Search results

51 records were found.

Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados
Contém: 32 peças : color., madeira, castanho, bege
Vol. 2: Geometria, trigonometria, probabilidade, estatística
Manuais escolares
20 peças de encaixe
Manuais escolares
Manuais escolares
Contém: vol. 1 : Língua portuguesa
Contém: vol. 1 : Língua portuguesa
Contém: vol. 1 : Língua portuguesa
Contém: vol. 1 : Língua portuguesa
Dissertação
Dissertação
Dissertação
Dissertação
Contém: vol. 1 : Guia do professor
Contém: vol. 1 : Manual + guia do professor
O crescente interesse na compreensão e na gestão da interface trabalho-família provém das já demonstradas consequências do conflito trabalho-família no bem estar profissional e pessoal e no desempenho dos papéis de trabalho e de família. A participação das mulheres na força de trabalho levou a que as mulheres combinem as responsabilidades familiares e profissionais. A combinação do papel de trabalho e do papel de família poderá levar ao conflito trabalho-família. A investigação realizada centra-se na forma como os indivíduos manipulam as exigências do trabalho e da família na tentativa de criar modelos de relacionamento e de actividades que sejam geríveis. Actualmente, as preocupações dos investigadores vão mais longe e procuram, também, encontrar soluções no local de trabalho que facilitem a conciliação entre o trabalho e a família. O objectivo deste estudo é o de verificar a existência e as diferenças na percepção do conflito trabalho-famíllia entre homens e mulheres. Os dados foram obtidos através de entrevistas a 33 trabalhadores de uma empresa de produtos lácteos.
Dado que o trabalho e a família se influenciam mutuamente, é fundamental conhecermos as ligações que existem entre os papéis de trabalho e de família, uma vez que têm grandes implicações para as organizações e para os indivíduos. Conhecendo-se o mecanismo segundo o qual o trabalho e a família se afectam mutuamente ajudará os trabalhadores e os seus empregadores a encontrar formas para reduzir o conflito trabalho-família. A partir destas experiências e informações os Gestores de Recursos Humanos, os educadores e investigadores da gestão, da sociologia, do comportamento organizacional, entre outros, poderão usar estes conhecimentos para definirem políticas e programas que promovam uma melhor qualidade de vida dos seus trabalhadores. Com este estudo pretendeu-se explorar, discutir e desenvolver questões relativas à gestão e ao género. Os dados foram obtidos através de entrevistas a trabalhadores de uma empresa de produtos lácteos. Os resultados demonstram que o conflito trabalho-família prevalece sobre o conflito família-trabalho. Existem diferenças de género quanto à percepção do conflito trabalho-família.
1º vol. : Teoria - acetatos. - [105] f
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
O Espírito Empresarial é hoje considerado um dos principais motores de inovação, competitividade e crescimento da economia. Este artigo surge na sequência de uma investigação, cujo objectivo foi conhecer a realidade subjacente ao empreendedorismo da Região da Beira Interior, inserido no quadro da prestação de serviços para a Espaço e Desenvolvimento, Lda. No âmbito do Projecto BI Inova. Dada a cada vez maior escassez de emprego, é fundamental que os jovens criem o seu próprio posto de trabalho ou dinamizem as suas competências enquanto trabalhadores por conta de outrem. Do estudo realizado resultaram quatro áreas estratégicas que deverão estar implícitas nas medidas a adoptar para a promoção do espírito empresarial nesta Região.
