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As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) têm-se tornado um elemento constituinte da aprendizagem. Neste sentido, os professores devem proporcionar, a todos os alunos, as mesmas oportunidades e condições a nível de literacia digital, nomeadamente através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos. Para o efeito, foi realizada uma investigação que pretendeu estudar as potencialidades do «QR Code» no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada tendo-se envolvido uma turma de alunos do 4º ano de escolaridade de uma Escola Básica de Castelo Branco. Os principais objetivos desta investigação assentaram na promoção da utilização das TIC, na reflexão das suas potencialidades do «QR Code», em contexto educativo e da sua integração nas planificações da Prática de Ensino Supervisionada. Foi realizada uma investigação de caráter qualitativo com um enfoque numa investigação-ação onde foram utilizadas técnicas de recolha de dados (observação participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada). Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que o uso da aplicação digital «QR Code» como recurso pedagógico, foi um elemento decisivo para a melhoria do desenvolvimento do vocabulário dos alunos, da produção textual, mais concretamente na redação das sinopses, na compreensão da leitura, na cooperação com os outros e no interesse sentido dos alunos perante o processo de ensino e aprendizagem