Search results

151 records were found.

A evolução da sociedade movida pela industrialização e mecanização das tarefas associado ao desenvolvimento tecnológico e ao fenómeno crescente da urbanização, provocou profundas alterações nos padrões de vida das sociedades contemporâneas, “empurrando-as” para uma brusca sedentarização, motivada pela diminuição das exigências físicas no trabalho manual, hábitos não activos de lazer (televisão, computador…), crescente trabalho intelectual, uso do automóvel e do elevador, entre muitos outros. As potencialidades de movimento de que está dotado o corpo humano viram-se desta forma reduzidas, fazendo despoletar um interesse crescente por parte de diferentes autores, pertencentes a diferentes quadrantes científicos e a vários países, procurando respostas que permitam contrariar os efeitos negativos provocados pelo sedentarismo crescente, valorizando as perspectivas biológicas e sociais da actividade física no desenvolvimento humano (Prista, 2000). As atitudes predominantemente sedentárias das populações adultas depressa se reflectiram no mundo das crianças, traduzindo-se aqui invariavelmente como um desvio à normalidade. Esta constatação fez com que a partir da década de 60, os investigadores se preocupassem com a actividade física durante a infância e adolescência. Desde então, muitos progressos tem havido, reflectindo-se este facto na literatura publicada e sua divulgação em diferentes eventos. Lima (1991) refere mesmo que a importância atribuída à actividade física durante a infância foi tal, que fez despertar um interesse especial a nível clínico, procurando servir como meio de diagnóstico, prevenção e terapêutica para diferentes doenças pediátricas. Nesta apresentação vamos fazer uma reflexão sobre a importância da actividade física nos estilos de vida das pessoas, e abordar a problemática do sedentarismo na infância e seus reflexos na qualidade de vida e saúde.
Qualquer que seja a actividade a desenvolver, um educador deverá planifica-la, porque a planificação é a única forma de nos assegurar-mos de que sabemos bem onde queremos ir, que definimos bem o caminho para lá chegar e que temos mecanismos para saber se lá chegamos. O presente artigo tem como principal objectivo elucidar os leitores sobre a problemática da planificação no campo das actividades físicas (actividades na neve). Faz-se uma abordagem aos diferentes tipos de planificação e suas particularidades e aspectos fundamentais da programação. O artigo apresenta no final um exemplo prático de uma planificação de actividades na Neve.
As transformações sociais, económicas, políticas e culturais associadas a outras características das sociedades pós industriais (hábitos sedentários, stress emocional, inactividade física...) e o nascimento de uma sociedade da informação que vive preponderantemente em meio urbano, provocaram uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas. Estas transformações levam à necessidade de novas práticas por parte das populações. O presente artigo tem como principal objectivo, apontar novos caminhos no combate ao sedentarismo, procurando realçar os aspectos positivos das actividades físicas em ambiente natural, principalmente para as crianças e jovens.
O livro "Estudos em desenvolvimento motor da criança V" corresponde a uma seleção dos trabalhos apresentados no VII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra entre 12 e 13 de Outubro de 2012
Neste artigo fizemos uma revisão bibliográfica sobre o Fitness, onde esclarecemos o conceito, falamos sobre a sua evolução e fizemos uma apresentação de estudos sobre motivações para a prática. Os resultados dos estudos apresentados sobre a prática de exercício físico demonstram que os motivos mais e menos importantes para a prática têm tendência a repetir-se nos diferentes estudos. Os mais importantes são manutenção da saúde, revitalização, manutenção e agilidade e os menos importantes os fatores de reconhecimento social, pressão e competição.
Contém: 46 peças : color., plástico, azul, amarelo, vermelho
Contém : 29 peças : color., contraplacado, azul, vermelho, amarelo, verde, laranja
Contém: 11 peças : color., madeira, verde, vermelho, azul, rosa, amarelo
Contém: 26 peças : color., cartäo
Dissertaçäo de Doutoramento apresentada à Universidade Técnica de Lisboa em Motricidade Humana na especialidade de Ciências da Motricidade
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20220TFCPAN.
O conhecimento e o domínio do corpo são essenciais para a criança construir as aprendizagens. Se a criança desenha o que conhece de si mesma, projeta a sua imagem corporal na representação gráfica da figura humana. A análise do desenho da figura humana é mais um dos recursos a que o educador pode recorrer para melhor compreender a criança e até para reconhecer eventuais alterações no seu desenvolvimento motor, percetivo e social. Este estudo tem como objetivo conhecer o esquema/imagem corporal de crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, através da representação da figura humana. Para compreender o fenómeno em estudo, enunciámos o seguinte problema: qual o esquema/ imagem corporal das crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, projetado no desenho da figura humana? Esta investigação é um estudo de caso. A amostra, constituída de forma intencional, é composta por um total de 18 crianças: 12 crianças frequentam um Jardim de Infância (seis de 4 anos; seis de 5 anos) e 6 crianças que frequentam uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (de 6 anos). Para a análise dos desenhos construímos uma grelha de avaliação com base na escala do Teste do Desenho da Figura Humana de Goodenough-Harris. As adaptações foram efetuadas tendo em conta as características da nossa amostra e a resposta ao problema levantado. As principais conclusões demonstram que a influência do género é reduzida nos resultados obtidos através representação gráfica da imagem corporal, o mesmo não acontecendo com a idade, onde se nota uma evolução relativamente ao número de indicadores gráficos entre os 4 e os 6 anos.
O objectivo fundamental deste trabalho é estudar a opinião dos pais relativamente à Actividade Física no dia a dia dos seus filhos, no meio urbano, tendo em conta as variáveis sexo e estatuto sócio económico. Para a realização deste estudo recolhemos informação de uma amostra constituída por pais de crianças com idade de 12 anos, residentes na cidade de Castelo Branco. A recolha dos dados foi efectuada através de um questionário aplicado aos pais. Como conclusões principais podemos referir que: - Relativamente ao estatuto sócio económico não se verificam grandes diferenças na opinião dos pais relativamente à actividade física dos seus filhos. Cabe salientar que em ambos os meios as crianças têm muitas actividades de desgaste físico baixo e há uma grande percentagem que refere não praticar actividade no clube (sendo a percentagem superior no meio sócio económico mais baixo). Quanto às razões que mais influenciam a prática de actividades físicas das crianças são os factores relacionados com a saúde e o gosto pela prática. Quem mais influencia a prática das crianças são os amigos, os professores e os pais e familiares adultos. Relativamente aos factores limitadores da prática os pais de estatuto alto apontam principalmente a falta de tempo, os de estatuto baixo a inadequação dos espaços. - Quanto ao sexo da criança, verificam-se algumas diferenças na opinião dos pais relativamente à actividade física dos seus filhos, uma vez que as crianças do sexo feminino passam mais tempo em actividade dentro de casa do que as crianças do sexo masculino. Também em relação actividade desportiva num clube e andar de bicicleta há uma maior frequência de realização por parte das crianças do sexo masculino. Quanto às razões que mais influenciam a prática de actividades físicas das crianças são os factores relacionados com a saúde e o gosto pela prática. Quem mais influencia a prática física das crianças do sexo masculino são os amigos e as do sexo feminino são os professores. Relativamente aos factores limitadores da prática, para os pais das crianças do sexo masculino é a falta de tempo enquanto que para os pais das crianças do sexo feminino é a falta de espaço.
O grande objectivo da investigação é analisar a actividade física no dia a dia de um grupo de crianças de 12 anos no meio urbano, em função da variável sexo. A amostra é composta por 50 crianças (24 do sexo masculino e 26 do sexo feminino). A recolha dos dados foi efectuada através de uma entrevista estruturada, acompanhada do preenchimento de um questionário. Após a recolha, codificação, processamento e tratamento dos dados retiramos as seguintes conclusões: As crianças apresentam alguma satisfação face ao espaço disponível no seu bairro para a prática das suas actividades físicas, considerando-o suficiente, no entanto referem que os limita na prática dos desportos radicais e jogos desportivos com bola. Verificamos também que as crianças do sexo masculino praticam mais actividade desportiva num clube (sendo a actividade mais praticada o futebol) que as do sexo feminino que praticam na sua maioria atletismo e ginástica, de salientar que o tempo de prática desses desportos é baixo. Quanto à influência para a prática desportiva ambos os sexos apontam os amigos de bairro e da escola, apontando ainda os rapazes os ídolos desportivos e as raparigas os professores. As crianças de ambos os sexos consideram que a prática é boa para a saúde e que muitas vezes não praticam por falta de tempo.
O Projeto “Acerte o Passo em Castelo Branco” resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco. Este Programa insere-se no domínio do Desporto, Saúde e Bem-Estar e, de uma forma sucinta, consiste num programa de monitorização (avaliação e reavaliação), aconselhamento (prescrição e recomendações) e motivação para a prática da marcha e corrida, com 3 sessões semanais de marcha/corrida, devidamente estruturadas e monitorizadas. O programa teve início a 1 de setembro de 2014 e continua ainda em operacionalização, continuando a aumentar o número de participantes. O principal objetivo do programa consiste em, não apenas proporcionar aos sujeitos uma prática sistemática, orientada e com avaliação/monotorização, mas também procurar promover alterações comportamentais nos participantes, que levem a modificações nos seus estilos de vida, por norma sedentária. Os principais resultados assentam num aumento da frequência semanal por parte dos participantes; uma alteração favorável dos valores de composição corporal e de outros parâmetros avaliados; um aumento da capacidade cardiorrespiratória; bem como a participação em outras atividades “paralelas” e complementares, por parte dos participantes. Consideramos que este projeto é um exemplo de sucesso pelo facto de todos os objetivos terem sido concretizados. Prova disso é que o programa continua em execução e a superar todas as expetativas.
Introduction: The purpose of the present investigation was to evaluate the motivations and the impact of the hydro-gymnastics in the physical fitness of old people involved in a 16 weeks exercise program. Methods: Participants were 83 old people doing a community hydro-gymnastics exercise program. Motivations were assessed using the Sport Activity Motivation Questionnaire and physical fitness was evaluated using the Functional Fitness Test battery, in two separate moments with a 16 weeks interval. The assumption of normality was checked using the Kolmogorov-Smirnov test. Wilcoxon test was used to compare the group in different time moments. Results: Regarding motivations to hydro-gymnastics the items that scored higher were: “need to exercise”, “be with friends”, “make new friends” and “fun”. In terms of physical fitness variation, improvements in average were found in practically all fitness test between the 1st and 2nd evaluation, with significant statistical differences in 3 of the 5 tests applied. Conclusions: Old people´s major motives to participate in hydro-gymnastics are related to the motivational dimensions of physical fitness, general affiliation and pleasure. Additionally, hydro-gymnastics exercise programs have a positive impact to improve physical fitness in old people and play a determinant role on health promotion and successful aging.
