Search results

50 records were found.

O atual avanço tecnológico torna necessária uma aproximação entre todas as instituições sociais e, neste contexto, o profissional de secretariado deve saber utilizar os meios tecnológicos/digitais para poder produzir e difundir informação com qualidade e clareza. As Tecnologias de Informação e Comunicação pretendem constituir-se como um conjunto de intervenções favoráveis à aquisição de competências científicas, pedagógicas e técnicas neste domínio e, por esta via, um espaço dedicado ao estudo, à reflexão e à crítica como componentes essenciais de formação e desenvolvimento pessoal, indispensáveis à vida profissional. No momento em que se comemoram 20 anos do curso de Secretariado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, ainda que sob diversas denominações, pretende-se com o presente trabalho retratar a evolução do perfil do profissional de secretariado tendo por base a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação, assim como fazer uma breve resenha acerca das competências que o profissional desta área deve adquirir ao nível das Tecnologias da Informação e Comunicação. É ainda feito um estudo de caso da utilização do software Simple Concordance Program na elaboração do estudo de concordância do discurso de tomada de posse do atual Presidente da República.
Os atuais documentos de orientação curricular para o Ensino Básico incluem o pensamento computacional como uma das capacidades matemáticas a desenvolver. Trata-se de uma novidade curricular em Portugal que acompanha tendências internacionais ancoradas na assunção da premência de dotar os cidadãos de ferramentas e competências cruciais para enfrentar os desafios e a complexidade que marcam o século XXI. Estes aspetos, também associados ao incremento do uso de ferramentas computacionais, estão refletidos no quadro do PISA 2022 no qual se assume que os jovens devem possuir e evidenciar capacidades de pensamento computacional na resolução de problemas em matemática. Neste trabalho apresentamos uma ação de formação desenvolvida com professores de matemática em que pretendemos evidenciar a relação entre pensamento computacional e resolução de problemas, através da apresentação, exploração e discussão de tarefas que mobilizem práticas associadas ao pensamento computacional, contemplando, se relevante, o recurso a tecnologias digitais.
As atuais orientações curriculares para o ensino da estatística na educação básica preconizam estratégias de ensino e aprendizagem que promovam a análise exploratória de dados através de tarefas de índole investigativa, bem como do recurso a tecnologias digitais que apoiem o tratamento de informação estatística e a análise da situação em estudo. Destaca-se, em particular, o valor de uma abordagem que enfatize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, nomeadamente através da escolha de temáticas centradas em questões sociais e científicas relevantes, relacionadas com a vida pessoal e escolar dos alunos, que apoiem abordagens interdisciplinares e, especialmente, uma aprendizagem matemática com significado. O workshop que aqui se apresenta tem como objetivos: desenvolver um ciclo de investigação estatística (tomando como ponto de partida a formulação de um problema a ser resolvido através de procedimentos estatísticos e com recurso a tecnologia); e refletir sobre o valor e limitações do uso de tecnologias. Pela importância da água para a vida humana e pelo caráter interdisciplinar do tema no Ensino Básico, a água é a temática da qual emergirá a questão a partir da qual a sessão se organiza. Em termos de tecnologias digitais, privilegia-se o uso de folha de cálculo e de Applets (App) de uso livre, disponíveis on-line.
O contributo que se apresenta está integrado num Projecto de Investigação cooperativa internacional, denominado Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad (PIEARCTS). Integra-se, para reflexão e debate, no Simpósio com o mesmo título do Projecto, uma parte do trabalho já desenvolvida em Portugal. Os debates acerca dos resultados preliminares são essenciais no sentido de clarificar quais as orientações e amostras consideradas como significativas, às quais se procura atribuir um considerável grau de validade e fiabilidade na avaliação das crenças e atitudes dos diferentes grupos de amostras, relativamente a Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas inter-relações. Pretende-se avançar com análise, reflexão e comparação de resultados obtidos em diferentes países ibero-americanos.
O presente Livro de Resumos apresenta, em português e inglês, os contributos partilhados no I Encontro “Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas” e no II Seminário Internacional de Educação em Ciências, que decorreram, em conjunto, na ESE de Castelo Branco nos dias 8 e 9 de junho de 2018. A decisão de juntar dois encontros científicos resultou do sentir que a complexidade do tempo, acelerada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, também gere a Vida das Escolas, dando, assim, relevo e fundamento a qualquer que seja o âmbito e o grau de flexibilização e de integração de saberes. A finalidade dos eventos traduziu-se em criar oportunidades de diálogo produtivo e construtivo entre todos os participantes através do confronto de estudos e experiências diversificadas, que os Resumos traduzem. O Encontro "Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas" teve como objetivo contribuir para o avanço e debate das teorias e para a partilha de experiências inovadoras nas práticas de supervisão, avaliação e áreas conexas, em todos níveis e áreas de educação e ensino. O II Seminário Internacional de Educação em Ciências centrou-se no objetivo de juntar a comunidade de Educação em Ciências na procura de novos desafios e novos sentidos da aprendizagem, do ensino e da formação, em todos os contextos onde se aprende, ensina e forma em e para a ciência e a tecnologia.
This research aims to evaluate the stakeholders’ perception on the areas of smart specialization strategy (RIS3) defined for a given region. A quantitative methodology was followed through questionnaires applied to different stakeholders from two Portuguese island regions (Madeira and Azores); regional VRIO model was tested for these regions. The results of the research indicate that stakeholder perception is not the same as its policy makers in the areas of smart specialization defined in the RIS3 of the region where they belong. Our research provides support to policy makers in regional strategies modeling, assessing, and measuring island regional performance. Furthermore, this research suggests measures to conduit the gaps found in the island regions’ smart specialization strategies.
