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Dissertação apresentada à Escola Superior de artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Relações escola-comunidade
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26002TFCEARA.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Classe de Conjunto.
Continuando os pavimentos rodoviários em Portugal a ser construídos, quase exclusivamente, recorrendo a agregados naturais, verifica-se que os materiais britados de granulometria extensa continuam a ter uma grande aplicação nas camadas granulares não ligadas, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com a heterogeneidade dos maciços donde são provenientes. Na tentativa de contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento desenvolveu-se um trabalho cujo principal objectivo foi a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados provenientes de diferentes litologias, aflorantes nas regiões norte e centro de Portugal, passíveis de serem utilizados em sub-base e base não ligadas de pavimentos rodoviários, nomeadamente calcário e granito. Esta comunicação descreve alguns dos resultados encontrados, nomeadamente no que diz respeito ao comportamento mecânico e sua modelação. Apresentam-se, ainda, algumas conclusões relativas ao comportamento mecânico in situ deste tipo de materiais para diferentes estados hídricos bem como a sua importância no que diz respeito ao dimensionamento de pavimentos rodoviários.
Os agregados britados de granulometria extensa continuam a ser frequentemente utilizados nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com a heterogeneidade dos maciços donde são provenientes. Na tentativa de contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento desenvolveu-se um trabalho cujo principal objectivo foi a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados provenientes de diferentes litologias, aflorantes nas regiões norte e centro de Portugal, passíveis de serem utilizados em sub-base e base não ligadas de pavimentos rodoviários, nomeadamente calcário e granito. Esta comunicação descreve os principais resultados obtidos bem como as principais conclusões que se podem retirar dos mesmos, no que respeita ao comportamento global de um pavimento rodoviário.
The behaviour of unbound granular materials (UGM) on pavement granular layers, in spite of several studies already performed on this matter, is not enough characterized, especially under Portuguese conditions due to reasons connected to the heterogeneity of the rock masses from which they come from. In the attempt of contributing for a better knowledge of that behaviour, a research programme is currently underway with the main objective being the mechanical characterization and the establishment of behaviour models for two types of crushed materials i.e. granite and limestone, susceptible of being used as unbound base and sub-base of Portuguese road pavements. This paper describes the results found to date showing the differences and the meeting points with some previous studies on similar materials conducted with other approaches and pointing out the main directives that can be extracted in terms the global behaviour of pavements.
O comportamento dos materiais britados de granulometria extensa em camadas de pavimentos, apesar de alguns estudos já realizados neste sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado. Para contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento está a desenvolver-se um trabalho cujo objectivo principal é a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados de diferentes litologias, passíveis de serem utilizados em camadas de sub-base ou base de pavimentos rodoviários. Esta comunicação descreve os resultados obtidos até ao momento num dos tipos de material em estudo, o calcário. Essencialmente, é possível avaliar qual a gama de variação do módulo resiliente obtido em ensaios triaxiais cíclicos para o material calcário de que também se fornece a caracterização geotécnica. Finalmente, resume-se o trabalho que ainda se espera desenvolver.
Os pavimentos rodoviários em Portugal continuam a ser construídos, quase exclusivamente, recorrendo a agregados naturais, de um modo geral britados. No entanto, o comportamento mecânico deste tipo de materiais, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, deve ser melhor estabelecido já que disso depende em boa medida a capacidade de previsão do comportamento em serviço daqueles pavimentos. Para contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento desenvolveu-se um trabalho cujo principal objectivo foi a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados de diferentes litologias, passíveis de serem utilizados em camadas de sub-base ou base de pavimentos rodoviários. Nesta comunicação apresentam-se alguns dos resultados encontrados, nomeadamente no que respeita à modelação dos resultados dos ensaios triaxiais cíclicos, incluindo o modelo que, segundo este trabalho, melhor traduz o comportamento mecânico daqueles materiais portugueses.
O comportamento dos materiais britados de granulometria extensa em camadas de pavimentos rodoviários, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, deve ser melhor estabelecido já que disso depende em boa medida a capacidade de previsão do comportamento em serviço daqueles pavimentos. Para contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento está a desenvolver-se um trabalho cujo principal objectivo é a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados de diferentes litologias, passíveis de serem utilizados em camadas de sub-base ou base de pavimentos rodoviários. Esta comunicação descreve os resultados obtidos para dois tipos de material: calcário e granito. Apresentam-se os valores do módulo resiliente obtido em ensaios triaxiais cíclicos, bem como uma primeira tentativa de modelação do comportamento mecânico dos dois tipos de material dos quais também se fornece a caracterização geotécnica.