No nosso estudo, com atletas Sub-16 de Futebol de 7 Feminino que representaram os seus distritos, procurámos saber quais os hábitos de Atividade Física e Desportiva fora da escola e no contexto escolar e tentámos ainda saber se há ou não diferenças estatisticamente significativas entre a Atividade Física Formal e Informal nas diferentes regiões/zonas do país. A amostra foi constituída por 243 atletas, com uma média de idades de 14,79 ± 1,203 das seguintes regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas. O instrumento usado no nosso estudo foi uma adaptação do Questionário validado e utilizado por Marques (2010), de onde retiramos as questões relativas à prática de atividade física e desportiva. No tratamento estatístico recorremos ao programa Statistical Package for the Social Sciences, onde utilizámos a estatística descritiva, média aritmética e desvio padrão e a estatística inferencial aplicada pelo Kolmogorov- Smirnov Test, T-Student, One-Way Anova e o Post-Hoc Scheffé. Os resultados apontaram para a inexistência de diferenças significativas no que diz respeito à frequência com que as atletas praticam Atividade Física Informal nas diferentes zonas (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas), nem no que respeita à frequência com que estas praticam quer Atividade Física Formal quer Atividade Física Informal comparando as regiões (Litoral e Interior). Já no que diz respeito à Atividade Física Formal, comparando as zonas, verificámos que existem diferenças estatisticamente significativas na comparação entre a zona Norte com a zona Centro (Centro apresenta valores médios mais elevados), na comparação da zona Norte com o Algarve (Algarve apresenta valores médios mais elevados), e na comparação do Algarve com o Alentejo (Algarve apresenta valores médios mais elevados).
É objectivo deste trabalho estudar a Actividade Física no dia a dia das crianças, assim como o seu nível de Independência de Mobilidade, no meio urbano. A amostra deste estudo incidiu em crianças com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, residentes na cidade de Castelo Branco. As principais conclusões foram: - As crianças que fizeram parte do estudo dizem ter um dia muito movimentado, mas pouco cansativo, apresentando como actividades mais exigentes em termos físicos, as praticadas nos clubes ou a actividade lúdica praticada fora de casa. - Relativamente à Independência de Mobilidade, as crianças apresentam níveis elevados, comprovando este aspecto, o facto de na sua maioria poderem deslocar-se sozinhos ou com amigos para vários locais da cidade.
As necessidades espaciais da criança são de uma vital importância a nível do seu desenvolvimento psíquico, social e motor. Para a realização deste estudo foram entrevistadas 100 crianças de forma directa pelos investigadores com idades de doze anos e residentes no meio urbano de Castelo Branco. O espaço envolvente à criança é determinante na progressão normal destes níveis. Um espaço atractivo, uma distribuição correcta do bairro, da habitação e ainda do quarto da criança é preponderante para ela obter um desenvolvimento desejável. O estudo deste artigo está focalizado nas necessidades espaciais da criança. Daí a importância deste estudo, suscitar justificada reflexão de todos quantos se encontram ligados à planificação e programação de espaços. A principal conclusão que podemos retirar relativamente a este estudo é que a maioria das crianças está bastante satisfeita face ao seu espaço envolvente, quer dentro, quer fora de casa, pois estes espaços oferecem-lhes condições para o desenvolvimento de padrões de vida saudável.
Este estudo teve como objectivo fundamental identificar as Necessidades relacionadas com o tempo livre da Criança, do meio urbano no seu dia a dia. A mostra do estudo é composta por 100 crianças de ambos os sexos da cidade de Castelo Branco com idades de 12 anos e foi recolhida em duas escolas (Escola E. B. 2,3 Cidade de Castelo Branco e escola E. B. 2,3 Afonso de Paiva). A recolha de dados foi feita através de uma entrevista estruturada, aplicada às crianças. Após a recolha, codificação, processamento e tratamento dos dados retiramos como principais conclusões, as seguintes: no que se refere à satisfação da criança face aos seus tempos livres, podemos adiantar que a maioria das crianças estão satisfeitas com a forma como passam os seus tempos livres. Uma grande parte das crianças prefere as actividades desportivas e lúdicas para passar o seu tempo livre, ao passo que as actividades escolares são por elas menos escolhidas para passarem o seu tempo e onde as mesmas porventura dizem que é onde passam mais tempo. Em relação à autonomia da escolha das actividades e decisão do tempo passado nas mesmas, na opinião de grande parte das crianças acham que devem ser elas a escolher as suas actividades e consideram que podem ser elas próprias a gerir o tempo passado nessas actividades ou então ser os adultos.
O presente estudo tem como principal objectivo caracterizar a actividade física nos ginásios ou academias na cidade de Castelo Branco e conhecer as principais motivações e influências que levam as pessoas a praticar. A amostra é composta por 124 pessoas (53 do sexo masculino e 71 do sexo feminino). A recolha dos dados foi efectuada através de um questionário, entregue aos praticantes de dois ginásios. Após a recolha, codificação, processamento e tratamento dos dados retiramos como principais conclusões as seguintes: A grande maioria dos indivíduos que fizeram parte do estudo, praticam actividade física duas ou mais vezes por semana no ginásio/academia, mostram-se satisfeitos com as condições oferecidas pelas instituições, e praticam diversas modalidades que variam de acordo com o género e com a idade. As principais influências e motivações que levam à prática desportiva no ginásio/academia, apresentam também diferenças quando se tem em conta as variáveis género e idade dos praticantes.
O principal objectivo do estudo foi a análise das actividades diárias e a oscilação da frequência cardíaca de uma criança de 8 anos do sexo masculino, nos seus tempos livres, durante uma semana tipo no meio urbano. Os dados recolhidos foram analisados em termos de duração (minutos) e tratados em percentagem do tempo total. Os dados da frequência cardíaca foram analisados por ajustamento à ocupação das actividades diárias e tratados em termos de média e valor máximo e mínimo. Os dados foram recolhidos com um aparelho para recolha a cada 60 segundos. Como conclusões principais podemos referir que: - A frequência cardíaca da criança, nas diferentes actividades aumenta consideravelmente ao fim de semana. - O somatório das médias das FC em todas as actividades, é bastante semelhante nos dias úteis, possivelmente por haver uma repetição das actividades físicas. - Todas as actividades físicas realizadas durante esta semana são consideradas, actividades físicas leves. - As actividades em que a criança passa mais tempo são as lúdicas e as refeições, enquanto aquelas onde passa menos tempo são as actividades desportivas e as actividades livres orientadas.
O objectivo da investigação é estudar as actividades diárias das crianças e a oscilação da sua frequência cardíaca durante essas mesmas actividades, nos tempos livres, durante uma semana tipo, no meio urbano. Este trabalho é um estudo de caso com uma criança do sexo feminino, com a idade de 12 anos. A recolha de dados foi feita através de tabelas de registo diário e semanal e também com o auxílio de monitores de frequência cardíaca. Através da análise dos dados obtidos, podem-se tirar algumas conclusões: • de todas as actividades que a criança realiza no seu tempo livre, passa mais tempo em actividades de carácter lúdico; • a maioria das actividades que realiza ao longo da semana nos seus tempos livres são sedentárias e apresentam uma intensidade cardíaca baixa; • nas actividades que implicam um maior movimento, apresenta, em média, intensidades superiores em detrimento das actividades que exijam menor movimento.
Este projecto procura enquadrar-se em preocupações recentes quanto à valorização de contextos de estimulação não formais na área da actividade lúdica e motora. O desenvolvimento do projecto orienta-se em fases distintas. A primeira corresponde à identificação das características do comportamento motor das crianças de acordo com os seus quadros de vida. Para o efeito temos em curso uma investigação sobre o actual “status quo” das realidades adaptativas da motricidade das crianças em função das condições de vida e dos constrangimentos físicos, sociais e culturais da sociedade actual. Na sua operacionalização procedemos a um levantamento dos modos de interpretação do “mundo” da vida infantil pelas próprias crianças com base em métodos qualitativos como: - Planos diários de ocupação temporal, - Mapas subjectivos e objectivos da habitação e do bairro, - Entrevistas narrativas, - Entrevistas semi-estruturadas, - Entrevistas de propriedade, - Documentação fotográfica e registos vídeo. Na sequência convidamo-los a assistirem a um destes registos realizado em Castelo Branco.
O objetivo deste estudo e o de avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência relativamente a inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física tendo em conta as variáveis idade, género e tipologia da deficiência. Foi utilizado um inquérito por questionário com entrevistas exploratórias que serviram para a construção do mesmo. A amostra foi constituída por 37 indivíduos, 16 jovens do género feminino e 21 do género masculino com idades compreendi das entre os 12 e 14 anos, com urna média de idades dos sujeitos de 12,86 anos, com um desvio padrão de 0,082199. Os resultados obtidos revelam diferenças de atitudes, quanto ao género e a tipologia da deficiência existente na turma. No que respeita a idade não estamos em condição de concluir de forma concreta pois nesta variável não há uma tendência definida.
Investigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principalmente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção, considerada uma poderosa variável mediadora, porque e notória a sua influencia no processo de enino aprendizagem, bem como a influencia mutua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens. Pretendemos conhecer os aspetos que prendem a atenção dos alunos nos distintos momentos da aula de educação física, na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Serão selecionados a totalidade dos alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, de uma escola, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, aos quais será aplicado o questionário (ATEST_EF), em distintas modalidades desportivas. Estudos anteriores indicam-nos que existem diferenças no perfil de atenção nos distintos momentos da aula de Educação Física e na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
O interesse dos investigadores sobre os níveis de aptidão física da população infanto-juvenil assenta, por um lado, na preocupação de melhor entender a sua relação com a saúde e bem-estar e, por outro, compreender a sua ligação com a performance desportiva-motora. Com o presente estudo pretendemos conhecer os níveis de aptidão física das crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico na vila da Sertã, tendo em conta a variável género, e verificar o efeito da Atividade Físico-Desportiva Orientada inserida no Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) sobre a Aptidão Física dessas mesmas crianças. A amostra compreendeu 70 crianças (38 meninas e 32 rapazes). O instrumento usado no estudo para recolha dos resultados foi a bateria de testes Fitnessgram (2003). A comparação de médias em variáveis quantitativas medidas numa escala racional, foi realizada através da análise de variância de medidas repetidas. A comparação de proporções em variáveis qualitativas medidas numa escala nominal, foi realizada através do teste qui-quadrado e teste de McNemar. Os resultados demonstraram que os níveis de aptidão física das crianças são considerados satisfatórios pois na maioria das provas foram classificadas como aptas ou super-aptas. Os resultados demonstraram ainda que os meninos obtiveram, em cada um dos momentos de avaliação, melhores médias que as meninas à exceção das provas senta e alcança “direita” e “esquerda”. Em todas as provas houve uma melhoria significativa nos resultados quer dos meninos quer das meninas nos dois momentos de avaliação, à exceção das provas “senta e alcança” direita e esquerda, onde houve um decréscimo significativo entre os dois momentos. Os resultados demonstram, que o trabalho desenvolvido durante as atividades de enriquecimento curricular contribuíram favoravelmente para a melhoria obtida na maioria das provas de aptidão física entre o primeiro e o segundo momento de avaliação.
Diiferentes autores têm mostrado algum consenso sobre a participação de pais e mães no desporto dos filhos, referindo que se podem apresentar como uma fonte de apoio, mas também de pressão. Os fatores referidos variam de acordo com os diferentes tipos de participação dos pais. Aroni, (2011) refere que o envolvimento parental no desporto é determinante no processo de formação desportiva dos jovens desportistas, exercendo os pais uma grande influência nas atividades dos filhos. O seu apoio para o alcance de objetivos propostos e de resultados na carreira desportiva são essenciais, mas muitas vezes estão relacionados às crenças e perceções de sucesso que eles (pais) tiveram no passado, quando praticaram o mesmo desporto ou foram ex-atletas. Carr, Weigand e Jones (2000), referem que os pais influenciam os filhos quando expõem as razões que levam ao sucesso e como devem agir para alcançar tais objetivos.
