Search results

18 records were found.

A perspectiva cultural de ciência assenta no pressuposto de que a ciência é uma valiosa componente da cultura humana. Ter em conta a cultura científica exige empenho na construção de uma cidadania de responsabilidade. A Escola, no sentido de Educação, que proporciona uma aprendizagem da cultura científica constitui-se, deste modo, um elemento importante na sociedade actual como construtora de cidadania. Quer-se, assim, evidenciar que a apropriação social da cultura científica, na Escola, se torna numa componente que, integrada no movimento CTS, encontra obstáculos, mas também suscita um desafio, no mundo actual.
Actual perspectives of the History and Philosophy of Science (HPS) abandon positivists views and bring into relief a more humanized idea of science which is socially and culturally involved. The main difficulty when transposing the post-positivist ideas from the scope of HPS to science education centers on the lack of a proper education of the teachers (Matthews, 1994). The hypothesis of this study was that it is possible to design a teacher education program (TEP) based on HPS in order to improve the teaching of scientific topics. A TEP was developed following three interrelated phases: a naturalistic study was conducted throughout the teaching of a selected scientific topic by each of the participating teachers (two Geology teachers and two Chemistry teachers with the topics Continental Drift and Mass Conservation); a structured TEP based on each of the scientific topics which were considered to be epistemologically relevant and, in the third phase, teaching practices were implemented-and-evaluated which resulted from the education in HPS, acquired by the teachers as they carried out the necessary didactics transpositions on the selected topic. The instrument of teaching practices analysis considered the following categories: Scientific Methodology, Dynamics of Scientific Knowledge Construction, Human and Social Face of Science. Globally, the results suggests that the proposed model of teacher education is more in line with science education goals. After the TEP the images transmitted by the teachers can be considered closer to the framework of HPS.
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os contextos de investigação (e.g. ensino e aprendizagem, formação de professores) nos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certos contextos de investigação (e níveis de ensino) que predominam independentemente do tipo de orientação da investigação.
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com as áreas disciplinares de referência (e.g. física, biologia, psicologia, filosofia) nos artigos mais citados publicados nas revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certas disciplinas científicas que predominam (dependendo do tipo orientação da investigação) e há certas disciplinas não científicas que predominam independentemente da orientação da investigação.
O estudo identifica as orientações (para a teoria, pratica ou politicas) da investigação em Educação em Ciência numa amostra representativa dos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados apontam para a predominância da investigação orientada para a teoria.
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os tipos de investigação (empírica, teórica, revisão ou posição) nos artigos mais citados publicados em três das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que estudos empíricos são dominantes tanto na investigação orientada para a teoria como na investigação orientada para a pratica.
No sentido de uma melhor compreensão das características e evolução da investigação em educação em ciência analisamos uma amostra dos artigos mais citados em três das revistas de investigação de maior impacto na comunidade internacional da área, questionando como evoluíram as principais linhas de investigação sobre as quais tal comunidade se interessou, ao longo de uma década. E possível evidenciar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, nomeadamente tendo a ver com a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia da Ciência e em abordagens multidisciplinares.
É uma obra biográfica da carreira do professor e investigador António Cachapuz, professor catedrático da Universidade de Aveiro. São abordadas as facetas do professor, do investigador, do gestor e coordenador e do consultor, que contribuiu para um forte alicerçar da educação em ciências em Portugal.
The purpose of this study is to add our efforts to those of researchers who have been concerned with a better understanding of the state of the art in Science Education Research (SER). The study focuses on the nature and evolution of the main SER lines, e.g. ,what researchers actually do when they enter the research community in order to develop Science Education. We believe that the exercise may help to reinforce the identity of SER, to gain a better knowledge of the field, and to make some educational proposals for mid-term priorities, in short, to foster the advance of Science Education knowledge. The corpus of the study was formed by the 152 most influential SER papers published from 1993 to 2002. Two criteria were used to select the papers: they had to be published in three of the most important international research journals, plus a criterion based on the citation index. Content analysis of the corpus indicates that Concept-Learning-oriented studies tend to make way for studies emphasising the role of the Philosophy of Science and also for multidisciplinary approaches such as STS. Thoughts for the development of the research field are put forward.
Os objectivos desta comunicação são: i) apresentar um projecto de investigação em curso que visa fazer uma análise e reflexão crítica sobre o estado da arte da investigação em Didáctica das Ciências, nomeadamente suas finalidades, perspectivas dominantes, linhas de investigação e sua utilidade; ii) apresentar as primeiras conclusões relativas ao estudo de índole meta-analítico, com base em artigos publicados na década de 1993 a 2002 em revistas internacionais incluídos no Science Citation Index e de elevada circulação na comunidade de Didáctica das Ciências.
O trabalho começa por reflectir criticamente sobre o movimento das concepções alternativas, bem como referir limitações dos modelos de mudança conceptual. Procuramos apresentar uma outra visão, porventura decorrente das críticas enunciadas, e desenvolver algumas ideias em torno de uma visão externalista de ciência, sugerindo uma perspectiva de ensino aqui designada por trabalho científico. A unidade investigação-inovação-formação será a ponte e fará a articulação com o desenvolvimento de três projectos de investigação levados a cabo, que sumariamente se descrevem. Deles, retirámos incidências e ensinamentos para a formação de professores, que se apresentam em suporte de novas orientações e também de sugestões para a referida formação.
Reconhecendo a necessidade de promover a melhoria no ensino das Ciências, desde os primeiros anos, desenvolveu-se, implementou-se e encontra-se em avaliação um projecto que pretende promover processos fundamentados e inovadores para o ensino experimental das Ciências nas escolas do 1o Ciclo do Ensino Básico [1oCEB]. Num trabalho colaborativo entre a equipa do projecto e 261 professores do 1oCEB do distrito de Aveiro, assumiu-se a pratica e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como mediadora para consolidar parcerias entre instituições de investigação e escolas. Assim, organizaram-se workshops para os professores conhecerem estratégias possíveis de exploração de actividades experimentais a implementar nas escolas com os materiais e recursos que foram disponibilizados.
Apresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de práticas inovadoras no ensino experimental das Ciências, focando o desenvolvimento de competências para a compreensão da trilogia Ciência-Tecnologia- Sociedade [CTS]. Num trabalho colaborativo entre a equipa e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico [1º CEB], encara-se a prática e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como um processo para se consolidarem parcerias entre instituições de investigação e escolas do ensino básico. Neste contexto, organizou-se um conjunto de workshops para os professores envolvidos no sentido de estes ganharem confiança para se optimizar a implementação das actividades propostas e a utilização dos recursos/materiais preparados. Tais sessões permitiram também à equipa conhecer, de modo particular, dificuldades que emergem dos novos desafios com que os professores se deparam, no âmbito da Educação em Ciências. Reconhecendo os contextos educativos como contextos dinâmicos, importa, assim, analisar estas dificuldades numa abordagem sistémica e complexa para melhor interpretar esses desafios e elaborar futuras propostas de apoio aos professores. Tais propostas poderão inserir-se em projectos de investigação fundamentados, tendo em atenção princípios que constituem o paradigma da complexidade, tais como a totalidade, recursividade, imprevisibilidade.