Animação [sociocultural] e educação turística e cultural nas fráguas duma pedagogia do encontro e diálogo entre saberes.
Martins, Ernesto Candeias
2014
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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2012
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Animação Artística.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
O Património Cultural, como história individual e coletiva, tem de ser valorizado pelas populações locais, na medida em que corresponde ao seu universo identitário.
Neste artigo, defendemos ser fundamental, para uma verdadeira dinamização do Património local, que a comunidade conheça e reconheça o valor dessa herança cultural, a fim de a poder rentabilizar como recurso de desenvolvimento.
Consideramos, igualmente, que a Animação Artística, enquanto forma de intervenção num território, num trabalho efetivo e prolongado numa comunidade, promove a força desse património, desafia mentalidades, explora projetos de interação, incentiva a aceitação da diversidade, cria o novo, acolhendo o antigo.
Quando se estabelece a relação entre um Património herdado e um Património que se vai construindo, quando se favorece a animação e a educação artísticas, no diálogo entre o fazer expressivo-artístico e outras culturas, artes e estéticas, projetos diversificados podem e devem estruturar-se. Estes projetos permitem tornar presente a tradição, desbloquear os limites dos processos criativos e capacitar a população para ser agente do seu próprio desenvolvimento, propondo, deste modo, alternativas à cultura massificada e à imposição de uma monocultura à escala global.
Este artigo visa refletir sobre esta problemática e acentuar que a riqueza cultural de uma comunidade não pode medir-se pelo valor económico imediato que ela produz, mas terá que ser encarada como investimento de futuro, seja no direito das novas gerações a usufruir orgulhosamente do seu património, seja no disponibilizar de novas condições para o bem-estar das populações, seja no atrair de novos visitantes, seja no desenvolvimento social e económico gerado, a médio e longo prazos.
O relatório de estágio profissional foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Esta prática foi realizada com uma turma de Formação Musical de 5º Grau e com uma Classe de Conjunto - Orquestra, com alunos entre o 4º e o 8º grau, pertencentes ao Conservatório de Música Choral Phydellius, em Torres Novas, no ano letivo de 2015/2016.
Este relatório está dividido em duas partes distintas:
A primeira parte diz respeito ao trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, sendo apresentada a caracterização do contexto e da escola Conservatório de Música Choral Phydellius bem como das turmas dos alunos nas quais desenvolvemos essa prática pedagógica. Apresentam-se, também, para ilustrar a sua concretização, algumas planificações de aulas e respetivas reflexões (relatórios de aula), bem como algumas reflexões sobre o estágio profissional.
A segunda parte apresenta o estudo de investigação que desenvolvemos durante a Prática de Ensino Supervisionada, sob o tema “Canções Portuguesas da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX aplicadas ao ensino especializado da música (Formação Musical de 5º grau)”. São apresentadas algumas partituras de canções trabalhadas com os alunos durante a investigação e a análise do inquérito aplicado aos alunos do Conservatório de Música Choral Phydellius e de outros conservatórios do país, com o objetivo de aprofundar o conhecimento deste reportório e de compositores por parte dos alunos ao nível do 5º Grau do Ensino Especializado da Música.
O cancro do Pulmão é a causa mais comum de
morte devido a cancro. A RT desempenha um
papel importante no tratamento do NSCLC. No
planeamento da RT, a CT é normalmente utilizada,
porém nem sempre fornece uma definição precisa
do volume alvo. O objetivo deste estudo é entender
qual das técnicas, 4DCT ou PET/CT, melhor define o
volume alvo e se aumenta o controle local da doença.
Este estudo consiste numa revisão sistemática da
literatura, onde foram utilizados artigos científicos
de 2006 a 2018, artigos estes encontrados durante
pesquisa realizada em bases de dados, onde foram
utilizadas as palavras-chave, os critérios de inclusão
e exclusão. Na pesquisa verificou-se que a PET/
CT e 4DCT influenciam a definição do volume alvo
de diferentes maneiras. A PET/CT fornece uma
caraterização biológica do tumor, que vai depender
do radiofármaco utilizado. Contudo, a PET/CT não
identifica o movimento que a lesão tumoral sofre
devido a movimentos respiratórios. A 4DCT fornece
informações sobre as alterações que o tumor sofre
durante o ciclo respiratório. Além disso ė possível na
PET/CT incluir um gated respiratório, permitindo uma
aquisição 4D-PET/CT. Este estudo demonstrou que
tanto a PET/CT quanto a 4DCT são importantes no
planeamento da RT, pois influenciam a definição do
volume alvo. A PET/CT permite avaliar a necessidade
de aumentar a dose e identificar os limites do GTV,
a 4DCT permite avaliar os movimentos da lesão.
Deste modo surge a necessidade unir estas técnicas,
4D-PET/CT, permitindo ter uma maior informação
para a definição do volume alvo.