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O presente artigo propõe-se descrever um projecto de natureza multi- e transdisciplinar, no âmbito da Educação em Ciência, desenvolvido por curso de Educação em Ciência, desenvolvido por alunos do curso de Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Tendo como finalidade a compreensão da Natureza, da qual somos parte integrante, procura-se contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e de valores que levem os futuros educadores, na sua prática reflexiva, a valorizar uma Educação em Ciência, nas dimensões pessoal, social e ética.
Na formação dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico deve promover-se a reflexão crítica em torno dos saberes construídos pela Criança, quer no meio, quer na escola – novos saberes/novas culturas. Entre os objectivos dessa formação salientam-se a valorização dos aspectos multi e interculturais e o desenvolvimento, global e integrado, de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e de valores para a Educação em Ciência que leve ao exercício de uma cidadania participativa. Em termos metodológicos destaca-se a Resolução de Problemas a partir do tema O FABRICO ARTESANAL DO PÃO. Com base em tradições locais, os futuros profissionais de Educação criam oportunidades de exploração e de descoberta dos meios físico e sócio-cultural do quotidiano da Criança. Uma prática que repense e valorize a sala de aula como espaço de encontro de aprendizagens não formais e de construção de aprendizagens formais pode contribuir para uma participação responsável e solidária na resolução de problemas ao longo da vida.
A presente workshop propõe-se desenvolver um trabalho de natureza multidisciplinar, no âmbito do diálogo Ciência e Arte. Desde sempre, o conhecimento científico esteve ligado à arte de saber-fazer do artista. Na pintura rupestre, a forma dos Bisontes de Altamira é perfeitamente identificada através da cor. Leonardo da Vinci, em Ginevra de Benci (1474), deu coerência à sua pintura através da variação de luz e sombra. É também conhecido o interesse da ciência/tecnologia por questões que se predem com o suporte material das obras de arte, nomeadamente o metal. Embora os efeitos de corrosão metálica sejam, em geral, prejudiciais, nalguns casos das patinas de cobre e de outros produtos de corrosão formados em objectos ornamentais. Este aspecto levou o escultor Anthony Caro, considerado um amante da ferrugem, a deixar enferrujar naturalmente as suas esculturas, preservando-as posteriormente por envernização. Nesta workshop os participantes, através de uma actividade experimental, elaborarão quadros/pinturas a partir da oxidação de desperdícios de diferentes materiais/objectos metálicos do dia-a-dia, cujos produtos de corrosão apresentam cores diferentes. Os quadros/pinturas poderão ser aplicados no ensino básico para exploração dos conceitos de luz/cor, oxidação e de reutilização de materiais/objectos metálicos, numa perspectiva desenvolvimentalista e construtivista de conhecimentos, de atitudes e de valores ético-ambientais, visando uma futura participação mais activa do aluno enquanto cidadão.
A presente comunicação apresenta a análise reflexiva do projeto de educação não formal, “Sábados com Ciência sem Truques nem Magia” desenvolvido numa Associação Cultural e Recreativa de Castelo Branco, o Centro Artístico Albicastrense, com crianças dos 5 aos 12 anos, por três professoras, numa ação prática de voluntariado. O Centro Artístico Albicastrense, pela diversidade de atividades que promove no âmbito da cultura e das artes e pela sua dinâmica em mobilizar a comunidade envolvente de todas as idades, constitui-se como um excelente contexto para reunir crianças e pais em torno da ciência. Num trabalho de aproximação ao rigor da ciência, mas num ambiente lúdico, prazeroso, criativo e estimulante, realizaram-se, mensalmente, Oficinas de Ciência de atividades experimentais simples e diversificadas, sustentadas em temáticas relativas a efemérides que se comemoram em cada mês. Nestas tardes de sábado, as crianças foram desafiadas a investigar a ciência envolvida nos temas “À descoberta dos segredos do colorido das máscaras!” (fevereiro); “Tantos mistérios para desvendar das árvores da nossa cidade!” (março); “Os cravos da liberdade!” (abril); “Bate, bate, coração e a corrida sinuosa do sangue!” (maio); “O que há em comum entre o manjerico e a sardinha?” (junho); “Quando o Sol e a nossa pele são amigos!” (julho); “Halloween com ciência!” (outubro); “Quando a castanha assada não estoira como um foguete e é usada como detergente!” (novembro); “A ciência das filhós!” (dezembro). Os “Sábados com Ciência sem truques nem magia” constituíram uma janela de oportunidades para as crianças olharem a ciência com entusiasmo e interesse como uma ferramenta inspiradora ao longo da vida, aumentarem a confiança de fazer ciência, reforçarem e complementarem as aprendizagens da escola. Permitiram ainda desenvolver competências sociais, como comunicar, cumprir regras de respeito pelos outros e valores de empenho, tolerância e amizade. O impacto do projeto nas crianças envolvidas foi avaliado através da análise de registos de campo, grelhas de observação, da sistematização das principais ideias e de um questionário de avaliação de satisfação aplicado no final de cada oficina. As responsáveis do projeto, conscientes de que muitas situações do quotidiano só podem ser ultrapassadas com uma boa cultura científica para a generalidade dos cidadãos, sendo esta uma função não só da escola, tinham como lema destas Oficinas de Ciência: melhorar a informação para melhorar a decisão.
