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Tese de Doutoramento em Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2010
Tese de Doutoramento em Ciências Biomédicas, Universidade de Lisboa, 2003
Tese de Doutoramento em Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2010
Dissertação de Mestrado em Bioética, Universidade de Lisboa. 2012
Tese de Dissertaçäo apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para obtençäo do grau de Doutoramento
Descrição baseada em: Ano 2, nº 5 (Abr. 1988)-
Descrição baseada em: Nº 16 (Mar. 1992)-
Dissertação apresentada ao Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Investigação Operacional.
Tese de Doutoramento em Motricidade Humana especialidade em Reabilitação, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, 2014
Dissertaçäo de Mestrado de Geografia Humana apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para obtençäo do grau de Doutor
Dissertaçäo de Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Dissertaçäo de Mestrado em Literatura Comparada
Dissertaçäo de Mestrado em Estudos Anglísticos (Cultura Inglesa) apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Tese de Doutoramento em História da Antiguidade Clássica apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Descrição baseada em: Vol. 18, nº 72/73/74 (Jan. 1981)-
Descrição baseada em: Série 5, nº 26 (2002)-
O exemplar446/004 é proveniente do fundo do ex-CDE existente no IPCB
Descrição baseada em: Vol. 26, 4ª série, Nº 112/113 (1991)
Proveniente do ex-CDE do IPCB
Tese de Doutoramento em Engenharia Mecânica, Instituto Superior Técnico, 2015
Tese de Doutoramento em Engenharia Mecânica, Instituto Superior Técnico, 2015
Dissertação de Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A dificuldade de uma formação de professores despertos para a educação para a cidadania transforma-se num desafio, tanto maior quanto mais consciência vamos tendo da exigência do tempo actual e da natureza complexa e transversal do próprio conceito de cidadania. Na impossibilidade da existência de Manuais de Cidadania e levantando a questão da natureza de um conhecimento que se adapte ao tempo actual, mas tomando como imprescindível preparar os professores para actuarem como construtores de saberes estruturantes, discutimos a cidadania activa identificada como competência para a acção crítico/reflexiva. Tal ponto de vista impõe a sua identificação com um agir responsável, com o saber lidar adequadamente com diferenças culturais e envolvendo uma relação harmoniosa com as múltiplas vertentes dos patrimónios culturais e naturais. Desta ideia de cidadania, passamos para questões que s prendem com mudanças nas metodologias de formação de professores, relevando que as metodologias tradicionais e expositivas, ainda muito habituais no ensino superior, já não podem ter lugar num quadro de exigências como as que se impõem. A criação de espaços transversais de cidadania pode surgir como uma estratégia adequada para desenvolver essa competência nos futuros professores.
A nossa investigação histórica – descritiva, utilizou como fontes documentais o espólio da Escola de Reforma (Museu em Caxias, biblioteca do Instituto de Reinserção Social – MJ), documentos na Biblioteca Nacional e da Torre do Tombo, os escritos do P.e Oliveira e fontes secundárias diversas (imprensa, relatórios dos serviços jurisdicionais de menores, legislação tutelar, etc.). O estudo insere-se no âmbito das comemorações dos Cem Anos da LPI (1911) e desta ‘Secção Preparatória’ (1912), pretendendo refletir sobre esta inovação pedagógica, no contexto da Obra Tutelar e de Proteção à Infância na 1ª República, das pedagogias modernas da reeducação de menores, assim como, do sistema organizacional daqueles estabelecimentos de correção. Dividimos em três pontos fulcrais o nosso estudo. No primeiro fizemos uma abordagem às medidas de proteção aos menores, no período da República, seguindo-se duma análise às ações do P.e Oliveira e terminamos com a explicação do programa educativo da ´Seção Preparatória’ (Duarte-Fonseca, 2005). Em definitivo, esta ´Secção’ iniciou uma nova fase de ressurgimento pedagógico na reeducação de menores em Portugal, com a construção de novas oficinas (plano do professor Abílio Meireles e Augusto de Oliveira), a intensificação de metodologias de ensino e de acompanhamento. Toda esta renovação teve o apoio e colaboração do P.e Oliveira.
Pretendemos saber quais as oportunidades oferecidas de empregabilidade aos sujeitos com DID no concelho de Constância, na promoção da sua inserção e inclusão socioprofissional. Destacaremos a importância dos contextos (familiar, escolar, social) onde estão inseridos esses jovens, a relação entre a oferta formativa e a oferta e procura de emprego, a divulgação do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidades, o acolhimento e aceitação das entidades empregadoras. Propõe-se um Plano de intervenção capaz de colmatar as dificuldades existentes no concelho, relativo à inclusão socioprofissional e ao acompanhamento e apoios a 8 sujeitos DID.
Este estudo de caso, de metodologia qualitativa, aborda a temática do desenvolvimento emocional e a compreensão social em 3 crianças com espetro autista (PEA) duma escola, na cidade de Castelo Branco, inserindo-se no âmbito do Projeto de Inteligência Emocional aplicado a alunos do ensino básico na região. Os propósitos prendem-se com as dificuldades que existem, por parte daquelas crianças, na identificação de emoções e no desenvolvimento da habilidade de compreensão social relacionando-se a aprendizagem / educação emocional e no incentivo das relações interpessoais. Intentamos averiguar se essas 3 crianças autistas de um Agrupamento de Escolas conseguem desenvolver e melhorar as suas habilidades sociais a partir do Programa de Desenvolvimento de Compreensão Social (PDCS), de Manuel O. Rúa. O objetivo principal, ao aplicar o PDCS, é o de confirmar as suas vantagens e benefícios no desenvolvimento pessoal e social em autistas, já que elas têm muitas dificuldades na identificação de emoções e no desenvolvimento das habilidades de compreensão social, relacionadas com a aprendizagem/educação emocional para se conhecerem melhor e aos outros. Analisaremos as dificuldades existentes nessas crianças autistas, na identificação e regulação de emoções e no desenvolvimento da habilidade de compreensão social. Demonstraremos que há uma evolução relativamente ao número de acertos, nos sujeitos estudados, nas situações de pré e pós teste do PDCS. As emoções ‘alegria’ e ‘tristeza’ atingiram sempre o número máximo de acertos e muitas dificuldades em identificar o medo e a vergonha. O PDCS constituiu um instrumento de melhora das crianças com PEA, quer na identificação de emoções, quer nas relações sociais. Simultaneamente incrementou-se as tarefas de compreensão social, observadas através do incremento do número de acertos, assim como a redução do número de erros cometidos durante a execução das correspondências entre os modelos das figuras esquemáticas emocionais e as representações e situações relacionais apresentadas no processo de avaliação pré e pós-teste. Assim, os 3 alunos autistas passaram a compreender o significado das emoções no processo de comunicação e interação social, justificando-se a afirmação de que a aprendizagem realizada sobre estas áreas de desenvolvimento exerce uma influência decisiva na melhoria da compreensão social dos indivíduos com PEA. Houve uma falta de sucesso nas situações de role-playing que não conseguimos alcançar em algumas vezes, o que implica que o programa implementado deva ser encarado como um fator integrante de outros programas mais globais favorecedores do desenvolvimento da comunicação, interação social e do jogo simbólico. Isto é, deve fazer-se ênfase no valor da inter-relação de diferentes programas na prática educativa aplicados ao desenvolvimento das diversas áreas que incidem na melhoria das crianças autistas, de forma que as mesmas áreas se fundam num currículo funcional e significativo para o processo educacional.