Population aging is widely recognized and investigated in the literature. However, despite knowledge and progress made, older workers continue to face several challenges in the labour market, related to age-based stereotypes and discrimination. This research intends to demystify these stigmas by analysing the self-attributed competencies held by these workers. To achieve this, we conducted an exploratory study, using a questionnaire addressed to the Portuguese population, active in the labour market, answered by 606 subjects. Data were analysed using statistical descriptive and frequency analyses and ANOVA’s. The results showed that older workers held the competencies most valued by employers, mentioned in recent studies. Significant differences were identified in the competencies when compared by sex, age, academic degree, enterprise size and sector and younger workers. The results suggest intervention clues that can contribute to breaking stereotypes and promoting an improvement in human resources management policies, thus increasing both the recruitment and selection and training and development practices of older workers, and contributing to their maintenance in the labour market as well as their input to national organizations and economies. It contributes to the literature by challenging age discrimination and by promoting knowledge of the main competencies held by older workers.
A presente investigação incide na utilização de estratégias variadas e do conhecimento de estilos de aprendizagem, no Ensino Especializado da Música, em regime presencial e à distância. A problemática que se pretende estudar parte das difculdades de aquisição da leitura rítmica verifcadas em contexto de sala de aula, tendo, deste modo, se recorrido a uma investigação-ação. Em primeiro lugar, questionou-se se o estilo de aprendizagem individual potencia o surgimento de entraves ao desenvolvimento da competência de leitura rítmica e de que forma a implementa-ção de estratégias de ensino-aprendizagem poderão ser um recurso para colmatar estas difculda-des. Utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados: refexões da prática pedagógica, inquéritos por questionário, testes de estilo de aprendizagem, e avaliações orais antes e após a implementação das estratégias selecionadas. As estratégias adotadas conduziram a um desenvolvimento profícuo das capacidades de leitura rítmica dos alunos da amostra em estudo, sendo estas capacidades condicionadas pelos estilos de aprendizagem individuais.
O presente relatório de estágio, intitulado “Um olhar sobre a leitura rítmica: Estratégias de ensino-aprendizagem”, foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto. Esta prática teve lugar nas turmas de Coro, ao nível da iniciação, e do terceiro grau de Formação Musical, em regime articulado, na Academia d’Artes de Cinfães ao longo do ano letivo 2020/2021. Como projeto de Ensino Artístico foi desenvolvida e integrada no presente relatório uma investigaçãoação. As duas partes deste relatório focam-se em diferentes contextos. A primeira concentra-se no contexto da escola e na prática de ensino supervisionada, onde se disponibilizam as caracterizações do meio em questão, bem como as planificações e reflexões desta prática. A segunda parte apresenta a investigação-ação desenvolvida com a temática “Um olhar sobre a leitura rítmica: estratégias de ensino-aprendizagem” e as seguintes questões de investigação: Como colmatar dificuldades de aquisição da leitura rítmica através da implementação de estratégias de ensino-aprendizagem, num grupo de alunos da turma de Formação Musical do terceiro grau da Academia d’Artes de Cinfães?; O estilo de aprendizagem individual potencia a existência de dificuldades no desenvolvimento da competência de leitura rítmica?. Tendo como objetivo responder às questões de investigação identificadas anteriormente, foram implementadas estratégias de ensino-aprendizagem recorrendo à bibliografia de pedagogos como: Dalcroze, Kodály, Orff, Willems, Suzuki, Wuytack, Swanwick e Gordon. De entre essas estratégias é possível destacar o movimento, a criação, a associação verbal e a imitação, e, por fim, foi também realizada a caracterização dos alunos quanto ao seu estilo de aprendizagem individual. Em relação à investigação, esta centrou-se na análise do resultado da implementação destas estratégias num grupo de alunos da turma do terceiro grau da Academia d’Artes de Cinfães, propositadamente selecionados de acordo com as dificuldades verificadas em contexto de sala de aula. Necessitou-se, para tal, de efetuar a caracterização da amostra, realizar a planificação e desenvolver a prática pedagógica, recolher, analisar os dados e refletir com o intuito de construir os resultados finais. Para tal, recorreu-se aos seguintes instrumentos de investigação: reflexões da prática pedagógica; inquéritos por questionário; testes de estilo de aprendizagem; e avaliações orais antes e após a implementação das estratégias selecionadas. Por fim, as estratégias adotadas conduziram a um desenvolvimento profícuo das capacidades de leitura rítmica dos alunos do grupo de apoio em Formação Musical, sendo estas capacidades condicionadas pelos estilos de aprendizagem individuais.