This article presents the reflexive analysis of a strategy of science teaching through the inquiry-based science education, of curricular articulation between pre-school education and the primary school education, within the framework of in-service training of teachers. The main objectives of this training course titled “The science experiment and the playful learning”, were: to develop procedural skills to implement playfulness activities oriented to the action and participation of the students with intentionality to learn science; to develop knowledge and procedural skills in the experimental problem solving in science; and to operationalize practical activities that promote a smooth transition of the students between the different educational cycles. The subjects that have been developed in this study are included in the curriculum of the kindergarten and the primary school, which involved interdisciplinary aspects between science, mathematics, arts and portuguese, as light and colour, primary and secondary colours, volumes and capacities measurements and colour saturation. It was applied scientific vocabulary, predicting, experimental procedures, and analysis of the results. In addition, the friendship, the sharing, the trust and the respect were also explored. The project was evaluated through the analysis of content of field notes, observation grids and the satisfaction evaluation in the final of the activities, as well as the reflexive analysis of the educators and teachers involved.
The aim of the study was to know the level of development of algebraic thinking in Higher Education students. During the investigation, we wanted to measure the success rate in the size of the next generalization and the dimension of distant generalization and measure the degree of difficulty in the various proposed patterns. In the context of the training of future primary teachers and childhood educators, an activity was developed in the context of the curricular unit of mathematical recreation with 15 students. The theme of algebraic thinking assumes current relevance because according to [1], it has become a cross-cutting theme of the curriculum. In order to know the level of algebraic thinking, 4 tasks with repetition patterns were proposed from elements of the manipulable material: pattern blocks. The tasks were presented through Kahoot, an applet that allows, according to [2] and [3] to increase motivation, to improve concentration, to promote reasoning, to allow collaborative work, to reverse roles between student and teacher, use ICT in the classroom and evaluate in real time. Repeat patterns were proposed from the simplest to the most complex (ABAB, ABBABB, ABCABC, ABCCABCC). For this proposal, we have considered Vitz and Todd [4], who present a model of repetition pattern classification. In each task we proposed 2 questions that involved near generalization (10th term and 15th term) and 2 distant generalization questions (35th term and 100th term). In methodological terms the teacher projected each pattern and its questions on the projection screen so that all students could visualize, and each student responded individually using their mobile phone, tablet, or laptop computer. For each question, the students had a resolution time of 90 seconds. In none of the questions has the student's resolutions been exhausted. The results allowed to verify that of the 16 questions proposed, there was a percentage of correctness in the 71,67% (average of the questions). Regarding the near generalization, we obtained a percentage of success in the order of 70%. On the other hand, in relation to the distant generalization, we obtained a percentage of success in the order of 73,33%. We also observed that students showed greater ease in the ABBABB pattern, with a success rate of 80% and greater difficulty in ABAB with a success rate of 56.67%. Regarding the ABCABC pattern, we obtained a success rate of 75% and a success rate for the ABCCABCC pattern.
Através do estudo realizado procurámos averiguar o contributo dos sensores Easy Sense, associados a atividades do Ensino Experimental em contexto de sala de aula, na aquisição de aprendizagens dos alunos. Esta investigação decorreu numa escola da cidade de Castelo Branco, numa turma composta por vinte alunos. A metodologia utilizada na investigação tratou-se de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Como técnicas de recolha de tratamento de dados foram utilizadas: notas de campo, inquéritos por questionário aos encarregados de educação, entrevistas semiestruturadas às professoras a lecionar no agrupamento, de forma a averiguar as suas opiniões acerca da utilização das TIC em contexto pessoal e profissional, sobre o Ensino Experimental e os Sensores Easy Sense em sala de aula. Através dos dados recolhidos concluímos que os sensores Easy Sense mostraram ser uma mais-valia, pois facilitaram, motivaram e envolveram os alunos na aquisição de melhores aprendizagens.
O projecto Ambiente e Vida : rochas, solo, clima e seres vivos teve como principal objectivo mobilizar e conjugar esforços no sentido de contribuir para uma melhoria da cultura científica, tecnológica e artística, através da realização de actividades de investigação e de experimentação. Assim, dado que a melhoria da cultura científica envolve a promoção de conhecimentos científicos, de capacidades investigativas e de atitudes favoráveis perante a Ciência e o trabalho científico, de forma abrangente e multidisciplinar, foi criado em cada uma das instituições envolvidas – escolas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas João Roiz de Castelo Branco; Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (ERID); Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco; Câmara Municipal de Castelo Branco/Museu do Canteiro, em Alcains – o”antinho do Ensino Experimental das Ciências”. Este projecto visou também aprofundar e alargar conhecimentos, capacidades e atitudes que projectos anteriores, no Âmbito do Ciência Viva e de outros projectos nacionais e internacionais, sugerem ser importantes para o desenvolvimento da cultura cientifica desde a mais tenra idade.
Propomo-nos apresentar, nesta comunicação, uma estratégia de ensino/aprendizagem realizada no âmbito da Educação de Infância, na temática Ciência e Conhecimento do Mundo. Subordinada ao tema Os Materiais na Educação Pré-Escolar e tendo por base a Seda como material a ser explorado numa visão integradora Ciência, Tecnologia e Arte, a estratégia foi desenvolvida, nos dois últimos anos lectivos, com crianças de Jardins-de-infância da cidade de Castelo Branco. Em termos metodológicos salientamos o Ensino Experimental das Ciências pela Resolução de Problemas. É nossa convicção que o processo de ensino/aprendizagem implementado poderá contribuir para proporcionar às crianças uma educação que lhes permita desenvolver conceitos, competências manipulativas e de comunicação, o sentido da precisão e do rigor, atitudes e valores, bem como o gosto por aprender, imprescindíveis à compreensão do mundo que as rodeia.