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Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Administraçäo Escolar
Descriçäo baseada em: Ano 6, nº 2 (Mar./Abr. 1987)-
Descrição baseada em: Vol. 1, nº 2 (Jan. 1978)-
Descrição baseada em: Vol. 2, nº 1 (Abr. 1996)-
Descrição baseada em: Vol. 17, nº 1 (Mar. 2002)-
Descrição baseada em: Nº 29 (Mai. 2003)-
Descrição baseada em: Vol. 4, nº1 (Abr. 1998)
O objectivo deste estudo é investigar a intenção empreendedora. Tendo em conta a revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo sobre as características pessoais dos empresários, fundamentado na teoria sobre o entrepreneurship. O modelo de investigação inclui os seguintes elementos: antecedentes pessoais, conhecimentos empresariais, motivações empreendedoras, auto-eficácia empreendedora e envolvente institucional. No capítulo sobre as conclusões deste estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
O objectivo deste estudo é o de investigar a intenção empreendedora. Tendo em conta a revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo sobre as características pessoais dos empresários, fundamentado na teoria sobre o entrepreneurship. O modelo de investigação inclui os seguintes elementos: antecedentes pessoais, conhecimentos empresariais, motivações empreendedoras, auto-eficácia empreendedora e envolvente institucional. No capítulo sobre as conclusões deste estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.
Este estudo teve como objetivo investigar a eficácia de um treino de visualização mental (VM) em praticantes de Boccia. Participaram neste estudo um total de 42 praticantes, federados (n = 24) e não federados (n = 18). Doisgrupos de praticantes de Boccia federados e não federados foram divididos em d ois sub-grupos: experimental, submetido ao treino de VM (Federados: n = 12; Não federados: n = 9) e de controlo, submetido a treino regular (Federados: n = 12; Não federados: n = 9). No início do estudo e após um período de 8 semanas de treino de VM, os participantes completaram o Movement Imagery Questionnaire – 3 (MIQ – 3), versão portuguesa. A análise de dados foi realizada com recurso ao método de inferências baseadas na magnitude dos efeitos. Os dois grupos mostraram-se homogéneos no que diz respeito à habilidade de VM no primeiro momento de avaliação, verificando-se um efeito do treino de VM no segundo momento de avaliação. Os resultados revelaram que o grupo experimental (federados e não federados) aumentou a habilidade de VM, enquanto o grupo de controlo (federados e não federados) não revelou alterações na habilidade de VM. Por sua vez, os praticantes não federados do grupo experimental revelaram um aumento superior na habilidade de VM em comparação com os praticantes federados. Os resultados obtidos sugerem a importância da realização de programas de treino de VM para a melhoria das capacidades de VM dos praticantes da modalidade desportiva de Boccia federados e não federados.
Objective: The aim of the present study was to validate the Basic Psychological Need Satisfaction and Frustration Scale in Exercise for fitness instructors. Methods: Data from 477 exercise professionals (319 males, 158 females) was collected. Results: CFA supported the adapted and validated six-factor model: [χ2(237) = 1096.796, χ2/df= 4.63; B-S p < .001, CFI = .930, TLI = .918, SRMR= .0366, RMSEA = .079 (CI90% = .069, .089)], assessing satisfaction and frustration of basic psychological needs in Portuguese exercise professionals. Moreover, the analysis revealed acceptable composite reliability, and construct validity of the adapted version. Results revealed nomological validity, as well as invariance between male and female. No differences were found across latent means, and magnitude effects were trivial between gender. Conclusion: These results support the use of the adapted scale in exercise professionals, showing measurement invariance between gender. This scale is able to measure how exercise professionals experience satisfaction and frustration of basic needs when prescribing exercise to individuals in fitness context.
Numa sociedade cada vez mais digital é importante percecionar-se quais as competências que os cidadãos devem possuir para poderem exercer os seus deveres e direitos cívicos. Neste sentido, apresenta-se uma reflexão acerca do(s) conceito(s) associado(s) a literacia e competência digital. Para o efeito, são apresentadas as principais iniciativas da União Europeia e de Portugal conducentes a um incremento da infoinclusão dos seus cidadãos. Tendo em conta o facto dos adultos mais idosos apresentarem as menores taxas no acesso e consequente utilização dos recursos digitais, é feita uma apreciação crítica e reflexiva de forma a procurar novas respostas e estratégias que diminuam a info-exclusão destes cidadãos. Pois, numa sociedade cada vez mais digital, quem não estiver digitalmente incluído, não pode estar socialmente incluído. Para o efeito, apresentação de uma forma reflexiva a iniciativa DigComp da União Europeia através de uma análise comparativa entre os nativos digitais e os migrantes digitais Neste contexto, em particular, discute-se a realidade dos adultos mais idosos no sentido de se fomentarem medidas que levem à sua inclusão digital como premissa para a sua inclusão social. Pois, só a aquisição de competências digitais poderá promover uma cidadania global de forma a que se possam exercer todos os deveres e direitos cívicos.
