Search results

46 records were found.

A formação de educadores e professores surge como um vector estratégico indispensável para operar mudanças de diversa natureza no domínio da educação e, por extensão, no domínio das concepções de profissão e de profissionalismo docente. O actual Regime Jurídico de Habilitação Profissional para a Docência (Decreto-Lei nº 43/2007) surgiu no contexto de reorganização do Ensino Superior ao Processo de Bolonha. Este documento, ao situar a formação profissional dos Educadores de Infância e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ao nível do 2º Ciclo de Formação (Mestrado), pode contribuir para um reforço no reconhecimento da importância destes actores na promoção de um desenvolvimento de qualidade, tão necessário à sociedade portuguesa, mas remete, essencialmente, para a necessidade de uma formação inicial exigente e de qualidade. Outro aspecto a merecer destaque neste Decreto-Lei relaciona-se com a possibilidade do desempenho profissional se estender a dois ciclos de ensino. Esta maior abrangência, para além de tornar possível a mobilidade dos docentes entre os níveis e ciclos de ensino, permitirá, entre outros aspectos, o acompanhamento dos alunos pelos mesmos docentes por um período de tempo mais alargado, favorecendo uma dinâmica de articulação das aprendizagens entre os diferentes ciclos de ensino. Tendo como pano de fundo este contexto, a presente comunicação propõe-se apresentar e analisar alguns dos fundamentos que estiveram na base da organização curricular do Ciclo de Estudos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB), merecendo-nos uma análise mais detalhada a integração da componente de formação em investigação educacional na área de iniciação à prática profissional. Esta opção teve como objectivo primordial formar especialistas interventivos, conscientes do valor e das potencialidades da sua área de formação e com potencial para fundamentar as suas opções no contacto com a realidade pedagógica. Valoriza-se, deste modo, o desenvolvimento de projectos de intervenção numa linha de investigação-acção, no contexto da prática de ensino supervisionada.
Teachers and pre-school teachers’ education appears as a vital strategic issue to operate changes of different kinds in education and, consequently, on concepts about the profession and teachers’ professionalism. The present legislation concerning Professional Qualifications for Teaching (Law n.4372007) was created in the context of the Higher Education reorganization according to the Bologna Process. By situating the professional qualification of pre-school teachers and primary school teachers at the second cycle level (Master’s), this law may contribute to reinforce the recognition of these actors’ importance in the promotion of quality development, which is so necessary in the Portuguese society, and necessarily refers to the need of a demanding, qualitative initial teacher education. Another crucial aspect in this law relates to the possibility of extending teachers’ practice into two basic education cycles. Having this context as background, the present communication intends to present and analyse some of the foundations of the curriculum organization for the Master’s Cycle in Pre-School and Primary School Education from the Castelo Branco School of Education, giving special attention to the integration of educational research methodologies in supervised teaching practice. We conclude with the presentation and analysis of the results obtained in the experimental version of questionnaire “Concepções sobre Processos Investigativos e Prática Docente” (Concepts on Research Processes and Teaching Practice) to the master’ students.
Este texto pretende descrever/apresentar um estudo de caso realizado no âmbito do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) num Agrupamento de Escolas. Um Agrupamento de Escolas é uma unidade organizacional, dotada de órgãos próprios de administração e gestão, constituída por estabelecimentos de educação pré-escolar e de um ou mais níveis e ciclos de ensino, a partir de um projecto pedagógico comum (Decreto-Lei nº 115-A/98, de 4 de Maio). Este conceito organizacional, relativamente recente no contexto educativo português, visa dar resposta a dificuldades identificadas, pretendendo, nomeadamente: - Dar resposta a situações de isolamento de estabelecimentos educativos; - Racionalizar os recursos humanos e materiais no sector educativo; - Criar dinâmicas de comunicação e de aprendizagem entre crianças de diferentes idades e ciclos de ensino; - Permitir aos alunos uma passagem mais integrada pelos diferentes ciclos de ensino; - Desenvolver um sentido de comunidade educativa; - Desenvolver projectos educativos mais vastos e integrados; - Desenvolver processos de conhecimento e partilha entre os profissionais dos diferentes níveis de ensino. Apesar de não termos tido acesso a nenhuma avaliação que, de uma forma sistemática e rigorosa, permita aferir a concretização de alguns destes objectivos, muitos dos relatos dos profissionais de diferentes níveis de ensino têm identificado dificuldades e entraves. Considerando que a promoção da qualidade educativa depende, em grande medida, da concretização das finalidades acima enunciadas, será importante reflectir o papel que a implementação de um projecto de avaliação e de promoção da qualidade num estabelecimento de educação de infância integrado num agrupamento de escolas poderá assumir na sua dinâmica organizacional. Tendo como pano de fundo algumas destas ideias, centramos as nossas preocupações na análise da seguinte questão: - A implementação de um projecto de avaliação e desenvolvimento da qualidade com os pressupostos do DQP (em que o conceito de parceria se organiza como o núcleo do processo) num contexto de jardim-de-infância poderá contribuir para uma melhor compreensão dos objectivos da educação pré-escolar, permitindo dar uma maior visibilidade às experiências de aprendizagem desenvolvidas num nível de educação que ainda carece de afirmação junto da sociedade em geral e dos diferentes parceiros educativos. Num primeiro momento do presente texto faremos uma descrição do contexto e da organização do estabelecimento educativo em análise. Em seguida, apresentaremos uma análise das suas práticas educativas, identificando os aspectos que poderão contribuir para a promoção da qualidade das suas experiências de aprendizagem. As reflexões finais incidirão sobre as questões que se organizaram como motivadoras deste trabalho.