Neste estudo analisa-se a aplicabilidade dos materiais do “Complexo Xisto-Grauváquico” em fundação e nas camadas granulares de pavimentos rodoviários. Faz-se a caracterização geotécnica e a caracterização do comportamento mecânico de materiais deste complexo, recolhidos no troço Raiva – Catraia dos Poços do Itinerário Complementar 7 (IC7) da rede rodoviária nacional, bem como a análise dos resultados dessa caracterização com base num conjunto de especificações e recomendações Portuguesas, Francesas e Norte Americanas.
As causas de formação de rodeiras devido à deformação permanente em misturas betuminosas têm vindo a agravar-se, esperando-se que os insucessos relacionados com esta patologia venham a aumentar. A introdução de novos métodos de avaliação do desempenho de misturas betuminosas à deformação permanente apresenta-se como um imperativo. As normas europeias já incluem ensaios laboratoriais com esse objectivo, como sejam, o ensaio de wheel tracking e os ensaios de compressão uniaxial cíclico e triaxial cíclico. Neste trabalho, faz-se a comparação dos resultados obtidos nos ensaios laboratoriais referidos anteriormente com o ensaio de corte a altura constante. Os diferentes ensaios apresentam resultados similares, boa sensibilidade e potencial para uma utilização em Portugal. A utilização de ensaios mais simples é vantajosa, pois permite obter resultados de qualidade análoga utilizando ensaios mais acessíveis.
The crushed materials of extended grading are highly applicable in the unbounded granular layers of road pavements, namely in granular subbase and base. The behaviour of those materials in layers of pavements, in spite of some studies already developed on that matter, is not yet characterized enough, especially for reasons of heterogeneity of the rock masses from which they come. In the attempt to contribute to a better knowledge of that behaviour a work is being developed, which main objective is the mechanical characterization and the elaboration of typical models of behaviour for crushed materials of several lithologies, susceptible of being used on that kind of layers. This communication describes the results obtained until now, only for one of the types of studied material, the limestone. Essentially, the paper gives the geotechnical characterization of the material and makes it possible to evaluate which is the range of variation of the resilient modulus obtained in cyclic tri-axial tests. Finally, is displayed the summary of the work that is still expect to be develop.
The crushed materials of extended grading are highly applicable in the unbounded granular layers of road pavements, namely in granular subbase and base. The behavior of those materials in layers of pavements, in spite of some studies already developed on that matter, is not yet characterized enough, especially for reasons of heterogeneity of the rock masses from which they come. In the attempt to contribute to a better knowledge of that behaviour a work is being developed, which main objective is the mechanical characterization and the elaboration of typical models of behaviour for crushed materials of several lithologies, susceptible of being used on that kind of layers. This communication describes the results obtained until now, for one of those materials, the limestone. Essentially, the paper gives the geotechnical characterization of the material and makes it possible to evaluate which is the range of variation of the resilient modulus obtained in cyclic tri-axial tests.
The crushed materials of extensive granulometry (UGM) are often used as unbound granular layers of road pavements, namely as granular sub-base and base. The behaviour of these materials on pavement layers, in spite of several studies already performed on this matter, is not enough characterized, especially due to reasons connected to the heterogeneity of the rock masses from which they come from. This has special importance for Portuguese pavement technology. In the attempt of contributing for a better knowledge of that behaviour, a work was developed having the aim of obtain the mechanical characterization and the establishment of behaviour models for crushed materials coming from different lithologies, namely limestone and granite, susceptible of being used as UGM. This paper describes the principal results obtained from the work and pointing out the main directives that can be extracted from it, in terms of the global behaviour of a road pavement.
Coarse aggregate is widely used in the unbound granular layers (UGM) of roads, in particular as granular sub-base and base. However, although various studies have been conducted on these materials, their mechanical behaviour has not been yet properly characterized, in Portuguese conditions. This has special importance for Portuguese pavement technology. In the attempt of contributing for a better knowledge of that behaviour, an experimental work was undertaken to access the structural performance and to establish behaviour models for crushed materials coming from different lithologies, namely limestone and granite, susceptible of being used as UGM. This paper describes the principal results obtained from this work pointing out the main directions that can be extracted from it, in terms of the global behaviour of a road pavement.
