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Bibliografia : p. 529
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Tese de dissertação apresentada para obtenção do grau de Doutor
Dissertação de Doutoramento apresentada à Facultad de Educación da Universidad de Extremadura
Descrição baseada em: Nº 4 (Jun. 1998)-
A Fisioterapia Cardiorrespiratória pode definir-se como a intervenção no âmbito da Fisioterapia, que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento não invasivas, que têm como objetivo a otimização do transporte de O2, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções a esse nível, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes. O objetivo geral do trabalho estuda os custos da intervenção da Fisioterapia na Unidade de Readaptação Funcional Respiratória do Hospital Pulido Valente. Em primeiro lugar, caracteriza-se a Unidade e os utentes em tratamento. Em segundo lugar, descreve-se as patologias mais comuns e os seus tratamentos. E, após análise da procura e oferta de serviços, podemos concluir que a Unidade de Readaptação Funcional Respiratória está otimizada no que diz respeito ao número de fisioterapeutas existentes para o número de utentes que procuram este serviço.
Las regiones de Alentejo y Centro de Portugal junto a Extremadura de España, mediante la estrecha colaboración entre diversas entidades portuguesas y españolas han venido desarrollando el proyecto OTALEX C (Observatorio Territorial y Ambiental de las regiones Alentejo, Extremadura y Centro), cofinanciado por el Programa Operativo de Cooperación Transfronteriza España-Portugal (POCTEP). Tiene como objetivo la caracterización y el análisis territorial y ambiental del área de estas tres regiones y la monitorización de las alteraciones y presiones en ambos lados de la frontera Hispano-Portuguesa en este ámbito, cubriendo entorno a unos 92.000 km2. Es el resultado de más de diez años de cooperación transfronteriza a lo largo de diferentes proyectos. Los trabajos que se han ido desarrollando en estos proyectos se han adaptado a las novedades que iban llegando desde las directivas Europeas y a los avances tecnológicos, girando en torno a temática tales como los SIG, cartografía y sostenibilidad. Entre los numerosos resultados alcanzados se puede destacar la creación de la primera Infraestructura de Datos Espaciales (IDE), no piloto, cuyo ámbito territorial traspasa las fronteras de una nación (IDEOTALEX http://www.ideotalex.eu). Desarrollado en su totalidad con software open source, el geoportal ha ido adaptándose y evolucionando, a lo largo de los años, para conseguir que su manejo sea más cómodo y fácil, a la vez que funcional. La IDE OTALEX C ha desarrollado un sistema de indicadores territoriales y ambientales que incorpora sistemas de coordenadas, escalas espaciales y temporales, junto a geometrías unificadas. Se caracteriza por ser un sistema abierto y flexible que integra la información homogeneizada y actualizada proveniente de los diversos socios a través de sus nodos locales. Entre la información que proporciona se encuentran variables tales como relieve, orientación, hidrología, clima, suelos, vegetación y fauna entre otras. El uso de la IDE permitirá a los técnicos e investigadores en estudios entomológicos disponer de una herramienta que les proporcione variables ambientales que contribuyan al conocimiento y la conservación de las especies que pueblan este territorio.
O setor do turismo representa uma grande contribuição no produto interno de muitos países. De igual modo, o subsetor da indústria hoteleira contribui decisivamente para o crescimento e desenvolvimento económico. A orientação para o mercado é uma área do conhecimento que sofreu grandes desenvolvimentos, essencialmente a partir do início da década de 1990, contribuindo para colocar o cliente no centro da atividade das empresas. Apesar dos avanços verificados no estudo da orientação para o mercado não se conhecem estudos de carácter internacional que abranjam este setor. De igual modo, os instrumentos de medida da orientação para o mercado desenvolvidos até hoje têm por base essencialmente o setor industrial e do comércio. Esta investigação procura essencialmente desenvolver um novo modelo de medida da orientação para o mercado e estudar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho de empresas do setor hoteleiro em contexto internacional. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por empresas de países da Europa Ocidental para testar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho empresarial e avaliar os efeitos da orientação para o mercado nas várias variáveis do modelo. Comparativamente a uma escala de medida da orientação para o mercado desenvolvida anteriormente, os resultados indicam que o modelo de medida da orientação para o mercado desenvolvido apresenta melhores características psicométricas. Por outro lado, os resultados do modelo estrutural indicam evidências de um efeito positivo da orientação para o mercado no desempenho empresarial, pelo menos em alguns dos contextos em estudo.
