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Tese de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico, 2001
Tese de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico, 2001
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Classe de Conjunto
O controlo de acessos a instalações é uma área da segurança electrónica em franca expansão, sendo cada vez mais procurada quer pela sua extraordinária eficácia, como sistema de segurança e de controlo, quer pela facilidade de uso e comodidade. A pensar nestes conceitos foi implementado o projecto apresentado neste relatório, Sistema de Controlo de Entrada de Viaturas (SCEV). Este tem como objectivo o controlo e a monitorização de uma portaria, sendo constituído por um módulo de software e outro de hardware. O módulo de software é realizado em C++ Builder5, o qual implementa um algoritmo de compressão de vídeo, tendo por base a norma H.264. O módulo de hardware permite a comunicação via rádio frequência entre os dois computadores e o controlo da cancela numa portaria. O protocolo de comunicação utilizado foi RS232.
DMX-Light Control efectua o controlo de sistemas de luzes que funcionam segundo o protocolo DMX512, através de rádio frequência. Este sistema foi concebido para funcionar em salas de espectáculo, concertos ao vivo, ou qualquer outro tipo de evento relacionado. O sistema permite o controlo por meio de uma mesa, bem como via PC através de um software desenvolvido em LabVIEW. A interface entre o computador e o módulo emissor é feito através da porta USB.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
The central theme of the paper is to contribute to the discussion on the relevance of sustainable electric mobility as a beneficial element for tourism activities developed in protected areas. The topic is not recent, but the development of electromobilityhas increased interest and research, with a strong focus on urban areas, but also more and moreon natural areas.The aim is to determine if there is a potential field of electric mobility intervention, with benefit for tourism activities, in protected areas. For this, we called upon theliterature review and comparison with the case of a nature reserve located in Portugal. On the one hand, the investigation procedure focused on the analysis of the virtues and conflicts identified in the literature, along with the contextualization of sustainable mobility in natural areas. On the other hand, we tried to understand how these virtues and conflicts fit the case study, the Serra da Malcata Nature Reserve, in Portugal, as part of the development of an INTERREG project.It can be concluded, although no more substantial project indicators are available, that there is a possibility of overcoming existing conflicts, seeking to maximize the virtues and that it may have an impact not only on tourism activities but on the socioeconomic territory itself.
This paper approaches the permanent struggle that less favoured regions must deal with regarding economic opportunities, job creation, income and regional production increase. Since an increased demand for nature and protected areas is taking place in a more and more urban society, some innovation potential is emerging. The study we have developed is focused on sustainable tourism practices in a specific natural area (Malcata Mountain Reserve), using electric mobility, which is known for its zero emission, no polluting and noise-free travelling. The broader study is carried out under the Interreg Funding Program in the Moveletur Project. Our aims are to promote a model of sustainable and clean tourism for visitors of natural areas, to create a network of green tourism itineraries connecting sites of natural and/or cultural value using electric vehicles and to empower tourism sector entrepreneurs with a new added-value service for their activity. Joint work with other natural areas is required to increase results. After the project is finished (by the end of 2018) there will be an improved knowledge about natural and cultural values that natural areas hold and that can be used for visitors’ enjoyment. There will be a more respectful way of ‘doing tourism’ in natural areas and hopefully it will address employment creation and improved territorial competitiveness. Finally, tourism experiences will have more quality and the project will promote smart villages’ further development by using technological components.
The authors would like to acknowledge EP INTERREG V A España-Portugal Program (POCTEP) for financing MOVELETUR project.
A Agência para Avaliação e Acreditação da Qualidade no Ensino Superior em Portugal, assim como a Lei da Qualidade no Ensino Superior, foram publicadas em 2007. Foi solicitado a cada Instituição de Ensino Superior (IES) a conceção de um sistema de avaliação da qualidade ajustado à sua dimensão e funcionamento, compatível com a política da qualidade existente e estratégia definida. Este trabalho apresenta a conceção do Sistema Interno de Gestão da Qualidade no Percurso Formativo definido para o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste sentido são abordadas as várias fases de desenvolvimento do sistema e que consiste no desenvolvimento progressivos dos vários subprocessos identificados: Unidade Curricular; Curso; Unidade Técnico Científica; Unidade Orgânica; Instituição. A estes subprocessos estão associados os referenciais definidos, considerando-se os European Standard and Guidelines, e a lógica organizacional existente.
O período que vivem atualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) é considerado por todos os agentes envolvidos como um período de mudança, uma vez que se assiste a grandes alterações, quer na cultura de ensino, quer na cultura de aprendizagem. Neste sentido, não é possível deixar de refletir sobre estas transformações, tendo como pano de fundo a promoção de um nível adequado de exigência académica que deve ser uma característica das IES. A elaboração e divulgação de um relatório anual de concretização do Processo de Bolonha que, para além da exigência legal, e face às transformações verificadas no ensino superior resultantes do Processo de Bolonha, pretende mostrar o que tem sido desenvolvido pelas IES e especificamente pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) para garantir uma formação orientada para o desenvolvimento das competências específicas e transversais, para as medidas de apoio à promoção do sucesso escolar e para as medidas de estímulo à inserção na vida ativa dos estudantes e podem ser consultados em www.bolonha.ipcb.pt
O presente artigo expõe os dados relacionados com a metodologia seguida pelo IPCB para acompanhar a implementação do Processo de Bolonha na Instituição, assim como os indicadores utilizados para a realização do relatório anual. São apresentadas as estratégias adotadas por cada Unidade Orgânica para a transição entre planos curriculares, nomeadamente a metodologia para adoção de ECTS e para adaptação aos novos ciclos de estudos. Aborda-se ainda a estratégia centralizada de acompanhamento do Processo e de planificação de iniciativas que envolvem todas as Unidades Orgânicas. Posteriormente é apresentada a evolução sentida em diversas matérias como as mudanças pedagógicas, a evolução das componentes de trabalho, a adoção de medidas para a promoção do sucesso escolar, a aquisição de competências transversais e o contributo da Instituição na inserção dos diplomados na vida ativa. De todas as medidas adotadas e iniciativas promovidas, apresenta-se como fundamental a continuidade de uma estratégia institucional vocacionada para o incentivo à mudança, nomeadamente a plena adoção de um modelo de ensino e aprendizagem ativo e efetivamente centrado no estudante. Apresentam-se as iniciativas ainda em andamento para que se garanta a efetiva implementação do Processo de Bolonha no IPCB, considerando toda a sua abrangência e a necessidade de concertar esforços para a dinamização de iniciativas pedagógicas que estimulem a iniciativa e criatividade dos estudantes.
A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
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The implementation of the Bologna process in higher education leads to rethinking the teaching-learning assumptions. Higher education today is focused on curricula, teaching-learning processes, subjects and course programmes attending to European credits system, teachers’ qualification and training, academic success and scholar results, performance standards, assessment of institutions, assessment of skills (and not merely knowledge). In 2010 a project (Construction of Learning | ConstAp) was developed in the Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal. The main goal was to motivate the adoption of changes concerning classroom methodologies and students’ autonomous workload guidance in the scope of the Bologna process implementation. This paper presents a proposal of pedagogical intervention to deal with the mentioned objectives, a project applied in a specific tourism course. The paper presents the first results collected regarding the project’s implementation and seeks to impart a methodology that can be applied to similar courses.