Os resultados das avaliações externas têm sido considerados fundamentais para determinar o desempenho do sistema educativo, com a finalidade de melhorar o sucesso. Portugal, ainda recentemente, sujeitava os alunos de 6º ano a exame nacional, com implicação na avaliação global. Nesta trama, o nosso estudo tem como objetivo analisar discrepâncias entre resultados de avaliações interna e externa e implicações da avaliação externa na (re)organização da escola. Analisaram-se os resultados de 821 alunos em Matemática. Foram também passados questionários aos professores tendo sido feita análise descritiva das respostas. As conclusões confirmaram a existência de discrepâncias significativas entre os resultados da avaliação interna e externa registando-se sempre classificação inferior na externa. As discrepâncias foram justificadas por diversos fatores tendo tido implicações na organização pedagógica através da implementação de medidas que não se mostraram efetivas.
Sentindo há algum tempo a necessidade de aproximar os que se interessam pelas áreas da supervisão e avaliação, vertendo-as para a realidade das escolas, por serem fulcrais enquanto suportes do desenvolvimento orientado, apoiado e direcionado para as aprendizagens, demos início a um encontro naquelas áreas designando-o de I Encontro “Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas” (I ESAVE). Como nos tínhamos comprometido a organizar o II International Seminar on Science Education (II ISSE) decidimos juntar os dois eventos, convictos de que se complementavam, uma vez que a complexidade do tempo, acelerada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, também gere a vida das escolas, dando, assim, relevo e fundamento a qualquer que seja o âmbito e o grau de flexibilização e de integração de saberes. A junção convidava, pois, a dar espaço ao ensino e às didáticas específicas. A finalidade do evento, no seu conjunto, traduziu-se, então, em criar oportunidades de diálogo produtivo entre todos os participantes sobre temáticas confluentes para se atingirem os objetivos traçados: - Contribuir para o avanço e debate das teorias e para a partilha de experiências inovadoras nas práticas de supervisão, avaliação e áreas conexas. - Juntar comunidades das diversas áreas na procura de novos desafios e novos sentidos da aprendizagem, do ensino e da formação, em todos os níveis e contextos onde se aprende.
Apresenta-se uma exposição interactiva que propõe a resolução de problemas matemáticos históricos, relativos a cinco grandezas físicas, por recurso a unidades de medida antigas. Para além dos problemas, também se apresenta um friso histórico em que se apresenta a evolução das unidades de medida, ao longo dos séculos da nacionalidade portuguesa. São indicadas propostas manipulativas e de lápis e papel de resolução dos problemas. Também para o friso histórico, é indicada uma proposta de exploração.
É actualmente bem sentida a necessidade de desenvolver competências transversais de resolução de problemas. Considerando a utilização de espaços de aprendizagem não formais como um bom complemento de aprendizagem das ciências/matemática e reconhecendo a História da Ciência como uma abordagem que proporciona, entre outros aspectos, excelente motivação, desafiamo-nos a desenvolver um Projecto de uma Exposição interactiva constituída por um conjunto de módulos de problemas matemáticos históricos com resolução manipulativa, associados a grandezas físicas abordadas no 1o e 2o CEB (massa, volume, capacidade, área e comprimento). Evidenciamos as potencialidades educativas do projecto, dando conta da avaliação por professores que a visitaram com os seus alunos.
A resolução de problemas, entendida como uma competência transversal, assume uma importância fundamental por contribuir para desenvolver conhecimento conceptual e processual e outras competências, tais como prever, planear, formular hipóteses, controlar variáveis ou comunicar. A história da ciência assume, igualmente, um elemento potenciador de aprendizagens de qualidade, entre outros aspectos, pela riqueza de contextos e situações que oferece e que são passíveis de articulação com o currículo, proporcionando uma aproximação cultural à ciência e contribuindo para uma interdisciplinaridade com diferentes áreas do saber. Tendo em conta que a resolução de problemas históricos constitui uma oportunidade ímpar para, recorrendo a contextos do passado, estabelecer novas visões sobre muitos temas actuais, em particular quando surgem associados a experiências inovadoras de aprendizagem, concebemos, organizámos e dinamizámos uma Exposição Científica Interactiva. Neste trabalho, descreve-se a Exposição e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto junto de professores e alunos que nela participaram e que apontam que o Projecto se apresentou como muito inovador.
A consideração da história da ciência/matemática contribui para evidenciar dificuldades de compreensão de conceitos e evidencia a natureza da ciência/matemática e do conhecimento científico bem como das comunidades que, em diferentes épocas ou contextos, deram passos para o avanço da ciência. É na intersecção de todos estes aspectos, tomados como valiosos do ponto de vista educativo, que se concebeu o Projecto "Problemas com Conta, Peso e Medida" que se apresenta no Poster e do qual já se obteve uma avaliação prévia por parte de professores do 1º e 2º ciclos que tomaram contacto com os módulos dos problemas históricos propostos.
Diiferentes autores têm mostrado algum consenso sobre a participação de pais e mães no desporto dos filhos, referindo que se podem apresentar como uma fonte de apoio, mas também de pressão. Os fatores referidos variam de acordo com os diferentes tipos de participação dos pais. Aroni, (2011) refere que o envolvimento parental no desporto é determinante no processo de formação desportiva dos jovens desportistas, exercendo os pais uma grande influência nas atividades dos filhos. O seu apoio para o alcance de objetivos propostos e de resultados na carreira desportiva são essenciais, mas muitas vezes estão relacionados às crenças e perceções de sucesso que eles (pais) tiveram no passado, quando praticaram o mesmo desporto ou foram ex-atletas. Carr, Weigand e Jones (2000), referem que os pais influenciam os filhos quando expõem as razões que levam ao sucesso e como devem agir para alcançar tais objetivos.