Functional Movement Screen® (FMS®) allows to assess athlete’s movement functionality. Movement funcionality in young elite and non-elite swimmers may predict future performance. The purpose of this study is to compare FMS® scores between young elite and non-elite swimmers, and to verify their relationship with 100m freestyle performance. Thirty-two elite swimmers (age: 14.99 ± 0.13 years old; height: 1.71 ± 0.02 m; body mass: 61.28 ± 1.27 kg; Fédération Internationale de Natation [FINA] points: 651.59 ± 6.44) and 17 non-elite swimmers (age: 14.65 ± 0.19 years old; height: 165.12 ± 2.03 cm; body mass: 57.22 ± 2.43 kg; FINA points: 405.71 ± 21.41) volunteered to participate in this cross-sectional study. Individual-test FMS® scores, FMS® composite score and FINA points were considered for analysis. Elite swimmers achieved higher Deep Squat (p = 0.005; ES = 0.99), Right Hurdle Step (p = 0.005; ES = 0.99), Left Hurdle Step (p = 0.002; ES = 1.08), Trunk Stability Push Up (p < 0.001; ES = 1.44) and FMS® composite (p < 0.001; ES = 1.35) scores compared to non-elite swimmers. FMS® composite scores were positively related with 100m freestyle performance (r = 0.596, r2 = 40.9%, p < 0.001). Young non-elite swimmers reveal functional deficits in tasks involving mobility of the hips, knees and ankles, and stabilization of the core and spine. Higher movement functionality is positively related with 100m freestyle performance. Swimming coaches should consider these deficits and their relationship with performance to differentiate exercise prescription between this populations.
A pedagogia social (PS) é uma área Cientifica das Ciências da Educação com uma vertente teórica e prática de intervenção em coletivos específicos. Este termo teve pouca difusão em Portugal, talvez pela escassa influência alemã, daí ter-se confundido com “sociologismo pedagógico” e “educação social”. O autor aborda as problemáticas socioeducativas da proteção, prevenção e reeducação das crianças em conflito e situação social de desviação, ao longo dos séculos XIX e XX, defendendo a existência de uma PS e educação social nestes coletivos de menores em Portugal. Neste sentido a PS integra uma perspetiva descritiva e analítico-interpretativa no âmbito da teoria da educação especializada e da História da Educação Social, devido a preocupar-se pela assistência educativa e reeducativa/correcional da infância e juventude com problemas de adaptação à sociedade, incluindo a delinquência. Nesta abordagem aos campos funcionais da PS dos inadaptados destaca as figuras dos Padres António d’Oliveira e Américo como educadores sociais.
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, 2006
Dissertação de Mestrado em Pedagogia da Saúde, Universidade de Lisboa, 1994
Dissertaçäo de mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçäo da Universidade de Coimbra
Dissertaçäo de mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçäo da Universidade de Coimbra
Dissertação de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Dissertaçäo de Mestrado em Educaçäo na especialidade de Educaçäo de Adultos
Dissertação de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação área de Especialização em Tecnologias Educativas
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Especialização em Técnologias Educativas apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Especialização em Tecnologias Educativas apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de Especialização em Tecnologias Educativas apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação área de Especialização em Tecnologias Educativas apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação área de Especialização em Tecnologias Educativas apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Salamanca
Descrição baseada em: Vol. 5, nº 1 (2006)
Mestrado em Ciências da Educação. Área de especialização em Tecnologias Educativas
Para evaluar el estilo de vida de las personas es importante el desarrollo de un cuestionario que se pueda aplicar a cualquier población. El objetivo principal fue adaptar y validar al contexto español el cuestionario de Estilos de Vida Saludables (EVS), y posteriormente dotar al cuestionario de validez concurrente por medio de un análisis de correlación con las variables de los niveles de motivación autodeterminada hacia la práctica deportiva. La muestra total del estudio estuvo compuesta por 812 personas entre los 14 y los 88 años (29.5±21.7). Cinco ítems evaluaron cada uno de los factores relacionados con un EVS: consumo de tabaco, hábitos de descanso, respeto al horario de las comidas, y mantener una alimentación equilibrada. Los resultados globales del modelo indicaron un ajuste óptimo, así como una buena validez concurrente. Este estudio ha proporcionado una escala válida y fiable para evaluar el estilo de vida saludable de la población española. Esta escala se considera de gran utilidad para su aplicación en diferentes centros, tanto escolares como deportivos, para, una vez aplicados, orientar a la población hacia un estilo de vida saludable.
Dissertaçäo de Mestrado em Ciências da educaçäo
Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Dissertaçäo de Mestrado em Ciências da Educaçäo
Dissertaçäo de Mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçäo da Universidade de Coimbra
Dissertaçäo de Doutoramento em Psicologia
Dissertaçäo de Mestrado em Psicologia