Search results

22 records were found.

D. Sebastião na literatura belga : perspectiva crítica das relações história-mito
José Jorge Letria tem uma obra multifacetada, percorrida pela recuperação da infância, a relação da escrita com outras artes, a relação com a ciência, entre outros “diálogos” que nela são incorporados. Neste artigo, salienta-se a presença do valor da liberdade, do amor e da relação afectiva com o país onde o poeta nasceu (Portugal), através de exemplos de algumas das suas obras.
A obra de Matilde Rosa Araújo, abrangendo vários géneros literários, transmite sempre uma oscilação entre felicidade e melancolia que neste artigo metaforicamente designamos de “Luz” e “Sombra”. Percorrendo três obras distanciadas entre si no tempo de criação, O Palhaço Verde, As Fadas Verdes e O Capuchinho Cinzento, este artigo ilustra essa dicotomia na produção literária desta autora.
Os contos tradicionais têm inspirado fortemente os autores contemporâneos, tanto em produções cujo destinatário é preferencialmente o leitor criança como o leitor adulto. Nos livros de Ana Saldanha, da colecção “Era Uma Vez… Outra Vez” retomam-se situações paradigmáticas de alguns dos mais conhecidos contos tradicionais. A autora cria contextos e personagens da época contemporânea, que reflectem problemas idênticos aos que surgem nas versões de contos que conhecemos há mais de 300 anos (ainda que os conflitos concretos sejam outros), mas que continuam a fazer parte da sociedade actual e do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes do séc. XXI. O desenlace das situações foge ao estereótipo e à ideia falsa de que nestes contos há sempre um final feliz, algo que a tradição mais recente nos habituou a esperar. Nos contos de Ana Saldanha, são sobretudo os finais inesperados das histórias que possibilitam o desenvolvimento do espírito crítico dos jovens leitores.
Este artigo aborda o conceito de fragmento a propósito das crónicas jornalísticas. Analisa em particular a colectânea de crónicas de Alice Vieira Bica Escalada, publicada em 2004, e problematiza o estatuto fragmentário ou não destas crónicas, quando republicadas numa colectânea. A intertextualidade entre estes e a obra ficcional de Alice Vieira contribui também para uma rede de relações subjectivas e memoriais complexas.
Neste artigo abordam-se textos de José Régio de vários géneros literários, onde se manifesta a presença da uma cultura ancestral cujas origens e vivências se perdem no tempo e que Régio absorve, reacende e reconverte filosoficamente. Problematiza-se esta dimensão da sua obra na relação que se estabelece, por um lado, com a valorização da cultura popular e rural pelo Estado Novo e, por outro lado, numa perspectiva diferente, com a valorização feita pelo movimento Neo-Realista. Sem ignorar a vertente política e ideológica, o que se destaca, no entanto, em Régio, é o recurso a estas referências culturais por razões simbólicas de carácter existencial e afectivo.
Neste capítulo, apresentamos uma proposta didática, para o domínio da Educação Literária, desenvolvida com crianças do 3.º ano do ensino básico. Os objetivos subjacentes a esta proposta didática eram desenvolver nas crianças o gosto pelo livro de literatura para a infância e pela leitura; estimular a imaginação, a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito crítico das crianças e promover uma relação de afeto, de prazer entre as crianças e o livro literário. Esta proposta didática teve como pano de fundo o Modelo de Leitura centrado na Literatura. Ao longo da nossa ação, recolhemos dados através da observação participante, das notas de campo e dos registos fotográficos. Estes dados permitem-nos refletir e afirmar que as crianças se envolveram afetivamente na leitura das obras, ampliaram a sua competência de leitura, desenvolveram a sua compreensão leitora e o seu espírito crítico e alargaram as suas mundividências.
Neste capítulo, aborda-se a obra de José Jorge Letria, destacando várias isotopias que percorrem os seus textos para crianças, sejam eles narrativas ou poesias. O sujeito de escrita identifica-se muitas vezes com o valor da liberdade, com momentos simbólicos do percurso histórico de Portugal e com o amor nas suas mais diversas manifestações de afeto. A primeira dimensão referida destaca-se em vários textos, que ilustram que o percurso da existência humana só faz sentido se for orientado pelo pensamento, pela consciência ligados à liberdade; a segunda destaca-se pela identificação do sujeito e/ ou do próprio país com diversas figuras simbólicas, sobretudo o marinheiro e o poeta; a terceira destaca-se pela geografia sentimental, que se traduz no apego a espaços, às figuras do pai, da mãe e de animais que acolhem e retribuem o afeto do sujeito.
