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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento (Violino) e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento (Violino) e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento (Violino) e Classe de Conjunto
A presente investigação tem como o tema Eu serei Violinista – método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino. O Ensino Artístico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artística no nosso país. Porém, a maneira como está organizado apresenta uma série de situações que não respondem bem à necessidade que realmente existe: o seu financiamento ser feito apenas a partir do segundo ciclo de escolaridade e a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau do ensino especializado da música são algumas das situações mais comuns. Este tema surge com o objetivo de estudar formas de colmatar estas questões. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm grande aplicabilidade para o sistema existente, pois, vindo todos eles de fora, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces em relação à entrada no ensino artístico especializado. Existe a necessidade de adoção de um método que seja rápido e ao mesmo tempo fácil. Este método tem de ser capaz de colmatar a iniciação tardia à aprendizagem do instrumento. O método apresentado neste trabalho foi criado por S. Shalman, que atualmente é professor de violino na escola especial do Conservatório de Música Rimsky-Korsakov (São Petersburgo). O autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas, com ajuda deste método, conseguem rapidamente recuperar o nível correspondente ao da sua idade. O objetivo desta investigação é verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente. O tipo de investigação utilizado recai sobre uma investigação-ação, pois o método foi aplicado com três alunos. Acresce ainda um inquérito por questionário direcionado aos professores de violino do ensino especializado da música em Portugal. A verificação dos resultados passa por um cruzamento de dados entre os objetivos atingidos pelos alunos aos quais foi aplicado o método e os resultados já conseguidos pelos outros professores. O trabalho ainda contém informação sobre o que é o Ensino Artístico Especializado, o programa de violino do 1º grau bem como referência a alguns métodos mais conhecidos e mais utilizados no nosso país. Para além disso, na primeira parte do trabalho apresenta-se o relatório de Prática de Ensino Supervisionada efetuado na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes.
O Ensino Artistico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artistica no nosso país. Existe, também, oferta de regime de iniciação (primeiro ciclo), porém, sem financiamento total, originando assim a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm uma aplicabilidade eficiente para o sistema existente, pois, sendo esses de autores estrangeiros, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces relativamente à entrada no 1º grau (5º ano de escolaridade). Teve-se conhecimento de um método criado por S. Shalman. Neste, o autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas conseguem, com ajuda deste método, recuperar rapidamente o nível correspondente ao da sua idade. Esta investigação teve como objetivo verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente.