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— O crescente sedentarismo nas crianças de nossa sociedade atual é um problema que vem preocupando os Educadores da Infância. Levando em conta o avanço da tecnologia e o fato de que as crianças nas salas de atividades atuais são consideradas Nativos Digitais, pretendemos introduzir o Nintendo Wii® nas atividades motoras desenvolvidas pelas crianças, a fim de verificar sua contribuição para as habilidades motoras das crianças. Para tanto, os objetivos deste estudo foram focados na promoção de recursos digitais em atividades relacionadas à expressão motora; a análise do efeito da prática de atividades motoras realizadas com o Nintendo Wii® e a identificação de mudanças no desenvolvimento motor de crianças, nomeadamente nas variáveis analisadas, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo e praxia global, resultantes da prática no ambiente virtual. A presente investigação foi desenvolvida na Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, em um grupo de crianças entre 4 e 5 anos de idade. Nesta investigação, o paradigma qualitativo e quantitativo foi combinado. Uma abordagem qualitativa mista também foi desenvolvida, combinando pesquisa de ação e estudo de caso exploratório, devido à singularidade do estudo. Para a coleta de dados, foram utilizados diversos instrumentos e técnicas: observação participante, notas de campo, mídia audiovisual, BPM, entrevista semiestruturada e questionários. A implementação foi desenvolvida em sete sessões, nas quais as crianças do grupo experimental usaram o Nintendo Wii® e seus acessórios (Wii Remote e Balance Board). Após a devida análise de todos os dados coletados, podemos concluir que o Nintendo Wii® contribui significativamente na motricidade das crianças, ou seja, na melhoria das habilidades motoras. Vale ressaltar que a realização de atividades motoras com o Nintendo Wii® gerou no espírito colaborativo espontâneo das crianças; competição saudável, porque o que importava era a realização de atividades motoras e não exatamente o ganho de pontos, e a pontuação emergia como um elemento motivador em termos de pessoas, dando origem a maiores sentimentos de autoestima
Entendiendo la orientación CTS como una perspectiva actual y valiosa para la educación científica y tecnológica de todos los ciudadanos, los aprendizajes en el aula tienen que relacionarse necesariamente con la vida cotidiana en los contextos tecnológicos, sociales y culturales del entorno de los alumnos. Ese fue el presupuesto de la planificación didáctica para la enseñanza del tema “Procesos de separación de componentes de mezclas” en el ámbito de la física y química de la enseñanza secundaria obligatoria. La importancia del tema radica en que hay muchas mezclas en nuestra vida cotidiana, como el petróleo o los cereales del desayuno, y que los procesos de separación se usan al mismo tiempo en el laboratorio y en la vida cotidiana. El artículo aclara la importancia educativa del tema en el marco CTS, empezando por una cuestión problemática relacionada con una fábrica de harinas próxima a la escuela, la propuesta de desarrollo del tema y ejemplos de los procedimientos experimentales. Por último, se muestran aspectos relacionados con la valoración de dicha experiencia por parte de la profesora que la desarrolló y de los alumnos participantes.