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Agronómica
Os pavimentos rodoviários em Portugal continuam a ser construídos, quase exclusivamente, recorrendo a agregados naturais, de um modo geral agregados britados tendo, assim, os materiais britados de granulometria extensa uma grande aplicação nas camadas granulares não ligadas, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas não se encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com a heterogeneidade dos maciços donde são provenientes. Na tentativa de contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento desenvolveu-se um trabalho cujo objectivo principal foi a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados de diferentes litologias, passíveis de serem utilizados em sub-base e base não ligadas de pavimentos rodoviários.
The crushed materials of extensive granulometry (UGM) are often used as unbound granular layers of road pavements, namely as granular sub-base and base. The behaviour of these materials on pavement layers is not sufficiently characterized, in spite of several studies already performed on this matter, due to reasons connected to the heterogeneity of the rock masses from which they come from. This has special importance for the Portuguese pavement technology. In the attempt of contributing for a better knowledge of that behaviour, a work was developed with the objective of obtaining the mechanical characterization and the establishment of behaviour models for crushed materials coming from different lithologies, namely limestone and granite, susceptible of being used as UGM. This paper describes the principal results obtained from this work and points out the main directives that can be extracted from it, in terms of the global behaviour of a road pavement.
Neste estudo faz-se a caracterização, geotécnica e do comportamento mecânico, de dois materiais xistosos, pertencentes ao "Complexo Xisto-Graváquico", recolhidos no troço Raiva-Catraia dos Poços do Itinerário Complementar 7 (IC7) da rede rodoviária nacional, tendo como finalidade analisar a sua aplicabilidade em fundação e nas camadas granulares de pavimentos rodoviários. Procede-se ainda à análise dos resultados daquela caracterização a partir de um conjunto de especificações e recomendações Portuguesas, Francesas e Norte Americanas.
In the last years some laboratory testing has been used to predict the permanent deformation behavior of bituminous mixtures. The tests methods used in Portugal include the Wheel Tracking test, the Cyclic Compression Test (Uniaxial and Triaxial) and the Repetitive Shear at Constant Height (RSCH) test. There are also the new European standards for those tests methods, with the exception of the RSCH which is essentially used in the USA. Some of testing conditions are not well defined. Therefore, it is important to study the reliability and accuracy of each test in the task of predicting permanent deformation behaviour. In this work these test methods were used in the evaluation of a commonly used mixture in Portugal. Results show that all tests are suitable for predicting permanent deformation behaviour. Thus simpler and cheaper tests are the more interesting to use.
A necessidade de métodos de formulação de misturas betuminosas mais eficazes, que permitissem colmatar as lacunas dos métodos empíricos, como o método de Marshall, levou à procura de novas soluções que dêem maior ênfase ao desempenho das misturas betuminosas. Como exemplo pode referir-se a adopção da metodologia SUPERPAVE nos Estados Unidos da América (EUA) ou o método de formulação utilizado em França. Na metodologia SUPERPAVE a formulação das misturas betuminosas é realizada através das suas propriedades volumétricas, determinadas em provetes produzidos num compactador giratório, não tendo como base qualquer ensaio de determinação de propriedades mecânicas das misturas. No entanto, a possibilidade de variar os parâmetros de formulação e simular de modo mais adequado a compactação que ocorre em obra, permite obter misturas com melhor desempenho quando em serviço. Para atingir esse objectivo, a definição dos parâmetros de formulação que melhor permitam simular o comportamento das misturas em serviço é fundamental, pois estes podem variar com o tipo de mistura, o tráfego previsto e as temperaturas de serviço. Este trabalho procura avaliar a adequação do método de formulação volumétrico às propriedades dos componentes e misturas correntemente utilizados em Portugal atendendo à experiência existente com o compactador giratório noutros países. Indicam-se algumas recomendações com vista a uma possível aplicação duma nova metodologia de formulação de misturas betuminosas em alternativa ao procedimento indicado na recente normalização adoptada em Portugal, que mantém o método de Marshall complementado por um estudo de sensibilidade à água e por outro de avaliação do comportamento da mistura em simulador de tráfego em laboratório.
