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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
O presente relatório de estágio pretende divulgar os projetos desenvolvidos na empresa Dielmar, bem como novos métodos e estratégias de divulgação da marca implementados pela equipa pioneira de design gráfico. Encontrando-se no mercado há cerca de cinquenta anos, a Dielmar, situada em Alcains, Castelo Branco caracteriza-se por uma empresa de vestuário masculino de segmento médio/alto. Apresentando-se como a única empresa de alfaiataria por medida do país, com mercados internacionais, pretende divulgar uma imagem única, moderna e inovadora. Como tal, o presente estágio contribuiu para o desenvolvimento de projetos que possibilitaram uma imagem mais apelativa da empresa, divulgando os serviços prestados por esta. A Dielmar teve como objetivo delinear um projeto inovador, que começa pela criação de uma equipa de design gráfico nunca antes existente na empresa. O plano delineado começa pelo redesign dos elementos gráficos existentes na empresa e a introdução de formas inovadoras e mais apelativas de comunicar um produto ou serviço sem perder a sua identidade. Paralelamente ao programa de estágio, foi desenvolvido um estudo sobre a temática “comunicação corporativa integrada”: foi efetuada uma análise de como é elaborada a comunicação de uma empresa ligada ao design de moda no setor masculino. Neste estudo, foi realizada uma análise dos meios de comunicação utilizados para divulgar o produto têxtil masculino, isto é, as cores e os elementos a utilizar, a linguagem, a forma de captar a atenção dos clientes, entre outros aspetos. Sendo a Dielmar o tema principal de estudo, ao realizar uma investigação das suas estratégias de marketing e comunicação e o impacto que criam no público, destacaram-se alguns aspetos positivos e negativos, como tal, foi necessário analisar os mercados concorrentes de forma a obter informações acerca dos métodos mais eficazes na divulgação de uma marca, produto e serviços.