A complexidade do mundo actual desafia constantemente os construtos que definem a nossa identidade pessoal e profissional e enquanto educadores/professores vivemos, de uma forma premente, a insegurança e incerteza de um processo atravessado por sucessivas reformas, num desafio profissional cada vez mais exigente. Neste contexto torna-se urgente a definição de um quadro conceptual para a educação, capaz de compreender a complexidade e o dinamismo das relações entre o sujeito e o mundo e que contribuía para operacionalizar uma metodologia construtivista e relacional. Tendo como pano de fundo as intensas e complexas relações entre a psicologia e a educação enfatizamos a necessidade do construtivismo se organizar como um marco psicológico de referência para a análise e a planificação do acto educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem, em particular. Após a clarificação do paradigma psicológico que, na perspectiva de vários autores, permitirá conceptualizar uma prática pedagógica mais integrada, promotora do desenvolvimento global dos indivíduos, identificamos alguns princípios que devem estar presentes na estruturação do acto pedagógico.
A presente comunicação tem como principal objectivo a apresentação e análise dos resultados obtidos a partir da administração do instrumento “Documento de Reflexão Auto-Avaliativa” a uma amostra de 112 alunos finalistas dos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, em três Escolas Superiores de Educação do centro do país. A construção e aplicação deste instrumento ocorreu no contexto de uma investigação acção que pretendeu implementar um programa de formação inicial de educadores/professores que na sua componente de formação em Psicologia visou o desenvolvimento de três dimensões que consideramos fundamentais a um desempenho pessoal e profissional adequado e flexível, a saber: a) Concepções Implícitas sobre os Processos de Ensino e de Aprendizagem b) Epistemologias Pessoais c) Desenvolvimento do Ego Esse projecto de investigação teve como quadro teórico de referência teorias de desenvolvimento humano e cognitivo-motivacionais que convergem com concepções construtivistas, perspectivando a formação inicial como um contexto privilegiado de desenvolvimento humano e de (re)construção de concepções no sentido de uma melhor adequação à profissionalidade docente. No sentido de operacionalizar o objectivo da pesquisa concebemos um programa de formação psicológica de educadores/professores que foi implementado ao longo de quatro anos junto dos alunos matriculados nos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação (E.S.E.) de Castelo Branco, no ano lectivo de 1998 (ano em que se iniciaram as licenciaturas desses cursos). Esse grupo de alunos integrou o grupo experimental da pesquisa. Para avaliar com maior rigor a pertinência do programa de formação para as mudanças desenvolvimentais pretendidas, considerámos fundamental a constituição de dois grupos de controlo constituídos por indivíduos com algumas características comuns às do grupo experimental (alunos matriculados no mesmo ano e nos mesmos cursos, na E.S.E. de Portalegre e na E.S.E. de Coimbra). Todos os alunos envolvidos na pesquisa foram avaliados relativamente às dimensões consideradas, no início (pré-teste) e no final (pós-teste) do processo formativo. Para esse efeito foram utilizados instrumentos padronizados que se tinham revelado adequados na “medição” das variáveis em análise.