As causas de formação de rodeiras devido à deformação permanente em misturas betuminosas têm vindo a agravar-se, esperando-se que os insucessos relacionados com esta patologia venham a aumentar. As normas europeias já incluem ensaios laboratoriais para caracterização à deformação permanente, como sejam, o ensaio de Wheel-Tracking e os de Compressão Uniaxial Cíclico e Triaxial Cíclico. Neste trabalho, faz-se a comparação dos resultados obtidos para uma mistura betuminosa corrente em Portugal utilizando os ensaios referidos e o ensaio de Corte a Altura Constante. Observa-se que os ensaios apresentam resultados similares, apresentando potencial para uma utilização em Portugal. Com base nos resultados a utilização de ensaios mais simples apresenta-se vantajosa, pois permite obter resultados de qualidade análoga utilizando ensaios mais acessíveis.
The achievement of a desired level of bituminous mixtures’ performance is an important issue to increase the durability of pavements and to reduce maintenance costs as well as its impacts. A decisive stage is the mixture design process, in particular the choice of bitumen content to be used. This parameter can affect all the major performance properties of the mixtures. In Portugal, the Marshall method is used for bituminous mixtures design. This is an empirical method which has some drawbacks in the design of non-traditional mixtures as well as some limitations to represent in-service conditions (for example the compaction of the mixtures). Many countries have been using a volumetric design method to overcome these drawbacks. The adoption of a more efficient design methodology can improve the durability of pavements, leading to important costs saving and environmental impact reduction throughout the pavement’s life cycle. However, there is a great experience with the use of the current mix design methods and the mixture’s in-service performance is thought to be generally adequate in most cases. Therefore, the compositions obtained with the current methods are regarded as a reference in the analysis of the volumetric design method. In this project a Portuguese typical dense graded bituminous mixture used in base and binder layers as well as a Stone Mastic Asphalt (SMA) mixture were formulated by the Marshall method and by the volumetric design method. The mixture’s volumetric properties were evaluated and compared with threshold values from available standards and other specifications. The results of the design processes are compared regarding the volumetric properties of the mixtures.
As misturas SMA (Stone Mastic Asphalt) foram desenvolvidas na Alemanha na década de 1960. A sua resistência à deformação permanente e durabilidade levaram a que a sua utilização como camada de desgaste se difundisse primeiro na Europa e depois nos EUA, aqui na década de 1990. Estas misturas apresentam uma granulometria descontínua com a utilização de percentagens em betume elevadas quando comparadas com misturas betuminosas densas ou abertas. Por esse motivo é necessária a utilização de um aditivo para fixar o betume. Devido a estas características particulares a formulação de misturas SMA na Europa tem por base metodologias do tipo “receita”. O objectivo deste trabalho passa por procurar relacionar as características das misturas SMA e o seu desempenho de modo a se poder incluir na formulação parâmetros volumétricos. Deste modo, foram formuladas misturas SMA de acordo com a norma EN 13108-5 utilizando metodologias de formulação corrente, com a percentagem óptima de betume definida através da porosidade em provetes Marshall e utilizando a formulação volumétrica SUPERPAVE, com a percentagem óptima em betume a ser definida em provetes obtidos por compactação giratória. As misturas foram realizadas utilizando agregado granítico, betume asfáltico 35/50 e fibras celulósicas. Para as misturas determinaram-se os diferentes valores dos parâmetros volumétricos com interesse para o seu comportamento. A análise dos valores obtidos indica que a formulação volumétrica das misturas SMA, utilizando o compactador giratório, apresenta-se como uma alternativa à utilização de provetes com compactação Marshall. Os valores obtidos para um Ndesign de 50 giros foram próximos dos obtidos pela formulação tradicional.
Coarse aggregate is widely used in the unbound granular layers (UGM) of roads, in particular as granular sub-base and base. However, although various studies have been conducted on these materials, their mechanical behaviour still has not been properly characterized, in Portuguese conditions, especially due to reasons connected to the heterogeneity of the rock masses from which they come from. This has special importance for Portuguese pavement technology. In the attempt of contributing for a better knowledge of that behaviour, a work was developed having the aim of obtain the mechanical characterization and the establishment of behaviour models for crushed materials coming from different lithologies, namely limestone and granite, susceptible of being used as UGM. This paper describes the principal results obtained from the work and pointing out the main directives that can be extracted from it, in terms of the global behaviour of a road pavement.
