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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Espaço Lusófono Cultura Economia e Política
Cada vez mais são proferidos discursos centrados na necessidade de desenvolvimento baseados na atividade turística, proporcionando que esta se tenha vindo a transformar em objeto adulado por muitos territórios. Este artigo baseia-se numa revisão bibliográfica relativa à compreensão dos fatores que fundamentam as mais recentes práticas e experiências turísticas. O alargamento das fronteiras mais clássicas do turismo reclama uma atenção específica dedicada aos territórios turísticos, aos novos atores, às novas tipologias de turismo, mas também às externalidades e impactos que vão provocando nos destinos turísticos.
A comunicação trata da pedagogia jesuítica ministrada no Colégio de S. Fiel (período de administração pelos jesuítas), instalado na freguesia do Louriçal do Campo, pertencente ao concelho de S. Vicente da Beira (extinto em 1895) e, depois ao de Castelo Branco, que sucedeu ao ´Orfanato/Seminário para Meninos Órfãos’ (1850-1862), criado por Frei Agostinho de Anunciação (José Bento Ribeiro Gaspar). Abordamos o ensino do ‘Colégio de S. Fiel, que vai desde 1863 até ao encerramento em 1910, destacando-se a data de 1873 de compra ‘oficial’ do edifício (escritura) a Frei Agostinho da Anunciação por parte de três jesuítas estrangeiros. Baseado numa metodologia hermenêutica, no contexto histórico-educativo da época, estabelecemos uma tríade de propósitos/objetivos: Análise evolutiva, em termos arquitetónicos, ao edifício e ao seu conjunto de espaços da instituição, que coincide com muita procura de alunos, a concessão de fundos/legados de benfeitores; Análise à cultura educativa do Colégio de S. Fiel, especialmente à sua estrutura de organização escolar, à metodologia de ensino e atividades (curriculares, extracurriculares) numa reconstrução da sua memória educativa. O colégio notabilizou-se na época como um dos mais reconhecidos estabelecimentos de ensino secundário de elite, a par do Colégio de Campolide (1854). Todo este processo de análise historiográfica leva-nos a compreender aquele estabelecimento dos jesuítas, no contexto da época, a sua regulamentação/governação e metodologia de ensino o que constitui um contributo para a História da Educação e/ou História das Instituições Educativas (particulares) em Portugal.
O artigo insere-se no âmbito da teoria da educação, entendida esta no plano epistemológico (que tipo de saber é o ‘saber educativo’), como uma teoria materialista na relação educativa (educador / educando), como teoria da tecnologia educativa (‘saber fazer’) e hipertextual nas formas educativas formais e não formais da transmissão de informação (‘teoria sistémica’).Trata-se de uma reflexão sobre as dinâmicas provenientes do universo da educação (práticas educativas, instituições escolares, factos, realidade, etc.) sobre a teoria educativa (conceitos, discursos, ciências, sistematização dos saberes, etc.) que inclui a nível conceptual outros sectores de saberes educativos (educação não formal, informal), que são periféricos ou fronteiriços ao universo educativo. O autor argumenta a racionalidade sustentada na própria teoria da educação, já que questionar o ‘saber educativo’ é uma questão essencial em qualquer teoria. Este objectivo, que não é trivial, aproxima-se da forma como explicamos ou narramos o(s) fenómeno(s)educativo(s). Estamos perante uma proposta que nos faz embrenhar nos caminhos da epistemologia e/ou dos fundamentos do saber/conhecimento educativo (racionalidade) e das concepções sobre a teoria da educação. The article inserts within the sphere of the theory of the education, understood this in the epistemological level (what kind of knowledge is the ‘educational knowledge’), as a material-ist theory in the educational relation (educator/educating) as a theory of the educational technology (‘to know to do’) and hypertextual in the formal and non formal educational forms of the information transmission (‘systemic’ theory). This is a reflection on the dynamic from the universe of education (educational practices, educational institutions, facts, reality, etc.) on the educational theory (concepts, discourses, sciences, systematization of knowledge, etc.) which includes conceptual knowledge of other educational sectors (non formal, informal education), that are peripheral or bordering to the educational universe. The author argues the rationality supported in the theory of the education, since questioning ‘educational knowledge’ is an essential issues in any theory. This objective, which is not trivial, approaches the way we explain or narrate educational phenomenon/phenomena. This is a proposal that makes us embroiled in ways of epistemology and/or the basis of educational knowledge (rationality)and of the conceptions on the theory of education.