Numerosas pesquisas têm demostrado que as concepções implícitas do professor influenciam a forma como ensina e as suas opções metodológicas, interagindo de uma forma dinâmica com os contextos em que está envolvido. Tendo como base conceptual alguns dos pressupostos do “paradigma do pensamento do professor”, este artigo pretende reflectir sobre as condições e as estratégias de mudança conceptual, no âmbito da formação inicial de professores. A esse propósito apresentam-se os resultados de algumas investigações que, identificando alguns limites e dificuldades nos processos de mudança, apontam, de uma forma evidente, para uma relação dinâmica e, por vezes, conflitual, entre as concepções implícitas do professor sobre os processos de ensino-aprendizagem e os seus comportamentos pedagógicos.
Neste artigo reflectimos sobre os modelos de formação de professores, destacando os modelos construtivistas e desenvolvimentistas que consideramos mais adequados a uma formação que pretende responder aos desafios que se colocam ao actual desempenho profissional dos professores. Identificamos alguns dos factores que podem funcionar como inibidores num processo de formação assente nesses paradigmas, centrando a nossa análise nas concepções implícitas dos alunos/futuros professores sobre os processos de ensino e aprendizagem. Apresentam-se e analisam-se essas concepções num grupo de 135 sujeitos, alunos dos cursos de Educação de Infância e Professores do 1º ciclo em três Escolas Superiores de Educação da Região Centro, no início do seu processo de formação. Os resultados, obtidos a partir da aplicação do Questionário sobre Concepções Implícitas dos Professores Acerca de Factores e Processos de Ensino e Aprendizagem- Forma B, construído por Abreu (1998), evidenciam uma disponibilidade conceptual a processos de formação que concretizem estratégias metodológicas assentes em modelos construtivistas.
The present legislation concerning Professional Qualifications for Teaching (Law n.437, 2007) was created in the context of the Higher Education reorganization according to the Bologna Process. By situating the professional qualification of preschool teachers and primary school teachers at the second cycle level (Master’s), this law may contribute to reinforce the recognition of these actors‟ importance in the promotion of quality development, which is so necessary in the Portuguese society, and necessarily refers to the need of a demanding, qualitative initial teacher education. Having this context as background, the present communication intends to present and analyse some of the foundations of the curriculum organization for the Master’s Cycle in Pre-School and Primary School Education from the Castelo Branco School of Education, giving special attention to the integration of educational research methodologies in supervised teaching practice. Whereas the “voice” of the master’s is a fundamental tool for the analysis we want to achieve, we conclude with the presentation and analysis of results obtained with the administration of the experimental version of the questionnaire “Conceptions of Research Process and Teaching Practice” and the “Reflective Report” asked students in the final phase of the curricular component of the course.
Having as a basis the theoretical reference of Positive Psychology, namely the concepts of “satisfaction with life” and “subjective happiness” the purpose of this paper is to contribute to an analysis of variables which are included in this line of research with a sample of students who are attending higher education. The aim is to investigate the relationship between the variables mentioned and the variable “locus of control” in a sample of students attending a course in Social Services (1st Training Cycle) and the masters courses (2nd Training Cycle) in Social Gerontology and Educational Social Intervention. The instruments used in this study are SWLS – Satisfaction with life scale (Pavot & Diener (1993); SHS – Subjective Happiness Scale (Lyubomirsky & Lepper (1999) and Locus of Control Scale (Levenson, 1974). According to the results obtained, it was possible to identify a positive correlation between the Internal Locus of Control and higher levels of Satisfaction with Life, however, the same type of correlation with the variable Subjective happiness was not identified. This last result places the question, which we believe to be worthy of a more in depth analysis on the distinction between the concepts “satisfaction with life” and “subjective happiness”.
Considering ever-increasing globalization and the context of multicultural societies the need of crosscultural studies is vital for understanding the changes in cultural phenomena and to introduce adaptations in multicultural educational contexts. The culture has an intrinsic relation with the way we think and has also an important function in collective programming of the mind. In this sense, it is important to analyze their relationship with cognitive and motivational constructs, namely the concepts “projects of future”, “subjective happiness”, “satisfaction with life” and “locus of control”. These constructs are essential to psychology since they have significant implications in the adaptation process and behavioral regulation. Based on these assumptions, the present study is organized as an exploratory case study with a convenience sample limited to a small number of Portuguese and Chinese young people attending a degree in education at the Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal. The findings suggest the existence of coincident aspects in the profiles of the Portuguese and Chinese students in the motivational and cognitive variables analyzed that seems to corroborate the convergence perspective that suggests that the recent socioeconomics changes in Chinese society and ever-increasing globalization contribute to a gradual convergence of concepts and perspectives with the western culture.
Contém: 20 peças : color., madeira, plástico, vermelho
Dissertação de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Tese de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica do Professore Doutor Manuel Viegas Abreu. No final da Tese de Doutoramento foram incluídos os anexos (p. 440-554).