Diversos estudos propõem a avaliação da trabalhabilidade de misturas betuminosas utilizando as curvas de compactação obtidas em laboratório. Utilizou-se um compactador giratório para produzir provetes de duas misturas, uma densa do tipo AC, e uma de granulometria descontínua, do tipo SMA. Foram determinados diversos parâmetros provenientes da modelação das curvas de compactação. Os resultados indicam uma adequação dos diversos parâmetros na caracterização das misturas, embora apresentem limitações na comparação de misturas de diferentes tipologias. Os resultados mostram que estes índices podem ser úteis em aplicações onde estas propriedades sejam importantes.
Face à importância que a cultura da pera ‘Rocha’ representa no setor agrícola nacional e em particular na região do Oeste, este trabalho pretende dotar as Organizações de Produtores com uma ferramenta de apoio à gestão, visando contribuir para o incremento da eficiência das práticas culturais e promovendo o aumento do seu rendimento. Por conseguinte, este trabalho inicia-se com uma breve revisão da literatura que procura identificar os principais pontos críticos para o sucesso de uma exploração de pomares de pera ‘Rocha’. Posteriormente, será apresentado o Manual de Instruções – ilustrado para maior simplificação – da aplicação desenvolvida e que pode ser descarregado na plataforma online do GesRocha (www.gesrocha.pt). Este instrumento funciona tendo por base a folha de cálculo e permite um conjunto de análises de sensibilidade para a instalação e para a exploração do pomar (com referência ao hectare), baseado nas folhas de cultura da pera ‘Rocha’.
Neste trabalho realiza-se uma avaliação da utilização de diferentes procedimentos de determinação das baridades de misturas betuminosas. Utilizou-se uma mistura densa, do tipo AC 20, e uma mistura de granulometria descontínua do tipo SMA 12,5. Fabricaram-se em laboratório provetes Marshall, com compactação por impactos, e provetes SUPERPAVE, obtidos por compactação giratória. Os resultados indicam que a mistura SMA 12,5 apresenta uma textura superficial significativa mas o seu interior é fechado e os vazios não apresentam interligação significativa. Existe uma variação significativa das propriedades determinadas para as misturas com os diferentes procedimentos, com impacto significativo nos resultados da sua formulação.
Os agregados britados de granulometria extensa continuam a ser frequentemente utilizados nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários Portugueses, nomeadamente em sub-base e base granulares. O comportamento destes materiais naquele tipo de camadas, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, não se encontra ainda suficientemente caracterizado, sobretudo por razões que se prendem com a heterogeneidade dos maciços donde são provenientes. Sendo estes materiais de especial importância para a tecnologia de pavimentos Portuguesa e por forma a tentar contribuir para um mais aprofundado conhecimento dos mesmos foram desenvolvidas duas teses de Doutoramento, na Universidade de Coimbra e no Instituto Superior Técnico, que, utilizando diferentes metodologias de ensaio, tiveram como principal objectivo a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados não tratados. Basicamente, em ambos os trabalhos procedeu-se, para além da caracterização geotécnica, à caracterização do comportamento mecânico do material em laboratório, recorrendo a ensaios triaxiais cíclicos, realizados segundo dois procedimentos distintos. Nesta comunicação apresentam-se os resultados encontrados, nomeadamente no que respeita à modelação dos resultados dos ensaios triaxiais cíclicos, segundo as duas metodologias de ensaio, incluindo o modelo que, segundo os trabalhos, melhor traduz o comportamento mecânico daqueles materiais portugueses. Por fim, faz-se uma breve comparação entre as duas metodologias de ensaio e avalia-se a sua influência no módulo resiliente dos materiais.
A deformação permanente em misturas betuminosas é uma degradação de pavimentos rodoviários frequente mas para a qual ainda não existe uma metodologia que possa de forma cabal prever a sua evolução, nomeadamente para as camadas betuminosas. Para avaliar a susceptibilidade destas à deformação permanente existem vários ensaios laboratoriais, como sejam, o ensaio de Wheel Tracking e o de Fluência Dinâmica. Neste trabalho faz-se a comparação dos resultados obtidos para uma mistura betuminosa comum em Portugal com os ensaios laboratoriais de Wheel Tracking e de Fluência Dinâmica realizados, respectivamente, de acordo com a prEN 12697-22 e a prEN 12697-25. Foram ensaiados provetes produzidos em laboratório e recolhidos em obra. Os resultados obtidos confirmam a aplicabilidade dos ensaios e ainda que o parâmetro velocidade de deformação pode ser utilizado na caracterização do comportamento de misturas betuminosas à deformação permanente.