Diiferentes autores referem que os pais avaliam a performance desportiva dos seus filhos consoante as suas crenças pessoais, despoletadas através de fatores como o apoio e entusiasmo que se revelam fundamentais no desenvolvimento das capacidades do atleta (Fredricks e Eccles,2004). A interligação dos atributos parentais reflete-se através das competências percebidas e das expetativas que as crianças possuem acerca das suas vivências desportivas. A dicotomização entre estas duas perspetivas (pais e filhos) associa-se às atividades por estes realizadas em conjunto, bem como o encorajamento parental e os comportamentos existentes durante a vida desportiva do seu filho. Desta forma a postura apresentada por parte dos pais tornar-se um modelo para o atleta, seguindo este as diretrizes percebidas pelo comportamento padrão (Hoover-Dempsey & Sandler, 2005).
Atualmente, tem-se verificado uma grande preocupação por parte dos profissionais do desporto em desenvolver e implementar estratégias e técnicas de aperfeiçoamento motor, com o objetivo de otimizar os gestos técnicos desportivos e consequentemente a performance do atleta. Desta forma, o Imagery pode servir como uma metodologia complementar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de habilidades e destrezas motoras, assim como o seu nível de performance. Apesar de se registarem vários estudos sobre o Imagery, poucos são os que abordam a temática que pretendemos investigar relativamente à comparação de géneros e dentro da modalidade proposta.
Neste artigo pretende-se apresentar, particularmente à comunidade espanhola, a natureza e objetivos do Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC), a reunião científica em território português mais alargada da comunidade de investigação e de prática de educação e ensino na área da educação em ciências. Este encontro tem vindo a contar com a participação de investigadores e professores de muitos países da América Latina e de países de expressão portuguesa. De modo específico, aborda-se o XIII ENEC que decorreu em Castelo Branco no ano de 2009, fazendo a apresentação e a avaliação do Encontro pelos participantes.
O processo Europeu de Convergência do Ensino Superior, determinado pelo processo de Bolonha, coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, focando os seus estudos nas competências que deve ter o recém-formado e potenciando a iniciativa e a aprendizagem autónoma do aluno. Essa mudança de paradigma educacional está ligada a uma mudança metodológica que reforça o papel ativo e o pensamento crítico do aluno. Para adquirir as competências o aluno deve usar o seu ou os seus estilos de aprendizagem predominantes que têm um caráter de predisposição para aprender de determinada forma. Neste sentido, no processo de ensino/aprendizagem, a análise dos estilos de aprendizagem assume um papel fundamental para saber como aprendem os alunos. Este estudo foi desenhado para avaliar os estilos de aprendizagem dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É parte de uma tese de doutoramento em Estatística Multivariante Aplicada desenvolvida na Universidade de Salamanca (Silveira, P., Villardón, MP, Galindo, MP, 2013). Pretende-se, também, evidenciar o papel dos métodos fatoriais multivariantes na análise de dados que envolvem estruturas complexas de Covariação/Interação, com particular destaque para os métodos Biplot que nunca foram utilizados neste contexto. Para recolher a informação foi utilizado o questionário CHAEA (Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem criado por Alonso e Honey em 1995).
O quadro legislativo que enquadra, atualmente, a participação do poder local na educação acentua a responsabilidade dos governos locais no desenvolvimento de todas as potencialidades educativas que o território contém, incorporando no seu projeto político os princípios de um concelho educador. Após a maior parte dos municípios terem elaborado Cartas Educativas como instrumentos de planeamento e gestão, é importante acrescentar um passo decisivo, na perspetiva do entrosamento da escola no seu meio e que passará pela implementação de Projetos Educativos Concelhios, podendo constituir-se como respostas úteis para agir sobre situações críticas de desfavor, de desestruturação e de crise identitária que afetam muitos territórios rurais. Tendo por base estes pressupostos, a presente comunicação tem como objetivo a apresentação dos princípios organizadores, da metodologia e dos resultados mais evidentes do Projeto Educativo do Concelho de Idanha-a-Nova, cuja elaboração foi da responsabilidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco, dando resposta a uma solicitação apresentada pela referida autarquia. A sua elaboração estruturou-se de acordo com os princípios das Cidades Educadoras e operacionalizou-se através de numa metodologia de trabalho de campo com auscultação de intervenientes estratégicos, análise conjunta sobre as necessidades e potencialidades educativas e culturais e a participação em eventos e fóruns de discussão. Conjuntamente com este processo procedeu-se à atualização da Carta Educativa, que integrando e organizando informações recolhidas em fontes internas e externas, permitiu introduzir validade e coerência na caracterização do sistema educativo global do concelho de Idanha-a-Nova. A observação participante, a entrevista e a análise documental, bem como a triangulação dos dados recolhidos, revelaram ser técnicas adequadas para a validação do processo de construção do documento que pretende ser um guia de orientação estratégica para o desenvolvimento educativo concelhio.
Este estudo foi desenhado para avaliar os estilos de aprendizagem e a inteligência emocional dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Pretende-se, também, evidenciar o papel dos métodos fatoriais multivariantes na análise de dados, com particular destaque para os métodos Biplot que nunca foram utilizados neste contexto. Os métodos Biplot (Gaiindo, 1986; Galindo, 1987) são técnicas de inspeção de dados multivariados que permitem detetar de uma forma intuitiva a estrutura interna de uma tabela de dados. Para recolher a informação foram utilizados o questionário TMMS (Trait Meta-Mood Scale na sua versão TMMS-24 de Fernández-Berrocal et ai., 2004, validado para a população portuguesa por Queirós et ai, 2005) e o questionário CHAEA (Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem criado porAlonso e Honey em 1995 e validado para a população portuguesa por Miranda, 2008).
