Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

5 records were found.

A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico é um momento de mudanças, de emoções e anseios, para elas e para pais. Trata-se duma metodologia mista (quantitativa, qualitativa) que pretende interpretar a relação entre os comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1.º ano da escolaridade. Utilizámos técnicas de recolha de dados: observação participante (alunos); escala de perceção sobre competências parentais e entrevista semiestruturada (N=18 pais); notas de campo e triangulação. Confirmou-se haver uma boa comunicação entre pais-filhos, que recorrem com frequência ao diálogo para abordar situações escolares. Os pais revelam estar ‘presentes’ e preocupados, pela prática de atividades conjuntas com os filhos e pelo processo de adaptação à escola.
A presente investigação foi realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi concretizado numa turma do 1.o ano de escolaridade do 1º CEB (27 alunos), na Escola EB1 Quinta da Granja, onde se realizou a Pratica de Ensino Supervisionada. O objetivo da investigação pretendeu averiguar quais os potenciais contributos da utilização complementar de um recurso em formato digital, com a utilização de um recurso em formato papel, para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos na promoção de mais e melhores aprendizagens. A questão de investigação o que norteou a intervenção pratica foi a seguinte: ≪Em que medida a utilização dos RED - Recursos Educativos Digitais – poderá melhorar o processo de ensino e aprendizagem?≫. Partindo desta questão, os objetivos formulados foram: promover a utilização das TIC em contexto educativo; enquadrar a utilização dos RED no processo de ensino e de aprendizagem; investigar quais as potencialidades do RED na promoção de aprendizagens mais significativas; implementar a diversificação de recursos educativos em contexto de sala de aula: formato papel (manual escolar) e formato digital (RED). Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Os resultados obtidos, apos a analise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram ter adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espirito de iniciativa, no decorrer das atividades propostas.
As TIC podem ser consideradas como impulsionadoras de novas estratégias no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem. O Portal Educativo, entendido como um recurso digital concebido para ser utilizado em contexto educativo, apresenta um conjunto de caraterísticas que tem como principal objetivo, promover e facilitar a aquisição e compreensão de novos conhecimentos. Através da integração de diferentes formas de representação de vários conteúdos, pela introdução de ajudas visuais e sonoras, vem criar a possibilidade dos alunos poderem vir a ter índices mais elevados de motivação e interesse na realização de atividades. A investigação pretendeu verificar se a utilização do Portal Educativo ≪Escolovar≫ poderia contribuir na melhoria do processo de ensino/aprendizagem no 1o CEB, ao nível da matemática, numa turma de 4º ano com 18 alunos, em contexto da Pratica de Ensino Supervisionado. A investigação foi de carater qualitativo, tendo sido realizadas observações participantes, notas de campo e aplicação de questionários aos alunos. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas aos professores do 1o CEB do Agrupamento com a finalidade de se realizar uma triangulação de dados a fim de se procurarem comparar as opiniões entre os alunos e os professores. Com a analise dos dados, foi possível verificar que os alunos já possuíam algumas competências digitais que lhes permitiram utilizar o computador e que a utilização do Portal Educativo e um importante recurso didático no processo de ensino/aprendizagem, dado que os resultados vieram comprovar um maior envolvimento dos alunos nas atividades propostas e uma maior facilidade na aquisição de conhecimentos, em particular, na medição de ângulos. Por outro lado, a presença de um contexto multimédia associado a um contexto lúdico, foram determinantes para que os objetivos de aprendizagem fossem mais facilmente atingidos, devido a uma maior motivação e envolvimento dos alunos.
A investigação foi realizada no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido na Escola Básica da Boa Esperança de Castelo Branco, ao longo da Pratica de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma de 3o ano composta por 21 alunos. O objetivo da presente investigação e tentar compreender os potenciais que a utilização do Software ≪Pixton≫ poderá trazer para o processo de ensino/aprendizagem. Tentou-se perceber se a utilização deste software educativo e uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem através dos resultados obtidos a partir da construção da banda desenhada em suporte papel e em suporte digital no software educativo ≪Pixton≫. A questão fulcral em que se centrou o estudo foi a seguinte: ≪Poderá a utilização do computador, na elaboração de uma banda desenhada digital, criar melhores condições no processo ensino/aprendizagem na área do no Estudo do Meio?≫ Partindo desta questão-problema, os objetivos definidos foram: promover a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no 1º CEB; explorar o recurso digital ≪Pixton≫ com vista a sua utilização em contexto educativo; criar melhores condições para o ensino/aprendizagem no 3º ano do 1º CEB, no Estudo do Meio, através da utilização do recurso digital ≪Pixton≫; recolher as opiniões dos alunos e dos professores relativamente as potencialidades do recurso digital ≪Pixton≫. Por forma a dar resposta a questão central da investigação e aos objetivos estipulados, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Assim sendo, foram utilizadas técnicas de recolha de dados como as observações participantes, notas de campo, inquéritos por questionário, registos fotográficos e a entrevista semiestruturada.