This paper proposes a Web-based architecture to monitor and experiment a Digital Pendulum Control System from a remote place. The Digital Pendulum Control System is an interesting educational tool considered ideal for both laboratory and project work, and a typical case of a computer control application.
O 3º Colóquio de Riscos Naturais (NATRisk) pretende promover o debate para uma Educação para o Risco, construindo pontes entre os diversos intervenientes dentro e fora do território do Médio Tejo. Pretende ainda promover o envolvimento de diversos decisores e a comunidade académica reforçando a sensibilização da população para a abordagem integrada de todo o tipo de riscos e o seu enquadramento na temática das alterações climáticas. Neste ano, nos diferentes painéis do evento irão ser apresentados os resultados do Projecto CLIMRisk ‘Medidas de alterações climáticas na gestão dos riscos naturais e ambientais’ consórcio formado pelos Institutos Politécnicos de Tomar, Leiria e Castelo Branco, bem como os Municípios de Ourém e Ferreira do Zêzere.
This paper proposes a Web-based toolkit to monitor and experiment a Digital Pendulum Control System from any host of an intranet. “The Digital Pendulum Control System is a modern version of a classical control problem: that of balancing a free swinging pendulum in its inverted position”.
O presente trabalho visa o desenvolvimento de uma aplicação que permite a partilha de um equipamento didáctico existente, neste caso na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, via Internet, tornando possível realizar, de forma interactiva, experiências de controlo a partir de um local remoto (na sala de aula, outra sala de aula ou do exterior). O equipamento didáctico é o sistema Pêndulo Digital que opera num ambiente Matlab/Simulink, e juntamente com a toolbox Pendulum da Feedback [Fdb], fabricante do pêndulo, permitem controlar o sistema e realizar experiências através da alteração de parâmetros predefinidos (Figura 1). Este equipamento permite a aplicação de diversos algoritmos de controlo ao pêndulo, tais como o algoritmo baseado em regras (Rule-Based), o algoritmo PID, etc.
The purpose of this paper is to shed light on the impact of laboratory procedures for air void content determination on the design and mechanical performance of an asphalt mixture. A dense-graded AC20 and gap-graded SMA12.5 mixtures were designed using empirical and volumetric design methods. Volumetric properties are determined based on several bulk gravity procedures: dry, SSD (saturated surface dry), paraffin coated, vacuum-sealed and dimensions. Relationships between the mixtures designed with bulk specific gravity procedures and their performance made it possible to analyze the impact of these procedures on the properties and performance of the mixtures. Global performance variations were relevant, although the differences were moderate considering the common procedures (less than 10%). Impact on a determined performance property can be considerable, with variations up to 70%. For specific applications, this can have a significant effect on the overall in-service performance.
A utilização de misturas mais trabalháveis e compactáveis facilita a obtenção em obra dos requisitos exigidos às misturas betuminosas na fase de construção e permite um desempenho adequado destas. Neste trabalho realizou-se uma análise dos valores obtidos para índices determinados com base em curvas de compactação com o objetivo de avaliar estas propriedades. Os valores foram obtidos com base nos resultados provenientes da utilização de uma prensa de corte giratório na compactação de duas misturas, uma densa do tipo AC20, e uma de granulometria descontínua, do tipo SMA12,5. Os resultados foram modelados utilizando uma análise de regressão linear múltipla e de regressão polinomial evolutiva. Os resultados indicam que parâmetros como a porosidade, o VMA e o VFB mostram uma boa relação com os índices determinados. Este tipo de análise permite identificar quais as propriedades das misturas que podem ser controladas de modo a permitir obter misturas com trabalhabilidade adequada.
This paper presents a wireless mesh network testbed based on ESP8266 devices using painlessMesh library. It evaluates its feasibility and potential effectiveness as a solution to monitor perishable goods, such as fresh fruit and vegetables, which are often stored and transported inside refrigerated containers. Performance testing experiments with different numbers of nodes and traffic loads and different message payload sizes are conducted under unicast transmission. The impact on network performance is evaluated in terms of delivery ratio and delivery delay, which, consequently, affect the energy consumption and, hence, network lifetime. The results of this investigation are an important contribution to help researchers to propose mechanisms, schemes, and protocols to improve performance in such challenging networks.