La presente investigación surge en el ámbito del proyecto financiado por la Unión Europea a través de la agencia Erasmus +, ICCAGE-Intercultural Communicative Competence: an advantage for global employability(http://iccageproject.wixsite.com/presentation), cuya finalidad es, mediante el incremento de la competencia comunicativa intercultural de los estudiantes de la educación superior de Portugal, España, Hungría y la República Checa, mejorar los índices de inserción laboral de los recién graduados de estos cuatro países especialmente damnificados por el desempleo juvenil. Pretendemos con este estudio determinar qué competencias de comunicación intercultural empresarial son requeridas en la actualidad por los empleadores internacionales, y averiguar cuál es el modo más adecuado de activarlas e incorporarlas a los estudiantes de español para fines económicos y comerciales (ELEFEC) en la enseñanza superior. El instrumento de recogida de datos destinado a averiguar cuál es el papel que juega en nuestros días la comunicación empresarial internacional, es un cuestionario/entrevista que fue creado por un conjunto de especialistas en comunicación intercultural empresarial de Hungría, España, Portugal y la República Checa. El cuestionario/entrevista se aplicó, entre noviembre de 2015 y enero de 2016, a un total de 28 empleadores que desarrollaban su actividad profesional en empresas de ámbito internacional. Los datos obtenidos nos permiten identificar cuáles son las competencias en comunicación empresarial internacional imprescindibles para integrarse con éxito en los contextos multiculturales y multilingües que caracterizan a las empresas actuales, así como averiguar cuál es la metodología más adecuada para desarrollar estas destrezas, conocimientos, actitudes y conciencia crítica intercultural en el marco de la enseñanza y aprendizaje de ELEFEC en la educación superior.
Objetivo: conhecer a opinião das crianças sobre o envolvimento parental. Metodologia: A amostra é constituída por 203 crianças praticantes de futebol, entre os escalões de infantis e iniciados. O instrumento utilizado foi o questionário adaptado do “Parental Involvement Sport Questionnaire” de Lee e Mclean (1997). Resultados: Na opinião das crianças há um grande envolvimento dos mesmos na prática desportiva dos filhos. Conclusões: estudo demonstrou que há diferenças na influência e intervenção e no incentivo e preocupação dos pais na prática desportiva dos filhos, entre os infantis e iniciados. Há também diferenças no incentivo e preocupação dos pais na prática desportiva dos filhos e no espírito desportivo, entre os pais que têm habilitações literárias altas e baixas. Há ainda diferenças na influência e intervenção dos pais na prática desportiva dos filhos e no incentivo e preocupação com essa prática, entre os pais com e sem prática desportiva.
Enquanto o sistema universitário anterior a Bolonha primava pela reprodução de informações, atualmente exige-se aos estudantes universitários a aquisição de competências. Desta forma, o aluno é colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem, focando os seus estudos nas competências que deve adquirir, potenciando a iniciativa e a aprendizagem autónoma. Essa mudança de paradigma educacional relaciona-se com uma mudança metodológica que reforça o papel ativo e o pensamento crítico do aluno. Para adquirir as competências o aluno deve usar o seu ou os seus estilos de aprendizagem predominantes, que têm um caráter de predisposição para aprender de determinada forma. Conhecer os estilos de aprendizagem utilizados pelos alunos no processo de ensino/aprendizagem parece-nos, assim, essencial. Neste processo de aprendizagem autónoma, é importante que os alunos sejam capazes de tomar consciência dos seus próprios processos mentais ao lidar com os problemas, de os analisar, planificar, monitorizar e avaliar adequadamente o seu próprio desempenho. A inteligência emocional suscita um grande interesse neste âmbito. Este estudo foi desenhado para avaliar os estilos de aprendizagem e a inteligência emocional dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Pretende-se, também, evidenciar o papel dos métodos fatoriais multivariantes na análise de dados, com particular destaque para os métodos Biplot, pela sua fácil interpretação gráfica e por nunca terem sido utilizados neste contexto. Para recolher a informação foram utilizados os questionários TMMS (The Trade Meta-Mood Scale na versão TMMS-24, Fernández-Berrocal et al., 2004) e CHAEA (Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem, Alonso e Honey, 1995). A análise dos 1785 questionários respondidos permitiu-nos caraterizar os estilos de aprendizagem e a inteligência emocional dos alunos do IPCB. Em todas as escolas o estilo Reflexivo é o mais utilizado; Esta maior utilização não apresenta diferenças motivadas pelo género; Os estilos de Aprendizagem Ativo e Pragmático aparecem com mais frequência na escola Superior de Tecnologia; O estilo Teórico é mais utilizado na Escola Superior de Saúde. Relativamente à Inteligência Emocional, avaliada através das dimensões Atenção, Clareza e Reparação, evidenciam-se diferenças significativas ao nível do género e ao nível das escolas frequentadas pelos alunos. As principais conclusões a que chegamos com a aplicação dos métodos Biplot são: Para a dimensão Atenção a maioria dos estudantes apresenta níveis adequados. Os homens manifestam a tendência de sentir e expressar melhor os seus sentimentos do que as mulheres. Por escola, os valores mais baixos nesta dimensão são atingidos pelas alunas da escola de Saúde e pelas alunas da escola de Gestão. Relativamente à dimensão Clareza, cerca de metade dos alunos têm valores apropriados. Geralmente os homens compreendem pior do que as mulheres os seus estados emocionais. Na escola de Gestão e na escola de Artes o mais frequente é encontrar alunos que estão classificados na categoria mais baixa desta dimensão. Quanto à regulação dos estados emocionais, a categoria modal é a adequada, no entanto, parece haver mais mulheres do que homens que regulam mal os seus estados emocionais. Os estudantes que pior os regulam são as mulheres na Escola de Artes, as da Escola de Saúde e as da Escola de Gestão. Quem melhor regula os estados emocionais são as alunas da Escola de Tecnologia. A representação conjunta das variáveis dos questionários CHAEA e TMMS evidencia uma clara associação entre os Estilos de Aprendizagem e a Inteligência Emocional.
