Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

62 records were found.

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Zootecnia, class. 17 valores, Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27243TFCNHQA.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar.
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Relatório de estágio profissional apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.
Population aging is widely recognized and investigated in the literature. However, despite knowledge and progress made, older workers continue to face several challenges in the labour market, related to age-based stereotypes and discrimination. This research intends to demystify these stigmas by analysing the self-attributed competencies held by these workers. To achieve this, we conducted an exploratory study, using a questionnaire addressed to the Portuguese population, active in the labour market, answered by 606 subjects. Data were analysed using statistical descriptive and frequency analyses and ANOVA’s. The results showed that older workers held the competencies most valued by employers, mentioned in recent studies. Significant differences were identified in the competencies when compared by sex, age, academic degree, enterprise size and sector and younger workers. The results suggest intervention clues that can contribute to breaking stereotypes and promoting an improvement in human resources management policies, thus increasing both the recruitment and selection and training and development practices of older workers, and contributing to their maintenance in the labour market as well as their input to national organizations and economies. It contributes to the literature by challenging age discrimination and by promoting knowledge of the main competencies held by older workers.
Este trabalho, integrado no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, teve como objetivos analisar a qualidade microbiológica do Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP e verificar se a época de produção do leite e do queijo influenciam a respetiva qualidade microbiológica. Foram analisadas 31 amostras de leite cru e 20 amostras de Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP. A avaliação da qualidade microbiológica de leite cru incluiu a quantificação (UFC/mL) de mesófilos, psicrotróficos, Pseudomonas spp., bactérias coliformes, Escherichia coli ß-glucuronidase positiva, leveduras e bolores. Para a caracterização microbiológica do Queijo Amarelo da Beira Baixa DOP, foi feita a quantificação (UFC/g) de bactérias láticas, psicrotróficos, Enterobacteriaceae, bactérias coliformes, Escherichia coli ß-glucuronidase positiva, estafilococos coagulase positiva, leveduras e bolores, e foi feita a pesquisa de Salmonella spp. e de Listeria monocytogenes. Os resultados do leite cru demonstram que o leite tem qualidade insatisfatória. No verão verificaram-se valores médios das contagens de Pseudomonas spp. de 4,6 Log UFC/mL, estatisticamente inferiores (p<0,05) aos leites analisados nas restantes épocas. À semelhança do que se observou para Pseudomonas spp., os leites analisados no verão apresentaram valores médios das contagens de psicrotróficos (4,8 Log UFC/mL), inferiores aos leites analisados na primavera e no outono, tendo-se verificado diferenças significativas (p<0,05) entre o verãooutono>verão>primavera, não se tendo verificado diferenças significativas (p<0,05) entre as diferentes épocas. Em relação às bactérias coliformes, embora se tenham obtido contagens médias superiores no inverno>primavera>verão>outono, não se verificaram diferenças significativas (p<0,05) entre épocas. Relativamente à média das contagens de Escherichia coli, obtiveram-se contagens superiores no inverno, nas diferentes épocas, no entanto sem significância estatística. À semelhança do leite, obtiveram-se contagens de leveduras superiores às contagens de bolores. Para os bolores obtiveram-se contagens superiores na primavera (1,5 Log UFC/g), não se tendo verificado diferenças significativas entre as diferentes épocas. Já em relação à quantificação de leveduras, verificaram-se diferenças significativas (p<0,05) entre o inverno>primavera (4,3 - 3,4 Log UFC/g) respetivamente. Para as médias das contagens de psicrotróficos e Enterobacteriaceae, também não se verificaram diferenças significativas (p<0,05), tendo-se obtido contagens superiores no inverno (7,4 e 4,8 Log UFC/g), respetivamente. Tanto no leite como no queijo o grupo predominante são os microrganismos psicrotróficos.