Wireless mesh networking (WMN) is a continuous growing technology that has an important role towards the vision of smart agriculture. This work presents the setup and performance assessment of a wireless mesh network testbed developed within the context of PrunusPós project to collect data such as temperature and humidity of fruit crates or containers when stored or transported in refrigerated chambers. The testbed is based on ESP8266 devices connected in a wireless mesh using the painlessMesh library. A performance evaluation study was conducted with different numbers of nodes, traffic loads, and message payload sizes under unicast and broadcast communication. The impact on network performance is evaluated in terms of delivery ratio and delivery delay. This study will guide the future development of mechanisms, schemes and protocols that provide efficient bandwidth utilization and energy-efficient computing for the PrunusPós project WMN.
Este artigo visa fazer uma contextualização do conceito de Internet das Coisas (IoT), uma nova abordagem que resulta da dinamização da multipluralidade de plataformas passíveis de interligar e com os quais é possível estabelecer comunicação em rede. Estas afetam, cada vez mais, a qualidade de vida dos seus utilizadores e acabam por ter uma repercussão quotidiana na forma como estes extraem informação no meio envolvente, muitas vezes de forma invisível. No curso deste documento, também será feita uma exposição dos dispositivos de suporte que lhe estão associados, desde os microcontroladores que os operam, até aos sensores e/ou outros dispositivos, que não são mais que ferramentas que recolhem e comunicam a informação.
Este livro aborda, de forma transversal, todas as múltiplas áreas relacionadas com a modalidade desportiva Orientação. O capítulo “Orientação: Desporto Para Toda a Vida”, embora utilizando como base alguns textos já existentes, foi todo reescrito para dar uma introdução generalista ao mundo da Orientação. O segundo capítulo aborda a base da Orientação: o mapa. Assim, “Mapas de Orientação” fala sobre todo o universo dos mapas utilizados nas suas diversas disciplinas. De seguida surgem os capítulos “Orientação Pedestre - Traçado de Percursos” e “Orientação em BTT - Traçado de Percursos”, que se debruçam de forma aprofundada sobre o mais importante aspecto técnico para o sucesso de uma prova de Orientação, o trabalho do Traçador de Percursos. O capítulo “Corridas Aventura” trata de forma separada esta disciplina, devido às diferenças substanciais face às restantes disciplinas da Orientação. Também a “Orientação de Precisão”, designada, na língua inglesa, por Trail-O, tem o seu capítulo próprio. Nele se apresentam as virtudes desta disciplina e se faz uma descrição em pormenor do funcionamento de um percurso de Ori-Precisão. Alguns dos conteúdos deste capítulo são transversais à aprendizagem de diversas questões técnicas da Orientação. Os três capítulos seguintes surgem numa ideia de crescendo ao nível da preparação de actividades de aprendizagem e treino da Orientação. “Jogos Didácticos” descreve alguns jogos de abordagem às bases da Orientação, dirigidos essencialmente para crianças. “Aprendizagem da Orientação” aborda de forma detalhada as actividades a desenvolver nas diversas etapas de aprendizagem da Orientação. “Treino Técnico” explora, de forma simultaneamente teórica e prática, o desenvolvimento das diversas capacidades técnicas e tácticas essenciais para um bom orientista. “Desenvolvimento das Competências Psicológicas” analisa de forma superficial os diversos processos psicológicos que contribuem para a performance do praticante de Orientação. Com o capítulo “Organização de um Evento”, faz-se uma resenha das tarefas inerentes ao planeamento e organização de uma prova de Orientação, analisando os recursos técnicos, logísticos e humanos necessários. Sendo a Orientação uma modalidade intimamente ligada ao meio natural, este livro não podia deixar de ter o capítulo “A Orientação e o Ambiente” que aborda as questões ambientais ligadas a esta modalidade. A terminar este livro, três anexos que incluem um glossário de termos de Orientação.
This paper presents the performance evaluation of a wireless sensor mesh network, for monitoring temperature and humidity in horticultural products when transported in truck galleys. For this purpose a software solution was proposed using ESP8266 devices powered by batteries. The mesh network was managed by the painlessMesh library. The proposed solution aims to minimize the energy consumption of the sensor nodes. The validation of the solution was performed in an area simulating a galley of a truck, where five sensor nodes and a root node were distributed. The tests were developed considering four different models involving variations in messages delivery confirmation, number of attempts until successful delivery and duty cycle duration of the nodes. The performance evaluation of the solution aimed to determine, connectivity rate, sending rate after connection and delivery rates of the first and second attempts. The results obtained show that the message delivery confirmation does not bring added value to the solution, contributing only to increase energy consumption. The use of synchronous duty cycles also showed worse results than the asynchronous use. These results allow the creation of a knowledge base for the use of this solution in a real context.
