Search results

5 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
SANTOS, Hugo Renato Saraiva (2011) - A Prática Instrumental no 3º Ciclo do Ensino Básico : O Ensino da Flauta de Bisel aplicado à Música Pop-Rock. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 71 f. Dissertação de Mestrado.
O presente relatório de estágio apresenta um estudo realizado no processo de estágio no âmbito das Unidades Curriculares de Projeto do Ensino Artístico e Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, no ano letivo 2019/2020, que se desenvolveu nas turmas de Iniciação Musical do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Classe de Conjunto do 6º ano de escolaridade do 2º Ciclo, ambas do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Tendo por objetivo evidenciar o papel do professor-investigador, neste relatório de estágio tentamos perceber quais as potencialidades e os constrangimentos da Linguagem de Programação Scratch como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem na Iniciação Musical bem como que conceitos e ideias musicais emergem no desenvolvimento de projetos com o Scratch. Deste modo, no enquadramento teórico, procura-se clarificar e entender o papel das TIC no paradigma do processo educacional bem como discutir o papel do Scratch no processo de ensino-aprendizagem da Iniciação Musical. Em termos metodológicos, enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. A análise dos dados deste estudo permitiu-nos concluir que houve uma grande motivação manifestada pela participação ativa de todos os alunos envolvidos ao longo do desenvolvimento do projeto sendo que o uso das TIC, e mais concretamente a Linguagem de Programação Scratch de forma complementar ao trabalho do professor, pode ser um importante recurso didático em todo o processo de ensino-aprendizagem uma vez que permite aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Não obstante, salienta-se também a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem.