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The increase of Web pages (school Web pages mainly) is considered as a positive factor in the Portuguese educational system. However many of these pages were developed chaotically, i. e. there were no criteria. Due to this situation, in spite of the increase of the number of sites the quality did not improve and a result is frustration among the users because their Web searches do not match their expectations. The present paper tries to show some results of recent research related to criteria that must be kept in mind when designing a Web page with quality.
Education based on ODL and e-learning platforms are giving their first steps in Portugal. This paper gives a general overview of the main projects that tried to implement e-learning environments in Portugal and discusses the advantages and the problems that these platforms can raise. It is also referred a present application under Comenius 2.1 developing a curriculum for in-service teacher training.
The paper aims to promote discussion about the advantages of ODL by using the web.
O que pode acontecer quando professores e alunos nunca se encontram cara a cara e apenas comunicarem via computador? Que tipo de mudanças poderá esta nova forma de transmissão do conhecimento acrescentar ao processo de ensino e de aprendizagem e às relações interpessoais? A aprendizagem nunca é passiva. Por isso ela também o não será num ambiente de virtual. Num contexto virtual cria-se uma rede de interacções que promove o conhecimento de uma forma colaborativa. Os resultados obtidos, os conhecimentos gerados, não deverão ser avaliados em termos da sua memorização mas sim pelo grau e nível de profundidade das conversas/discussões que foram desenvolvidas pelos seus intervenientes. Pelo facto dos interlocutores não se verem uns aos outros tudo o que diz respeito às expressões faciais, gestos e à linguagem corporal que não podem ser reproduzidas nem transmitidas através do código escrito faz com que as mensagens escritas sejam muito mais cuidadas, reflectidas e pertinentes. Nesse ambiente de aprendizagem os alunos considerados mais tímidos e/ou reservados poderão ter alguma vantagem dada a inexistência de um «ambiente social» onde se sentem pressionados e que os inibem. Alunos mais extrovertidos poderão perder alguma concentração e interagir não de forma muito efectiva em ambientes virtuais. Este facto poderá estar relacionado com a maior facilidade que uma pessoa introvertida tem para reflectir antes de responder a uma questão. De um modo geral, os mais extrovertidos costumam responder de forma quase imediata/automática e até irreflectida uma vez que estes indivíduos «apenas» necessitam de estabelecer contacto social. Novas abordagens e novas competências no processo de aprendizagem aliadas com a partilha de poderes entre professores e alunos vêm representar o grande desafio a distância. Esta comunicação tenta apenas identificar e reflectir sobre aspectos que nos levam a um suporte virtual.
The accelerated evolution of information technologies and their impact on society in general have in effect motivated special attention within the scope of the educational system. This paper presents the state of the art in what concerns to the Portuguese national projects on ICT. A chronological presentation of the several projects, emphasizing their main objectives, activities, problems and outcomes will be discussed. The main of this paper is paper is also to reflect on the consequences of those national projects regarding their impact in the process of teaching and learning within the Portuguese educational system.
This paper describes a Portuguese National Internet Programme and presents the assessment and results of its first year. IPPS (Internet Programme in Primary Schools) assures the installation of a multimedia computer and its connection to Internet in order to contribute to a higher equality to accede information. Each school designs and implements its own web-page and in collaboration with all national primary schools develops and shares educational materials. At the present IPPS a national network that includes more than 11000 institutions.
Esta comunicação pretende caracterizar de forma sumária a importância da tecnologia educativa, em geral, e as diferenças tipologias de software educativo com vista à sua integração e utilização no processo de ensino e de aprendizagem. Um outro objectivo tem a ver com a necessidade de se efectuar uma discussão acerca do real potencial educativo destes materiais. Por isso, pretende-se apresentar uma reflexão crítica acerca de uma métrica que permita, aos educadores e professores, uma indicação mais precisa e objectiva acerca da qualidade do software educativo em questão. A importância de uma métrica poderá promover e ajudar na decisão da utilização ou não de um dado software educativo para que se possa promover um ensino de melhor qualidade.
This paper tries to give the theoretical framework of e-learning with its advantages and disadvantages. It presents the results of several on-line Portuguese courses. The comparison of those different courses will give insights of the problems e-learners face as well as the benefits found. To contextualize these issues a Virtual Learning Centre (to support teachers) will be presented in order to put in evidence its potentialities and its value as a «training tool».
