Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

94 records were found.

Data do Depósito Legal
Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Administraçäo Escolar
Proveniente do Ex-CDE do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Contém referências bibliográficas
Contém referências bibliográficas
Bibliografia : p. 137
Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Inspecçäo Escolar - Area Pedagógica
Bibliografia a p. 75
Proveniente do ex-Centro de Documentação Europeia do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Descrição baseada em: Nº 10 (1993)-
Estudo de caso (metodologia qualitativa) realizado em 2013sobre inteligência emocional em alunos portugueses, frequentando 1.º ciclo educação básica, com idades de 6-7 anos de 2 escolas urbanas:2 crianças (M=microcefalia, A=autismo atípico); 2 crianças (N= criança normal, H= perturbação de hiperatividade com défice de atenção). Os objetivos pretenderam: Demonstrar a importância das emoções na aprendizagem; identificar e lidar com as emoções em situações; propor estratégias para cada criança, aquando dos resultados obtidos com aplicação do teste projetivo e utilização material didático. Metodologia: atividades com ―Uma caixa cheia de emoções‟; prova projetiva ―Era uma vez…‖ Teresa Fagulha; ficha de anamnese aos pais; análise documental aos processos; observação participante; notas de campo e triangulação. Os resultados permitiram estabelecer estratégias para diminuir os fatores de distratibilidade, facilitar a atenção com material visualmente atrativo e manuseável e fornecer instruções acompanhadas de observação. Houve dificuldades nos sujeitos em identificar a ‘ira’ e ‘raiva‘.