Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

2 records were found.

Existe um consenso generalizado acerca da importância que o ensino experimental tem no processo de ensino aprendizagem nas disciplinas de Ciências (Biologia, Geologia, Química e Física). Do mesmo modo, todas as investigações relacionadas com as Tecnologias de Informação são unânimes em relação aos aspectos positivos da sua utilização em contexto educativo. A apresentação do IML (Interactive Microsope Laboratory), um protótipo em CD-ROM desenvolvido pela School of Education – University of Exeter (UK), constitui um exemplo de uma simulação informática de um microscópio com vista à sua posterior utilização no ensino das Ciências da Natureza/Biologia. A simulação não pretende ser uma alternativa nem uma imitação mas sim uma forma própria de promover uma representação do conhecimento. Serão apresentadas as principais vantagens e desvantagens das simulações assim como serão discutidas as suas abordagens pedagógicas.
A presente comunicação pretende tornar visível as potencialidades de um programa de simulação – IML: Interactive Microscope Laboratory. Para o efeito são realçadas as principais características dos programas de simulação (no geral) e a aplicação deste software no processo de ensino e de aprendizagem. Por último, são apresentadas algumas reflexões acerca do papel do professor na utilização de software educativo.