Partiendo de un encuadre teórico interdisciplinar de estudios culturales, literatura infantil y pedagogia crítica, proponemos un análisis de las representaciones culturales del "otro" en cuatro obras de ficción recomendadas por el Plan Nacional de Lectura Português (PNL), para 4.º y 5.º de educación primaria. El Plan Nacional de Lectura es entendido como una estrategia de "identidad nacional" mediante la lectura y una manifestación de la cultura como proceso dinámico de construcción de sentidos. Esta construcción de sentidos es abordada, en esta comunicación, desde un punto de vista intercultural. Fernando Savater, cuando defiende que "educar es universalizar" (1997), destaca fuertemente esta dimensión de la educación.El análisis de cuatro obras de ficción del PLN tine como objectivo estudiar cómo se puede promover la educación intercultural mediante una llamada de atención a los jóvenes lectores para que comprendan la construcción de sentidos y relaciones de poder. Estas obras, todas publicadas o reeditadas después del año 2000, son: Ynari, a menina das cinco tranças, de Ondjaki, escritor angolano; A viagem de Djuku, de Alain Corbel, escritor francés que vive en Portugal; Uma questão de cor, de Ana Saldanha; y Uma aventura nas ilhas de Cabo Verde, de Isabel Alçada y Ana Maria Magalhães, escritoras portuguesas.
El estudio que aquí presentamos se centra en la línea temática de LIJ y de género. Por ello analizamos algunos ejemplares de la colección CHERUB, del escritor inglés Robert Muchamore, publicada en Portugal por “Porto Editora” y en España por "Publicaciones y Ediciones Salamandra". Esta colección de literatura juvenil, que comenzó a ser publicada en el Reino Unido en 2004, ha vendido más de 1 millón de libros en todo el mundo. Las historias de la colección se desarrollan en varias épocas de la historia. Así, la primera serie se lleva a cabo durante la segunda guerra mundial y la segunda en el momento actual. El Día del Águila, por ejemplo, se encuadra en el complejo contexto político de la España de los años 40 del siglo XX. CHERUB es una organización secreta que integra el Servicio Secreto Británico. Los personajes de esta colección son jóvenes, chicos y chicas, que forman parte de esta organización y que dedican su vida a luchar por la justicia. Las chicas de la organización secreta CHERUB viven en la frontera entre la marginalidad social y la ambición por un ideal más grande, de bien, de equidad, de ayuda al otro; intentan, en definitiva, contribuir para crear una sociedad más justa. Sus comportamientos están marcados por la lealtad y el valor, pero también por la liberalización de costumbres en lo que atañe al cuerpo y al sexo. En este estudio vamos a intentar comprender quiénes son estas chicas; qué papel juegan en la organización CHERUB; qué relaciones establecen con los chicos; cómo son tratadas por los chicos y los adultos responsables de la organización. ¿Son ellas las verdaderas protagonistas o ceden esta función principal a los chicos? Mostraremos, entre otros aspectos, que las chicas CHERUB son verdaderas figuras femeninas que protegen su puesto dentro de la organización, lo que nos lleva a interrogarnos tanto acerca del papel de los jóvenes, en especial de las chicas, en la sociedad actual, como de los valores sociales y las relaciones interpersonales a preservar o cuestionar.
Este artigo aborda o problema da motivação para a leitura, especialmente no caso dos rapazes com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Algumas investigações evidenciam que os rapazes leem menos do que as raparigas porque eles não estão intrinsecamente motivados e não lhes é proporcionado o acesso ao tipo de livros que poderão gostar. Apresentamos, aqui, parte de um Projeto Europeu, Boys Reading, como um bom exemplo da possibilidade de conquistar leitores relutantes para os livros. Na verdade, se os rapazes estiverem verdadeiramente motivados e contactarem com textos que apreciem, as suas atitudes mudam e podem tornar-se leitores. São apresentados dois estudos de caso desenvolvidos em duas escolas diferentes em Portugal, com algumas evidências de que é possível transformar leitores relutantes em leitores ávidos.
Le défi qui nous est posé dans ce texte concerne l’histoire, la mémoire d’un peuple et la façon dont cette communauté transmet aux plus jeunes la narrative, la gesta qui se constituent comme le pilier d’une nation. On fait l’approche de plusieurs textes de littérature pour enfants et pour la jeuneusse où se presentent quelques moments historiques signifiants de l’Histoire du Portugal, en faisant attention en particulier à trois de ces moments historiques: La Fondation de la Nation (Siècle XII); La Période des Grandes Découvertes, des voyages maritimes des Portugais (Siècles XV et XVI; la Naissance de la République (Siécle XX).
