Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

36 records were found.

Dissertação de Mestrado em Educação Especial apresentada à Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa
Dissertação de Mestrado em Educação Especial apresentada à Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa
Tese de Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, Universidade Técnica de Lisboa, 1994
O objectivo do sistema MBS (Mobile Broadband System), actualmente objecto de pesquisa na Europa, no âmbito do projecto RACE R2067/MBS, é disponibilizar aos utilizadores móveis um acesso rádio de base ATM à futura rede de banda larga (IBCN). A implementação de um interface rádio para o sistema MBS não é tarefa simples, uma vez que as condições de propagação tornam os canais disponíveis bastante adversos à radiotransmissão (ritmos altos de transmissão sobre portadoras na banda das ondas milimétricas), e os objectivos dos serviços são ambiciosos (por exemplo: probabilidades de erro abaixo de 10-6 com atrasos de alguns milisegundos). Esta tese dedica atenção especial ao contributo de códigos de controlo de erros para bons compromissos entre qualidade do serviço e requisitos de potência de emissão. No início da tese, é descrito a interface rádio do sistema MBS (características e parâmetros principais), fazendo-se também referência às limitações e requisitos de transmissão. É apresentado em seguida o esquema de controlo de erros escolhido, baseado na concatenação de um código interno convolucional com rendimento 3/4 e de um código externo construído sobre um campo finito GF(26), que é um código RS(60,36) encurtado. Trata-se de um esquema híbrido (ARQ/FEC), muito flexível, desenhado para combinar capacidades de detecção e correcção de erros de um modo adaptativo; quando solicitado, é possível enviar um burst médio, com redundância adicional (para aumentar a capacidade de controlo de erros), em alternativa à retransmissão convencional. A operação do esquema de controlo de erros proposto é dependente de um limiar que é estabelecido de uma forma flexível, de acordo com os requisitos e as características do serviço, e, possivelmente, o estado do canal. Para finalizar a tese, são discutidos os resultados de desempenho num determinado cenário de simulação. Estes resultados demonstram claramente que o esquema de controlo de erros proposto é poderoso e flexível, podendo ser adaptado a uma variada gama de serviços e características do canal, e é uma contribuição importante para o desenvolvimento de um sistema eficiente.
Esta tese resultou duma pesquisa sobre a contribuição da codificação de canal e dos métodos de descodificação/detecção para a melhoria do desempenho geral do sistema, num contexto de transmissão por blocos com prefixo cíclico. O trabalho principal incidiu em técnicas avançadas de recepção iterativa, envolvendo descodificação SISO (Soft-In, Soft-Out) para cancelamento brando de interferências: interferência intersimbólica residual no caso SC (Single Carrier); interferência não-linear, devido a um ‘’clipping’’ no emissor, no caso OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing). Tanto para a opção SC como para a opção OFDM com “clipping”, são introduzidos nesta tese aperfeiçoamentos face a outras técnicas de recepção iterativa anteriormente propostas, incluído extensões para receptores com diversidade espacial, no que diz respeito à transmissão por blocos com prefixo cíclico completo, de acordo com a memória do canal. Uma das principais inovações desta tese é o algoritmo DDC (Decision Directed Correction) e suas aplicações numa transmissão em que o peso do prefixo cíclico é reduzido, preservando implementações simples baseadas na FFT (Fast Fourier Transform), nomeadamente para extensões das técnicas iterativas atrás mencionadas. Para concluir esta tese, são fornecidas comparações relevantes ''SC vs OFDM'', no contexto de recepção iterativa avançada, e é enfatizada a vantagem global da opção SC.
