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Contém referências bibliográficas
Na região de Segura, a geoquímica da biotite mostrou que os filões de pórfiro granodiorítico e o granito de duas micas não estão relacionados. A geoquímica da moscovite sugere que o granito de duas micas, o dominante na região, e o granito moscovítico correspondem a dois magmas distintos, mas os filões aplíticos estarão relacionados com o granito moscovítico, enquanto o pegmatito granítico estanífero-litinífero derivará do granito de duas micas por diferenciação. A lepidolite do pegmatito terá substituído a moscovite magmática. A moscovite hidrotermal tem composição distinta da moscovite magmática. A moscovite hidrotermal dos filões de quartzo com barite, galena e blenda distingue-se quimicamente da moscovite hidrotermal dos filões de quartzo com cassiterite e volframite.
Algumas rochas graníticas do norte e centro de Portugal possuem fosfatos. A triflite altera-se para vivianite maganífera, ludlamite azul, fosfoferrite e mitriadite nos filões aplíticos de Vidago, que também possuem brushite, ludlamite e perlofite verde. A triflite do granito moscovítico de Paredes da Beira altera-se para estrengite. Childrenite e eosforite ocorrem nos granitos de Paredes da Beira e Penamacor-Monsanto e aplito de Vidago. Gormanite foi encontrada no granito moscovítico de Segura. os filões aplito-pegamtíticos litiníferos de Gonçalo e Segura possuem montebrasite e natromontebrasite. Nos filões de quartzo de Segura, há mimetite e quintoreíte que resultaram da alteração da galena.
Estamos a viver uma época em que a pressão para a utilização de plataformas digitais para o Ensino a Distância (EAD) são uma realidade. Novos dispositivos têm surgido podendo dar a impressão que um novo formato designado por «m-learning» poderá vir substituir a novidade «e-Learning». A presente comunicação pretende apresentar as características desta nova possibilidade digital para o processo de ensino e de aprendizagem numa perspectiva crítica e reflexiva. Começa-se por abordar a questão relacionada com a definição desta terminologias, sua caracterização, assim como, possibilidades e potenciais propostas para a inclusão do m-learning em contexto educativo. O objectivo é encetar, desde já, uma discussão no seio da comunidade educativa para que se possam vir a tomar decisões acerca da utilidade e pertinência de novas ofertas digitais.
Tourism is characterized for being a sector that has been highlighted as one of the activities with greatest potential for expansion on a global scale. For its growth potential and for being a product that can only be consumed in loco, tourism accepts the prominence role of being a strategy for local development. In this context the search for competitiveness is one of the key concerns of companies around the world. As clusters being a competent tool in companies’ performance, in regional development and in countries’ competitiveness, it is important to analyze its potential in tourism. This research aims to propose a conceptual model to analyze how a tourism cluster encourages its regional competitiveness.
Descriçäo baseada em: Nº 4 (Mar. 1990)-
Dissertação de Doutoramento em Literatura e Cultura Portuguesa apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve
The authors would like to acknowledge EP INTERREG V A España-Portugal Program (POCTEP) for financing MOVELETUR project.
O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças no desenvolvimento das habilidades motoras (globais e finas) comparando crianças que ainda eram amamentadas por leite materno com as que já não eram ou nunca foram amamentadas. A amostra é de 153 crianças de ambos os sexos (18,22±2,98 meses), 58 ainda são amamentadas por leite materno (17,59±1,92 meses) e 95 já não são amamentadas por leite materno ou nunca foram (19,81±2,95 meses). As habilidades motoras foram avaliadas usando as escalas da PDMS-2. Houve diferenças estatisticamente significantes nas habilidades de locomoção, manipulação fina, integração visuo-motora e na Motricidade Fina. As crianças ainda amamentadas apresentaram, em média, melhores resultados em todas as habilidades motoras, com mais enfase nas habilidades motoras finas. Estes resultados mostram que continuar a amamentar a criança com leite materno pode trazer benefícios, não só nutricionais, imunológicos, psicológicos e sociais(1), mas também na competência motora. O que reforça a sugestão da OMS da importância de continuar-se a implementar medidas que promovam um maior sucesso do aleitamento materno(1), nomeadamente na duração da amamentação após os 6 meses de idade(2).