Este trabalho teve o apoio do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra, Unidade I&D financiada pela FCT.
Emotional development in children with intellectual disability, in a comparative perspective with “normal” children is a study that has emerged as a need to deepen the knowledge on this area. It has focused in a case study methodology with the use of three validated instruments to a sample of twenty children attending the same school, with ages between eleven and fourteen years old, ten of which presented a mild intellectual disability and the other ten were “normal” children. The research has been developed in order to give answers to questions related with the way that children with intellectual disability express, identify and regulate their emotions. The results suggest that children with intellectual disability identify emotions, in a general way, the same way that “normal” children do, being more difficult, however, the identification of fear and shame. Regarding to the expression of emotions the study suggests that there are no significant differences between the two groups, although the group of mentally disabled children refuges itself more in fantasy and less in reality, when compared with “normal” children.
Do you feel what I feel? Emotional development in children with ID is a study that has emerged as a need to deepen the knowledge on this area. It has focused in a case study methodology with the use of three validated instruments to a sample of thirty-four children, twenty attending the 1st cycle and fourteen attending the 2nd, in two school groupings of Castelo Branco city. Seventeen of them have mild intellectual disability and seventeen are “normal”, aged between 8 and 14. The research has been developed in order to give answers to questions related with the way that children with intellectual disability (ID) express, identify and regulate their emotions. The results suggest that children with intellectual disability identify emotions, in a general way, the same way that “normal” children do, nevertheless, there are some difficulties in the understanding and organization of coping strategies.
Na qualidade de profissionais da área da psicologia educacional, temos identificado, ao longo da última década, uma progressiva insegurança e, por vezes, preocupante angústia na vivência e na assunção da função parental. Essa situação reflete-se na preocupação crescente manifestada por parte dos educadores de infância que lidam com crianças que revelam um comprometimento no desenvolvimento social e emocional. De acordo com este cenário, alguns profissionais da educação começaram a utilizar o conceito de indisciplina para traduzir os comportamentos desadequados de crianças entre os 3 e 5 anos, associando muitas vezes esse “rótulo” à utilização indiscriminada do diagnóstico de hiperatividade. No âmbito da intervenção do Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento da Infância (CeADIn) da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, propomo-nos implementar um programa de inspiração sistémica e ecológica junto de pais de crianças ditas normais e de crianças com necessidades educativas especiais, intitulado Assumir o Desafio de uma Parentalidade Positiva. De acordo com o enunciado, o estudo de caso que pretendemos realizar é norteado pelas seguintes questões de investigação: - A implementação de um programa de Educação Parental de natureza sistémica/ecológica promoverá competências parentais eficazes para o desenvolvimento socio-emocional dos filhos? - Haverá diferenças entre os resultados obtidos junto dos pais de crianças “normais” e os resultados obtidos junto de pais de crianças com NEE antes e após a implementação do programa?
O presente artigo descreve e analisa um estudo realizado no contexto da prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico e que teve como base metodológica os princípios da investigação-ação. A problemática subjacente à realização do estudo relaciona-se com a contributo dos mapas conceptuais na organização e aprofundamento das aprendizagens das crianças, pretendendo identificar as vantagens e os constrangimentos na utilização desta ferramenta cognitiva. As evidências obtidas apontam para a importância da utilização dos mapas conceptuais junto das crianças da amostra pois a sua utilização permitiu que clarificassem e organizassem os seus conhecimentos, desenvolvendo estratégias de representação/visualização da organização estrutural dos conceitos, quer a nível individual, quer em grupo de pares. Por sua vez, através da metodologia de investigação-ação e das técnicas de recolha de dados utilizadas foi possível aferir, com algum rigor, os resultados obtidos, permitindo a implementação de um ciclo de planificações e reflexões promotoras de ajustamentos na intervenção pedagógica. Destacamos, ainda, o facto de, fora do contexto das intervenções investigativas, as crianças terem tido a iniciativa de construir mapas conceptuais como um recurso de sistematização e consolidação da informação, indiciando a interiorização e a generalização da sua utilização a outros conteúdos e situações.
El objetivo de este artículo es presentar los resultados del análisis de un conjunto de libros de texto con la finalidad de averiguar si las imágenes en ellos contenidas promueven los principios de igualdad y equidad de género. La muestra tomada para el estudio se compone de un total de seis manuales del curso escolar 2010/2011, tres de Michoacán, México, y tres de Castelo Branco, Portugal, correspondientes a las asignaturas de ciencias, lengua y geografía. Se utilizaron estratégias metodológicas mixtas, debido a que el empleo de métodos de corte cuantitativo y de corte cualitativo nos ofrece la posibilidad de elaborar un análisis que, además de contrastar los datos obtenidos, profundiza sobre la temática abordada. Los resultados obtenidos indican que los y las adolescentes no disponen, en los manuales examinados, de referentes suficientes que les permitan romper/ deconstruir los estereotipos de género tradicionalmente atribuidos a uno y otro sexo. Tanto las ilustraciones como el contenido de las mismas muestran mayoritariamente a mujeres desempeñando papeles psicosociales relacionados con el cuidado de los otros/as, mientras que los hombres aparecen casi siempre realizando trabajos remunerados y de prestigio (científicos, gobernantes). En las conclusiones de este artículo se cuestiona la presencia del sexismo en los libros de texto, con la intención de incorporar la perspectiva de género a los manuales didácticos, lo que permitiría transmitir al alumnado patrones de comportamiento y modelos que se ajusten a una realidad social regida por la igualdad y la justicia.
El concepto de espíritu emprendedor se entiende actualmente como una competencia transversal, fundamental para el desarrollo humano, social y económico. Sin embargo, tradicionalmente se há asociado solo a las áreas económicas y de negocios, a pesar de que venimos observando un cambio gradual en esta concepción. Así, en la última década, se ha producido un verdadero incremento en el papel de la educación para el desarrollo de las competencias relacionadas con el espíritu emprendedor, puesto que pueden y deben ser aprendidas y desarrolladas desde muy pronto. Este reconocimiento de la importancia de la educación en el desarrollo del espíritu emprendedor otorga una nueva responsabilidad a las instituciones educativas, en particular a la educación superior. Es precisamente sobre la educación del espíritu emprendedor en la educación superior que este artículo habla. El artículo presenta el ejemplo de dos centros (Centro de Aprendizaje y Desarrollo de la Infancia-CeADIn y el Centro de Ciencia, Tradición & Cultura-CT&C) de la misma institución de educación superior que, aunque con una estructura de organización, objetivos, estrategias y formas de trabajo diversas, tienen algunos puntos en común, como el hecho de que pretenden educar para el espíritu emprendedor tanto a niños, como a jóvenes y adultos, involucrando en este proceso a los alumnos de los cursos de formación del profesorado.
El objetivo de este artículo es presentar los resultados del análisis de un conjunto de libros de texto con la finalidad de averiguar si las imágenes en ellos contenidas promueven los principios de igualdad y equidad de género. La muestra tomada para el estudio se compone de un total de seis manuales del curso escolar 2010/2011, tres de Michoacán, México, y tres de Castelo Branco, Portugal, correspondientes a las asignaturas de ciencias, lengua y geografía. Se utilizaron estratégias metodológicas mixtas, debido a que el empleo de métodos de corte cuantitativo y de corte cualitativo nos ofrece la posibilidad de elaborar un análisis que, además de contrastar los datos obtenidos, profundiza sobre la temática abordada. Los resultados obtenidos indican que los y las adolescentes no disponen, en los manuales examinados, de referentes suficientes que les permitan romper/ deconstruir los estereotipos de género tradicionalmente atribuidos a uno y otro sexo. Tanto las ilustraciones como el contenido de las mismas muestran mayoritariamente a mujeres desempeñando papeles psicosociales relacionados con el cuidado de los otros/as, mientras que los hombres aparecen casi siempre realizando trabajos remunerados y de prestigio (científicos, gobernantes). En las conclusiones de este artículo se cuestiona la presencia del sexismo en los libros de texto, con la intención de incorporar la perspectiva de género a los manuales didácticos, lo que permitiría transmitir al alumnado patrones de comportamiento y modelos que se ajusten a una realidad social regida por la igualdad y la justicia.