This research seeks to identify the factors that best explain the performance of regional innovation in Europe, in the era of smart specialization. Data were collected from the Regional Innovation Scoreboard 2016 and a quantitative methodology was followed using linear regressions as statistical methods. The results allowed us to reach four explanatory models of performance innovation for Innovative Regions Leader, Strong, Moderate and Modest. Some policies have also been suggested as possible regional innovation measures that can help policy makers to clarify and improve the innovation performance of these regions.
This study aims at assessing stakeholder perceptions regarding the suitability of smart/intelligent specialisation strategies defined for their framework regions. We adopted a quantitative methodology through questionnaire surveys of the different stakeholders in Portuguese regions in keeping with the VRIO model applied to the regions. The study results emphasise that stakeholder perceptions of the appropriateness of the smart specialisation strategies defined for their framework regions does not coincide with the intelligent specialisation strategies defined by their policy makers. This study attempts to contribute to an innovative framework which helps policy-makers assessing and measuring the regional performance. The study furthermore proposes measures to bridge the gaps found in the regional smart specialisation strategies.
Com base numa exposição interativa construída no âmbito de um Projeto Ciência Viva "Problemas com conta, peso e medida", o livro apresenta uma proposta de exploração de um friso histórico relativo à evolução das medidas em Portugal (das origens à atualidade) e de problemas sobre antigas unidades de medida para cinco grandezas físicas (comprimento, área, volume, capacidade e massa) com resoluções manipulativas.
Nos últimos 20 anos a investigação tem dado mostras da relevância do suporte parental durante o desenrolar desportivo da criança. Neste sentido, o presente estudo tem como principal objetivo avaliar o envolvimento parental na prática desportiva das crianças, mais especificamente no futebol. A amostra foi selecionada em três clubes da cidade de Castelo Branco, sendo constituída por 110 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 31 e 52 anos. Nesta investigação foi utilizado como instrumento de recolha de dados, um questionário adaptado ao contexto desportivo e traduzido para a realidade portuguesa por Teques (2009). Os resultados indicam que os pais apresentam elevados índices de envolvimento parental na prática desportiva dos seus filhos. Relativamente à variável género os resultados demostraram existir diferenças estatisticamente significativas na dimensão Atividades parentais (DIM_10). Quanto ao escalão de formação das crianças, os pais dos traquinas manifestam diferenças estatisticamente significativas na dimensão Perceção parental das invocações oriundas do treinador (DIM_2). Por último a variável habilitações literárias apresenta resultados estatisticamente significativos na dimensão Perceção parental do tempo e energia (DIM_7), onde os pais com habilitações superiores têm um maior envolvimento comparativamente aos pais com habilitações não superiores.
El objetivo de este estudio fue conocer el rasgo de búsqueda de sensaciones en practicantes de paracaidismo en Portugal y comprobar si existen diferencias según las variables, sexo, nivel de experiencia y grupo de edad. Participaron en el estudio 114 paracaidistas. Para la recolección de datos se utilizó el cuestionario Sensation Seeking Scale-V (SSS-V). Se realizaron pruebas de asunción de criterios para la definición de modelos de contraste de hipótesis. Para comparar las variables con la función de búsqueda de sensaciones se utilizaron las pruebas U de Mann-Whitney, la T-Student y la prueba de Kruskal Wallis atendiendo a las características de los datos. Se encontró que el nivel de intensidad del rasgo de búsqueda de sensaciones de la mayoría de los paracaidistas se encuentra en valores medios o altos. En cuanto a la búsqueda de sensaciones y sus dimensiones, teniendo en cuenta las variables en estudio, solo se encontraron diferencias significativas en la Desinhibición entre los grupos de edad, identificando en los más jóvenes valores medios más altos frente a los mayores. Se puede concluir que los paracaidistas que participaron en este estudio resultaron ser un grupo homogéneo con características de personalidad definidas en busca de aventura, emoción y experiencias muy similares.
This research aims to identify which factors best explain business dynamics and innovation capacity in the continents of Africa, Asia, Europe, Latin America and the Caribbean, and North America. To achieve this, data from the Global Entrepreneurship Monitor and the Global Competitiveness Report is used. The linear regression method is utilized with the stepwise procedure for data analysis. It is possible to ascertain that, with a view to increasing innovation capacity in the African continent, business leaders and managers should be acquainted with innovation studies to better understand technological advances. In relation to Asia, the detected models of business dynamism and capacity for innovation are positive. On the European continent, the results show that RIS3 has a positive impact on the capacity for innovation. In Latin America and the Caribbean, it seems that business dynamism and the capacity for innovation are negative and regional development policies should be more flexible. In North America, it appears that business dynamism and the capacity for innovation are negative. The research contributes with measures that can be applied by organizations and policymakers to these five continents to improve the performance of business dynamism and the capacity for innovation in their territories. The resulting data give originality to the research as well as important contributions, not only to the theory, but also to the entities (organizations and governments) acting in the field who can implement new policies, such as tax incentives to companies for the first purchase of high-tech equipment, products, or products with intellectual property rights developed by national companies and provide support policies directed to companies that purchase high-tech domestic equipment.