Every technical novelty brought new hopes for education. Nowadays we assist and we also felt a huge pressure for the use of e-Learning platforms. It is consensual that e-learning can introduce different ways to teach and learn because new approaches can be introduced within the educational context. But e-learning can only be such a new and different technological device… The virtual communities are important in this new educational because its very easy exchange information and data but their growth and maintenance will require from teachers and students new ways of working. Is it possible to argue that e-learning may promotes real «knowledge transaction» among the members of the virtual communities? This paper aims to reflect and discuss the main advantages and difficulties and limitations of e-learning in order to promote and adequate and efficient use under a strong pedagogical approach.
O aumento de páginas na Internet (especialmente páginas de escolas) é considerado como um indicador positivo no contexto do sistema educativo português. No entanto, muitas destas páginas (na sua grande maioria) foram criadas de uma forma mais ou menos caótica. Ou seja, não existe um padrão ou um sistema de critérios/categorias que possam conferir um maior rigor. Devido a esta situação, apesar da crescente quantidade não se tem vislumbrado um concomitante aumento na sua qualidade. Como resultado final verifica-se uma certa frustração nos utilizadores da Internet (Internautas) porque na maioria das vezes as suas pesquisas ficam muito aquém dos seus objectivos. A presente comunicação pretende discutir e reflectir a possibilidade da Internet/Páginas Web poderem servir como suporte para a formação de professores. Neste sentido, serão apresentados alguns resultados e propostas de investigações recentes relacionados com os principais critérios/categorias que deverão ser tidas em consideração para que se possa criar uma página Web com um certo padrão de qualidade.
Nowadays almost all knowledge comes to us through media, both printed and digital media. But media messages aren’t a mirror of reality. They are constructions of that reality and the citizens must know how to analyze these messages critically, and how to produce messages using media. The school has an important role in this objective. So, Media Education is more urgent than ever.
No século XXI ser literato implica estar formado para ser consumidor crítico e produtor reflexivo de mensagens média. Todos os que não desenvolverem estas competências podem tornar-se info-excluídos e/ou socio-excluídos. A Educação para os Média é por isso uma parte fundamental da Educação para a Cidadania. Esta comunicação apresenta um projecto aprovado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia, de Portugal, sobre a Educação para os Média na região de Castelo Branco, região fronteiriça, interior e desfavorecida de Portugal. O seu objectivo é contribuir para o desenvolvimento de competências a nível da recepção e da produção de mensagens média, pelos jovens do 2º e 3º Ciclos, tendo como base jornais escolares em formato papel e online.
Information and Communication Technologies (ICTs) are being use worldwide in every sector of society, however schools have not been permeated with them satisfactory. In Portugal, as in the rest in the world, several Projects have tried to introduce ICTs in schools in general and in classroom in particular. Teacher Training is therefore an important component. The research we have done focused in the Initial Teacher Training Institutions (Schools of Education – ESE) in Portugal that offers ICT in their curriculum as integrant part of teacher training. We gave an overview of the aims, contents, methodologies and evaluation of ICT subject in each School of Education.
The paper aims to present some definitions related to distance learning, ways of implementation, advantages, disadvantages and new roles of teachers. In this context, I also present the main Portuguese initiatives in the use of distance learning platforms in the process of teaching and learning.
The paper aims to present the data collected on the Portuguese participation in a European project (Comenius) related to distance learning. In particular, we present the main advantages of using e-learning platforms in the educational context.
Quando surge uma evolução tecnológica e a sua posterior generalização (ex: vídeo) a procura da sua utilização em contexto educativo costuma constituir uma preocupação entre os professores. Surge, assim, uma esperança em resolver problemas e obstáculos que levem não somente ao sucesso dos alunos mas, fundamentalmente, à possibilidade em se promoverem aprendizagens de maior qualidade e mais ajustadas às necessidades da sociedade. A Internet não constitui uma excepção a esta regra mas sente-se algum grau de ansiedade entre os professores no sentido de porem em prática as vantagens que esta possui e que têm sido tão amplamente publicitadas. Mas, tal como o vídeo, parece não se vislumbrar, pelo menos no imediato, uma utilização e rentabilização deste tão poderoso recurso. Vários constrangimentos podem ser associados, tais como, a facilidade de acesso, uma formação técnico-pedagógica adequada, o contacto e a disseminação de experiências… Resumindo, nesta teia mundial de informação, à qual muitas das vezes surge designada como a «Rede das Redes», há quem se mova sem qualquer tipo de dificuldade enquanto que há outros que se ‘deixam apanhar na rede’… são estas as ‘aranhas’ e as ‘moscas’ que vão constituir o tema de reflexão da comunicação.