The motivation behind the development of the research project “Emotional Intelligence and Self-regulation in the teaching and learning process of Music Ensemble with singing” was the academic and professional background of one of the authors who, throughout her experience in the field of music, she became aware of the decisive role that Emotional Intelligence and Self-regulation play in performance - in classes, in individual/group study and in the performative context. The context of the curricular stage of the Master in Music Teaching – Singing and Music Ensemble, in the academic year 2020/2021, created the opportunity to design and implement the research project with a music ensemble – Estúdio Repertório de Canto e Correpetição – Chamber Music, composed of three singing students and one piano student. Music and Emotional Intelligence go “hand in hand” in the teaching and learning process, as one stimulates the other. The Teaching of Music could, therefore, be an opportunity for students to raise awareness of the emotions associated with music, understand their role in the creative and artistic dimension of musical performance, developing, in parallel, their cognitive and metacognitive skills, associating with “know how to do”. The main objectives of the research were: to understand the role of Emotional Intelligence and Self-regulation in learning processes; to promote Emotional Intelligence skills in the music teaching-learning process; design and implement strategies that promote self-regulation skills in learning; and evaluate the results through the monitoring and follow-up of the project, with a view to its reorientation. According to the context and objectives of the research, we organized the investigative process following the methodology of an action-research of a qualitative nature, making use of storytelling, focus group, questionnaires, interview and field notes for data collection. The analysis of results was supported by content analysis and data triangulation. As the most significant results, we highlight the fact that, through the chosen repertoire, a Performative Story was developed, inserting texts chosen or created by the students, movements (staging) and music, from a context and characters created by them. Through these elements and from the emotions that the students felt as interpreters and as a “character” of the poems, the songs and the story, the emotions were worked on, in the sense of the defined objectives. All Emotional and Musical Intelligence development tasks had a self-regulating basis, promoting self-reflection and self-analysis. The Performative Story was presented by the students in a public performance.
O projecto de trabalho que apresentamos tenta dar resposta a alguns dos principais objectivos do Plano Nacional de Leitura, centrando-se na intervenção em contextos não formais com crianças com necessidades educativas especiais. Tendo como base a investigação das últimas décadas sobre o desenvolvimento da literacia junto desta população e, muito particularmente, a metodologia para a aprendizagem da leitura em crianças com Sindroma de Down de Troncoso e del Cerro (2004), uma equipa interdisciplinar de professores da ESECB dinamizou, durante três anos, um Clube/ Ateliê de Leitura com crianças e adolescentes com défice cognitivo. Nesta comunicação pretendemos dar conta da organização das sessões, dos critérios subjacentes à escolha das estratégias e dos materiais utilizados, mas também à selecção dos livros que fomos explorando ao longo deste projecto. Os registos efectuados, bem como a sua posterior análise, permitiram aferir as aprendizagens e as dificuldades de cada criança envolvida. A riqueza das interacções construídas no decurso dos três anos permitiu operacionalizar o carácter interdisciplinar do projecto, experimentar e ampliar metodologias de trabalho e conceber materiais adequados aos nossos objectivos.
O projecto de trabalho que apresentamos tenta dar resposta a alguns dos principais objectivos do Plano Nacional de Leitura, centrando-se na intervenção em contextos não formais com crianças com necessidades educativas especiais. Tendo como base a investigação das últimas décadas sobre o desenvolvimento da literacia junto desta população e, muito particularmente, a metodologia para a aprendizagem da leitura em crianças com Sindroma de Down de Troncoso e del Cerro (2004), uma equipa interdisciplinar de professores da ESECB dinamizou, durante três anos, um Clube/ Ateliê de Leitura com crianças e adolescentes com défice cognitivo. Nesta comunicação pretendemos dar conta da organização das sessões, dos critérios subjacentes à escolha das estratégias e dos materiais utilizados, mas também à selecção dos livros que fomos explorando ao longo deste projecto. Os registos efectuados, bem como a sua posterior análise, permitiram aferir as aprendizagens e as dificuldades de cada criança envolvida. A riqueza das interacções construídas no decurso dos três anos permitiu operacionalizar o carácter interdisciplinar do projecto, experimentar e ampliar metodologias de trabalho e conceber materiais adequados aos nossos objectivos.
Higher education institutions are more and more engaged in strategies to promote entrepreneurship among their students and teachers. They have been implementing different instruments to attain that aim: from business incubation centers to start-ups support, from academic entrepreneurship contests to coaching methodologies. The studies about this field of activity are mainly concerned with the role students can undertake to initiate business projects based on innovation. Less attention, on the contrary, has been put on the teachers’ side, their perceptions about entrepreneurship, and the way higher education institutions are addressing this important group - what remains unknown is how higher education institutions are preparing teachers for these entrepreneurship opportunities. This paper is dedicated to the analysis of the perspectives regarding entrepreneurship of Portuguese polytechnic teachers on the context of their institutions, the types of entrepreneurial profile teachers possess and the skills they think they should acquire to empower them for supporting entrepreneurship education. The empirical data results from a questionnaire “Perspetivas sobre o empreendedorismo dos docentes do Ensino Superior Politécnico" (“Polytechnic teachers’ perspectives about entrepreneurship”) are presented, analysed and discussed in the context of the Portuguese reality.
