aula. Através dos dados recolhidos concluímos que os sensores Easy Sense mostraram ser uma mais-valia, pois facilitaram, motivaram e envolveram os alunos na aquisição de melhores aprendizagens.