Diiferentes autores referem que os pais avaliam a performance desportiva dos seus filhos consoante as suas crenças pessoais, despoletadas através de fatores como o apoio e entusiasmo que se revelam fundamentais no desenvolvimento das capacidades do atleta (Fredricks e Eccles,2004). A interligação dos atributos parentais reflete-se através das competências percebidas e das expetativas que as crianças possuem acerca das suas vivências desportivas. A dicotomização entre estas duas perspetivas (pais e filhos) associa-se às atividades por estes realizadas em conjunto, bem como o encorajamento parental e os comportamentos existentes durante a vida desportiva do seu filho. Desta forma a postura apresentada por parte dos pais tornar-se um modelo para o atleta, seguindo este as diretrizes percebidas pelo comportamento padrão (Hoover-Dempsey & Sandler, 2005).
Com este trabalho pretendemos investigar quais os principais motivos e influências para a prática de atividade desportiva de jovens, analisando a interferência das variáveis género, idade, e tipo de desporto praticado. A amostra foi constituída por 186 praticantes de desporto. Os principais motivos da prática desportiva dos jovens estão essencialmente relacionados com a saúde, a sociabilidade e a técnica desportiva. As raparigas parecem valorizar mais os motivos ligados à sociabilidade, e os rapazes valorizam mais os aspetos técnico-desportivos. Os mais novos realçam os aspetos relacionados com a sociabilidade, enquanto os mais velhos parecem valorizar o aperfeiçoamento das capacidades técnicas. Os praticantes de natação valorizaram os aspetos ligados à saúde, os praticantes de basquetebol realçam os aspetos ligados à técnica, à sociabilidade, ao prestígio social e à condição financeira. Nas influências para a prática desportiva, os pais desempenham um papel fundamental, seguido dos amigos e dos treinadores dos clubes que exercem uma influência mais preponderante sobre os rapazes mais velhos.
Devido à proliferação das novas tecnologias, os tempos de hoje são caraterizados por uma nova e crescente cultura digital. Uma das consequências imediatas deste novo estilo de vida é que as crianças passam mais tempo em casa, rodeadas de tecnologia e menos tempo em brincadeiras ao ar livre, onde poderiam explorar o meio e permanecerem ativas e em movimento. Na sequência desta nova era digital, surgiram os Exergames (EXG) que pretendem revolucionar os jogos tradicionais de videojogo, de forma a combinar o exercício com o jogo. A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é das patologias do desenvolvimento e neurológico mais comum e também das mais estudadas. Esta síndrome é caracterizada por apresentar um défice de autocontrolo de desenvolvimento, da atenção, dificuldade no controlo dos impulsos, nas relações sociais e nas habilidades psicomotoras, pelo que uma intervenção precoce e atempada é aconselhável. No presente trabalho pretendeu-se avaliar o Perfil Psicomotor de uma criança de 12 anos de idade com PHDA, através da Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca, e perante os resultados obtidos apresentar um Plano de Intervenção através da Nintendo Wii® e seus acessórios. Após aplicação da BPM e realizado o somatório das várias provas dos sete fatores psicomotores, o valor obtido foi de 17 pontos, pelo que o perfil psicomotor corresponde a um Perfil eupráxico, no entanto, foram evidenciadas e registadas como áreas fracas a Equilibração, a Noção do Corpo, A Estruturação Espácio-temporal, a Praxia Global e a Praxia Fina. A proposta de intervenção apresentada pode ser implementada na Escola ou mesmo em casa pela Família, e pretendemos que a aplicação deste plano de intervenção possa oferecer uma série de vantagens em relação aos métodos convencionais, sendo por isso, em nossa opinião, uma boa proposta para articular com outro tipo de atividades.
Pretendíamos saber quais foram as modalidades desportivas escolhidas para a realização das atividades de formação em ensino, se os professores escolhiam para leccionar matérias diferentes das professoras e se as escolhas efectuadas para as aulas de interior eram diferentes das aulas de exterior. Para tal foram observadas sessenta lições de microensino leccionadas por estudantes de Educação Física, sobre um tema em que se sentissem mais à vontade e no local por que optassem. Verificámos que, na sua maioria, escolhem a ginástica como matéria, conteúdo, ou tema da lição e, por isso, preferem leccionar as suas aulas no interior, isto é, numa instalação desportiva coberta, e os restantes optam pelos desportos colectivos, sensivelmente na mesma proporção para cada uma das modalidades andebol, basquetebol, futebol ou voleibol, e são muito poucos os que escolhem o atletismo para praticarem as suas habilidades, competências ou destrezas de ensino.
As crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) podem aprender a utilizar o seu corpo do mesmo modo que uma criança sem qualquer problema, apenas têm mais dificuldades em processar a informação e necessitam que os professores repitam comportamentos e estruturas. A dificuldade de socialização pode provocar um atraso no desenvolvimento psicomotor. Por sua vez, as atividades físicas são promotoras de uma boa saúde e bem-estar da criança com PEA e a sua motricidade pode vir a desenvolver-se de modo a conseguir uma envolvência com o corpo (consigo próprio) e com o espaço (meio envolvente). Objetivo: o presente trabalho centra-se na observação dos efeitos da atividade física adaptada nos fatores psicomotores Práxia Global e Práxia Fina de uma criança com espectro do autismo, a frequentar o jardim de Infância. Métodos: aplicou-se a bateria psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, traçou-se o perfil psicomotor da criança e seguidamente extraíram-se os resultados relativos a estes dois fatores, por serem os mais fracos, e, concebeu-se e aplicou-se um plano de atividades físicas adaptadas. No final do programa voltou-se a aplicar a bateria psicomotora. Resultados: da análise á primeira aplicação da BPM os fatores com pior perfil foram os das Práxias, tanto Global (1,3 - Fraco) como Fina (1 - Fraco), em que os resultados revelam uma realização imperfeita, incompleta e descoordenada em quase todos os subfactores. O plano de atividades físicas adaptadas foi elaborado tendo em vista sobretudo estes fatores (não descurando os outros) com vista a melhorar o desempenho da criança fazendo-a evoluir nas suas competências psicomotoras ao nível das Práxias. O plano foi aplicado durante 7 meses, com 3 sessões por semana de 40 minutos. Por fim, voltou-se a aplicar a BPM, cujos resultados apresentam melhorias evidentes nos diferentes subfactores da Práxia Global obtendo assim um valor considerado bom, com realização controlada e adequada (3,2 - bom). Apesar da Práxia Fina continuar a apresentar melhorias pouco evidentes (1,4 - Fraco), um dos subfactores –Tamborilar – evoluiu bastante, mas mesmo assim é o fator psicomotor com mais dificuldades de realização para a criança. Conclusão: constatamos que o plano de atividades físicas adaptadas produziu efeito positivo no perfil das Práxias desta criança, uma vez que o seu perfil evoluiu mostrando em alguns subfactores um excelente índice de disponibilidade motora.
Objetivo: conhecer a opinião das crianças sobre o envolvimento parental. Metodologia: A amostra é constituída por 203 crianças praticantes de futebol, entre os escalões de infantis e iniciados. O instrumento utilizado foi o questionário adaptado do “Parental Involvement Sport Questionnaire” de Lee e Mclean (1997). Resultados: Na opinião das crianças há um grande envolvimento dos mesmos na prática desportiva dos filhos. Conclusões: estudo demonstrou que há diferenças na influência e intervenção e no incentivo e preocupação dos pais na prática desportiva dos filhos, entre os infantis e iniciados. Há também diferenças no incentivo e preocupação dos pais na prática desportiva dos filhos e no espírito desportivo, entre os pais que têm habilitações literárias altas e baixas. Há ainda diferenças na influência e intervenção dos pais na prática desportiva dos filhos e no incentivo e preocupação com essa prática, entre os pais com e sem prática desportiva.
O principal objetivo desta investigação foi avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física (EF) em contexto inclusivo, relativamente as variáveis género e tipologia da deficiência. Pretendeu-se ainda contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os gêneros, em cujas turmas existem alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos na disciplina de EF. Na presente investigação foram aplicados dois instrumentos: uma entrevista exploratória que serviu de base à construção de um questionário. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças de atitudes, e que estas variam quanto ao gênero e à tipologia da deficiência. Em suma, este estudo revela-se fundamental como meio de aferição das atitudes dos alunos sem condição de deficiência, uma vez que estes são um dos principais agentes para a construção do processo de inclusão.
O estudo pretende avaliar o impacto de um programa de intervenção psicomotora no meio aquático no desenvolvimento do perfil psicomotor e das competências da leitura e da escrita num jovem do género masculino de 16 anos de idade com síndrome fetal alcoólica. Procedeu-se à avaliação do perfil psicomotor, através da Bateria de Observação Psicomotora de Vítor da Fonseca, e das competências de leitura e escrita, através de uma grelha de palavras avaliando o número de palavras e a velocidade da leitura e escrita. Aplicou-se um programa de intervenção psicomotora, em simultâneo com a leitura e escrita, em contexto sala de aula e em meio aquático. No fim do programa, procedeu-se a nova avaliação, pelo mesmo método do processo inicial, procurando apurar evoluções nos domínios mais fracos. Verificaram-se melhorias nos fatores psicomotores de equilibração e lateralização, evidenciando um aumento do número de palavras globalizadas, assim como uma melhoria na qualidade gráfica.
O presente estudo tem como objetivo principal conhecer a aptidão física funcional em dois grupos distintos de idosos (praticantes e não praticantes de atividade física organizada) do concelho de Pampilhosa da Serra. Saber se há diferenças ao nível da aptidão física entre um grupo que praticou atividade física organizada durante 9 meses (2x semana) e um grupo que não praticou e ainda saber se há diferenças ao nível da aptidão física entre os grupos de ginástica sénior das diferentes freguesias. A amostra foi constituída por 225 idosos com idades entre os 65 e 94 anos de idade. Na recolha de dados foi aplicada a bateria de testes Senior Fitness Test (Rikli y Jones, 2001). Os resultados demonstraram que os praticantes que tiveram atividade física organizada apresentaram em todos os testes melhores níveis de aptidão física. Entre os dois grupos encontrámos diferenças estatisticamente significativas em todas as provas aplicadas. Concluimos que a prática de atividade física organizada teve um impacto positivo na aptidão física dos idosos avaliados.
Objetivos: Promover a introdução dos recursos digitais em atividades relacionadas com a expressão motora, analisar o efeito da prática de atividades motoras realizadas com a Nintendo Wii® e identificar mudanças no seu desenvolvimento motor resultantes da prática no ambiente virtual. Métodos: A investigação decorreu num Jardim de Infância, com 11 crianças: 6 pertencentes ao grupo experimental (utilizaram a Nintendo Wii®) e 5 ao grupo de controlo (não utilizaram a Nintendo Wii®) que realizaram avaliações relativamente ao equilíbrio, praxia, noção do corpo e lateralidade), presentes na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor Fonseca. O estudo realizou-se em 7 sessões utilizando a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Foi utlizado o programa SPSS (versão 20), testada a normalidade através do teste Shapiro-Wilk e provas não-paramétricas de Wilcoxon e Mann-Whitney. Resultados: O grupo experimental apesar de não evidenciar diferenças estatisticamente significativas, apresenta, em todas as variáveis avaliadas valores mais favoráveis em comparação com o grupo de controlo. Conclusões: Verificou-se que a utilização da Nintendo Wii® melhores resultados no grupo experimental nas variáveis analisadas (equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, praxia global).