O quadro legislativo que enquadra, atualmente, a participação do poder local na educação acentua a responsabilidade dos governos locais no desenvolvimento de todas as potencialidades educativas que o território contém, incorporando no seu projeto político os princípios de um concelho educador. Após a maior parte dos municípios terem elaborado Cartas Educativas como instrumentos de planeamento e gestão, é importante acrescentar um passo decisivo, na perspetiva do entrosamento da escola no seu meio e que passará pela implementação de Projetos Educativos Concelhios, podendo constituir-se como respostas úteis para agir sobre situações críticas de desfavor, de desestruturação e de crise identitária que afetam muitos territórios rurais. Tendo por base estes pressupostos, a presente comunicação tem como objetivo a apresentação dos princípios organizadores, da metodologia e dos resultados mais evidentes do Projeto Educativo do Concelho de Idanha-a-Nova, cuja elaboração foi da responsabilidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco, dando resposta a uma solicitação apresentada pela referida autarquia. A sua elaboração estruturou-se de acordo com os princípios das Cidades Educadoras e operacionalizou-se através de numa metodologia de trabalho de campo com auscultação de intervenientes estratégicos, análise conjunta sobre as necessidades e potencialidades educativas e culturais e a participação em eventos e fóruns de discussão. Conjuntamente com este processo procedeu-se à atualização da Carta Educativa, que integrando e organizando informações recolhidas em fontes internas e externas, permitiu introduzir validade e coerência na caracterização do sistema educativo global do concelho de Idanha-a-Nova. A observação participante, a entrevista e a análise documental, bem como a triangulação dos dados recolhidos, revelaram ser técnicas adequadas para a validação do processo de construção do documento que pretende ser um guia de orientação estratégica para o desenvolvimento educativo concelhio.
Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de par􀆟da um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a par􀆟r de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.
Background Developing new assistive technologies is a challenge for an ageing society and a possible response to the needs of older people in the care process and a challenge to promote autonomous living. The interaction between elderly and robots may depend on the choice of activities that robots can developed and the how important it is for older people. Social Assistive Robots can contribute to a positive impact in elderly well-being and active ageing. Methods 31 elderly residents (10 men and 21 women) in a Portuguese nursing home were interviewed about their routines and interests. They were also assessed during 6 weeks, to evaluate interactions and activities initiative and involvement, using an scale adapted by authors from a Bertram and Pascal scale. This assessment was made by direct observation. The professionals and the director in the nursing home were also interviewed. Research results The adopted methodology allowed to identify the needs and interests of the elderly, and to classify the participants on the levels of social interactions, initiative and involvement in activities and social participation. Conclusions Some social, cognitive and physical activities were selected to be developed by a socially assisted robot and the evaluation process used in this research methodology will be used to evaluate the results of the intervention with a robot in social assistive domains, developed in a European Project INTERREG (EUROAGE).
The relevance in the study of interaction between elderly and robots may depend on the choice of activities that robots can be developed to perform and the assessment of their impact and importance for older people. This research requires coordinated research between computer engineers and specialists in the humanities and social sciences. Being a recent research area, it is particularly relevant to carefully select the behavioural variables to be analyzed, the methodology adopted and the instruments that allow for a rigorous evaluation. Based on these assumptions, the present study aims to develop Innovative Initiatives for the Promotion of Active Aging in the EUROACE Region. The authors propose an appropriate methodology and instruments to evaluate the impact of the human-robot interaction in the promotion of a more active aging in a group of elderly in a nursing home. The analyzed variables focus on the involvement of the elderly in the activities, their capacity for initiative and to establish social interactions, indicators of well-being and a proactive attitude. The methodology of the study is mixed (qualitative and quantitative), organized as an exploratory case study. Data collection is based on naturalistic observation but variables are quantitatively assessed in a pre/post-test design. The research design identified the narratives of the elderly and the staff of the institution regarding the needs and interests of each elderly person, classified the participants according to the levels of prevailing social interactions, involvement and initiative in activities, considered important variables for an active ageing and, in this sense, demonstrated its adequacy to be used to evaluate the results of the intervention using social assistive robots.
