Search results

14 records were found.

Comunicação apresentada no Simpósio Propagação Vegetativa de Espécies Lenhosas que decorreu de 18 a 20 de Abril de 1996, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Vivemos numa sociedade cada vez mais envelhecida e onde a percentagem de idosos tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. A sociedade atual é cada vez mais mediada por tecnologia, o que coloca desafios mais exigentes à população idosa que possui uma reduzida literacia digital. Este é um grupo etário que sofre algumas desigualdades, sendo o acesso às tecnologias digitais ainda uma realidade que não se aplica à generalidade deste grupo. Este artigo pretende analisar alguns conceitos e relacioná-los, tendo como objetivo perceber a acessibilidade da aplicação SNS 24 ao público-alvo dos idosos, partindo da análise de dados recolhidos junto de uma pequena amostra de cidadãos com 65 e mais anos, através de entrevistas realizadas a 5 pessoas idosas, sendo este um estudo de caráter exploratório, que teve como constrangimentos o confinamento pandémico. Desta forma, foi possível verificar que a aplicação SNS 24 poderá ser de extrema importância para o dia-a-dia dos idosos, possibilitando uma maior autonomização e empoderamento, através da aproximação aos serviços de saúde. Contudo, para que esta seja uma aplicação inclusiva e adequada a todas as faixas etárias, é necessário proceder a algumas reformulações, atendendo às necessidades que foram levantadas com este estudo, nomeadamente no que diz respeito ao registo e ao tamanho das letras/fontes da aplicação.
Paratuberculosis or Johne's disease, caused by Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (Map), is a chronic granulomatous enteritis affecting both domestic and wild ruminants. The present work is part of a wider set of studies designed to assess the prevalence of paratuberculosis in free ranging red deer (Cervus elaphus). With that purpose, 877 free-ranging red deer legally hunted in the Centre-eastern Portugal were submitted to necropsy and sampled for molecular methods, microbiology and histopathology. Thirty-seven (4.2%) kidneys revealed acid-fast bacilli when screened with the Ziehl-Neelsen technique. Map was detected by IS900 polymerase chain reaction (PCR) in thirty (81.1%) of the Ziehl-Neelsen positive kidneys. Subsequent PCR and/or culture from the different organs of the 37 examined animals allowed us to detect 86.4% (32 animals) infected red deer. Our results suggest that renal involvement in Map infected deer may be underdiagnosed and thus the routine examination of this organ and its inclusion in PCR techniques designed for Map detection could substantially improve the diagnostic of paratuberculosis in red deer.
O diagnóstico histoquímico de micobacterioses, através da visualização de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR), em esfregaços corados mediante a técnica de Ziehl-Neelsen, a partir de amostras de tecidos, é considerada como uma boa técnica de diagnóstico presuntivo. Neste estudo pretendeu-se avaliar a frequência de visualização de BAAR em rim e gânglios linfáticos mesentéricos com lesões granulomatosas em veados (Cervus elaphus) e javalis (Sus scrofa). Os esfregaços de cada órgão foram efectuados sobre uma lâmina de vidro e as preparações foram coradas de acordo com o método de Ziehl-Neelsen. Dos 91 esfregaços de gânglios mesentéricos analisados, 46 (50,5%) mostraram BAAR compatíveis, sendo classificados como positivos. Vinte e dois esfregaços de rim dos 25 analisados (88%) apresentaram BAAR. Dos 25 animais, em que foram observados simultaneamente esfregaços de gânglios mesentéricos e rim, 15 (60%) apresentaram resultados coincidentes. Em javalis, a frequência de esfregaços, classificados como positivos, foi de 76,2% (32/42) e em veados de 48,6% (36/74). Neste estudo, o rim revelou-se o órgão com maior frequência de visualização de BAAR, e o javali como a espécie animal que apresentou maior percentagem de resultados positivos.