This work is a review with a main objective: to develop knowledge about physical activity in neurotrophic factors. We have outlined three objectives within the affective, psychomotor and cognitive domains. These are respectively: the value of the practice of physical activity (PA) and to explain the relationship between the practice of PA and neurotrophic fac- tors. For the accomplishment of this work, informative documents were searched through Google Scholar, Online Library of Knowledge (B-ON), PubMed and Scopus DataBase. The study addresses the concept of PA, the benefits and factors associated with adherence, persistence and abandonment of regular physical activity and in a second phase the concept of neurotrophic factors and the relationship that exists between the practice of PA and neurotrophic factors. Physical exercise increases the expression of a protein called brain-derived neurotrophic factor (BDNF). A connection has been established between physical exercise, the levels of this neurotrophin and its beneficial effects on the brains of animals and humans. It has recently been shown that exercises sessions are capable of increasing serum and plasma BDNF con- centration in addition to an increase in BDNF expression in skeletal muscle. In this review will be approached the effect of physical exercise on the expression of BDNF in the brain. Recent studies have shown that there is a potential benefit in increasing BDNF expression and release by brain and some peripheral tissues, induced by exercise, resulting in an improvement in brain function.
O trabalho centra-se na observação dos efeitos da atividade física adaptada no perfil psicomotor de uma criança com espectro do autismo. Aplicou-se a bateria psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, traçou-se o perfil psicomotor da criança e seguidamente concebeu-se e aplicou-se um plano de atividades físicas adaptadas. Da análise á primeira aplicação da BPM, o perfil encontrado situa-se num perfil dispráxico (13 pontos) sendo as Práxias, Global e Fina, os fatores mais fracos. O plano de atividades físicas adaptadas foi elaborado tendo em vista não só os fatores mais fracos, mas também os subfactores com menor cotação. O plano foi aplicado durante 7 meses, com 3 sessões por semana e em cada semana foi desenvolvido um fator psicomotor com vista a melhorar o desempenho da criança fazendo-a evoluir nas suas competências psicomotoras. Por fim, voltou-se a aplicar a BPM tendo o resultado evoluído para um perfil normal (20 pontos), verificando-se melhorias em todos os fatores exceto na Práxia Fina, que continuou a mostrar valores inferiores. Concluímos assim que se verificaram melhorias nos resultados da avaliação dos fatores psicomotores através do plano de atividades físicas o que se pode confirmar que a criança apresentou uma evolução positiva no seu perfil psicomotor.
As crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) podem aprender a utilizar o seu corpo do mesmo modo que uma criança sem qualquer problema, apenas têm mais dificuldades em processar a informação. A dificuldade de socialização pode provocar um atraso no desenvolvimento psicomotor. Por sua vez, as atividades físicas são promotoras de uma boa saúde e bem-estar da criança com PEA e a sua motricidade pode vir a desenvolver-se de modo a conseguir uma envolvência com o corpo e com o espaço. O estudo centra-se na observação dos efeitos da atividade física adaptada nos fatores psicomotores Práxia Global e Práxia Fina de uma criança com espectro do autismo, a frequentar o jardim de Infância. Aplicou-se a bateria psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, traçou-se o perfil psicomotor da criança e seguidamente extraíram-se os resultados relativos a estes dois fatores, por serem os mais fracos, e, concebeu-se e aplicou-se um plano de atividades físicas adaptadas. No final do programa voltou-se a aplicar a bateria psicomotora. Da análise à primeira aplicação da BPM os fatores com pior perfil foram os das Práxias Global (1,3-Fraco) e Fina (1-Fraco), cujos resultados revelam uma realização imperfeita, incompleta e descoordenada. O plano de atividades físicas adaptadas foi elaborado tendo em vista sobretudo estes fatores visando melhorar o desempenho da criança nas suas competências psicomotoras ao nível das Práxias. O plano foi aplicado durante 7 meses, com 3 sessões por semana de 40 minutos. Por fim, voltou-se a aplicar a BPM, cujos resultados apresentam melhorias evidentes nos diferentes subfactores da Praxia Global obtendo assim um valor considerado bom, com realização controlada e adequada (3,2 - bom). Apesar da Praxia Fina continuar a apresentar melhorias pouco evidentes (1,4 - Fraco), um dos subfatores –Tamborilar – evoluiu bastante, mas mesmo assim é o fator psicomotor com mais dificuldades de realização para a criança. Constatamos que o plano de atividades físicas adaptadas produziu efeito positivo no perfil das Práxias desta criança, uma vez que o seu perfil evoluiu mostrando em alguns subfatores um excelente índice de disponibilidade motora.
Trata-se de um livro que reúne um conjunto de artigos que abordam temáticas diversas em contextos diferentes e da autoria de Professores/Investigadores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito académico e científico. Relativamente à estrutura, este documento está dividido em 7 seções - Artigos - de temáticas relacionadas com a área do Desporto de Natureza, mas com perspetivas distintas. Estes artigos resultam de investigações realizadas nos mais diversos contextos.
O livro junta um conjunto de artigos que abordam a problemática da prática da atividade física na terceira idade, traduzindo os resultados de algumas pesquisas efetuadas nesse domínio.
O estudo pretende conhecer atividades, trajetos e locais frequentados e os obstáculos identificados nas rotinas de vida diária de crianças/jovens com NEE, a viver em meio urbano, durante o tempo em que estão fora do período escolar. No estudo participaram 4 sujeitos com idades entre os 9 e 14 anos de idade, com diferentes deficiências. Os resultados demonstraram que os sujeitos têm como suporte nas suas rotinas os pais, outros familiares e profissionais de educação e de saúde. As rotinas semanais centram-se fundamentalmente em casa e nos locais onde realizam atividades específicas. As atividades de tempos de lazer decorrem em casa, com o recurso a suportes eletrónicos e são classificadas como sedentárias. Os acompanhantes nas atividades são principalmente familiares. A idade e as deficiências associadas são fatores que influenciam a autonomia e independência de mobilidade. As dificuldades de interação com os seus pares constituem um dos obstáculos no dia a dia destas crianças/jovens. Concluímos que os sujeitos passaram muito tempo em casa, envolvidos num reduzido número de atividades usando poucos objetos. Frequentaram poucos locais, na companhia de familiares, com reduzida independência de mobilidade. Os principais obstáculos encontrados nos locais e trajetos efetuados estão sobretudo relacionados com a sua problemática.
Pretende-se com este trabalho avaliar a motivação de atletas para a prática do Hóquei em Patins em função do escalão etário. Participaram 179 atletas de hóquei em patins: 35 do escalão de infantis, 34 dos iniciados, 24 dos juvenis, 31 dos juniores e 57 dos seniores. Pretendeu-se avaliar quais os pressupostos que motivam estes atletas para a prática do hóquei em patins. Para o efeito aplicou-se o Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD). Verificaram-se níveis de motivação bastante satisfatórios, com médias superiores a 3. O maior índice de motivação centra-se no “Trabalho em Equipa” e em termos de “Influência Extrinseca” e “Aprendizagem Técnica” estas decrescem tendencialmente à medida que o escalão etário aumenta.
O livro reúne um conjunto diversificado de artigos resultantes de outras tantas pesquisas sobre a Atividade motora de crianças, seja ao nível de pesquisas sobre a aquisição motora, ao nível do jogo e da atividade lúdica, do envolvimento parental, dos videojogos, do recreio, ou abordem a atividade motora de crianças de minorias.Esta visão diversificada permite abrir novas ideias, inspirar novas pesquisas, complementar informação e, por isso, constitui-se como um excelente instrumento de estudo, trabalho, ou pesquisa.
Os contributos para o desenvolvimento das competências dos profissionais da área das Ciências do Desporto são sempre bem-vindos. Com o intuito de se constituir como uma ferramenta de trabalho para todos os que procurem conhecimento nesta área tão específica, elaborou-se este documento estruturado, contendo informação específica e pertinente. Mantemos também uma política editorial de abertura à comunidade científica da área das Ciências do Desporto, originando um livro que reúne um conjunto de artigos que abordam temáticas diversas em contextos diferentes e da autoria de Professores/Investigadores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito académico e científico. Relativamente à estrutura, este documento está dividido em 8 seções - Artigos - de temáticas relacionadas com a área do Exercício e Saúde, mas com perspetivas distintas que resultam de investigações realizadas nos mais diversos contextos.
Nos últimos 20 anos a investigação tem dado mostras da relevância do suporte parental durante o desenrolar desportivo da criança. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo avaliar o envolvimento parental na prática desportiva das crianças, mais especificamente no futebol. A amostra foi selecionada em três clubes da cidade de Castelo Branco, sendo constituída por 110 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 31 e 52 anos. Nesta investigação foi utilizado como instrumento de recolha de dados, um questionário adaptado ao contexto desportivo e traduzido para a realidade portuguesa por Teques (2009). Os resultados indicam que os pais apresentam elevados índices de envolvimento parental na prática desportiva dos seus filhos. Relativamente à variável género os resultados demostraram existir diferenças estatisticamente significativas na dimensão Atividades parentais (DIM_10). Quanto ao escalão de formação das crianças, os pais dos traquinas manifestam diferenças estatisticamente significativas na dimensão Perceção parental das invocações oriundas do treinador (DIM_2). Por último a variável habilitações literárias apresenta resultados estatisticamente significativos na dimensão Perceção parental do tempo e energia (DIM_7), onde os pais com habilitações superiores têm um maior envolvimento comparativamente aos pais com habilitações não superiores.
A investigação tentou dar resposta aos motivos subjacentes à esco- lha do futebol como prática desportiva por parte das crianças e jovens 77 da região de Castelo Branco e Coimbra, fazendo comparação entre as duas regiões, assim como, procurar saber as diferenças consoante a idade. A amostra foi constituída por 220 crianças e jovens de com uma média de idades de 12,82 ± 2,790 das duas regiões. Os dados foram obtidos através da aplicação do QMAD (Serpa & Frias, 1990). Foi uti- lizada a estatística descritiva (média aritmética e desvio padrão) e a estatística inferencial (Kolmogorov-Smirnov Test, T-Student, One-Way Anova e o Post-Hoc Scheff). As categorias/dimensões motivacionais, o “desenvolvimento de competências”, a “afiliação específica”, a “forma física”, a “competição” e o “prazer”, foram as mais indicadas, a cate- goria/dimensão motivacional “estatuto” foi a menos indicada pelas crianças e jovens das duas regiões. Na comparação entre idades, veri- ficámos que existem diferenças estatisticamente significativas e muito significativas. Na comparação entre as duas regiões, encontrámos di- ferenças estatisticamente significativas em duas categorias/dimensões motivacionais. Concluímos que existem diferenças estatisticamente significativas e muito significativas ao nível das motivações pelas quais os sujeitos da amostra escolhem o futebol como prática desportiva na comparação entre os sujeitos dos distintos escalões etários.
El envejecimiento de la población es un hecho cada vez más observable en varios países desarrollados, como Portugal. Esta fase de la vida conduce a pérdidas biológicas y, a veces, a otros problemas psíquicos y sociales, lo que conduce a una disminución de la calidad de vida en esta edad. El presente estudio tuvo como objetivo verificar si los mayores, practicantes de un programa regular de actividad física formal tienen una mejor percepción de su calidad de vida que los mayores, no practicantes. La muestra consistió en 64 ancianos (n = 64), residentes en Proença-a-Nova, divididos en dos grupos, uno que designamos a grupo de practicantes con 32 individuos que participan en los programas de hidrogimnasia y gimnasia sénior, y otro con 32 elementos designados por grupo de no practicantes, que incluían individuos que no practicaban actividad física formal. La calidad de vida percibida se midió utilizando el cuestionario MOS SF-36v2. Los resultados revelaron que la percepción de la calidad de vida tiende a ser mayor en los practicantes de actividad física, pero solo presenta diferencias estadísticamente significativas en las dimensiones de la función física, la función social y en el elemento de cambio en la salud, presentando valores más altos para el grupo de practicantes.