Tendo como pano de fundo a problemática da integração de refugiados na sociedade portuguesa, o presente artigo pretende ser um contributo centrado numa descrição reflexiva sobre um caso único, evidenciando o percurso de acolhimento e integração de uma família de refugiados numa cidade do interior de Portugal. O número ainda inexpressivo de refugiados em território nacional tem contribuído para a ausência de estudos académicos e de reflexões sobre as vivências e as dificuldades sentidas no processo de acolhimento e de integração no território português. De acordo com os objetivos e o contexto de realização do estudo, optou-se por um desenho metodológico de uma investigação-ação colaborativa. Esta metodologia permitiu cumprir o duplo objetivo de nos permitir conhecer e caracterizar a realidade em análise e intervir no sentido de implementar o processo de integração de uma família de refugiados, recem chegados à cidade de Castelo Branco, durante um período temporal de 1 ano e 4 meses. Tivemos como guia alguns dos procedimentos identificados no eixo de atuação “Famílias” da responsabilidade da PAR, bem como o suporte concetual e operativo da mediação intercultural explicitada no enquadramento do artigo. A análise dos dados recolhidos permite-nos afirmar que foi possível iniciar um percurso que vai ao encontro de dimensões estruturantes do processo de integração social e, muito particularmente, do processo de inclusão escolar das 7 crianças da família em análise. Na descrição efetuada destacámos os aspetos mais positivos do percurso desta família em território nacional mas identificámos também constrangimentos e dificuldades. O delineamento da pesquisa revelou-se adequado às circunstâncias e aos objetivos do estudo, permitindo organizar dados, definir estratégias e implementar dinâmicas promotoras do processo de integração e, paralelamente, o desenvolvimento pessoal e/ou profissional dos intervenientes. Envolver a família no processo, ouvindo e considerando a sua “voz”, contribuiu para uma aprendizagem em ação e para a capacitação de todos os intervenientes, reforçando uma rede de articulação fundamental para dar resposta ao problema subjacente ao presente estudo.
This paper presents and discusses ethical issues related with the interaction of elderly people with robots while playing cognitive games. Four games were developed from classical nursing homes cognitive games, to incrementally increase its difficulty. The last one does include interaction with a robot. Several ethical issues were tackled to obtain a proper system with robots: those ethical issues were raised during the design phase and the interaction with the elders. As example of ethical issues tackled: beneficience - do not harm, and the deception and infantilisation of elderly. The games are based in objects with different shapes and colours to be positioned by the elder in pre-defined positions of a 3x3 arena, on the floor. The system then interacts with the elder given him/her the respective score, after performing image processing techniques to the image of the arena. The game with the robot consists to knock down objects in the arena, by pushing them outside the area using a car-like tele-operated robot, by the elders. The system was validated in two nursing homes, by performing experiments in the last months, and it is ethically proper.
Introdução Descoberto em 1911 por Frederick Forssman, a expressão do antigénio (Ag) Forssman (Fs) varia entre espécies, estando raramente presente nos eritrócitos humanos. Em 1987, três famílias inglesas sem qualquer relação entre si, foram identificadas com um fenótipo designado Apae que, mais tarde, foi classificado como o 31º grupo sanguíneo: FORS. Os anticorpos (Ac) anti-Fs têm ocorrência natural em humanos e podem ter implicações transfusionais e de transplante, uma vez que o Ag está presente na superfície de eritrócitos, fluídos corporais e órgãos. Objetivos O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência de Ab anti-Fs e esclarecer o seu impacto na medicina transfusional, classificando o tipo de imunoglobulina (Ig) envolvida. Materiais e Métodos Neste estudo foi utilizada a técnica standard de tubo para avaliar a presença de Ac anti-Fs em amostras de plasma de uma população de dadores Portugueses e classificar as imunoglobulinas envolvidas. Foi utilizada, para a realização de todas as experiências, uma suspensão de eritrócitos de ovelha a 3-5% com expressão positiva para Ag Fs. Resultados De um total de 11877 amostras, 117 (0,99%) apresentaram reações fracas (entre 0 e 1 numa escala de 0 a 4) quando em contacto com o Ag Fs presente na suspensão de eritrócitos de ovelha. Essas amostras foram posteriormente estudadas quanto à presença da mutação no gene GBGT1, responsável pela expressão da enzima Fs sintetase. Das 192 amostras estudadas (50 de cada grupo sanguíneo, à exceção do AB – o mais raro), para classificar o Ac envolvido, 52% revelaram ser apenas IgM, sendo as demais, uma mistura entre IgG e IgM. Conclusão Na população estudada, poucas amostras (<1%) apresentaram reação negativa contra os eritrócitos de ovelhas, confirmando a baixa prevalência deste grupo sanguíneo. Os padrões de reação das amostras são independentes do grupo sanguíneo ABO e do género. O Ac anti-Fs é principalmente, mas não exclusivamente, IgM.