Este estudo descritivo insere-se no Programa de Inteligência Emocional (PIE) aplicado a alunos do 3.º e 4.º ano do ensino básico na região de Castelo Branco, pretende analisar as relações de amizade (aceitação, rejeição) e os níveis de autoconhecimento das emoções (habilidades emocionais), antes e depois de aplicado o programa em alunos de turmas de educação básica (n=91), no ano letivo 2011-12. Sabemos que a turma é um grupo social, um campo de forças diferente da soma dos sistemas de tensão que o constituem, com o seu próprio clima dinâmica e estrutura de inter-relações (afetivas, sociais) O Teste Sociométrico (5 níveis resposta) aplicado aos 4 Grupos/turmas (3.ºA, 3ºB, 4.ºA, 4º B) ofereceu-nos (Pré e Pós) o posicionamento, as relações de afinidade, a estrutura da turma. Ao nível da inteligência emocional aplicamos aos Grupos/turma de ‘Controlo’ (3ºB, 4.ºB) e Grupos ‘Experimental (3.ºA, 4.ºA) um ‘Questionário de Habilidades Emocionais’, de 45 itens (escala de 3 níveis), validado, com intuito de conhecer as habilidades de autoestima, controlo e reconhecimento das emoções, habilidades interpessoais, empatia, organização, resolução de conflitos e sensibilidade social. Todos os alunos pontuaram no ‘nível alto’ (46 a 79) tendo o ‘questionário’ uma boa consistência interna global (Alfa de Cronbach=0,932). O Grupo/turma 3.ºA (experimental) registou as médias mais elevadas em todos os 6 fatores categoriais do questionário, assim como nas relações interpessoais. Destacamos o 3.º A, após o PIE, possui melhores habilidades sociais e emocionais e, uma coesão em termos de relações de afetividade. Em relação, ao Teste sociométrico analisámos turma por turma a ‘aceitação/rejeição’ dos alunos nas relações e por género (diferenças significativas), demonstrando-se que as turmas de 3.º ano obtiveram melhores pontuações (relações sociais) que as de 4.º ano, verificando-se que em todas elas há um aluno/a que recebe a maior pontuação dos pares (aceitação) e alguns que são rejeitados.
Neste artigo apresenta-se uma proposta de investigação que potencialmente será feito no âmbito de um estudo de caso, de forma a compreender se a utilização de um suporte digital “PowerPoint – Método das 28 palavras”, facilita o processo de aquisição da competência leitora de uma criança com Trissomia 21. Numa primeira fase, será feita uma análise em relação às características dos alunos, a utilidade das TIC no processo ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas especiais e, por fim, analisamos as potencialidades e a adequação do método das 28 palavras para a aprendizagem da leitura. Com esta ferramenta digital pretende-se motivar os alunos para a leitura, usando estratégias adaptadas às suas características: mais tempo para a realização das tarefas e realização de actividades lúdicas, com sons e imagens que sejam mais apelativas e motivadoras através de um suporte com caraterísticas multimédia.
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação com uma criança com Necessidades Educativas Especiais. Depois da caraterização da criança e dos contextos, partimos para uma intervenção estruturada, numa dinâmica de planificação, ação, avaliação e reflexão, geradora de práticas educativas diferenciadas e impulsionadoras do uso das tecnologias de informação e comunicação, através da utilização do software GeoGebra, como facilitador na aprendizagem da matemática, na qualidade de software educativo. Pretendemos aumentar a eficiência na realização de tarefas, diminuir as limitações e desenvolver ao máximo as capacidades da criança. Os resultados alcançados indicam-nos que a criança ao longo das sessões conseguiu ultrapassar com mais facilidade algumas das suas limitações, pelo que o software GeoGebra se revelou promotora de sucesso nas aulas de matemática
Apresentam-se resultados de um estudo de caso seguindo uma metodologia de investigação – ação, em torno da utilização do software educativo “Os Jogos da Mimocas” com uma criança com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. O estudo surge da necessidade em responder às dificuldades vividas como docentes, e de melhorar a qualidade de vida da criança. Procedeu-se à revisão das fontes mais relevantes, visando constituir-se o enquadramento teórico da investigação e após a análise dos dados recolhidos, verificou-se que a utilização do software permitiu que, recorrendo a atividades lúdicas e funcionais, a criança pudesse ultrapassar dificuldades de concentração/atenção, autoestima e comunicação.