Contém referências bibliográficas
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Descrição baseada em: Nº 14 (1997)-
Abordagens recentes sobre o estudo de inovações salientam alguns aspectos convergentes relativos ao processo de inovação nas economias: por um lado, a natureza sistémica e interrelacional da inovação e, por outro, a sua densidade reticular em termos geográficos e inter-actividades económicas. Uma perspectiva está relacionada com a abordagem pelos sistemas de inovação ao nível nacional, regional e local. Hoje em dia as formas mais especializadas de conhecimento estão-se a tornar recursos escassos, devido ao aumento da velocidade das mudanças que ocorrem na economia global; a capacidade de aprendizagem contínua e de adaptação a este cenário de constante mudança determina a perfomace das empresas, das regiões e dos países. Outra das perspectivas reside na pesquisa e no estudo do desenvolvimento de clusters, onde a proximidade e a interrelação técnica/tecnológica são os principais aspectos a tomar em consideração. Embora as duas abordagens operem a um nível diferente na escala espacial, uma e outra permitem identificar um conjunto de factores-chave que contribuem para a percepção da forma como as instituições e actores, considerando o sistema de inovação ou processo de “clusterização”, participam na atmosfera inovadora e no crescimento económico. No entanto, ambas as abordagens apresentam uma limitação semelhante: tanto uma como a outra tendem a focalizar-se nos níveis descritivo e analítico à custa do nível explanatório. O poder de decisão local e regional está, principalmente, interessado em processos de intensificação de clusters, no contexto das economias locais e regionais. Esta tendência é tão ou mais importante quando se desça a regiões mais desfavorecidas, possuidoras de estruturas sócio-económicas débeis e em que qualquer investimento tende a provocar um impacto positivo.
O presente artigo pretende reflectir sobre a importância da utilização de técnicas de branding pelos países na gestão da sua imagem. Procura, igualmente, traçar um diagnóstico à Marca Portugal e à sua imagem, reflectindo sobre a capacidade em gerar (ou não) valor aos produtos e marcas portuguesas. Trata-se de um artigo mais conceptual do que empírico. Procura examinar os esforços de marketing suportados e encorajados pelos diferentes Governos Constitucionais no sentido de melhorar e promover a marca nacional.
La importancia del Turismo en el contexto económico europeo es, en la actualidad, un importante motor de desarrollo e impulso para muchos otros sectores de la Economía. Las alteraciones demográficas, la mejoría de los niveles de calidad de vida, la evolución de los transportes y la globalización, han sido factores determinantes en el crecimiento de la actividad turística. Caracterizada por la diversidad de atracciones y por una elevada calidad en sus servicios de turismo, la Europa es hoy el principal destino turístico del mundo. En el contexto ibérico, esta realidad no es diferente. En España y Portugal, el Turismo es hoy un sector transversal, con implicaciones en muchas otras actividades económicas. Asume pues extrema importancia la caracterización de las estructuras de afluencia turística en las diversas regiones de España y Portugal, con vista al mejoramiento y adaptación de la oferta, a un perfil de turista específico. En este estudio se ha procedido a una caracterización de la estructura de la afluencia turística en las diferentes regiones ibéricas, según la proveniencia geográfica de los turistas que mayoritariamente las visitan.