Population aging is an increasingly observable fact in several developed countries. In Portugal, the percentage of elderly people is much higher compared to other age groups. We know that this phase of life causes damage at the biological level, psychological and social problems, which means that the quality of life at this age can decrease. Physical activity can be a means of reversing and / or preventing loss of quality of life. This study aims to verify whether elderly people who practice a regular program of formal physical activity have a better perception of their quality of life than non-practicing elderly people. The sample consisted of 64 elderly people (n = 64), residing in Proença-a-Nova in Portugal, divided into two groups, a group of practitioners in elderly programs and another group not practicing formal physical activity. The perception of quality of life was measured using the MOS SF-36v2 questionnaire, while the battery of tests by the Senior Fitness Test by Rikli and Jones (1999; 2001) was used to assess the functional level. The results showed that the perception of quality of life presents few statistically significant differences, with the highest values being that of the group of practitioners. The perception of quality of life reveals a weak correlation with the functional level presented by the two groups. It was concluded that the practice of physical activity does not influence the perception of quality of life, but it has a significant influence on a better functional level.
O livro que tem por título ATIVIDADE FÍSICA LAZER E SAÚDE - Perspetivas e Desafios de Investigação, congrega as comunicações apresentadas no XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS), que decorreu sob a responsabilidade da Unidade de Investigação Sport, Health & Exercise Reseach Unit (SHERU) do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trata-se de um Seminário anual que começou em 2003, tendo a sua 1ª edição sido realizada pelo Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança (IEC) da Universidade do Minho. A partir de 2008, passou a realizar-se alternadamente entre instituições de Ensino Superior de Portugal e do Brasil. Pretende-se que o seminário se constitua como um momento de reflexão, discussão, debate e divulgação de trabalhos científicos por parte de investigadores de diferentes países em torno das temáticas relacionadas com a Atividade Física, Lazer e Saúde, contribuindo para desenvolvimento de uma comunidade mais informada e atualizada.
O livro que tem por título EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E BEM-ESTAR - NOVOS CAMINHOS, é composto por capítulos escritos por diferentes autores pertencentes a Instituições de diferentes países e congrega artigos interligados com as diferentes temáticas expressas no título. Os diferentes capítulos estão escritos na língua do país dos primeiros autores, ou seja, em Português de Portugal, Português do Brasil e em Castelhano.
Atualmente, a tarefa de avaliar assume um papel preponderante em qualquer operação de planeamento. Deste modo, torna-se importante avaliar os processos, para saber se estamos a cumprir os objetivos a que nos propomos; a avaliação não deve ser deixada ao acaso, sob pena de não conseguirmos identificar se obtemos os resultados, inicialmente, pretendidos. Rapidamente, constatamos que o processo de avaliação é um processo complexo e contínuo e que as diferentes etapas (avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação sumativa) devem ser, cuidadosamente, realizadas para que se possam obter indicadores que revelem as evidências da aprendizagem. Pretende-se que a classificação seja objetiva e imparcial, isenta de ruído emocional e que dê sentido ao processo de ensino aprendizagem. Repensando a importância de avaliar, não só a aprendizagem dos nossos alunos, mas também a da prática docente e o próprio processo de ensino. Com o uso dos mecanismos e instrumentos, poderemos comprovar o sucesso dos nossos alunos, as suas competências e os objetivos pretendidos, permitindo colocar o foco da nossa atenção nas aprendizagens imprescindíveis ao referido sucesso. Além disso, mediante o conhecimento, a prática e a valorização da atividade física como forma de manter a saúde, como meio de relação social, contribui para o desenvolvimento das competências e o conhecimento e interação com o mundo físico.
Portugal enfrenta uma dinâmica demográfica de forte envelhecimento populacional. É crucial a adaptação das políticas sociais e económicas a esta realidade. Políticas renovadas que possam responder aos desafios sociais e económicos que importa colmatar aos idosos, às famílias e às instituições. A animação sociocultural assume-se como um importante contributo na melhoria da qualidade da oferta das respostas sociais aos idosos, bem como na promoção de melhores práticas gerontológicas. Objetivo: O presente estudo pretende divulgar a importância que as práticas profissionais da área da animação sociocultural têm na vida das instituições e na qualidade das respostas sociais. Método: Foi realizado um diagnóstico a nível nacional sobre o contexto laboral dos animadores socioculturais, o seu exercício profissional, as expetativas relativamente ao futuro da atividade, e à qualidade das suas práticas profissionais. Resultados: Participou um total de 128 profissionais que demonstraram a sua perceção sobre a prática laboral nas instituições, contemplando três dimensões de análise: formativa, profissional e avaliativa. Resultados: a animação sociocultural tem um impacto positivo na qualidade dos serviços, sendo fator diferenciador. Constitui como instrumento de promoção empresarial/institucional. Conclusão: O impacto das atividades parece ser bastante positiva na melhoria da qualidade das respostas sociais e atividades oferecidas.
Sport is made by people and is for people, as it is a multidisciplinary process involving athletes, coaches, clinical staff, families, managers, and other institutional supporters, such as academia and industry. We have been working in sport for almost 40 years and the opportunity to be in daily contact with athletes and coaches has given us the will to study them harder in order to promote the athlete’s health and performance and to ensure the best training regimes. Fortunately, the increasing number of scientific disciplines surrounding sport, namely sports medicine, physiology, neurophysiology, psychology, sports health, nutrition, biomechanics (among others) are driving sport and athletes into safer and later sport experiences, which is in fact the added value of this book. This book presents a diversity of themes related to sports medicine and health varying from clinical issues, such as sports injuries to specific neuropsychological aspects of the athletes’ behaviour regulation and parathletes’ motivation for sport practice. The book is structured in six chapters, which combine research and clinical/exercise applications that we would like to highlight. Chapter 1 involves the study of the volitional (arbitrary) regulation of behaviour and its connections with the individual features of interhemispheric asymmetries in sports activities practice. Chapter 2 addresses the role of one important professional in sport, which is the Sport and Exercise Medicine physician, and his specific training, skills, and abilities from recreational sports to elite level and as a healthy lifestyle promoter. Chapter 3 discusses the pathophysiology of a mild traumatic brain injury or sport-related concussion sustained during sports participation and presents the scientific evidence-based acute screening and detection methods available and general guidelines for recovery and active rehabilitation. Chapter 4 is focused on the pathophysiology of the knee-dislocation and strategies to increase strength and endurance training in rehabilitation. Chapter 5 is practice-oriented to the adaptive responses inherent to exercise training on cardiac remodelling. Chapter 6 reports results on the motivation of Russian highly qualified parathletes from three different regions. This comprehensive volume is very appealing, which will be also recognised by sports and health professionals, who need further support in their daily work with athletes and coaches, in particular. It is also attractive to researchers and students interested in sport and health related areas.
Objetivo: Analisar o impacto que as atividades de animação sociocultural têm na qualidade dos serviços prestados no âmbito da terceira idade, percecionado pelos respetivos profissionais da animação sociocultural. Pretende-se verificar a importância que a profissão revela ter na qualidade das instituições e das respostas sociais no âmbito da terceira idade e do envelhecimento saudável. Metodologia: Foi realizado um diagnóstico a nível nacional sobre o contexto laboral dos animadores socioculturais, o seu exercício profissional, as expetativas relativamente ao futuro da atividade, à qualidade e ao impacto das suas práticas profissionais no âmbito da terceira idade. A amostra de 134 animadores socioculturais respondeu a um questionário online sobre a prática profissional e o impacto das instituições da terceira idade. Resultados: verificou-se que os animadores socioculturais consideram a prática das atividades importantes nestas instituições, contribuindo de forma positiva para a qualidade de vida das pessoas idosas. A animação sociocultural parece ter um impacto positivo na qualidade dos serviços, sendo fator diferenciador entre as instituições. Constitui, por isso, instrumento de promoção empresarial/institucional. Conclusão: O impacto das atividades parece ser bastante positivo na melhoria da qualidade das respostas sociais e atividades oferecidas.
El objetivo de este estudio fue conocer el rasgo de búsqueda de sensaciones en practicantes de paracaidismo en Portugal y comprobar si existen diferencias según las variables, sexo, nivel de experiencia y grupo de edad. Participaron en el estudio 114 paracaidistas. Para la recolección de datos se utilizó el cuestionario Sensation Seeking Scale-V (SSS-V). Se realizaron pruebas de asunción de criterios para la definición de modelos de contraste de hipótesis. Para comparar las variables con la función de búsqueda de sensaciones se utilizaron las pruebas U de Mann-Whitney, la T-Student y la prueba de Kruskal Wallis atendiendo a las características de los datos. Se encontró que el nivel de intensidad del rasgo de búsqueda de sensaciones de la mayoría de los paracaidistas se encuentra en valores medios o altos. En cuanto a la búsqueda de sensaciones y sus dimensiones, teniendo en cuenta las variables en estudio, solo se encontraron diferencias significativas en la Desinhibición entre los grupos de edad, identificando en los más jóvenes valores medios más altos frente a los mayores. Se puede concluir que los paracaidistas que participaron en este estudio resultaron ser un grupo homogéneo con características de personalidad definidas en busca de aventura, emoción y experiencias muy similares.
Esta revisão sistemática teve o objetivo de sumariar a literatura publicada anteriormente acerca da modalidade de paraquedismo, centrados nas áreas da Psicologia, Fisiologia e Psicofisiologia. As plataformas e bases de dados eletrónicas utilizadas para a pesquisa bibliográfica foram: Web of Science, MEDline e Scopus. Foram selecionados 21 artigos, após passarem pelos critérios de seleção. Tendo em conta a área de estudo, encontramos três artigos no âmbito da Fisiologia, oito artigos no âmbito da Psicologia e 10 artigos no âmbito da Psicofisiologia. Os instrumentos utilizados na recolha de dados relacionados com a medição da frequência cardíaca (FC) foram sobretudo os monitores de FC Polar e ECG Holter. Nos estudos de ansiedade o instrumento mais usado foi STAI - State Trait- Anxiety Inventory, complementado com recolha de amostras salivares através do teste de cortisol. Para estudar os traços de personalidade foram utilizados: SSS- Sensation Seeking Scale – V, NEO PI-R, EPQ-R - Questionário de Personalidade de Eysenck revisto e TAS 20 - Escala de Alexitimia de Toronto. Na generalidade amostras até 25 sujeitos com experiência na modalidade e do sexo masculino foram predominantemente utilizados. Apesar da utilização preponderante de alguns instrumentos, os procedimentos utilizados foram bastante diversificados não existindo uma metodologia unanime e consensual.
The Theory of Self-Determination has been used as a theoretical model of support in several studies on motivation in Sport. In this sense, we realize that motivation is a topic to which researchers have devoted much of their time, however, when researching adapted sports, and the person with Intellectual and Developmental Difficulty we observe a shortage in research.This study aimed to verify the levels of self- determination and subjective well-being of athletes members of the Special Olympics of Portugal, and ii) to compare the variables under analysis according to gender. In this quantitative study participated 94 athletes of Adapted Sports, aged between 11 and 63 years (‹=32.61 ± SD=13.8) of both genders, competitors of individual and collective sports.The monitoring instruments used were Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ), Basic Psychological Needs Exercise Scale (BPNES), Life Satisfaction Scale (S WLS) and Positive and Negative Attachment Scale (PANAS). Data analysis was based on the verification of the internal consistency of the scales applied through the calculation of alpha and Cronbach, descriptive analysis of data and application for gender comparison through the nonparametric test U Mann- Whitney, as well as a linear regression, meeting a significance level of 0.05. As a result, we observed that the satisfaction of basic psychological needs and motivation predict good levels of life satisfaction also of positive attachment.We also found statistically significant differences in life satisfaction and negative attachments when comparing gender outcomes.