Neste texto, propomo-nos evidenciar alguma da geometria subjacente ao trabalho do canteiro tradicional, quer ao nível das ferramentas e técnicas utilizadas, quer ao nível da simetria dos padrões produzidos.
Geralmente, nos atletas, a capacidade de mudar rapidamente de direção é muitas vezes a diferença entre o sucesso e o fracasso. Nas modalidades desportivas, sejam individuais ou coletivas, os movimentos rápidos exigem uma grande capacidade de agilidade, isto é, de reagirem imediatamente, seja para acelerar, desacelerar ou mudar de direção em resposta a situações de jogo. A agilidade é considerada como a habilidade para mudar de direção rapidamente (Ackland, Elliot & Bloomfield, 2009). Recentemente, a agilidade foi definida como a habilidade para manter ou controlar a posição do corpo, enquanto se muda de direção rapidamente, durante uma séria de movimentos (Twist & Benicky, 1996). Para os investigadores em biomecânica a agilidade deverá ser analisada segundo alterações mecânicas verificadas ao nível da mudança da posição do corpo. Este estudo é baseado numa análise comparativa entre três testes de agilidade, sendo eles: o Illinois Agility Test, o 5-0-5 Agility Test e o Pro-Agility Shuttle Test (Dawes, J.; Roozen, M., 2012).
Imagery é um processo cognitivo que pode desempenhar um papel importante no planeamento e execução de movimentos ou ações. Vários instrumentos têm sido desenvolvidos com o intuito de avaliar a habilidade de Imagery no desporto. No entanto, nenhum se focou na modalidade cinestésica, visual interna e visual externa. O objetivo deste estudo foi traduzir e validar preliminarmente para a população desportiva portuguesa o Movement Imagery Questionnaire-3, determinando as suas qualidades psicométricas iniciais através de uma análise fatorial exploratória do modelo que a suporta. A amostra foi constituída por 176 sujeitos (N = 176) (sexo masculino N = 134; sexo feminino N = 42) com uma média de idades de 20.08 anos (SD = 5.94), composta por atletas de futebol (N = 113), basquetebol (N = 43) e ténis (N = 20). Numa primeira fase verificou-se que os procedimentos de tradução e adaptação originaram uma versão Portuguesa do MIQ - 3 semelhante à versão original. Numa segunda fase verificamos que as qualidades psicométricas comprovam a adequação da adaptação efetuada, demonstrando que a sua estrutura fatorial é igual à versão original (12 itens agrupados em 3 fatores, com 4 itens cada fator), apresentando índices bastante aceitáveis de validade e fiabilidade (alfa de Cronbach: 0.88 para MIQ - 3, 0.79 para as três modalidades), concluindo que este questionário poderá ser utilizado para avaliar a capacidade de Imagery em atletas Portugueses.
The aim of this study was to study the effects of a Senior Gymnastics Program (SGP), with duration of 12 weeks 2 times per week, on the functional capacity of the elderly in the municipality of Mação, through the application of the Senior Fitness Test (SFT). On the other hand, to perceive how Functional Capacity evolved in the elderly who did not benefit from the program. We tried to verify if an SGP, specific for this age group, caused significant effects in both genres in the improvement of the functional capacity of the institutionalized elderly. It was sought to evaluate the evolution of the functional capacity (FC) of the institutionalized elderly. who did not benefit from SGP. A quantitative, experimental, analytical and longitudinal research was carried out. The sample consisted of 2 groups of elderly institutionalized in the House of the Santa Casa da Misericórdia de Mação, one that we designated as experimental (GE) with 13 individuals (10 women and 3 men 87,15±6,09) who carried out the 12 week program and one that we denominated sedentary group (GS) with 10 (7 women and 3 men79,6 ±6,45 individuals who did not benefit from the program. As a conclusion, the experimental group showed statistically significant differences in all SFT battery tests, except for the 8 foot Up and Go again (p≥0.06).
Purpose – The purpose of this paper is to involve the differences in the entrepreneurial intentions of student at higher education institutions (HEIs) in the Portuguese regions (mainland and insular). Design/methodology/approach – Applying a sample of 594 valid responses, the authors analyzed the data according to linear regression models. Findings – The results convey how HEI students generally do not intend to become entrepreneurs in both the mainland and the insular regions. Although HEI students broadly do not aim to launch their own businesses, the results show that students in mainland regions feel they have the skills to start a business and drive it to success. In insular regions, students feel encouraged by their friends and family to set up their own business. When comparing insular and mainland regions, the results demonstrate how in insular regions, there is a greater probability that HEI students become entrepreneurs than in the mainland regions. Furthermore, entrepreneurial intentions in the mainland regions develop in terms of “opportunities” while driven by necessity in the insular regions. Practical implications – This furthermore makes recommendations to regional governments and to HEIs in order to enable better encouragement of entrepreneurship in academia. Originality/value – This study is original and innovative due to its comparison of the entrepreneurial intentions prevailing in mainland and insular regions and may propose new highlights to the academic scientific literature.