The omnipresent media messages have positive and negative effects on the perceptions citizens have on the world and on the social integration of others. That is why it is necessary to educate to the media consumption, so that citizens can benefit from the positive effects avoiding the negative ones. Being literate implies to be trained to be a critical consumer and a reflexive producer of media messages. Citizens that do not develop those competencies are at risk of becoming info-excluded and progressively socio-excluded. Media Education is therefore essential to Citizenship Education. This paper presents a research conducted with pupils, aged from 11 to 16, that aimed to contribute to the development of competencies at reception and production level of media messages for school newspapers. It also presents the project of Media Literacy/Citizenship Education to be developed in Castelo Branco region, Portugal, from 2007 till 2010.
No século XXI ser literato implica estar formado para ser consumidor crítico e produtor reflexivo de mensagens media. Todos os que não desenvolverem estas competências podem devir info-excluídos e/ou socio-excluídos. A Educação para os Media é por isso uma parte fundamental da Educação para a Cidadania. Esta comunicação apresenta um projecto aprovado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e a Tecnologia, de Portugal, sobre a Educação para os Media na região de Castelo Branco, região fronteiriça, interior e desfavorecida de Portugal. O seu objectivo é contribuir para o desenvolvimento de competências a nível da recepção e da produção de mensagens media, pelos jovens do 2º e 3º Ciclos, tendo como base jornais escolares em formato papel e online. Apresenta ainda o CD-Rom “Vamos fazer jornais escolares”, uma aplicação multimédia utilizada pelos alunos nas aulas em que produziram mensagens media para o jornal escolar.
The European Commission has just published a communication, in order to advise the 27 state members to integrate Media Education in the curricula of all schooling levels. The objective of this initiative is to create opportunities so that students and teachers might be specific trained in order to become critical consumers and reflexive producers of media messages. This paper deals with the design, production, validation and use of the CD-Rom "Vamos fazer jornais escolares" and shows the first results of a research conducted during two years where the CD-Rom was used with students, aged 11-16, so that they could produce media messages for the school newspaper either for the printed or on-line editions.
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema educativo português não é obrigatório e apesar de vários projectos que tiveram como objectivos primordiais a introdução dos computadores no sistema educativo o seu não parece ser generalizado. Há, contudo, professores que os estão a introduzir nas suas práticas docentes. O uso dos computadores e mais concretamente quais os professores que aceitaram o desafio da sua introdução no sistema educativo português são o tema principal desta investigação. Esta comunicação apresenta uma análise a questionários feitos a 450 professores (150 de Ciências, 150 de Língua Estrangeira e 150 de Matemática) em 35 escolas do distrito de castelo Branco. A informação recolhida inclui dados pessoais, formação inicial e contínua e conhecimento e uso de computadores no ensino bem como as atitudes face ao uso generalizado dos computadores e em particular na educação. Tenta também analisar se professores de grupos disciplinares diferentes apresentam atitudes diferentes face ao tema.
Trabalho apresentado no Seminário “Multilingualism – Europe’s New Perspective” que decorreu na Technical University of Košice, Eslováquia em 30 de Março de 2009.
Este texto apresenta uma investigação realizada em Portugal, cujos resultados apontam para o facto da produção de jornais escolares, por alunos do 2º e 3º Ciclo, contribuir para desenvolver a Literacia dos Media e a Educação para a Cidadania, bem como para promover a utilização da Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula.
The project Communicating in Multilingual Contexts meets the Enterprises aims to find out if there is shortages of foreign languages in companies in the regions where the partners of the project are located and provides a virtual learning environment offering language learning materials in six different languages thus opening up opportunities for better trained, and thus more competitive, future and in-service employees. A needs analysis survey of foreign language competences in companies was carried out in order to identify the key language competences commonly required by different sectors of the labour market and design relevant language materials. These materials are being piloted in order to assess their efficiency and reformulate minor issues. This paper presents the project, relevant data from the survey, the materials designed and the first results of the piloting phase.