Esta investigação tem como objetivo analisar e comparar os tempos de gestão de aula e os diversos comportamentos do treinador nos treinos de judo regular e judo adaptado. O treinador que foi observado era responsável por ambas as aulas, pelo que fomos averiguar se existiam diferenças no seu comportamento tendo em conta o tipo de indivíduos que constituíam os seus grupos de trabalho. Utilizámos o sistema de observação de Pieron, com incidência nas variáveis de gestão do tempo de aula e comportamentos de ensino. Devido à grande importância dos feedbacks para o desenvolvimento da prestação dos indivíduos foi realizada uma análise multidimensional dos mesmos, tendo em conta as várias variáveis definidas (Número de Feedbacks emitidos, Taxa e Frequência, Objetivo, Forma, Direção, Momento e Contexto). Os resultados evidenciaram que o treinador de judo não difere significativamente na sua intervenção comportamental nos dois contextos. Aparentemente o treinador de judo revelou um cuidado pedagógico face ao coletivo de judo adaptado, nomeadamente nos comportamentos de ensino e na análise multidimensional do feedback.
O objetivo deste estudo foi determinar preditores motivacionais de bem-estar subjetivo em adultos ativos praticantes de ginásio, tendo por base a teoria da autodeterminação. Participaram neste estudo 348 sujeitos, 174 de ambos os sexos, entre 18 e 67 anos (M=31.83 DP=12.86), com 4.37 anos de média de prática de atividades de ginásio, maioritariamente a treinar 3 vezes por semana, com 310.11 minutos médios semanais. Utilizou-se a escala das necessidades psicológicas básicas no exercício, o questionário de regulação comportamental no exercício, a escala de satisfação com a vida e a escala de afetos positivos e negativos. Elaborou-se uma estatística descritiva, correlação de Spearman e regressão linear por blocos. Os valores médios mais elevados foram registados na necessidade psicológica básica de autonomia, na motivação autónoma e na satisfação com a vida. Registaram-se correlações positivas entre as necessidades psicológicas básicas, motivação autónoma, satisfação com a vida, afetos positivos e o volume de minutos de treino semanal. Observaram-se igualmente correlações positivas entre a motivação controlada, amotivação e afetos negativos. A análise de regressão linear permitiu- nos verificar que as necessidades psicológicas básicas explicam um valor percentual mais elevado a variabilidade dos dados da satisfação com a vida e afetos positivos, comparativamente com a motivação.
Com este estudo pretende-se comparar crianças disléxicas e não disléxicas ao nível das capacidades de atenção e memória e ainda a implementação de uma proposta de programa de jogos motores para aferir se existe alguma alteração pós programa na atenção e memória. A amostra constituída por 26 sujeitos, (12 disléxicos e 14 não disléxicos), com idades entre os 9 e os 12 anos. Instrumentos para avaliação: Teste Menvis- A (avalia a memória visual), Teste Mavo (avalia a memória auditiva), Quadro de Schultz (avalia a atenção distribuída) e o Teste Toulouse Piéron (avalia a atenção concentrada) e na implementação de jogos motores teremos jogos como, o gigante e anão, jogo do galo e jogo do chama e passa. Podemos afirmar que das sete variáveis analisadas nenhuma delas apresenta diferenças significativas (p≤0,05) entre o grupo de disléxicos e o grupo de não disléxicos. Relativamente à comparação entre os dois momentos (pré e pós programa de intervenção),das sete variáveis analisadas três delas apresentam diferenças estatisticamente significativas entre um grupo e o outro.
Pretende-se caraterizar os estilos de decisão e de planificação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual (DI). A amostra foi constituída por 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Podemos concluir que o treinador de desporto adaptado que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual opta por um estilo de decisão mais democrático, aliado a um estilo de planificação mais flexível.
Pretendemos caraterizar o perfil de modelo e formação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). Participaram 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram aplicados inquéritos por questionário, tais com: “Coach Profile Questionnaire” (CPQ) sobre o perfil de modelo e “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação. Podemos concluir que os treinadores de desporto adaptado, que trabalham com atletas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental, apresentam um perfil mais inovador quanto ao modelo e mais académico relativamente à formação.