O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças na aptidão física (ApF) e no desenvolvimento cognitivo em idosos, comparando 2 grupos com diferentes níveis de atividade física supervisionada (AFS). Participaram no estudo 18 idosos (83,78±4.055 anos), de ambos os sexos, divididos em dois grupos, de acordo com a frequência da AFS. O grupo A, composto por 9 idosos praticantes de AFS, duas vezes por semana e o grupo B constituído por 9 idosos praticantes de AFS, 3 ou mais vezes por semana. Para caracterizar o nível de AF, foi aplicada uma adaptação do questionário de Telama et al. (1997). Avaliámos a ApF através do Functional Physical Fitness (Rikli & Jones, 1999), e os aspetos cognitivos através do Mini Mental State Examination, do Trail Making Test parte A e do D2 Test (Concentration Index). Os dados obtidos foram tratados com S.P.S.S. versão 23.0. Foi verificada a distribuição da normalidade dos dados (Shapiro-Wilk). Nenhuma das variáveis apresentou distribuição normal, sendo aplicado o teste de MannWhitney. O grupo B obteve diferenças estatisticamente (p≤0,05) e resultados mais favoráveis nas variáveis "Alcançar atrás costas", "Dois minutos Step", "Trail Making Test part A" e "Concentration Index". Comparando os dois grupos de idosos ao nível da ApF e desenvolvimento cognitivo, existem apenas diferenças significativas na flexibilidade dos membros superiores, na aptidão cardiorrespiratória, na velocidade e atenção psicomotoras e no índice de concentração.
This paper aims to understand how the different stakeholders assess the adequacy of smart specialization policies defined for their regions. Design/methodology/approach This paper has followed a quantitative methodology through the application of questionnaire surveys to stakeholders of the various territorial regions in Portugal. Findings As a result, from the “resource-based view” approach applied to the various regions, the attained results highlight that the suitability of smart specialization policies defined for the Portuguese regions is not unanimous among its stakeholders. Originality/value The research can be used as a tool to assist regional policymakers in strategic reflection when defining and adjusting smart specialization strategies in their territories.
The general objective of this study was to identify the variation in heart rate (HR) of Portuguese skydivers during 6 moments in their first jump of the day, bearing in mind the variable level of experience. Thirty-one Portuguese skydivers, 28 men and 3 women, aged between 19 and 62, participated in the study, 12 had A and B licenses (less experienced) and 19 had C and D licences (more experienced). The instrument used to record the heart rate of the skydivers at the different moments of their first jump of the day was the WIMU PRO. A repeated measures analysis of variance was used to analyse HR at different moments in the jump and its relation with the variables level of experience. Bonferroni multiple comparisons were performed to study the importance of the differences observed in HR at the different moments. The effect size was evaluated with partial eta squared. The results showed that average HR in this group of skydivers was 130 bpm, in the different moments of the jump. HR increases from the value recorded at rest until the moment of jumping from the plane and opening the parachute, reaching the highest average at that moment, then decreasing until contact with the ground. Comparing the variable, we found that the less experienced had higher HR than the more experienced at all moments during the jump. Statistically significant differences were found at the different moments of the jump, regarding HR (Max: p < 0.001, η 2 p = 0.820; Min: p < 0.001, η 2 p = 0.821; AVG: p < 0.001, η 2 p = 0.834) Level of experience with jumping moment interaction, we only verified differences related to HR Min (p = 0.007, η 2 p = 0.056),. With regard to experience, the identified differences were not statistically significant. Skydiving triggers an acute adaptive cardiovascular response which is reflected in the increase in the HR, between the moment of boarding the plane and the moment at which the parachute opens, thereafter decreasing until contact with the ground. The most experienced parachutists recorded the highest HR at the moment of landing and the least experienced at the moment of free fall.
Purpose: This paper aims to understand how the different stakeholders assess the adequacy of smart specialization policies defined for their regions. Design/methodology/approach: This paper has followed a quantitative methodology through the application of questionnaire surveys to stakeholders of the various territorial regions in Portugal. Findings: As a result, from the “resource-based view” approach applied to the various regions, the attained results highlight that the suitability of smart specialization policies defined for the Portuguese regions is not unanimous among its stakeholders. Originality/value: The research can be used as a tool to assist regional policymakers in strategic reflection when defining and adjusting smart specialization strategies in their territories.
Purpose – Regional innovation performance is an important indicator for decision-making regarding the implementation of policies intended for regional development. However, regional development policies have led economies to very different competitive positions in matters of innovation. To address these issues, this paper aims to identify the variables that most contribute to the positioning of economies in terms of performance innovation in Europe. Design/methodology/approach – The data for this study were collected at the regional innovation scoreboard. This paper uses a quantitative methodology through a multivariate statistical technique (discriminant analysis). Findings – The results suggest that specific innovation strategies explain the competitive positioning of economies within each group of countries. It was possible to demonstrate that economies with leader classification show greater comparative robustness in the variables “Small and medium enterprise (SMEs) with product or process innovations,” “SMEs with product or process innovations,” “research and development (R&D) expenditure public sector” and “population with tertiary education,” constituting an effective instrument of innovation policy. Furthermore, it was possible to show that the economies belonging to the modest group do not have a competitive advantage in any of the variables under study, thus providing a reflection opportunity for policymakers at this level. Originality/value – The present research identifies which variables are most relevant to the classification considering the regional innovation performance in leader, strong, moderate and modest. Several suggestions were given to companies, policymakers and higher education institutions in the sense that the regions where they operate can improve their innovative performance, which may help to a change in their current classification.
With the increase of life expectancy associated to the need for a healthy lifestyle, there has been an increase in the number of persons involved in veterans' sports activities. The objective of this study was to evaluate the levels of self-determination for sports practice and subjective well-being in veteran athletes, depending on the different type of sports practiced. For data collection, the validated Portuguese versions of the Basic Psychological Needs Exercise Scale (BPNES), the Behaviour Regulation Sport Questionnaire (BRSQ), the Satisfaction with Life Scale (SWLS) and the Positive and Negative Affects Scale (PANAS) were used. The study sample consisted of 684 Portuguese veterans athletes of both genders, aged between 30 and 90 years (M = 43.78 SD = 8.61), of which 86.3% (590 individuals) of the male gender and 13,7% (94 individuals) of the female gender, mostly with 3 to 5 hours of training per week, with 19.5±12.2 years of practice, competitors in several individual sports (43%), team sports (37%) and individual and teams sports (20%). Veteran athletes are highly satisfied with basic psychological needs. When compared, athletes who practice individual sports and simultaneously individual and team sports differ significantly in the autonomous, controlled and amotivation compared to athletes who only practice team sports, as well as in positive and negative effects.
