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Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Neste artigo reflectimos sobre o impacto das TIC no processo de ensino e de aprendizagem, focando as novas formas de aprendizagem geradas pelo seu aparecimento e os desafios impostos à docência pela geração digital, nomeadamente a necessidade de estratégias. Além disso, as novas tecnologias surgem como um meio aliciante para os nossos alunos, que cada vez mais nascem e crescem numa era digital sendo estes dispositivos uma constante do seu dia-a-dia. Os objectivos da investigação realizada no âmbito da prática supervisionada pretenderam recolher dados acerca dos conhecimentos dos alunos e dos professores relativamente à utilização das TIC em contexto educativo. Uma outra preocupação desta investigação foi a de investigar em que medida as opiniões dos órgãos diretivos (diretor e coordenador de departamento) podem ou não influenciar a implementação de «rotinas» que visem a utilização das TIC no processo de ensino e de aprendizagem. Dos dados recolhidos foi possível averiguar-se que a formação dos professores em TIC se mostrou ser «aleatória», sem uma orientação prévia e/ou adequação ao nível de docência, assim como, se perspectivou uma ausência de um quadro concetual teórico que pudesse promover uma adequada utilização das TIC, apesar dos alunos já terem um domínio e um conhecimento aceitáveis de acordo com a respectiva fixa etária. Neste sentido, é importante que os órgãos directivos possuam conhecimentos e uma literacia digital que possa influenciar os professores e que consiga criar condições para uma efectiva utilização das TIC, uma vez que nesta investigação foi possível verificar uma certa falta de orientação estratégica que pode por em causa uma utilização sistemática e extensiva das TIC.