O estudo incidiu na avaliação do perfil psicomotor e posterior a um indivíduo de 20 anos, do género masculino, com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). O instrumento utilizado foi a Bateria Psicomotora (BPM) para identificar o perfil psicomotor do indivíduo e que nos permitiu a determinação dos fatores psicomotores mais fracos. Posteriormente realizaram-se 12 sessões de hipoterapia, com incidência nos fatores psicomotores que se apresentaram mais fracos. Após a intervenção programada, procedeu-se a uma nova avaliação do indivíduo, o que nos permitiu interpretar a evolução do perfil psicomotor. Em traços conclusivos, o indivíduo na avaliação inicial apresentou um perfil psicomotor dispráxico (satisfatório) e após a implementação das sessões de hipoterapia, verificou-se evolução para um perfil psicomotor eupráxico (normal), o que nos sugere mais um contributo deste tipo de metodologia de intervenção em coletivos com PEA ou mesmo com distúrbios emocionais e comportamentais, contribuindo para a promoção da sua inclusão social.
Com este estudo pretende-se avaliar os efeitos da formação e liderança do treinador de desporto adaptado na planificação do processo de treino. A amostra constituída por 31 treinadores portugueses, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação; Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Concluímos que o estilo de liderança democrático dos treinadores de desporto adaptado portugueses não se revelou uma variável mediadora significativa entre a formação académica destes e o estilo de planificação que estes exercem no processo de treino.
Pretende-se com este trabalho avaliar a motivação de atletas para a prática do Hóquei em Patins em função do escalão etário. Participaram 179 atletas de hóquei em patins: 35 do escalão de infantis, 34 dos iniciados, 24 dos juvenis, 31 dos juniores e 57 dos seniores. Pretendeu-se avaliar quais os pressupostos que motivam estes atletas para a prática do hóquei em patins. Para o efeito aplicou-se o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD). Verificaram-se níveis de motivação bastante satisfatórios, com médias superiores a 3. O maior índice de motivação centra-se no “Trabalho em Equipa” e em termos de “Influência Extrinseca” e “Aprendizagem Técnica” estas decrescem tendencialmente à medida que o escalão etário aumenta.
Dissertação apresentada à Universidade de Extremadura para obtenção do grau de Doutor em Música.
El trabajo final desarrollado para obtener el grado de Maestría en Educación Especial (EE) en la Escola Superior de Educação del Instituto Politécnico de Castelo Branco (en su sexta edición), se organiza en 3 líneas centrales de investigación. Todas ellas están estrechamente relacionadas con los paradigmas teóricos apropiados para este tipo de investigación: a) Evaluación e Intervención en EE e incluyente; b) Histórico y ecológico Dimensiones de EE e incluyente; c) Políticas de la Educación, Administración de Escolar y Formación del Profesorado en EE y Inclusiva. En este estudio hemos tratado de contribuir a la caracterización de la investigación mediante el análisis de los seguientes parámetros fundamentales: las cuestiones estudiadas, las metodologías de investigación y el origen geográfico de los estudios.
Os treinadores têm um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos seus atletas, e quando falamos de desporto adaptado esta prerrogativa ganha maior relevo pois o desporto é um veículo transforador na vida dos atletas. No entanto, a temática dos comportamentos de liderança do treinador de atletas com deficiência intelectual, é pouco explorada cientificamente. O estudo tem como principal finalidade identificar a autoperceção dos treinadores e a percepção dos atletas sobre os comportamentos de liderança do treinador dos Special Olympics Portugal. Pretende-se ainda examinar a relação entre a autoperceção e perceção com a formação formal dos treinadores. A investigação é descritiva e de corte transversal, com uma amostra constituída por 50 treinadores e 94 desportistas do universo dos Special Olympics Portugal. A escala de liderança de desporto foi o instrumento utilizando no estudo, nas versões auto-perceção e perceção. Perante os resultados obtidos constata-se que nas versões analisadas, os treinadores de atletas com deficiência intelectual apresentam mais comportamentos de liderança nas dimensões de reforço, treino instrução e suporte social. Os treinadores com formação específica na área da deficiência têm comportamentos mais adequados às características necessidades especificas dos atletas.