Search results

6 records were found.

Desde o ano de 2004, que começou o projeto Transfronteiriço GEOALEX, que se tem trabalhado num sistema de indicadores comuns entre regiões que formam o projeto OTALEX. O Resultado destes trabalhos incorpora-se à IDE OTALEX em forma de mapas temáticos desde o seu início, no ano 2006. Com o Sistemas de Indicadores OTALEX pretende-se dar um valor adicionado a estes indicadores dotando-os das ferramentas necessárias para a sua gestão e exploração.
No Ano de 2006 o OTALEX, projeto transfronteiriço Espanha-Portugal, decide iniciar os trabalhos para o desenvolvimento de uma infraestrutura de Dados Espaciais onde se mostre as peculiaridades do território Alentejo-Extremadura. Para nos situarmos no tempo, esta decisão foi tomada um ano antes que a normativa europeia “INSPIRE” viesse à luz, e anterior ao início de muitos portais IDE que existem atualmente em Espanha e em Portugal. O resultado foi e é singular; a primeira Infraestrutura de dados Espaciais, não piloto, transfronteiriça e comparticipação dos três níveis de administração: nacional, regional e local. Depois de 6 anos, a IDE OTALEX continua na rede, cresceu como projeto e enriqueceu-se com dados e serviços: desenvolvimento constituído de funcionalidades, atualização de dados, ampliação no âmbito do trabalho com a incorporação da Região Centro de Portugal. A IDE OTALEX é um exemplo de evolução e inovação.
Mapa Base da Euroregião Alentejo-Centro_Extremadura (EUROACE). Escala 1:500.000. Sistema geodésico de referência ETRS-89. Sistema cartográfico de representação: Projeção UTM, fuso 29.
Apresentam-se os resultado do Grupo de Trabalho de Tecnologias Avançadas IDE do projeto OTALEX-C, sendo estes: a geração de dados interligados de elementos geográficos do território OTALEX-C para a publicação de uma Web Semântica, e a captura e publicação de dados ambientais através de serviços padronizados de registo de observações com recurso a sensores, aplicando a standard SOS definida pela OGC.
O Projecto OTALEX foi financiado pelo programa europeu INTERREG IIIA e teve como objectivos estudar e dar a conhecer a realidade de um território, composto pelas regiões do Alentejo em Portugal e da Extremadura em Espanha, separadas convencionalmente pela fronteira administrativa mas unidas pelas suas características físicas, ambientais, sociais e económicas. Tratam-se de espaços rurais de baixa densidade demográfica onde os recursos naturais, culturais e a qualidade do ambiente constituem os seus atractivos fundamentais. A IDE OTALEX é o resultado do esforço, do compromisso e da colaboração entre instituições da fronteira, com implicação aos três níveis administrativos: Nacional, Regional e Local. Apresentam-se os trabalhos de homogeneização e estandartização de dados territoriais do Alentejo e da Extremadura, através de clientes de visualização de mapas, consulta de topónimos e de catálogo, no âmbito da directiva INSPIRE.