O presente estudo teve como objectivos, conhecer as principais razões e influências que motivam as crianças a praticar actividade desportiva no clube, e saber, se essas razões e influências variam de acordo com a modalidade praticada e com o género. Conhecer também a opinião dos treinadores sobre os principais entraves à prática, e quais as mudanças a propor para aumentar o número de crianças a praticar actividade desportiva nos clubes. A amostra deste estudo é composta por 40 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos e por 4 treinadores. As modalidades onde foi recolhida a amostra foram: futebol, andebol, ténis e atletismo. A recolha dos dados foi efectuada com base num questionário aplicado individualmente a cada criança e a cada treinador. Após codificação, processamento e tratamento dos dados, concluímos que: O tempo de prática desportiva semanal das crianças nos clubes é diminuto. As principais razões para a prática estão ligadas à socialização, à saúde e à condição física. Quem mais influencia a prática desportiva são os amigos. As variáveis género e modalidade praticada não mostraram grandes diferenças. São vários os entraves à prática desportiva das crianças nos clubes na opinião dos treinadores, sendo apontados alguns aspectos importantes para atrair as crianças para a prática desportiva.
O presente estudo tem por objectivo relacionar as actividades diárias de uma criança do sexo masculino de 10 anos, do meio urbano com a oscilação da frequência cardíaca registada nessas mesmas actividades. A recolha dos dados foi efectuada através de um registo diário das actividades e do uso de um monitor de frequência cardíaca, durante uma semana tipo no período pós-escolar. Os dados obtidos foram inicialmente categorizados em função das actividades realizadas pela criança, seguindo-se uma análise ao tempo dedicado a cada actividade e categoria. Neste seguimento foram também analisados os valores médios, máximos e mínimos da frequência cardíaca, bem como abordá-los no que toca à distinção semana do fim-de-semana. Como conclusões verificámos que: A criança não pratica Actividades Desportivas; As categorias de actividades que mais predominam no dia-a-dia da criança são as Actividades Lúdicas e as de Mobilidade. Tanto durante a semana como ao fim-de-semana, as actividades que ocupam maior percentagem sobre o tempo total correspondem às Actividades Lúdicas. Na generalidade, a criança em estudo apresenta valores de frequência cardíaca de nível leve.
Abstract. The mobility dependence appears to be associated with less autonomy in children who spend less time playing alone or being with friends in playful situations. Our intention is to study the dependence of mobility of children in the 1st cycle of education in an urban environment with ages between 6 and 12 years old. The sample consisted of 186 children of both genders of which 95 were female and 91 were male. A multiple response questionnaire was used, and the statistical analysis used was descriptive frequency, crosstabs and inferential analysis. Children who practiced more physical activity are those in the 2nd grade: 70.8% (34), below these are the 3rd grade: 67.9% (36), with the 4th grade having 64.8% (35) and finally the 1st grade with 58.1% (18). In total 66.1% (123) engaged in physical activity and 33.9% (63) did not exercise in any sports club or municipal facilities. We have come to some conclusions, with regards to school transportation, almost all students are moving with motorized transportation where the majority cannot go out without family going with them to any activity, and we have also concluded that the female gender is more active than the males.
Introdução: O presente trabalho visa compreender quais as situações que melhor se enquadram os fundamentos técnico-táticos para um bom desenvolvimento do jogo, neste caso no Hóquei em Patins, onde através da comparação entre duas situações de jogo sendo elas: jogo formal e jogo em campo reduzido (Mini-Hóquei) nos escalões Benjamins e Escolares. Objetivo: Verificar se a diminuição das dimensões do campo nestes escalões de formação, promove uma maior ação em termos técnico-táticos por parte dos jogadores, com vista à formação e compreensão do jogo. Métodos: foi utilizada a gravação em vídeo de 10 jogos de Hóquei, 5 jogos regulamentares e 5 de Mini-hóquei, e foram registados os dados referentes aos passes efetuados, remates e número de golos. Foi utilizado para o tratamento estatístico o programa SPSS versão 20.0 onde efetuámos a estatística descritiva, médias e desvios padrões e ainda testes não paramétricos de Wilcoxon e Prova U de Mann-Whitney. O valor de significância foi colocado a p ≤ 0,05 que permitiu verificar que existe significância nas hipóteses testadas. Resultados: os resultados corroboram o nosso objetivo, uma vez que a maioria das hipóteses não foram rejeitadas, nos 5 jogos regulamentares foram registados um total 1214 passes, 229 remates e 54 golos. Nos resultados dos jogos de Mini-hóquei foram registados um total de total de 578 passes, 286 remates e 84 golos. Conclusões: Os resultados obtidos permitem-nos subentender que o Mini-hóquei promove uma maior ação técnico-táctica nestes escalões, com maior interação com bola, tornando-se assim numa excelente etapa de ensino-aprendizagem para o jogo formal 5x5 em campo de dimensões oficiais.
The mobility dependence appears to be associated with less autonomy in children who spend less time playing alone or being with friends in playful situations. Our intention is to study the dependence of mobility of children in the 1st cycle of education in an urban environment with ages between 6 and 12 years old. The sample consisted of 186 children of both genders of which 95 were female and 91 were male. A multiple response questionnaire was used, and the statistical analysis used was descriptive frequency, crosstabs and inferential analysis. Children who practiced more physical activity are those in the 2nd grade: 70.8% (34), below these are the 3rd grade: 67.9% (36), with the 4th grade having 64.8% (35) and finally the 1st grade with 58.1% (18). In total 66.1% (123) engaged in physical activity and 33.9% (63) did not exercise in any sports club or municipal facilities. We have come to some conclusions, with regards to school transportation, almost all students are moving with motorized transportation where the majority cannot go out without family going with them to any activity, and we have also concluded that the female gender is more active than the males.
Os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e curricula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da “escola em tempo integral” como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Objetivo: Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na “escola em tempo integral”, através de um “retrato de movimento na escola”. Métodos: Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professoras). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. Resultados: A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma aréa imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. Conclusões: A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.
O objetivo deste estudo consiste em analisar qual a relação entre as variáveis de composição corporal e as habilidades motoras de coordenação. Estudo transversal com 204 crianças (7.83 ±1.4 anos), de ambos os sexos. Foram avaliados o IMC, o Perímetro Cintura, o Mineral Ósseo e %Massa Gorda (Tanita BC-568.) e foi aplicada a bateria Körperkoordinationstest Für Kinder(1) para avaliar a coordenação motora. Para a análise da correlação, procedeu-se à utilização do teste de correlação de Spearman. Os resultados obtidos demonstram uma relação positiva entre todas as variáveis de composição corporal e a idade. Quanto às variáveis de habilidades motoras de coordenação constata-se uma relação negativa entre algumas dessas mesmas variáveis e a idade (transferência de plataformas (p=-0.383), saltos monopedais (p=-0.231) e score total (p=-0.296)). As variáveis de composição corporal apresentam uma relação positiva entre si e uma relação negativa com as habilidades motoras de equilíbrio.
A nossa sociedade evidencia uma tendência preocupante para a inatividade física, associados aos graves problemas de saúde pública que proliferam na sociedade (Mota & Salis, 2002). A importância da atividade física (AF) para a população infanto-juvenil é hoje inquestionável, proporcionando a prática regular destas atividades efeitos positivos sobre o organismo. A preocupação com a questão da AF e saúde, para todas as faixas etárias, tem sido constante, prova disso são as investigações realizadas nesta área, e o próprio interesse e preocupação das pessoas sobre esta temática (Paulo, 2014). O objetivo geral deste estudo passa por verificar quais as diferenças, ao nível da composição corporal e das habilidades motoras, comparando crianças com níveis de prática de AF diferenciados, de ambos os sexos e idades distintas, correlacionando ainda as variáveis composição corporal, habilidades motoras e idade. Estudo transversal com amostra constituída por 204 crianças com uma idade média de 7.83 ±1.4 anos, de ambos os géneros, divididos em dois grupos: Grupo AFEXTRA- 62 crianças que praticam algum tipo de AF, supervisionada e periodizada, complementando a prática letiva; Grupo AFESCOLA- 142 crianças que apenas praticam AF na escola. Para dividir os grupos foi feito um pequeno questionário que foi inserido no Termo de Consentimento Informado. Foram avaliados os valores de composição corporal (IMC, Perímetro Cintura (PC), Massa Muscular (MM), Massa Óssea (MO) e % Massa Gorga (MG)), recorrendo aos respetivos protocolos de avaliação, e foi aplicada a bateria de testes Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) (Kiphard & Schilling, 1974), que foi usada para avaliar a coordenação motora das crianças. Os dados obtidos foram tratados no S.P.S.S. 21.0 recorrendo numa primeira fase à estatística descritiva, posteriormente procedeu-se à verificação da normalidade da amostra através do Kolmogorov-Smirnov test. Para as variáveis analisadas, que não apresentaram distribuição normal, procedeu-se à utilização do teste U de Mann-Whitney, adotando-se um nível de significância de 0.05. Os resultados obtidos parecem demonstrar indiferença entre os grupos com níveis de prática diferenciada, em muitos dos indicadores estudados. O grupo AFEXTRA apresenta resultados estatisticamente diferentes (p≤0,05), ao nível de %MG, quando comparado com o grupo oposto (p=0.000). Nas restantes variáveis de composição corporal não se apresentam diferenças entres os grupos de estudo. Nas variáveis referentes às habilidades motoras, não se encontram diferenças quando comparados grupos com níveis de prática diferenciada em nenhuma das variáveis estudadas, contudo, verificam-se diferenças (p≤0,05), entre as crianças com idades distintas nas variáveis Saltos Monopedais (p=0.000), Transferência de Plataformas (p=0.011) e Score Total (p=0.001). Nas restantes variáveis de avaliação de habilidades motoras não se encontraram diferenças estatisticamente significativas (Trave (p=0.317) e Saltos Laterais (p=0.592). A prática de exercício extraescolar, supervisionado e periodizado, parece contribuir para valores de %MG mais reduzidos. A adoção de hábitos de vida sedentários reflete-se nas habilidades motoras, nomeadamente na coordenação motora, à medida que as crianças vão envelhecendo, influenciando a sua prestação motora, diminuindo a prestação da mesma.
The Theory of Self‐determination (Deci & Ryan, 2002) is based on a motivational domain and leads to the importance of meeting basic psychological needs of perception of autonomy, perception of competence and perception of social relations in the appearance of self‐determined behaviour, which are those that cause series of consequences as the future commitment to sports or exercise (Palmeira, 2010) and what kind of affection promotes to them a perspective of a life satisfaction (Andrews & Withey, 1976). According to studies relating the degree of self‐determination based on different training habits and athletic history, veterans athletes revealed high levels of intrinsic motivation, moderate extrinsic motivation and almost inexistence in terms of amotivation once that for these athletes the most important aspect of this sport is the satisfaction by overcoming their own limits during training and then to overcome opponents in competitions, hoping for a medal, or even a record (Sancho & Ruiz‐Juan, 2015). This exploratory study aims, in the context of veteran sport, i) characterise the motivation and satisfaction of basic psychological needs to practice judo; ii) to know the level of satisfaction with life; and iii) to understand which variables of selfdetermination influence levels of affection and satisfaction with life.
