JORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima. ; CABRITA, Isabel. (2010) - Contributos para a integração da história da matemática na formação inicial de professores. Investigación en Educación Matemática XIV. ISBN: 978-84-8409-321-3. p. 365-375.
978-84-8409-321-3
Title
Contributos para a integração da história da matemática na formação inicial de professores
Subject
História da matemática Problemas históricos Resolução de problemas Formação de professores
Date
2012-11-19T12:50:20Z 2012-11-19T12:50:20Z 2010-09
Description
Este artigo insere-se num estudo desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores da escolaridade básica (educação primária) com foco na resolução e exploração didáctica de problemas que ilustram usos da matemática em situação diversificadas do quotidiano social passado (problemas histéricos). Os resultados permitem-nos sustentar a relevância didáctica destes problemas e identificar algumas dificuldades à sua integração na aula de matemática. É esta discussão que aqui pretendemos fazer.