Search results

10 records were found.

Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre o modo como os estudantes do Ensino Superior em Portugal percepcionam, durante a sua formação académica de nível superior, a influência que a Ciência e a Tecnologia têm na Sociedade. A amostra total incluiu 347 estudantes que responderam a uma das formas do Questionário de Atitudes sobre Ciência Tecnologia e Sociedade (COCTS). Analisam-se em particular os resultados obtidos nas questões em que se avaliam as opiniões dos estudantes sobre a responsabilidade social da Ciência e da Tecnologia e sobre o seu contributo para a resolução de problemas e promoção do bem-estar económico.
La interacción entre Ciencia, Tecnología y Sociedad está cada vez más presente en el día a día. En esa medida, la explotación de las situaciones reales en las que es posible identificar la importancia de la Ciencia en los avances de la Tecnología, y la Sociedad en esto, se ha previsto como un recurso muy rico y apropiado desde el punto de vista de la enseñanza para la comprensión de esta interdependencia.
Con el fin de abandonar la idea tradicional de que la observación es objetivo y que, debido a la objetividad de los hechos empíricos es posible establecer una correspondencia con la realidad, la certeza y la verdad si se busca a través de una situación experimental problemática, inserta en un contexto Historia de la Ciencia, para crear un contexto educativo adecuado para la comprensión de la relación de la observación con la teoría que interpreta.
La interdependencia entre la Ciencia y la Tecnología siempre ha estado presente en los avances que tanto estaban sufriendo a lo largo de los siglos. En esa medida, la Historia de la Ciencia, la traducción de las situaciones reales, se ha previsto como un recurso muy rico y apropiado desde el punto de vista de la enseñanza para la comprensión de esta Interdependencia.
Na senda da investigação que valoriza um ensino e aprendizagem de Química promotor de literacia científica desenvolvemos, no âmbito do Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y Tecnología), uma sequência didática com o objetivo de melhorar a compreensão pelos alunos da Interdependência entre Ciência e Tecnologia através de um ensino explícito sobre a Natureza da Ciência. No desenho da sequência didática foram utilizados materiais que se enquadram no domínio da História da Ciência, ligados ao nome de Antoine Laurent Lavoisier, por muitos considerado o pai da Química. Os documentos usados ilustram um episódio marcante da evolução desta ciência experimental em que a conceção e a utilização de um complexo dispositivo tecnológico permitiu fazer a síntese da água a partir do hidrogénio e do oxigénio chegando às proporções em que sabemos, atualmente, que estes gases se combinam. São apresentados e analisados alguns resultados obtidos a partir das respostas a questões do COCTS (Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnologia y Sociedad), utilizando uma metodologia investigativa com recurso a pré-teste/pós-teste e grupo de controlo para avaliar os alunos e a sequência didática.
Com vista a abandonar a ideia tradicional de que a observação é objetiva e que, decorrente da objetividade dos factos empíricos é possível estabelecer uma correspondência com a realidade e a verdade, procura-se, através de uma situação experimental problemática, inserida num contexto de História da Ciência, criar um contexto didático apropriado para a compreensão da relação da observação com a teoria que a interpreta. Os resultados obtidos no decurso do Projeto lbero-americano de Avaliação de Atitudes Relativas a Ciência, Tecnologia e Sociedade, através da aplicação do Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia-Tecnologia-Sociedad mostraram que a conceção que os alunos têm sobre a Natureza da Ciência e Tecnologia e sobre a relação entre observação e teoria não é a mais adequada. A Sequência de Ensino-Aprendizagem proposta baseia-se na realização de uma atividade experimental problemática e na discussão dos resultados, relacionando-os com a análise e debate de dois textos sobre a Teoria do Flogisto e a Teoria do Oxigénio.
O estudo apresentado refere-se ao ensino e aprendizagem da Natureza da Ciência e da Tecnologia, enquanto componente fulcral da literacia científica. Neste contexto assume particular importância a implementação de Sequência Didáticas que abordem de forma explícita a interdependência entre Ciência e Tecnologia. O principal objetivo do estudo apresentado é analisar o contributo de um recurso, integrado numa Sequência Didática dessa natureza para a compreensão da interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. O estudo foi efetuado com alunos dos Ensinos Básico e Secundário (14-16 anos) e os dados apresentados foram obtidos a partir da análise qualitativa das respostas às questões colocadas aos alunos, após a leitura e análise de um texto que relata um episódio da História da Química.
Se presenta un proyecto de evaluación cooperativa internacional de temas CTS entre investigadores de diversos países iberoamericanos, basado en un instrumento y unos métodos de evaluación contrastados por la investigación previa. El trabajo práctico se centra en el conocimiento de la metodología del PIEARCTS, que puede ser útil y aplicable a otras investigaciones CTS. Esto comprende una profundización en la metodología del proyecto las muestras planificadas, los instrumentos aplicados (modelo de respuesta múltiple y clasificación en categorías) y los procedimientos de cuantificación y estandarización a través de una métrica que genera índices actitudinales invariantes.