Introduction: Athletics is an important sport because it offers a determining basic preparation for other different sports (Sampaio, 2010). Objective: The purpose of this study was to determine the motivations that led athletes to practice athletics and to know if the fact that lived in different country regions influences these motivations. The participants were 184 federated athletes from 5 different zones of Portugal (Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém and Setúbal). Methodology: To understand the motivations that lead athletes to practice athletics, the questionnaire EMI-2 (Exercise Motivation Inventory version 2 of Markland and Hardy (1993), translated for the Portuguese population by Alves and Lourenço (2003) was applied and were collected during the national championship. For statistical purposes we used descriptive statistics, arithmetic mean, standard deviation and inferential statistics, with the application of One-Way Anova and Kruskal-Wallis tests. Results: The results showed that the Psychological and Physical Condition motives were the most valued, while the Health and Body Related motives were the least valued by the athletes belonging to the different regions. As for the results of the means, only statistically significant differences were found in the physical fitness motives, more valued by athletes from the regions of Setúbal and Santarém and less valued from the athletes of Coimbra e Castelo Branco. Conclusions: The conclusions showed some uniformity in the importance attributed to the reasons that led the athletes to choose athletics as a federated sports practice.
This study aims to verify the impact of physical activity on the physical fitness of elderly. The sample consisted of 348 elderly individuals aged between 61 and 97 years, divided into 2 groups (254 practitioners of Physical Activity and 94 non-practitioners). From the first group 48 practice hydrogymnastics and 206 practice gymnastics. Physical fitness was assessed following the test protocol of the Senior Fitness Test battery (Rikli & Jones, 2001). In addition to descriptive statistics, the Kolmogorov Smirnov, Mann-Whitney and Kruskal Wallis statistical tests were used with comparisons by pairs. The results allowed to identify that in each and every one of the tests of functional physical fitness there are statistically differences between practitioners and non- practitioners of PA, with mean averages significantly higher by the practitioners. The practice of any of these activities (Hydrogymnastics and Gymnastics) reveals significant differences with the group of non-practitioners, and the means obtained in any of the physical fitness tests of the two groups of practice much superiors compared to the non- practitioners. There are also significant differences between Hydogymnastic and Gymnastics practitioners in the test sitting, walking 2.44 m and sitting again, and walking for 6 minutes, where the gymnastic practitioners obtained better results in both tests.
Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da prática de atividade física (AF) na aptidão física funcional de idosos. A amostra, constituída por 348 idosos com idades compreendidas entre 61 e 97 anos de idade foi dividida em 2 grupos (254 praticantes de AF e 94 não praticantes de AF). A aptidão física foi avaliada seguindo o protocolo de testes da bateria de testes Senior Fitness Test (Rikli & Jones, 2001). Para além de estatística descritiva, foram utilizados os métodos estatísticos de Kolmogorov Smirnov, Mann-Whitney e Kruskal Wallis. Os resultados permitiram identificar diferenças estatisticamente muito significativas entre praticantes e não praticantes de AF. Os praticantes de AF apresentam médias significativamente superiores aos não praticantes. A prática de qualquer uma das modalidades (Hidroginástica, Ginástica) produz diferenças muito significativas para com o grupo de não praticantes, sendo as médias obtidas em qualquer um dos testes de aptidão física dos dois grupos de prática muito superiores ás do grupo de não praticantes. Verificam-se, ainda, diferenças estatisticamente significativas entre os praticantes de Hidroginástica e de Ginástica nos testes Sentado, caminhar 2,44 m e voltar a sentar e Caminhar 6 minutos, obtendo os praticantes de ginástica sénior melhores médias nestes dois testes.
O modelo de jogo (MJ) no futebol, reveste-se de grande complexidade e é constituído por grande quantidade de subvariáveis, que por sua vez se estruturam em diferentes dimensões, categorias e subcategorias. No presente artigo vamos fazer uma abordagem teórica sobre o modelo de jogo no futebol, apresentando as partes constituintes que o caracterizam, e também, chamar a atenção para a sua plasticidade e dinâmica, que permite que se vá ajustando e modificando durante os anos de formação de acordo com a idade dos atletas. A evolução do modelo de jogo permite aos jovens jogadores a modificação de comportamentos, para níveis de complexidade cada vez mais elevados respondendo de forma eficaz às necessidades do jogo e às suas próprias necessidades.
O Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) é uma modalidade de esforço intermitente, onde se considera a resistência como a capacidade motora mais importante, associada à realização de esforços intensos de forma repetida, durante um período prolongado. O objetivo deste estudo é verificar o nível das capacidades físicas dos atletas da Seleção Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Assim, examinamos na prática desportiva adaptada a velocidade, resistência, agilidade, potencia de membros superiores e preensão manual, no processo de desenvolvimento individual do atleta. A nossa amostra foi constituída por 14 atletas de Desporto Adaptado, com idades compreendidas entre os 19 e os 40 anos. Através da aplicação de vários testes físicos, recolhemos a informação definida pelo nosso modelo de análise. Podemos concluir que comparativamente com outros estudos observamos que há diferenças significativas em todos dos testes realizados quer seja de agilidade, velocidade, potencia e resistencia, uma vez que a amostra do nosso estudo eram atletas de elite da Seleção Nacional de BCR.