Neste trabalho foi desenvolvido um codificador/descodificador (CoDec) de vídeo de ritmo binário variável, baseado na decomposição 3D por transformada de ôndulas, sendo o cálculo das transformadas de ôndulas, e das transformadas inversas, realizado através do esquema progressivo (lifting scheme). Analisa-se a aplicação à codificação de vídeo da decomposição de sinais 1D e 2D por bancos de filtros de ôndulas, a sua relação com a análise multiresolução, e as relações de dependência hierárquica dos coeficientes da estrutura resultante da decomposição. Apresenta-se, também, a associação do esquema progressivo aos bancos de filtros e a obtenção dos algoritmos das transformadas pela factorização segundo o esquema progressivo. Implementaram-se as transformadas (pelo esquema progressivo), para a ôndula Daubechies 2 e para as ôndulas biortogonais (4,4), para explorar a redundância espacial e temporal, aplicando- as à codificação de vídeo. Apresentam-se resultados experimentais obtidos com o codificador desenvolvido, com base em sequências de vídeo de teste, nomeadamente o factor de compressção, a relação sinal/ruído entre as imagens recuperadas e as imagens originais e a qualidade subjectiva das imagens recuperadas. Discutem-se os resultados obtidos e o tempo necessário para processar as sequências. Propõem-se soluções para melhorar a eficiência do codificador, no que diz respeito ao tempo de processamento e ao factor de compressão. Implementaram-se, também, as transformadas de ôndula num processador digital de sinal com arquitectura VLIW, analisando- se a aceleração de processamento obtida, tendo em vista a codificação de vídeo em tempo real.
Tese de Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Universidade Técnica de Lisboa, 2008
Pretendeu-se, neste trabalho, definir um índice que refletisse as qualidades de recuperação de pedreiras de Mármore. A informação geológica utilizada foi recolhida directamente nas frentes de trabalho de duas pedreiras da Região de Borba, definindo-se previamente os atributos que mais condicionam a exploração (em especial as descontinuidades). Procedeu-se,também, à recolha de todos os dados por fotografia, sendo esta efectuada individualmente para cada frente, e sempre à mesma escala. Os dados recolhidos fotograficamente (imagem real) são confrontados com os dados recolhidos no campo procedendo-se, depois, à sua Identificação, Classificação e Interpretação criando-se uma nova imagem (imagem interpretada) onde, as descontinuidades constituirão o "motivo" de um "padrão". A Digitalização ou a Análise de Imagem serão utilizadas como técnicas de aquisição de dados, para as quais os indíviduos apresentam as coordenadas nos eixos x, y, e z, bem como os atributos escolhidos para a classificação. A Análise de Correspondências permitiu calcular um índice que, como variável regionalizada, é ulteriormente analisado do ponto de vista da sua continuidade espacial através de variografia e estimado por Krigagem. Dois índices diferentes são construídos com base em duas abordagens distintas e ulteriormente comparados com dados reais das pedreiras. Finalmente para o índice seleccionado foram estimadas àreas de maior probabilidade de ocorrência dos seus valores extremos com base na Morfologia Matemática.
Contém referências bibliográficas
Descrição baseada em: (Out. 1983)-
Dissertação de mestrado apresentada em Economia Internacional
Dissertação de Mestrado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Metodologia da Educação Física, apresentada à Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
A temática do envolvimento das famílias de crianças e jovens com défice cognitivo-motor, no processo de desenvolvimento dos filhos, tem nos últimos anos sofrido uma evolução que começou por os pais serem a causa dos problemas dos seus filhos, até aos dias de hoje de assumirem papéis interventivos e activos. Neste contexto, há a necessidade de conhecermos as famílias dos alunos, nas diversas dimensões e como refere Mcwilliam (2003) a não satisfação das necessidades familiares em áreas como a alimentação assumem vantagem sobre as necessidades educativas da criança. O presente estudo tem como finalidade analisar as necessidades dos pais de crianças e jovens com défice cognitivo – motor em idade escolar. Pretendemos identificar as necessidades mais frequentes e prioritárias para os pais. Por fim procuramos identificar de que forma as características da família se relacionam com as necessidades. A nossa investigação é um estudo de caso de natureza qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário sobre as necessidades das famílias, desenvolvido por Bailey e Simeonsson (1988) e adaptado à realidade portuguesa, por Pereira (1996) e uma ficha de dados biográficos. Os resultados mostram que todas as categorias de necessidades são frequentes nas famílias. Os resultados dão ainda a conhecer as necessidades prioritárias para os pais: Informação, Financeiras, Apoio, Serviços da Comunidade e verificamos que globalmente as características das famílias estão relacionadas com as suas necessidades. O estudo termina com algumas recomendações para futuros trabalhos a realizar neste âmbito.
Vol. 1: Desenho urbano, perímetros urbanos e apreciaç¦o de planos
Vol. II: desenho urbano, perímetros urbanos e apreciação de planos