Este Manual pretende ser um veículo de informação útil para tornar as populações mais resilientes aos riscos climáticos e aumentar a consciência ambiental coletiva. Tem como objetivo numa primeira leitura, despertar em cada um dos leitores a importância da autoproteção e posteriormente desencadear conversas com familiares e amigos sobre boas práticas quer de prevenção, quer de atuação em situação de emergência. Neste manual consideram-se pessoas de risco: idosos ou dependentes, recém-nascidos e crianças pequenas e pessoas com doença crónica. O Manual deve estar na sua casa ou local de trabalho, em local acessível, e deve ser lido por todos.
A brochura apresenta os principais conceitos relacionados com os riscos naturais e ambientais, bem como sobre as alterações climáticas, ao público em geral.
Natural hazards and correlated risks fill worldwide headlines raising both public and governmental concern. Though only major impacts reach the national headlines, locally many regions are already experiencing hands-on the effects of climate change by means of droughts, heatwaves, floods, forest fires, among others. The loss of lives and the considerable cost to the public revenue led to the decree of new representative offices and branches of crisis and civil protection. Facing a new public and scientific information demand for new data and above all solutions for such pertinent issues, the Polytechnic of Tomar proposes CLIMRisk ’Climate change adaptation measures in the management of natural and environmental risks’ as a starting point to a new integrated line of research where all variables alike will be addressed, studied and interpreted in a geographical database (geodatabase). The consortium encompasses both in scientific research relevance and geographical coverage the institutions: Polytechnics of Tomar, Leiria and Castelo Branco; the Municipalities of Our´em and Ferreira do Zˆezere; and the Civil Protection and Forestry bureaus. The CLIMRisk project focuses on a specific transitional area (NUTS II), strategically located between the southern plains and the northern mountainous area, which intrinsically experiences the influence of the complete set of risks characteristic to both regions. Building upon the published research and the technical ability of the created consortium, CLIMRisk proposes the integrated study of climate, coastal areas, rivers, forestry, and biological variables, associated risks, thus building upon the created knowledgebase to propose useable tailor made adaptation measures. The outputs of the project clearly benefit the scientific community and inherent educational mainstreaming, whereas directly targeting organizations dealing with the general public, and environmental education. Furthermore, is of utmost relevance for policymakers, decision-makers, and stakeholders, as a valuable tool in developing suitable adaptation measures, which hopefully will reduce their harmful effects at a regional scale.
Relatório de execução física do Projeto ClimRisk - Relatório intermédio do Projeto ClimRisk - Climate change adaptation measures in the management of natural and environmental risks, entre 18/09/2017 e 18/06/2018.
Foram apresentados os resultados do projeto ClimRisk. De entre os resultados obtidos, verificou-se um aumento global da temperatura média para o período entre 2041-2070 em todas as estações, com particular expressão no verão. As anomalias da temperatura média indicam um aumento entre 1,6 a 2,7°C para o verão. As regiões mais afetadas serão as do interior norte e sul. Na área de estudo, os concelhos do interior (Vila de Rei, Sertã, Sardoal, Abrantes, Mação, Proença-a-Nova e Oleiros) serão os mais afetados, com particular intensidade no outono e verão. Para a precipitação, os resultados apontam para uma diminuição global em todas as estações, com exceção do inverno, para o qual se prevê um aumento até 28 mm no nordeste, sendo residual a Sul do Tejo (Alentejo e Algarve). Os resultados indicam que as regiões mais afetadas serão as do noroeste de Portugal (litoral). Na área de estudo, os concelhos do interior (Oleiros, Sertã, Ferreira do Zêzere, Vila de Rei, Mação, Proença-a-Nova) serão os mais afetados, com particular intensidade no outono e na primavera. Na bacia hidrográfica do rio Lis, foram analisados os impactes decorrentes dos vários cenários climáticos e os resultados apontam para que, no período 2041-2070, ocorram mais eventos de inundação, com cerca de 40 dias com caudal superior ao caudal associado à cheia centenária. Na região Centro, os resultados projetam um aumento do índice meteorológico de perigo de incêndio (FWI) para o período entre 2041-2070, com a consequente previsão de um acréscimo da área ardida no território rural.