A educação inclusiva é um dos objetivos de todos os sistemas educativos das sociedades democráticas, proporcionando igualdade de oportunidades a todas as crianças. Para tal é necessário flexibilizar/adaptar o currículo para responder adequadamente às crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) apresentam-se como um conjunto de princípios para apoiar o educador nas decisões sobre a sua prática e constituem-se como uma referência comum em relação à componente educativa para todos os educadores da rede nacional. Tornam-se, assim, um apoio importante para os educadores, contribuindo para a inclusão de todas as crianças e não apenas de algumas no processo educativo regular. A inclusão das crianças com NEE tem vindo a equacionar grandes perspetivas ao nível internacional e no âmbito nacional, através do Decreto-Lei 3/2008, foram definidos os objetivos da Educação Especial (EE): inclusão educativa e social; acesso e sucesso educativos; preparação para a vida pós-escolar ou profissional; promoção da igualdade de oportunidades. Visto a questão de a inclusão ser um tema fulcral do ponto de vista da igualdade e da coesão social, pretendemos, por isso, conhecer a realidade das práticas de alguns profissionais da Educação Pré-Escolar em ação, dado que as crianças com NEE têm direito de serem incluídas no ensino regular. O objetivo centra-se em analisar se as Educadoras de Infância (EI) do ensino regular, flexibilizam/adaptam nos seus Projetos Curriculares de Grupo (PCG) os conteúdos, os objetivos, as estratégias/metodologias e os recursos, tendo em conta as NEE. Este estudo insere-se no âmbito dos métodos qualitativos descritivos, concretamente num estudo de caso, na medida em que o entrevistador, investiga as características de uma unidade individual, que neste caso são as EI, permitindo proporcionar uma melhor compreensão de um caso específico. Os instrumentos/técnicas de recolha de dados são a análise documental dos PCG e a entrevista semi-estruturada às EI e os dados foram tratados de acordo com a análise de conteúdo tendo em conta a definição das categorias, das unidades de significado, unidades de registo e de contextos. Das 15 instituições de Educação Pré-Escolar da rede pública/privada existentes na cidade de Castelo Branco apenas 2 se disponibilizaram para participar nesta investigação. As 4 Educadoras participantes exercem funções educativas em grupos de crianças que têm incluídas crianças com NEE: duas num jardim-de-infância da rede pública e duas na rede privada. Concluímos que da análise aos PCG, que em alguns casos, a articulação entre estes e os normativos coincide, mas os conteúdos, as estratégias/metodologias e os objetivos são selecionados nos PCG para o grupo sem mencionar especificamente as crianças com NEE. No entanto através das entrevistas, as EI referiram sempre a flexibilização/adaptação dos conteúdos, estratégias/metodologias e objetivos no dia-a-dia, consoante as NEE da criança, tendo em conta as suas capacidades e interesses. No que respeita aos recursos humanos, constata-se a falta de recursos humanos, tanto na análise aos PCG como às entrevistas, daí a dificuldade de gestão e organização do trabalho educativo.
Introduction: Sport activities demand a focused and polarized attention, as necessary condition to learning process. Described as an essential condition to the learning process, attention is considered a powerful mediating variable, because we can notice its influence on the teaching-learning process, as well as its influence on the teacher’s behaviour, the student’s behaviour and the learning results. According to this fact, the focused attention arises as a fundamental condition to the learning process, since the greater the power to keep the focus on a certain object or task, the better the chance of success. Objective: We intend to know the aspects to which the students pay attention during the different moments of the Physical Education class, in individual sportive activities. Methodology: The sample consisted of 156 students from the 3rd Cycle of Basic Education, of both genders (84 female and 72 male). We applied the questionnaire ATEST-EF (Petrica 2003), in which the students signalized what they were thinking of at certain moments of the Physical Education classes, more precisely of Athletics and Gymnastics classes. The results indicate that there are no significant differences, because after the application of the test of “Chi-Square” to associate the variable “Attention” and the variable “Signal” for the individual activities, we can verify the value of (p= .373). From the analysis performed, we can infer that in relation to students' attention profile study in individual sportsathletics and gymnastics, there are no statistically significant differences.
Nos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula.
Introduction: The leader, in the coach role, must be able to relate and establish connections with his athletes, and contribute to the construction of an environment conducted by fair and clear norms that do not oppose the organizational culture of the club (Lopes, 2008; Mendo & Ortiz, 2003). Objective: The objective of this research was to identify the leadership behaviours of two coaches from different levels (Under 17 and Seniors), as well as the perception of leadership behaviours of their players. Methodology: The sample consisted of two coaches and 26 players, 12 of them in the “Under 17” level aged between 15 and 17 years, and 14 senior players, aged between 18 and 33 years. We used the Leadership Scale for Sports (LSS) / Leadership Scale in Sport, by Chelladurai & Saleh (1978). In this descriptive and inferential study, the Kolmogrov-Smirnov test was performed for the normality assumptions by choosing the parametric statistic and to analyse the differences between the variables, a Student-T test was performed. Five dimensions were analysed: Training Instruction, Social Support, Reinforcement, Democratic Behaviour and Autocratic Behaviour. The results obtained showed significant differences between the coach's self-perception and the players' perception, as well as their preferences and their comparison between levels. According to coaches, the dimension of training instruction and reinforcement, are the styles of leadership with more emphasis and the smaller is the autocratic.
O presente estudo tem como finalidade analisar se as Educadoras de Infância do ensino regular, flexibilizam/adaptam nos seus Projetos Curriculares de Grupo (PCG) os conteúdos, os objetivos, as estratégias ou metodologias e os recursos, tendo em conta as Necessidades Educativas Especiais (NEE). Procede-se ao levantamento de situações atuais, nomeadamente no que se refere à prática de quatro Educadoras de Infância que exercem funções educativas com grupos de crianças que têm incluídas crianças com NEE, duas num jardim-de-infância da rede pública e duas na rede privada. Os instrumentos/técnicas de recolha de dados incidiram na análise documental dos PCG na entrevista semiestruturada às Educadoras de Infância e os dados foram tratados de acordo com a análise de conteúdo tendo em conta a definição das categorias, das unidades de significado, unidades de registo e de contextos. Concluímos que da análise aos PCG os conteúdos, as estratégias/metodologias e os objetivos são selecionados para o grupo sem mencionar especificamente as crianças com NEE. No que respeita aos recursos humanos, constata-se a falta destes, tanto na análise aos PCG como às entrevistas, daí a dificuldade de gestão e organização do trabalho educativo por parte das Educadoras nas suas práticas educativas em grupos inclusivos.
Este estudo pretende identificar as necessidades (de informação, de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, financeiras e funcionamento da vida familiar) mais frequentes e prioritárias de pais cujos filhos apresentam Necessidades Educativas Especiais incluídos num Jardim-de-infância e relacioná-las com as ca-racterísticas desses pais (composição do agregado familiar, situação familiar, situação laboral). Da análise constatamos que os tipos de necessidades mais frequente e prioritárias para os pais foram as Necessidades de Informação, as de Apoio e as Financeiras. Quando relacionadas as características dos pais e os tipos de Necessidades, constatou-se uma forte conver-gência na tendência de respostas mais vezes assinaladas ao nível da composição do agregado familiar, pelo que podemos concluir que não é a tipologia do agregado familiar que condiciona haver mais ou menos di-ficuldades nas necessidades. Ao nível da situação familiar concluímos que nas Necessidades de Informação, de Apoio, e de Explicar aos Outros verificou-se convergência ao nível da tendência de respostas mais vezes ocorridas. Nas restantes ne-cessidades essa convergência não se verificou. No caso da situação laboral, na maioria das necessidades existiu convergência na tendência de resposta em termos de situação laboral, pelo que constatamos que não será o tipo situação laboral dos sujeitos do es-tudo a influenciar o tipo de necessidades assinaladas.
BACKGROUND: The study objective was intended to verify whether the practice of maternal physical activity during the pregnancy period could be assumed as a contribution to the acquisition of postural patterns in the child during its first year of life. METHODS: A transversal and descriptive study was carried where we recorded the developments observed in a sample of 80 Portuguese children, according to the habits and type of physical activity of the mothers. Statistical descriptive and inferential test were performed. RESULTS: The results were clearly positive in terms of temporal gains of neck tonic control, and also in the acquisition of an erect position. CONCLUSIONS: Despite the average values are not statistical significant we have observed indicators that the maternal physical activity during pregnancy apparently is a factor that can favor the child’s motor development during their first year of life, particularly in the acquisition of postural patterns.
The aim of this study was to study the effects of a Senior Gymnastics Program (SGP), with duration of 12 weeks 2 times per week, on the functional capacity of the elderly in the municipality of Mação, through the application of the Senior Fitness Test (SFT). On the other hand, to perceive how Functional Capacity evolved in the elderly who did not benefit from the program. We tried to verify if an SGP, specific for this age group, caused significant effects in both genres in the improvement of the functional capacity of the institutionalized elderly. It was sought to evaluate the evolution of the functional capacity (FC) of the institutionalized elderly. who did not benefit from SGP. A quantitative, experimental, analytical and longitudinal research was carried out. The sample consisted of 2 groups of elderly institutionalized in the House of the Santa Casa da Misericórdia de Mação, one that we designated as experimental (GE) with 13 individuals (10 women and 3 men 87,15±6,09) who carried out the 12 week program and one that we denominated sedentary group (GS) with 10 (7 women and 3 men79,6 ±6,45 individuals who did not benefit from the program. As a conclusion, the experimental group showed statistically significant differences in all SFT battery tests, except for the 8 foot Up and Go again (p≥0.06).
The aging of population is an increasingly observable fact in several developed countries. We know that this life period can mean loss of life quality due to biological losses, psychological problems and social relations. The present study intends to verify if elderly people practicing a regular program of formal physical activity have a better perception of their quality of life compared to non-practicing elderly. The number of participants consisted of 64 elderly people (n = 64), living in Proença-a-Nova, being divided into two groups of 32 elements, in which one group had formal physical activity and the one was non-practitioners. The perceived quality of life was measured using the MOS SF-36 questionnaire. The results revealed that the perception of the quality of life presents only statistically significant differences in the physical and social functions and the health change item, in which that the group of practitioners presents higher values
O objetivo foi analisar os valores de composição corporal (IMC e perímetro da cintura) e de valores espirométricos (VEF1, DEMI e CVF), comparando os valores dos sujeitos sedentários com os sujeitos com prática diferenciada de AF, e analisar os estilos de vida (consumo de tabaco e de álcool), de estudantes Portugueses e Italianos. Amostra constituída por 179 indivíduos (85 Italianos e 94 Portugueses) de ambos os sexos, estudantes do ensino superior, dividida em três grupos: GESC+EXERC- 64 alunos (22 Italianos e 42 Portugueses) com AF curricular e extracurricular, supervisionada; GESCOLA- 66 alunos (36 Italianos e 30 Portugueses) com AF curricular supervisionada; GSEDENTÁRIOS- 49 alunos (27 Italianos e 22 Portugueses) sedentários. Posteriormente, para outra análise, dividiu-se a amostra de acordo com os estilos de vida (consumo de tabaco e álcool). Aplicação do questionário de Telama et al. (1997), adaptado. Avaliaram-se os valores espirométricos (DEMI, VEF1 e CVF) com o espirómetro Microquark da Cosmed e os valores de IMC e perímetro da cintura. Os dados foram tratados no S.P.S.S. 19.0, através da estatística descritiva e inferencial (análise de variância (LSD test) e teste Mann-Whitney), após verificação da distribuição da amostra (Kolmogorov-Smirnov), adotando-se um nível de significância de 5%. Na comparação entre os dois países, os alunos Italianos apresentam resultados mais favoráveis nos indicadores de composição corporal, enquanto Portugal os apresenta ao nível dos valores espirométricos avaliados. O GESC+EXERC de ambos os países obteve resultados significativamente melhores nos valores de composição corporal e em alguns valores espirométricos avaliados, comparativamente ao GSEDENTÁRIOS. As evidências apontam para que os estudantes que, com maior frequência, praticam atividades físicas supervisionadas, de forma continuada e regular, consolidam uma melhoria na composição corporal e na funcionalidade pulmonar, comparativamente aos que recorrem sistematicamente a estilos de vida sedentários, independentemente do país. Há ainda uma tendência para que sejam os elementos do género masculino a consumir com maior frequência bebidas alcoólicas e tabaco, independentemente do país.