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Área de Especialização em Piano
Dissertação apresentada à Universidade do Minho com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos
Tese especialmente elaborada para obtenção do grau de Doutor em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos apresentada ao Instituto Universitário de Lisboa
O envelhecimento determina a necessidade de intervenções no âmbito da promoção da saúde. Com o avançar da idade, a deterioração estrutural e funcional ocorre na maioria dos sistemas fisiológicos, mesmo na ausência de doença. Alterações do equilíbrio, mobilidade limitada e medo de quedas são frequentemente mencionados como principais factores de risco de quedas, contribuindo para o risco de fracturas, admissões hospitalares, requisição de cuidadores, institucionalização e até morte. A evidência sugere que a actividade física regular traz benefícios substanciais à saúde dos idosos. Materiais e Métodos Estudo comparativo e longitudinal. Amostra de conveniência, constituída por 25 indivíduos, residentes na comunidade. Os sujeitos foram incluídos num dos grupos em estudo (protocolo de classe de movimento no solo - 9 indivíduos; protocolo de hidroterapia – 16 indivíduos). Foi aplicado previamente o MMSE, para avaliar a ausência de défice cognitivo nos adultos idosos. A média de idades dos participantes foi de 69,08 (±7,16) anos e o IMC de 28,56 (±3,49). Os instrumentos utilizados foram a Escala de Equilíbrio de Berg, a Falls Efficacy Scale, o Timed Up Test and Go, o SF-12-V2. A recolha de dados foi realizada no início e final da intervenção, que se realizou durante 4 semanas. Resultados Os grupos em estudo não apresentavam diferenças significativas antes da intervenção, com excepção da dimensão mental do SF-12-V2. Ambos os grupos revelaram melhorias significativas na dimensão física do SF-12-V2, no equilíbrio, no risco de quedas e na mobilidade. Na comparação entre grupos o grupo que realizou exercícios no solo apresenta maiores ganhos no equilíbrio e no risco de quedas, com diferenças estatisticamente significativas relativamente ao grupo que realizou hidroterapia. Conclusão A realização de um protocolo de exercícios no solo mostrou-se mais efectivo para o equilíbrio e o risco de quedas.
Dissertação apresentada à Universidade do Minho com vista à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Recursos humanos
Num futuro próximo o envelhecimento demográfico terá consequências relativas quer na população em geral, quer na composição da população ativa e na escassez de algumas competências. O objetivo geral desta investigação visa compreender quais as práticas de GRH que contribuem para a retenção dos trabalhadores de diferentes idades. Com base nestas premissas, realizámos três estudos com o objetivo de (1) perceber se e como os Gestores de RH consideram a questão da idade no desenvolvimento de práticas de GRH. Neste sentido, entrevistámos 14 gestores de RH de pequenas, médias e grandes empresas e realizámos uma análise qualitativa; (2) analisar a relação entre as práticas de GRH e as intenções de reforma. Para tal, aplicámos um questionário online a 402 trabalhadores de várias empresas; (3) analisar bundles de GRH em vez de práticas isoladas de GRH, salientando assim a importância da coerência do sistema de GRH como um todo. A amostra foi a mesma do estudo anterior. O não-alinhamento entre as práticas efetivas nas organizações e as práticas que os trabalhadores consideram importantes, parece tornar evidente que ainda há muito trabalho a ser feito nesta área, salientando a importância do desenvolvimento de práticas adequadas às necessidades e desejos dos trabalhadores. Entendemos que o nosso estudo pode ser um ponto de partida para a investigação sobre os possíveis fatores de apoio envolvidos na questão da idade, uma vez que existe uma relação entre a perceção das práticas de GRH e a intenção de reforma.