Search results

9 records were found.

Proveniente do ex-Centro de Documentação Europeia do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os contextos de investigação (e.g. ensino e aprendizagem, formação de professores) nos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certos contextos de investigação (e níveis de ensino) que predominam independentemente do tipo de orientação da investigação.
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com as áreas disciplinares de referência (e.g. física, biologia, psicologia, filosofia) nos artigos mais citados publicados nas revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certas disciplinas científicas que predominam (dependendo do tipo orientação da investigação) e há certas disciplinas não científicas que predominam independentemente da orientação da investigação.
O estudo identifica as orientações (para a teoria, pratica ou politicas) da investigação em Educação em Ciência numa amostra representativa dos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados apontam para a predominância da investigação orientada para a teoria.
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os tipos de investigação (empírica, teórica, revisão ou posição) nos artigos mais citados publicados em três das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que estudos empíricos são dominantes tanto na investigação orientada para a teoria como na investigação orientada para a pratica.
No sentido de uma melhor compreensão das características e evolução da investigação em educação em ciência analisamos uma amostra dos artigos mais citados em três das revistas de investigação de maior impacto na comunidade internacional da área, questionando como evoluíram as principais linhas de investigação sobre as quais tal comunidade se interessou, ao longo de uma década. E possível evidenciar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, nomeadamente tendo a ver com a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia da Ciência e em abordagens multidisciplinares.
The purpose of this study is to add our efforts to those of researchers who have been concerned with a better understanding of the state of the art in Science Education Research (SER). The study focuses on the nature and evolution of the main SER lines, e.g. ,what researchers actually do when they enter the research community in order to develop Science Education. We believe that the exercise may help to reinforce the identity of SER, to gain a better knowledge of the field, and to make some educational proposals for mid-term priorities, in short, to foster the advance of Science Education knowledge. The corpus of the study was formed by the 152 most influential SER papers published from 1993 to 2002. Two criteria were used to select the papers: they had to be published in three of the most important international research journals, plus a criterion based on the citation index. Content analysis of the corpus indicates that Concept-Learning-oriented studies tend to make way for studies emphasising the role of the Philosophy of Science and also for multidisciplinary approaches such as STS. Thoughts for the development of the research field are put forward.
Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada.
Os objectivos desta comunicação são: i) apresentar um projecto de investigação em curso que visa fazer uma análise e reflexão crítica sobre o estado da arte da investigação em Didáctica das Ciências, nomeadamente suas finalidades, perspectivas dominantes, linhas de investigação e sua utilidade; ii) apresentar as primeiras conclusões relativas ao estudo de índole meta-analítico, com base em artigos publicados na década de 1993 a 2002 em revistas internacionais incluídos no Science Citation Index e de elevada circulação na comunidade de Didáctica das Ciências.