Articular a educação com os processos de formação dos indivíduos como cidadãos, ou articular a escola com a comunidade educativa de um território é uma demanda da sociedade atual. Esta perspetiva aponta que a educação não formal, entendida como aquela que ocorrendo fora da escola tem intenção de ensinar e de desenvolver aprendizagens mais relevantes, permite enquadrar as crianças e as suas aprendizagens no meio natural e social envolvente, favorece uma abordagem mais contextualizada do processo de ensino-aprendizagem e conduz à formação de cidadãos mais despertos para o mundo. O estudo que se apresenta, inserido na problemática da interação entre educação formal e não formal, desenvolvido com alunos de 2.º ano de escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada, visou dar resposta à seguinte questão: De que forma a exploração do tema “os cinco sentidos”, no Horto de Amato Lusitano, através da realização de atividades de cariz prático, contribui para a aprendizagem das Ciências? Adotou-se uma metodologia de investigação-ação de índole qualitativa, implicando o uso de diversas técnicas de recolha de dados e a definição de categorias de análise. Da análise dos resultados sobressaem como conclusões que: os alunos compreenderam as potencialidades dos seus sentidos, apercebendo-se da importância para a sua vida; as aprendizagens foram bastante ricas e abrangentes, ao nível da aquisição de conceitos, do desenvolvimento de capacidades científicas e da componente afetiva e relacional.
Num sistema social global como o atual, caracterizado pela complexidade, imprevisibilidade e interdependência, vários são os desafios a que os países, as comunidades, as instituições, organizações e os próprios indivíduos terão de fazer face. Questões como as rápidas transformações sociais, os avanços científicos e tecnológicos, a globalização económica e cultural (e consequente estandardização e perda de diversidade), as assimetrias e os conflitos que se fazem sentir, bem como a crise socioeconómica generalizada e os graves problemas ambientais, emergem como desafios globais que exigem uma abordagem reflexiva e holística. É neste contexto que, nos últimos anos, se tem assistido a uma crescente preocupação relativamente à qualidade e adequabilidade dos currículos aos atuais contextos. Face às atuais exigências e desafios globais, a comunidade politica e educativa internacional tem vindo a desenvolver diversos projetos que procuram identificar e definir quais as competências que contribuem para o sucesso global da vida de cada indivíduo e, simultaneamente, para o bom funcionamento da sociedade (Rychen e Tiana, 2005). Nesta comunicação propõe-se uma sistematização das principais orientações europeias no que se refere à identificação e definição das competências que todos os cidadãos devem possuir no século XXI. Para tal, as autoras focaram-se na análise de alguns dos projetos/estudos nacionais e internacionais mais pertinentes na definição de competências-chave: o projeto DeSeCo, o estudo “Saberes Básicos para todos os cidadãos do séc. XXI” e os relatórios “Key Competences for Lifelong Learning European Reference framework" e "learning for the 21st Century. a Report and Mile Guide for 21st Century Skills".
O estudo apresentado teve como objetivo a implementação de elementos capazes de potenciar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável com alunos do 8.º ano de escolaridade (14 anos), aquando da abordagem do tema Gestão Sustentável dos Recursos. Planificamos, aplicamos e validamos uma sequência didática alicerçada em recursos de cariz CTS diversificados e interligados com uma aprendizagem em ambiente não formal numa visita de estudo ao Museu do Papel Terras de Santa Maria. Foi aplicado um questionário, no início e no final do estudo da Química, a dois grupos de turmas de 8.º ano de diferentes escolas: duas turmas de uma escola afastada e com ensino não controlado pela investigadora e duas turmas de uma das autoras, na escola em que esta lecionava. Foi usada uma metodologia mista, centrada numa perspetiva de investigação ação, com recurso a análise de conteúdo e a análise inferencial de dados provenientes de um questionário de avaliação de competências dos alunos. Os resultados apurados, com base no instrumento de recolha, permitiram concluir que as competências dos alunos que seguiram a sequência de ensino planificada no âmbito deste estudo revelaram-se melhores do que aquelas dos alunos que seguiram a sequência linear do Programa.
Esta investigação, de natureza qualitativa, visou conhecer as concepções e práticas de professores dos anos iniciais sobre o ensino de ciências e promover reflexões sobre tal ensino. O trabalho teve como base o Processo de Reflexão Orientada, uma estratégia para o desenvolvimento profissional a partir do enfoque de questões da prática docente. As questões de investigação foram: Como professores dos anos iniciais concebem, refletem, planejam e realizam o ensino de Ciências? Como refletem e realizam o ensino de Ciências a partir de um Processo de Reflexão Orientada? E, como a partir de um Processo de Reflexão Orientada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental avaliam o seu próprio desenvolvimento profissional? Os dados foram obtidos a partir de questionários, entrevistas, planejamentos escritos e de vídeogravações dos encontros e de aulas ministradas. Sequências de ensino foram planejadas e discutidas, novas reflexões foram realizadas e reelaborações foram propostas. As aulas desenvolvidas evidenciaram um progresso de Lívia com relação à participação dos alunos, com a proposição de uma situação-problema, da consideração das ideias prévias dos alunos, embora apresentasse ainda dificuldades em promover uma discussão orientada, que pudesse favorecer a argumentação dos alunos e a compreensão do fenômeno. Já, nas aulas de Roberta observaram-se atividades que privilegiaram a participação dos alunos. O processo de reflexão orientada mostrou ser uma estratégia importante para o desenvolvimento profissional dessas professoras, possibilitando reflexões significativas sobre a própria prática, bem como a tomada de consciência de uma nova sistematização das ações docentes.
Com vista a abandonar a ideia tradicional de que a observação é objetiva e que, decorrente da objetividade dos factos empíricos é possível estabelecer uma correspondência com a realidade e a verdade, procura-se, através de uma situação experimental problemática, inserida num contexto de História da Ciência, criar um contexto didático apropriado para a compreensão da relação da observação com a teoria que a interpreta. Os resultados obtidos no decurso do Projeto lbero-americano de Avaliação de Atitudes Relativas a Ciência, Tecnologia e Sociedade, através da aplicação do Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia-Tecnologia-Sociedad mostraram que a conceção que os alunos têm sobre a Natureza da Ciência e Tecnologia e sobre a relação entre observação e teoria não é a mais adequada. A Sequência de Ensino-Aprendizagem proposta baseia-se na realização de uma atividade experimental problemática e na discussão dos resultados, relacionando-os com a análise e debate de dois textos sobre a Teoria do Flogisto e a Teoria do Oxigénio.
O estudo desenvolveu-se no âmbito do sistema educativo angolano, com professores peritos de Química que lecionavam a 7a classe (12-13 anos de idade), com o objetivo de caraterizar o conhecimento desses professores sobre o currículo tendo em conta que o currículo de qualquer disciplina e de qualquer nível de ensino representa as aprendizagens consideradas relevantes pelos decisores devendo considerar as capacidades e aspirações do aluno, a língua, o meio e a cultura, a história e a arte, as exigências de trabalho e as interações de caráter societal. Dai que o professor, para poder planear as atividades de ensino e aprendizagem, tem, necessariamente, de conhecer o currículo no sentido de proporcionar ao educando os saberes da disciplina e explorar as articulações necessárias para a sua digna integração na complexa sociedade atual. Para o efeito, entrevistamos 16 professores selecionados como peritos. Num desenho metodológico exploratório, a técnica utilizada foi a entrevista e os dados foram submetidos à análise de conteúdo e categorizados. Os resultados revelaram que os professores peritos manifestaram um considerável domínio de conhecimento do currículo de Química e valorizaram a articulação vertical e horizontal dos seus conteúdos.
O estudo apresentado teve como objetivos planificar e implementar e analisar uma proposta didática alternativa para a abordagem dos níveis macroscópico, simbólico e sub-microscópico, indispensáveis para a compreensão das reações químicas, salientando-se o facto de não se explorar, nos manuais e na prática, todo o potencial de uma reação química muito usual. A proposta utiliza uma diferente abordagem da tradicional reação de precipitação do iodeto de chumbo, centrada em questões-problema: “Ocorreu uma reação química?” e “Será possível dissolver o precipitado?”. A metodologia foi qualitativa e centrou-se na investigação-ação colaborativa. Perante as questões problema, os alunos fizeram previsões, sugeriram e realizaram procedimentos experimentais de carácter investigativo para as testar e fundamentaram as respostas através da comunicação oral e da elaboração de esquemas pictóricos (livremente), estes últimos, para ilustrar o nível sub-microscópico. Analisaram-se conjuntamente os esquemas e os dados da observação direta. Os resultados evidenciam que os alunos: identificam a ocorrência da reação química sensorialmente (visualização do aparecimento de uma substância colorida após a junção de duas soluções incolores - nível macroscópico), representam a reação química utilizando a simbologia química (nível simbólico) mas apresentam algumas dificuldades na interpretação sub-microscópica.
A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola.