Dans ce chapître on présente une réflexion sur le rôle de la littérature de jeunesse dans la construction des modèles et des contre-modèles féminins et masculins, en fonction des différents contextes sociaux, culturels, historiques, politiques et/ou idéologiques. Au Portugal, la période entre 1910-1950 nous présente un contexte politique et social spécifique, ouvrant le chemin à une évolution qui n’est pas tout à fait positive. Du début de la République (en 1910) à la consolidation d’une dictature dans les décennies suivantes, on s’éloigne d’une littérature innovatrice, avec des propos d’éducation civique, en favorisant même une égalité filles/ garçons. Les femmes écrivains auxquelles nous faisons référence dans cette étude sont Ana de Castro Osório, Virgínia de Castro e Almeida et Maria Lamas. Elles révèlent inévitablement des marques de leur époque, mais cela n’invalide pas la visibilité qu’elles ont donnée dans la littérature à beaucoup de questions idéologiques à caractère social et particulièrement aux questions de genre.
Digital culture is impacting heavily on young people’s lives, be it through their own attachment to social media through mobile devices, or the new Covid-19 demands on distance online education. Maryanne Wolf in Reader, Come Home (2018) argues through her cognitive neuroscien tific studies on reading, that the mind of readers is changing given the media they are constantly using (mobile phones, computers). One of the issues Wolf debates is the loss of deep detailed modes of reading comprehension or the willingness of today’s (young) readers to engage with complex sentences or longer texts. She claims, however, that really good reading is close reading, a form of reading that requires intellectual effort from the reader involving the intellectual skills of reasoning, thinking and understanding (Wolf, 2018). How can this be promoted in the digital age? This is the aim of a European Erasmus+ funded project the authors are involved in called e-Mysteries: Detective Stories to Engage Students in Close Reading with the Use of Mobile Devices (short name: e-Mysteries). New forms of reading, such as those being developed by the e-Mysteries project, create opportunities for the participatory empathetic, critical, and analytical engagement of students with what they read as well as with individual and collaborative writing in a modern flux of consumer-producer.
O presente artigo debruça-se sobre a forma como os contos tradicionais de animais de diferentes países lusófonos podem contribuir para a aquisição de aprendizagens interculturais em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais objetivos deste estudo são: promover a sensibilidade à diversidade cultural em alunos do 1.º CEB através de contos tradicionais; descrever a influência dos contos de animais dos países lusófonos em aprendizagens interculturais destes alunos; analisar a importância dos contos de animais para a motivação na aprendizagem; desenvolver atitudes de respeito pelo Outro; desenvolver atitudes de respeito pelo meio ambiente. Os contos tradicionais alimentam a imaginação dos leitores e abrem espaços simbólicos para que estes se possam compreender a si mesmos e ao mundo que os rodeia. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática e à reflexão, identificando problemas e planeando estratégias para os ultrapassar.
O estudo que agora se apresenta (2014)resultou de um projeto do CEPLI - Centro de Estudios para la Promoción de la Lectura – da Universidade de Castilla-La Mancha, que incluiu um levantamento de dados sobre os hábitos de leitura dos estudantes do ensino superior em Espanha e Portugal. A colaboração entre professores da Universidade de Castilla-La Mancha e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi determinante para ser possível concretizar o projeto. No entanto, nesta publicação apenas se analisam os resultados relativos à população portuguesa da amostra.
Neste artigo discute-se o problema da leitura e da formação de leitores no ensino superior, no Brasil e em Portugal, sendo nosso objetivo perceber se estes estudantes são ainda leitores em construção. A metodologia para a discussão centrou-se nas investigações em torno da formação leitora desses estudantes, o que permitiu chegar a algumas conclusões afins: são fundamentais estudos de maior dimensão nessas áreas; é basilar que todos os docentes do ensino superior tomem consciência das dificuldades desses alunos na leitura/escrita/literacias académicas e que nas suas disciplinas possam dar um contributo para colmatar esses problemas; os alunos do ensino superior são ainda leitores em construção.