The ability to generate and control mental images is present in all of us, but it differs from person to person. Therefore, it is important to understand that imagery ability can be changed through training and experimentation, it is not a fixed ability. The aim of this study is to compare imagery ability in elite, sub-elite and non-elite athletes in a sport which involves closed and continuous motor skills, such as swimming. 79 swimmers (male N = 37; female N = 42) at an average age of 17 took part in this study. In order to assess imagery ability, the Movement Imagery Questionnaire 3 was used, Portuguese version (Mendes et al., 2016). After analysis of the results, these show that in each and every imagery modality, the scores in the three groups differ significantly. In kinesthetic and external visual imagery the elite and sub-elite groups’ scores, although not statistically different from each other, are significantly higher than those of the non-elite group. In internal visual imagery, the differences between all the compared pairs of groups are statistically significant. The elite group got the highest scores, followed by the sub-elite group average scores and finally the non-elite group average scores. According to these results, the conclusion is that athletes with better performance show greater imagery ability and that apparently the external visual imagery proved to be the best intervention method among swimming athletes.
Os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e currícula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da "escola em tempo integral"como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na "escola em tempo integral", através de um "retrato de movimento na escola". Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professores). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma área imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.
Aquatic activities have been recommended as frequent practices due to the physical properties of water with improvements in body composition of young. Objective: To study if there are differences in body composition and spirometric values in children who practice swimming complemented with water walking and those who only practice swimming. Methodology: 28 individuals (6 to 12 years) were divided into two groups: swimming group (SG: n=9) and swimming complemented with water walking group (SWWG: n=19) in three different moments with 6 weeks between them. For body composition a bio-impedance scale was used and an anthropometric tape for the waist circumference. For spirometric values: forced vital capacity (FVC), forced expiratory volume in 1 second (FEV1) and even peak expiratory flow (PEF) a Cosmed Microquark spirometer was used. For statistical procedures the SPSS (20.0) program for descriptive statistics, the Shapiro Wilk test for testing the normality, inferential statistics (non-parametric Mann-Whitney tests, Friedman's Anova), and for the effect size the d-Cohen test. Results: Regarding the inter-group analysis (comparison between the SG and SWWG) we observed that there were significant differences in weight (p=0,004), forced expiratory volume in 1 second (FEV1: p=0,025) and peak expiratory flow (PEF: p=0,033). Concerning intra-group differences (improvements in the SG and SWWG), the SWWG showed significant improvements in weight muscle mass (p=0,029), fat mass (p=0,002), percentage of water (p=0,018),, body mass index (BMI: p=0,000), body percentiles (p=0,000), forced vital capacity (FVC: p=0,003) and forced expiratory volume in 1 second (FEV1: p=0,008). We have concluded that the practice of swimming and water walking have benefits with differences in the analysed group variables, however, the two activities complemented (swimming and water walking) present improvements much more significant.
The objective of this research is to know the activities, the routes, the places visited and the obstacles identified in daily life routines of children / youth with disabilities, living in urban environments, during the time in which they are off the school period. In methodological terms, we used as instruments of study an anamnesis fact sheet and a routine diary that was completed by the parents together with the child / youth, an Individual Educational Plans (IEP) and a semi-structured narrative interview. Eight subjects between the ages of 9 and 15, all with different pathologies, were part of the study. The study was exploratory, descriptive and analytical. The results demonstrated that the subjects are supported in their routines by their parents and other relatives. Weekly out-off-school routines are primarily focused in the home (meaningful and important place) with activities classified mostly as sedentary ones in which they use little materials and in the places where they perform specific activities (Therapies, Tutoring, Music Conservatory and Catechism). The age and pathologies associated with each subject are factors that influence autonomy and independence of mobility. They visited few places and did so mainly in the company of family members. The main obstacles encountered in the routes performed are closely related to their pathology, showing difficulties in interacting with their peers. We conclude that the children / young people who participated in the study engaged in few activities and these were mostly in the home and sedentary. They visit few places, have poor independence of mobility, and interact poorly with others.
The coach role has been widely studied, and it has become a ruling factor in achievement of more knowledge, and by improving their competence. However, most studies are related to regular sports, making it essential to develop the same process in adapted sports. The present study aims to create a project that intends to establish a coaching profile in the field of Adapted Sport through the perspectives of coaches and athletes with Intellectual Disability (ID). Quantitative methods will be used as resource. We will question coaches through questionnaires for the mentoring profile (CPQ; SCDS; SCLS; SCPS) whereas for the leadership profile we will use the Sports Leadership Scale (ELD). As for the athletes they will be questioned through: BRSQ; BPNSS; SWLS and PANAS and Leadership Scale for Sports - LSS - Perception Version and Preferences). The results obtained in the described process, will serve to develop out the construction of a profile of training and performance for the coaches in the area of adapted sport.
The lack of specific training in Adapted Sports in Portugal is an obvious reality and according to this context, the Polytechnic of Castelo Branco, through their School of Education presents in the study plan of the bachelor’s degree of Sports and Physical Activity, the specialization of Sport for People with Disabilities. One of the Curricular Units (CU) included in the study plan is Adapted Sports, where several practical and collaborative methodologies are used. A questionnaire was address to 30 students with the purpose of evaluating the teacher’s performance and the importance of functional and practical dynamism of this Curricular Unit. The teaching methodologies used are highly appreciated by the students, as confirmed by the results of the curricular unit evaluation (mean 5.62) as well as the teacher’s performance (mean 5.66), for a maximal evaluation of 6. This CU also aims to sensitize the entire academic community to Adapted Sports, in order to develop workshops and continuous training in this field.
Pretende-se caraterizar os estilos de decisão e de planificação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual (DI). A amostra foi constituída por 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Podemos concluir que o treinador de desporto adaptado que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual opta por um estilo de decisão mais democrático, aliado a um estilo de planificação mais flexível.
O presente trabalho visa compreender quais as situações que melhor se enquadram os fundamentos técnico-táticos para um bom desenvolvimento do jogo, neste caso no Hóquei em Patins, onde através da comparação entre duas situações de jogo sendo elas: jogo formal e jogo em campo reduzido (Mini-Hóquei) nos escalões Benjamins e Escolares. Apresentamos como objetivo verificar se a diminuição das dimensões do campo nestes escalões de formação, promove uma maior ação em termos técnico-táticos por parte dos jogadores, com vista à formação e compreensão do jogo. O método utilizado foi a gravação em vídeo de nove jogos de Hóquei, cinco jogos regulamentares e quatro de Mini-hóquei, e foram registados os dados referentes aos passes efetuados, remates e número de golos. Foi utilizado para o tratamento estatístico o programa SPSS versão 20.0 onde efetuámos a estatística descritiva, médias e desvios padrões e ainda testes não paramétricos de Wilcoxon e Prova U de Mann-Whitney. O valor de significância foi colocado a p ≤ 0.05 que permitiu verificar que existe significância entre as variáveis analisadas. Nos cinco jogos regulamentares foram registados um total 1214 passes, 229 remates e 54 golos. Nos resultados dos jogos de Mini-hóquei foram registados um total de total de 578 passes, 286 remates e 84 golos. Com estes resultados obtidos concluímos que o Mini-hóquei promove uma maior ação técnico-táctica nestes escalões, com maior interação com bola, tornando-se assim numa excelente etapa de ensino-aprendizagem para o jogo formal 5x5 em campo de dimensões oficiais.
Attention is an important variable that can dictate the success and failure of an activity or task. This variable is characterized by the ability to direct cognitive resources to a given situation. The purpose of this research was to find patterns in the students’ attention profiles, according to their academic achievement, during the physical education class and in different sports. We used the ATEST-EF questionnaire (Petrica, 2010) in which students had to answer the question «What were you thinking the moment you heard the signal?» The study involved 156 students from the 3th cycle of basic education, aged between 12 and 16 years old ( = 14,7 ± 1,3) evaluated in four different sports taught in the discipline of physical education (athletics, gymnastics, basketball and football), and in four moments of the class. Considering our variables, we used Chi-Square and Kruskal-Wallis statistical tests. The results show that task attendance holdsthehighestpercentagevalues throughouttheclassinrelationtotheremainingcategories,regardlessoftheiracademicperformance and sport, but we observed that students with satisfactory and good academic performance have more stable values of attention regarding the students with less academic performance. We found statistical significance at the end of the class between students with good academic performance and affective attention, and among students with lower academic performance and attention to other things. Subsequently, we used the same classification to compare the profiles of attention among the four mentioned sports. We observed some patterns between team and individual sports, but did not find statistically differences, however the results suggest a positive relationship between attention and academic performance.
The present investigation intends to study if the importance and the difficulty of the game, if the pre-competitive anxiety (somatic and cognitive) and the levels of self-confidence in football were influenced by the competitive level (Under 12s and Seniors) and where the game took place (home / outside) and to verify the correlations between these variables. The sample was intentional and consisted of 85 male athletes, participants in the regional championship of «Under 12s» and Seniors. The «Under 12s» athletes (35) were aged between 11 and 12 years (M = 11.02 ± 0.37) and the Senior athletes (50) were aged between 18 and 35 years (M = 26.66 ± 4.41). The instrument used was the Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2) of Martens et al. (1990) and translated and validated into the Portuguese language by Raposo & Fernandes (2004). Regarding statistical procedures we tested the sample distribution through the Kolmogorov-Smirnov Test. For a normal distribution, we used the T-student parametric test for independent samples. Correlations between the variables were determined using the Pearson correlation coefficient, and we applied linear regression according to the variable’s importance and difficulty of the games for both age groups. We also applied an inferential method based on the magnitude of effects through d-Cohen and r-Cohen. We adopted a significance level of p dŠ 0.05. The results showed that, regardless of the competitive level (Under 12s or Seniors), athletes attributed high levels of importance and difficulty to games played both at home and outside. The levels of importance and difficulty of the games, as well as the levels of cognitive and somatic anxiety were higher in the Under 12s teams, although without significant differences compared to Seniors’ teams, whereas the levels of self-confidence were significantly higher in the Seniors’ teams. In both groups positive correlations were observed between the difficulty of the game and its importance, promoting these variables in general terms and in both levels an increase of anxiety and a decrease in self-confidence. The results were abounding that the importance and the difficulty of the games explain residually in the levels of Under 12s and Seniors the states of anxiety and selfconfidence.