Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

23 records were found.

A dificuldade de uma formação de professores despertos para a educação para a cidadania transforma-se num desafio, tanto maior quanto mais consciência vamos tendo da exigência do tempo actual e da natureza complexa e transversal do próprio conceito de cidadania. Na impossibilidade da existência de Manuais de Cidadania e levantando a questão da natureza de um conhecimento que se adapte ao tempo actual, mas tomando como imprescindível preparar os professores para actuarem como construtores de saberes estruturantes, discutimos a cidadania activa identificada como competência para a acção crítico/reflexiva. Tal ponto de vista impõe a sua identificação com um agir responsável, com o saber lidar adequadamente com diferenças culturais e envolvendo uma relação harmoniosa com as múltiplas vertentes dos patrimónios culturais e naturais. Desta ideia de cidadania, passamos para questões que s prendem com mudanças nas metodologias de formação de professores, relevando que as metodologias tradicionais e expositivas, ainda muito habituais no ensino superior, já não podem ter lugar num quadro de exigências como as que se impõem. A criação de espaços transversais de cidadania pode surgir como uma estratégia adequada para desenvolver essa competência nos futuros professores.
Descrição baseada em: Vol. 1, nº 3 (Primavera 1989)-
Tese aprentada para obtenção do grau de Mestre em Educação
Tese apresentada na Universidade de Lisboa para obtençäo do grau de Doutor em Educaçäo
Dissertaçäo de Mestrado apresentada para obtençäo do grau de Mestre em Educaçäo
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Probabilidades e Estatística