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Mestrado em Educação - Especialidade de Tecnologia Educativa
Trabalho efectuado na área de conhecimento Demografia Histórica
Tese de Doutoramento em Educação na área de Conhecimento de Organização e Administração Escolar
Descrição baseada em: Nº 108 (Jan. 2003)-
Descrição baseada em: Ano 1, nº 2 (Jul. 1991)-
Descrição baseada em: Nº 7 (Janeiro 2000)
Tese de Mestrado em Produção Integrada por Computador, Universidade do Minho, 1999
Vehicular networks experience a number of unique challenges due to the high mobility of vehicles and highly dynamic network topology, short contact durations, disruption intermittent connectivity, significant loss rates, node density, and frequent network fragmentation. All these issues have a profound impact on routing strategies in these networks. This paper gives an insight about available solutions on related literature for vehicular communications. It overviews and compares the most relevant approaches for data communication in these networks, discussing their influence on routing strategies. It intends to stimulate research and contribute to further advances in this rapidly evolving area where many key open issues that still remain to be addressed are identified.
Uma das principais questões no desenvolvimento de infra-estruturas de ecrãs públicos interactivos está relacionada com o escalonamento da informação que deve ser apresentada. O escalonamento deve considerar, não apenas a informação, mas também os espectadores potenciais com o contexto do ambiente. A definição, representação e gestão do contexto assume um papel importante e tem influência no escalonamento. Neste artigo é observado o modelo de contexto baseado em ontologia que serve de base ao escalonamento da informação. O modelo proposto permite analisar e inferir em situações de contexto complexas, context reasoning e permite o tratamento de situações relacionadas com a indisponibilidade, ambiguidade e imprecisão da informação.
Nos últimos tempos tem-se vindo a assistir a uma grande pressão para que a educação adira em massa ao formato de e-Learning. A adesão a esta modalidade tem que significar algo mais do que simplesmente a utilização de meios tecnológico-digitais. São por demais evidenciadas as vantagens que esta possibilidade pode oferecer no processo de ensino e de aprendizagem. No entanto, tal como tudo na vida, há também algumas desvantagens… mas a grande vantagem prende-se com o facto de se criarem outras formas de abordagens curriculares através da possibilidade em se criarem espaços para a educação não formal para que se possa responder aos desafios da nossa sociedade. Mas será através da «transacção de conhecimento» que se gera nas comunidades virtuais que se conseguirá estar mais apto? Ou será mais uma utopia que a sociedade tecnológico-digital vem proporcionar à comunidade educativa? São estes os aspectos que a presente comunicação pretende abordar de uma forma crítica e reflexiva em que se sente uma «adopção natural» sem questionar e sem reflectir acerca dos reais benefícios da utilização do e-Learning.
O presente estudo analisa comparativamente as opiniões sobre a formação inicial de professores em Necessidades Educativas Especiais (NEE), de docentes que são responsáveis por essa formação e de professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto a ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos.
Portugal tem vindo a incrementar os seus índices de envelhecimento, tal como tem acontecido na maioria dos restantes países da EU, EUA e Japão. Estes adultos idosos não tiveram, na sua grande maioria, uma exposição às TIC quer durante a sua formação académica quer durante a sua vida ativa. Como consequência destes factos, os relatórios nacionais e internacionais têm vindo a demonstrar que estes cidadãos se encontram no grupo de info-excluídos. Dado que a atual sociedade de ‘move’ num ambiente digital faz com que quem não domine ou não possua uma literacia digital se veja socialmente excluído. Neste sentido, é premente a necessidade de se promoverem iniciativas que venham contribuir para a criação de ambientes ‘personalizados’, adequados às necessidades e aos perfis de formação que são requeridos pelos adultos idosos. A aprendizagem ao longo da vida em combinação com as abordagens propostas pela andragogia podem ser ampliadas e mais bem sucedidas através de um contexto digital com as TIC.
Tese apresentada à Escola de Engenharia da Universidade do Minho com vista à obtenção do Grau de Doutor em Engenharia Têxtil - Ramo Gestão e Design
A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB foi realizada uma investigação qualitativa com o objetivo de consciencializar os alunos para os perigos na utilização da internet. Foram implementadas atividades onde, para além dos conteúdos explorados, foram transmitidos as principais cuidados para urna navegação segura na internet. Na investigação foram também envolvidos os pais e Os professores do agrupamento de escolas do 1.° CEB no sentido de recolher opiniões acerca da importância da utilização segura da internet em contexto educativa. Dos resultados obtidos, foi possível verificar-se que as professores ainda não dominam aspetos importantes na utilização segura da internet e o facto de muitos pais não terem consciência e conhecimento das utilizações que as respetivos filhos fazem na internet. A utilização segura da internet, na investigação realizada, permitiu vir a esclarecer dúvidas e a promover condições para futuras utilizações mais seguras em contexto educativo.
Este artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos.
Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente optou-se pela investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaramse também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC,mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular
Descriçäo baseada em: Nº 3 (Mai. 1988)-
Documentaçäo e informaçäo
Dissertaçäo de Doutoramento em Ciências da Educaçäo na especialidade de Organizaçäo e Administraçäo Escolar
Tese apresentada à Universidade do Minho como requisito parcial para a obtençao do título de Mestre em Educação
Dissertação de Doutoramento em Sociologia apresentada ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Informática, especialização em Informática de Gestão, apresentada à Universidade do Minho
Tese de Doutoramento para obtenção do grau de Doutor em Sociologia
Tese de doutoramento em Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade do Minho, 2004
Tese de doutoramento em Engenharia Electrónica Industrial, Universidade do Minho, 2004
Tese de Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação, Universidade do Minho, 2010
Tese de Doutoramento em Informática Industrial, Universidade do Minho, 2008
Tese de doutoramento em Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade do Minho, 2004
Tese de Doutoramento em Informática Industrial, Universidade do Minho, 2008
Tese de Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação, Universidade do Minho, 2010
A presente comunicação pretende evidenciar a necessidade de se criar um «Currículo Digital de 3ª Geração» para que inclua os idosos na sociedade da Informação e do Conhecimento. Para o efeito, serão apresentadas as principais iniciativas da União Europeia e de Portugal, em particular, relacionadas com a promoção da utilização das TIC pelos cidadãos mais idosos. Tendo em consideração o incremento do envelhecimento no seio da União Europeia e também a realidade de Portugal, torna-se urgente discutir e reflectir acerca de quais as medidas que se devem implementar para que os idosos deixem de ser um grupo de cidadãos info-excluídos. Neste sentido, a criação de condições para o envolvimento dos idosos na utilização de meios tecnológico/digitais deverão construir uma prioridade como forma de proporcionar um adequado envelhecimento activo.
Tese de Doutoramento apresentada à Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Tese de Doutoramento em Engenharia da Produção e Sistemas apresentada à Escola de Engenharia da Universidade do Minho