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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Classe de Conjunto
O presente relatório consta de duas partes. A primeira é uma reflexão sobre a experiência adquirida durante os meus 20 anos de vida docente a lecionar as disciplinas de violino e prática de conjunto. A segunda consiste num projeto de investigação que desenvolvi durante o ano letivo 2016-2017 sob o título Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular. Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretendi comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da autoeficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optei pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destaco o facto de ter tido como ponto de partida um problema que emergiu da minha prática profissional docente e que se foi organizando a partir de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações realizadas e que considerei importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.