Contém referências bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Introdução: A Europa é uma das regiões mais envelhecidas do mundo e Portugal, em 2015, apresentava o 5º valor mais elevado do índice de envelhecimento e o 3º valor mais baixo do índice de renovação da população em idade activa. Os dados estatísticos dos Censos 2011, além de permitirem identificar as regiões portuguesas mais envelhecidas, possibilita quantificar o número de indivíduos com limitações e incapacidades em domínios relevantes para a intervenção dos fisioterapeutas. Objectivos: Identificar nos dados dos censos 2011 os indicadores relevantes das características e necessidades das populações, que permitam o planeamento de serviços de fisioterapia adequados às necessidades das pessoas idosas e às zonas mais carenciadas. Materiais e Métodos: Análise dos Censos 2011 referentes aos dados demográficos e às dificuldades sentidas pela população, com base nas questões relacionadas com incapacidades sensoriais, cognitivas, motoras e nas AVD’s e prevalência destas incapacidades nos grupos etários mais envelhecidos. Resultados: Através da análise dos resultados dos Censo 2011 foi possível constatar que a população aumentou 2% comparativamente a 2001. Este fenómeno atinge, principalmente, a região interior do país, nomeadamente a região Centro e Alentejo, com uma percentagem da população com 65 anos ou mais a rondar os 24,3% e 22,5%, respectivamente. O número de indivíduos com incapacidades aumenta com a idade até à faixa etária dos 75-79 anos. É na população com mais de 65 anos que se encontra o maior número de dificuldades sendo a locomoção, identificada nos censos como “dificuldade em andar ou subir degraus”, a principal limitação apresentada. Os dados revelam diferenças entre homens e mulheres, bem como entre os grupos etários quinquenais. Conclusão: A análise dos censos 2011 permite identificar as regiões do país com maior número de idosos com limitações ou incapacidade na locomoção e nas AVD’s, constituindo uma ferramenta de trabalho para o planeamento de cuidados de fisioterapia. As tendências demográficas de aumento da população idosa e de aumento da esperança média de vida, particularmente, no grupo com mais de 85 anos, abrem novas necessidades de prestação de cuidados e serviços relevantes para a população, onde a fisioterapia tem um papel fundamental.
O Design é transversal a todas as ações do quotidiano da vida humana. Como área intrinsecamente multidisciplinar, ele aparece diante os nossos olhos em todos os instantes, comunicando várias mensagens, de formas diversas. Desta forma, dada a sua omnipresença na constante valorização de produtos ou serviços, afigura-se como essencial a integração do Design nas estratégias de valorização territorial. Design para o território: de que forma pode o Design comunicar o património cultural, histórico, natural, os serviços ou os produtos de uma região ou país? Esse é o ponto de partida do Encontro de Investigação “Design para o Território”, que terá lugar, pela primeira vez, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trata-se de um encontro científico transfronteiriço, agregando centros de investigação portugueses e espanhóis que estão inseridos em regiões de baixa densidade populacional. No âmbito do Projeto Final em Design de Comunicação e Audiovisual, desenvolveu-se, de forma integral, a identidade visual deste evento. Partindo de convenções culturais e simbólicas, como sejam as constelações que outrora orientaram navegadores e agricultores, mas também da ideia de coesão territorial das regiões que participam no evento de investigação, o símbolo do evento foi desenvolvido e teoricamente fundamentado. Assim, a conceptualização da marca gráfica assume-se como a fase central do presente projeto, dado que esta orienta a criação do manual de normas, dos meios físicos e online para comunicação do evento (posters, merchandising, banners, sinalética, packshots, oráculos), assim como livros de resumos e livro contendo os artigos apresentados no evento científico. O processo criativo, detalhadamente documentado no presente relatório, terminou com a finalização de todos os suportes de comunicação físicos e online para o Encontro de Investigação, que se prevê que possa realizar-se presencialmente ou à distância, dependendo da evolução da pandemia COVID-19.
A educação inclusiva é um dos objetivos de todos os sistemas educativos das sociedades democráticas, proporcionando igualdade de oportunidades a todas as crianças. Para tal é necessário flexibilizar/adaptar o currículo para responder adequadamente às crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) apresentam-se como um conjunto de princípios para apoiar o educador nas decisões sobre a sua prática e constituem-se como uma referência comum em relação à componente educativa para todos os educadores da rede nacional. Tornam-se, assim, um apoio importante para os educadores, contribuindo para a inclusão de todas as crianças e não apenas de algumas no processo educativo regular. A inclusão das crianças com NEE tem vindo a equacionar grandes perspetivas ao nível internacional e no âmbito nacional, através do Decreto-Lei 3/2008, foram definidos os objetivos da Educação Especial (EE): inclusão educativa e social; acesso e sucesso educativos; preparação para a vida pós-escolar ou profissional; promoção da igualdade de oportunidades. Visto a questão de a inclusão ser um tema fulcral do ponto de vista da igualdade e da coesão social, pretendemos, por isso, conhecer a realidade das práticas de alguns profissionais da Educação Pré-Escolar em ação, dado que as crianças com NEE têm direito de serem incluídas no ensino regular. O objetivo centra-se em analisar se as Educadoras de Infância (EI) do ensino regular, flexibilizam/adaptam nos seus Projetos Curriculares de Grupo (PCG) os conteúdos, os objetivos, as estratégias/metodologias e os recursos, tendo em conta as NEE. Este estudo insere-se no âmbito dos métodos qualitativos descritivos, concretamente num estudo de caso, na medida em que o entrevistador, investiga as características de uma unidade individual, que neste caso são as EI, permitindo proporcionar uma melhor compreensão de um caso específico. Os instrumentos/técnicas de recolha de dados são a análise documental dos PCG e a entrevista semi-estruturada às EI e os dados foram tratados de acordo com a análise de conteúdo tendo em conta a definição das categorias, das unidades de significado, unidades de registo e de contextos. Das 15 instituições de Educação Pré-Escolar da rede pública/privada existentes na cidade de Castelo Branco apenas 2 se disponibilizaram para participar nesta investigação. As 4 Educadoras participantes exercem funções educativas em grupos de crianças que têm incluídas crianças com NEE: duas num jardim-de-infância da rede pública e duas na rede privada. Concluímos que da análise aos PCG, que em alguns casos, a articulação entre estes e os normativos coincide, mas os conteúdos, as estratégias/metodologias e os objetivos são selecionados nos PCG para o grupo sem mencionar especificamente as crianças com NEE. No entanto através das entrevistas, as EI referiram sempre a flexibilização/adaptação dos conteúdos, estratégias/metodologias e objetivos no dia-a-dia, consoante as NEE da criança, tendo em conta as suas capacidades e interesses. No que respeita aos recursos humanos, constata-se a falta de recursos humanos, tanto na análise aos PCG como às entrevistas, daí a dificuldade de gestão e organização do trabalho educativo.
O presente estudo tem como finalidade analisar se as Educadoras de Infância do ensino regular, flexibilizam/adaptam nos seus Projetos Curriculares de Grupo (PCG) os conteúdos, os objetivos, as estratégias ou metodologias e os recursos, tendo em conta as Necessidades Educativas Especiais (NEE). Procede-se ao levantamento de situações atuais, nomeadamente no que se refere à prática de quatro Educadoras de Infância que exercem funções educativas com grupos de crianças que têm incluídas crianças com NEE, duas num jardim-de-infância da rede pública e duas na rede privada. Os instrumentos/técnicas de recolha de dados incidiram na análise documental dos PCG na entrevista semiestruturada às Educadoras de Infância e os dados foram tratados de acordo com a análise de conteúdo tendo em conta a definição das categorias, das unidades de significado, unidades de registo e de contextos. Concluímos que da análise aos PCG os conteúdos, as estratégias/metodologias e os objetivos são selecionados para o grupo sem mencionar especificamente as crianças com NEE. No que respeita aos recursos humanos, constata-se a falta destes, tanto na análise aos PCG como às entrevistas, daí a dificuldade de gestão e organização do trabalho educativo por parte das Educadoras nas suas práticas educativas em grupos inclusivos.
Reconhecendo a necessidade de promover a melhoria no ensino das Ciências, desde os primeiros anos, desenvolveu-se, implementou-se e encontra-se em avaliação um projecto que pretende promover processos fundamentados e inovadores para o ensino experimental das Ciências nas escolas do 1o Ciclo do Ensino Básico [1oCEB]. Num trabalho colaborativo entre a equipa do projecto e 261 professores do 1oCEB do distrito de Aveiro, assumiu-se a pratica e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como mediadora para consolidar parcerias entre instituições de investigação e escolas. Assim, organizaram-se workshops para os professores conhecerem estratégias possíveis de exploração de actividades experimentais a implementar nas escolas com os materiais e recursos que foram disponibilizados.
Apresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de práticas inovadoras no ensino experimental das Ciências, focando o desenvolvimento de competências para a compreensão da trilogia Ciência-Tecnologia- Sociedade [CTS]. Num trabalho colaborativo entre a equipa e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico [1º CEB], encara-se a prática e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como um processo para se consolidarem parcerias entre instituições de investigação e escolas do ensino básico. Neste contexto, organizou-se um conjunto de workshops para os professores envolvidos no sentido de estes ganharem confiança para se optimizar a implementação das actividades propostas e a utilização dos recursos/materiais preparados. Tais sessões permitiram também à equipa conhecer, de modo particular, dificuldades que emergem dos novos desafios com que os professores se deparam, no âmbito da Educação em Ciências. Reconhecendo os contextos educativos como contextos dinâmicos, importa, assim, analisar estas dificuldades numa abordagem sistémica e complexa para melhor interpretar esses desafios e elaborar futuras propostas de apoio aos professores. Tais propostas poderão inserir-se em projectos de investigação fundamentados, tendo em atenção princípios que constituem o paradigma da complexidade, tais como a totalidade, recursividade, imprevisibilidade.
O estudo que se apresenta teve como principal finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvolvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de planificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formal em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (C/D). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curriculares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvolver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.