El objetivo de este artículo es presentar los resultados del análisis de un conjunto de libros de texto con la finalidad de averiguar si las imágenes en ellos contenidas promueven los principios de igualdad y equidad de género. La muestra tomada para el estudio se compone de un total de seis manuales del curso escolar 2010/2011, tres de Michoacán, México, y tres de Castelo Branco, Portugal, correspondientes a las asignaturas de ciencias, lengua y geografía. Se utilizaron estratégias metodológicas mixtas, debido a que el empleo de métodos de corte cuantitativo y de corte cualitativo nos ofrece la posibilidad de elaborar un análisis que, además de contrastar los datos obtenidos, profundiza sobre la temática abordada. Los resultados obtenidos indican que los y las adolescentes no disponen, en los manuales examinados, de referentes suficientes que les permitan romper/ deconstruir los estereotipos de género tradicionalmente atribuidos a uno y otro sexo. Tanto las ilustraciones como el contenido de las mismas muestran mayoritariamente a mujeres desempeñando papeles psicosociales relacionados con el cuidado de los otros/as, mientras que los hombres aparecen casi siempre realizando trabajos remunerados y de prestigio (científicos, gobernantes). En las conclusiones de este artículo se cuestiona la presencia del sexismo en los libros de texto, con la intención de incorporar la perspectiva de género a los manuales didácticos, lo que permitiría transmitir al alumnado patrones de comportamiento y modelos que se ajusten a una realidad social regida por la igualdad y la justicia.
El objetivo de este artículo es presentar los resultados del análisis de un conjunto de libros de texto con la finalidad de averiguar si las imágenes en ellos contenidas promueven los principios de igualdad y equidad de género. La muestra tomada para el estudio se compone de un total de seis manuales del curso escolar 2010/2011, tres de Michoacán, México, y tres de Castelo Branco, Portugal, correspondientes a las asignaturas de ciencias, lengua y geografía. Se utilizaron estratégias metodológicas mixtas, debido a que el empleo de métodos de corte cuantitativo y de corte cualitativo nos ofrece la posibilidad de elaborar un análisis que, además de contrastar los datos obtenidos, profundiza sobre la temática abordada. Los resultados obtenidos indican que los y las adolescentes no disponen, en los manuales examinados, de referentes suficientes que les permitan romper/ deconstruir los estereotipos de género tradicionalmente atribuidos a uno y otro sexo. Tanto las ilustraciones como el contenido de las mismas muestran mayoritariamente a mujeres desempeñando papeles psicosociales relacionados con el cuidado de los otros/as, mientras que los hombres aparecen casi siempre realizando trabajos remunerados y de prestigio (científicos, gobernantes). En las conclusiones de este artículo se cuestiona la presencia del sexismo en los libros de texto, con la intención de incorporar la perspectiva de género a los manuales didácticos, lo que permitiría transmitir al alumnado patrones de comportamiento y modelos que se ajusten a una realidad social regida por la igualdad y la justicia.
O projecto de trabalho que apresentamos tenta dar resposta a alguns dos principais objectivos do Plano Nacional de Leitura, centrando-se na intervenção em contextos não formais com crianças com necessidades educativas especiais. Tendo como base a investigação das últimas décadas sobre o desenvolvimento da literacia junto desta população e, muito particularmente, a metodologia para a aprendizagem da leitura em crianças com Sindroma de Down de Troncoso e del Cerro (2004), uma equipa interdisciplinar de professores da ESECB dinamizou, durante três anos, um Clube/ Ateliê de Leitura com crianças e adolescentes com défice cognitivo. Nesta comunicação pretendemos dar conta da organização das sessões, dos critérios subjacentes à escolha das estratégias e dos materiais utilizados, mas também à selecção dos livros que fomos explorando ao longo deste projecto. Os registos efectuados, bem como a sua posterior análise, permitiram aferir as aprendizagens e as dificuldades de cada criança envolvida. A riqueza das interacções construídas no decurso dos três anos permitiu operacionalizar o carácter interdisciplinar do projecto, experimentar e ampliar metodologias de trabalho e conceber materiais adequados aos nossos objectivos.
O projecto de trabalho que apresentamos tenta dar resposta a alguns dos principais objectivos do Plano Nacional de Leitura, centrando-se na intervenção em contextos não formais com crianças com necessidades educativas especiais. Tendo como base a investigação das últimas décadas sobre o desenvolvimento da literacia junto desta população e, muito particularmente, a metodologia para a aprendizagem da leitura em crianças com Sindroma de Down de Troncoso e del Cerro (2004), uma equipa interdisciplinar de professores da ESECB dinamizou, durante três anos, um Clube/ Ateliê de Leitura com crianças e adolescentes com défice cognitivo. Nesta comunicação pretendemos dar conta da organização das sessões, dos critérios subjacentes à escolha das estratégias e dos materiais utilizados, mas também à selecção dos livros que fomos explorando ao longo deste projecto. Os registos efectuados, bem como a sua posterior análise, permitiram aferir as aprendizagens e as dificuldades de cada criança envolvida. A riqueza das interacções construídas no decurso dos três anos permitiu operacionalizar o carácter interdisciplinar do projecto, experimentar e ampliar metodologias de trabalho e conceber materiais adequados aos nossos objectivos.