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Methodology for the developement of sign systems for information to visitors.
This article is an explanation based on the bibliography of the specialties of communication design, Corporate Visual Identity, ergonomics and visual perception of graphic signs, with the intention of increasing communicational efficiency in designers' work. Based on the assumptions of perceptual efficiency, ergonomics and symbolic, graphic brands are contextualized as strategic elements of Corporate Visual Identity. The globalized knowledge society for the information that surrounds the Internet on a global scale, the cultural changes and technological developments appear to facilitate that the design of symbols creates problems in a semantic, perceptual and ergonomic dimension. In particular, new digital media seem to foster graphic solutions with a strong mesmerizing power, but moving at a pace that the evolution
A maior afluência de pessoas a determinados locais, como aeroportos, zonas comerciais, eventos, serviços públicos, instalações turísticas, etc., suscitou a necessidade de orientar essas pessoas num espaço desconhecido e comunicar mensagens básicas com uma linguagem compreendida por uma maioria. Por outro lado essa mesma mobilidade trouxe consigo desenvolvimento rodoviário associado a um crescente fluxo de indivíduos que se deslocam por necessidades várias de um ponto para outro. Esse deslocamento, muitas vezes efectuado em espaços desconhecidos, despoletou a necessidade em apreender novas regras, as quais passam a ser formalizadas através de signos que facilitam o acesso ou a circulação a determinados locais. Para o presente projecto de investigação identificou-­‐se um problema concreto: os sistemas de signos para informação turística em Portugal, na Europa e no mundo são díspares, na sua maioria não se relacionam graficamente, são incoerentes do ponto de vista da sua concepção gráfica e não existe a nível europeu um sistema normalizado. Estrategicamente, encontra-­‐se no design de informação uma resposta concreta para a obtenção de metodologias de investigação aplicadas à concepção de símbolos para informação turística.
This paper aims to analyse the birth and evolution of design with concerns over sustainability, in the context of social and civilizational changes experienced since the industrial revolution, with particular focus since the post-war period and in the context of sustainable development. It will examine several factors that influenced this design approach and that drove its evolution through different stages of maturity and complexity. It will analyse the various forms of design with environmental concerns, as well as the inclusion of other criteria in the context of sustainability, namely social ones. The aim is to settle knowledge that can allow us to draw some lessons to meet the challenges we face today.
Trata-­‐se de uma investigação que visa compreender como é descodificada a Identidade Visual Corporativa, com o intuito de aumentar a eficácia comunicacional do trabalho dos designers ao nível da codificação, considerando o objectivo da empresa ou marca. Com base em 15 casos de estudo e através de quatro questionários, pretende-­‐se identificar conotações gráficas de logótipos e da tipografia corporativa, atendendo aos interesses estratégicos da empresa, produto ou serviço que representam e ao mercado em que operam. O desígnio dos designers ao nível da Identidade Visual Corporativa é confrontado com a percepção pública, de modo a obter dados sobre significados conotativos e denotativos veiculados pela tipografia corporativa e o modo como têm influência na definição da Imagem Corporativa. É objectivo deste estudo, a obtenção de dados ou método de suporte e avaliação de projectos de Identidade Visual Corporativa.