A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi concretizado numa turma do 1.o ano de escolaridade do 1º CEB (27 alunos), na Escola EB1 Quinta da Granja, onde se realizou a Pratica de Ensino Supervisionada. O objetivo da investigação pretendeu averiguar quais os potenciais contributos da utilização complementar de um recurso em formato digital, com a utilização de um recurso em formato papel, para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos na promoção de mais e melhores aprendizagens. A questão de investigação o que norteou a intervenção pratica foi a seguinte: ≪Em que medida a utilização dos RED - Recursos Educativos Digitais – poderá melhorar o processo de ensino e aprendizagem?≫. Partindo desta questão, os objetivos formulados foram: promover a utilização das TIC em contexto educativo; enquadrar a utilização dos RED no processo de ensino e de aprendizagem; investigar quais as potencialidades do RED na promoção de aprendizagens mais significativas; implementar a diversificação de recursos educativos em contexto de sala de aula: formato papel (manual escolar) e formato digital (RED). Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Os resultados obtidos, apos a analise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram ter adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espirito de iniciativa, no decorrer das atividades propostas.
As TIC podem ser consideradas como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem. O Portal Educativo, entendido como um recurso digital concebido para ser utilizado em contexto educativo, apresenta um conjunto de caraterísticas que tem como principal objetivo, promover e facilitar a aquisição e compreensão de novos conhecimentos. Através da integração de diferentes formas de representação de vários conteúdos, pela introdução de ajudas visuais e sonoras, vem criar a possibilidade dos alunos poderem vir a ter índices mais elevados de motivação e interesse na realização de atividades. A investigação pretendeu verificar se a utilização do Portal Educativo ≪Escolovar≫ poderia contribuir na melhoria do processo de ensino/aprendizagem no 1o CEB, ao nível da matemática, numa turma de 4º ano com 18 alunos, em contexto da Pratica de Ensino Supervisionado. A investigação foi de carater qualitativo, tendo sido realizadas observações participantes, notas de campo e aplicação de questionários aos alunos. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas aos professores do 1o CEB do Agrupamento com a finalidade de se realizar uma triangulação de dados a fim de se procurarem comparar as opiniões entre os alunos e os professores. Com a analise dos dados, foi possível verificar que os alunos já possuíam algumas competências digitais que lhes permitiram utilizar o computador e que a utilização do Portal Educativo e um importante recurso didático no processo de ensino/aprendizagem, dado que os resultados vieram comprovar um maior envolvimento dos alunos nas atividades propostas e uma maior facilidade na aquisição de conhecimentos, em particular, na medição de ângulos. Por outro lado, a presença de um contexto multimédia associado a um contexto lúdico, foram determinantes para que os objetivos de aprendizagem fossem mais facilmente atingidos, devido a uma maior motivação e envolvimento dos alunos.
A investigação foi realizada no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido na Escola Básica da Boa Esperança de Castelo Branco, ao longo da Pratica de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma de 3o ano composta por 21 alunos. O objetivo da presente investigação e tentar compreender os potenciais que a utilização do Software ≪Pixton≫ poderá trazer para o processo de ensino/aprendizagem. Tentou-se perceber se a utilização deste software educativo e uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem através dos resultados obtidos a partir da construção da banda desenhada em suporte papel e em suporte digital no software educativo ≪Pixton≫. A questão fulcral em que se centrou o estudo foi a seguinte: ≪Poderá a utilização do computador, na elaboração de uma banda desenhada digital, criar melhores condições no processo ensino/aprendizagem na área do no Estudo do Meio?≫ Partindo desta questão-problema, os objetivos definidos foram: promover a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no 1º CEB; explorar o recurso digital ≪Pixton≫ com vista a sua utilização em contexto educativo; criar melhores condições para o ensino/aprendizagem no 3º ano do 1º CEB, no Estudo do Meio, através da utilização do recurso digital ≪Pixton≫; recolher as opiniões dos alunos e dos professores relativamente as potencialidades do recurso digital ≪Pixton≫. Por forma a dar resposta a questão central da investigação e aos objetivos estipulados, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Assim sendo, foram utilizadas técnicas de recolha de dados como as observações participantes, notas de campo, inquéritos por questionário, registos fotográficos e a entrevista semiestruturada.