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O envelhecimento demográfico é um fenómeno global nas sociedades desenvolvidas e cada vez mais expressivo nos territórios do interior de Portugal, nem sempre adaptados à sociedade digital. As competências digitais são determinantes para o exercício pelo de cidadania e a inclusão na sociedade digital. Partindo de um estudo de avaliação multidimensional da população das regiões envelhecidas de Portugal, enquadrado na elaboração de perfis de envelhecimento no âmbito do projeto PerSoParAge - Recursos pessoais e sociais para a autonomia e participação social numa sociedade envelhecida (POCI-01-0145-FEDER-023678), apresenta-se a associação entre as variáveis sociodemográficas e de utilização de tecnologias digitais para a determinação de perfis de envelhecimento na população com 55 ou mais anos dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Portalegre. O estudo visa contribuir para o desenvolvimento de respostas públicas e sociais adequadas ao perfil da população e aos desafios da sociedade digital para um envelhecimento saudável, ativo e participativo.
O Estudo Caso, prendeu-se numa investigação de carácter qualitativa, com a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na área da Educação Especial. Pretendeu-se verificar se a inclusão na prática pedagógica de um recurso tecnológico em SPC, facilita a comunicação expressiva de crianças com NEE. Baseou-se no trabalho de campo, de um grupo de crianças com NEE, tendo várias fontes múltiplas de evidência: a observação participante; a análise documental; as notas de campo; as fontes audiovisuais, o inquérito por questionário e o focus group, com a respetiva análise de conteúdo. O SPC é uma ferramenta importante porque permite dar apoios inclusivos a crianças que têm dificuldades ao nível da comunicação, sendo comprovado através do texto e da canção adaptados em SPC.
O crescente aumento da esperança média de vida vem fazer com que a população idosa venha a aumentar sendo já Portugal considerado como um dos países mais envelhecidos a nível mundial. Neste sentido, torma-se importante promoverem-se oportunidades para que, junto dos idosos, se criem condições para uma aprendizagem ao longo da vida de forma a que possam melhorar o seu processo de envelhecimento. No contexto de uma sociedade cada vez mais digital, foi implementada uma investigação que promoveu a utilização de Apps associadas ao estímulo e treino cognitivo. Os resultados desta investigação que envolveu onze idosos na utilização das Apps ‘Memory Life’ e ‘Jogos de Atenção’ vieram demonstrar que os niveis de motivação, de envolvimento e de consecução das atividades com sucesso foram significativos. Foi possível nesta investigação verificar-se que a utilização das Apps constituem um contributo positivo no âmbito de idosos com demências pelo que devem incluí-las nas rotinas.