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Tese apresentada para obtençäo do grau de Mestre em Educaçäo
Dissertaçäo de Mestrado apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtençäo do grau de Mestre em Ciências de Educaçäo, área de Educaçäo e Desenvolvimento
Tese de Mestrado apresentada para obtençäo do Grau de Mestre em Tecnologia da Educaçäo
Ensino da matemática
Tese de Mestrado apresentada para obtençäo do Grau de Mestre em Educaçäo
Dissertaçäo de Mestrado em Ciências da Educaçäo - área de Análise e Organizaçäo do Ensino
Trabalho apresentado no âmbito da prestaçäo de Provas Públicas para Professor-Adjunto, previstas no Estatuto da carreira Docente do Ensino Superior Politécnico
Dissertaçäo de Mestrado apresentada para obtençäo do grau de Mestre em Ciências de Educaçäo - Educaçäo e Desenvolvimento - pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade do Minho como requisito parcial para obtençäo do grau de Mestre em Matemática - årea de Especializaçäo em Ensino
Tese de Mestrado apresentada para obtençäo do grau de Mestre em Educaçäo
Dissertação de Mestrado apresentada para obtençäo do Grau de Mestre em Educaçäo
Dissertação de Mestrado apresentada para obtençäo do Grau de Mestre em Matemática, área de Especializaçäo em Ensino
Trabalho apresentado como exigência parcial para a obtençäo do título de Doutor em Educaçäo, na área de concentraçäo Metodologia do Ensino, à Comissäo Julgadora da Faculdade de Educaçäo da Universidade Estadual de Campinas
Tese de Mestrado apresentada para Obtençäo do Grau de Mestre em Educaçäo
Tese apresentada à Universidade do Minho - Braga, como requisito parcial para a obtençäo do Titulo de Mestre em Matemática especialidade em Ensino, do Departamento de Matemática
Tese apresentada à Universidade do Minho - Braga como requisito parcial para a obtençäo do título de Mestre em Matemática - Especializaçäo em Ensino
Tese apresentada como requisito parcial para a obtençäo do grau de Mestre em Matemática Area de Especializaçäo em Ensino
Dissertação de Mestrado apresentada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtençäo do grau de Mestre em Psicologia Educacional
Dissertaçäo apresentada para obtençäo do grau de Mestre em Ciências de Educaçäo - årea Educaçäo e Desenvolvimento
Ensino da matemática
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade do Minho como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa
Ensino da matemática
Contém: vol. 1 : Caderno 1 : padrões, calculadora, estimação de medidas e mais problemas
Ensino da matemática
Ensino da matemática
Contém: vol. 1: Caderno 1 : padrões, calculadora, estimação de medidas e mais problemas
Contém: 3 conjuntos amarelos (100 esferas cada conjunto); 2 conjuntos laranja (100 esferas cada); 1 conjunto roxo (100 esferas); 2 conjuntos de várias cores (100 esferas cada conjunto)
Ensino da matemática
Descrição baseada em: Vol. 2, nº 2 (Jul./Dez. 1993)-
Para além da escassez de materiais didácticos adequados, destaca-se a falta de conhecimentos históricos dos professores para a utilização de História da matemática no seu ensino. Aponta-se assim, a necessidade de formação dos professores neste domínio devendo perseguir três grandes objectivos complementares (1) conhecer e apreciar o passado da matemática (função informativa); (2) aprofundar a própria compreensão da forma como se constrói o conhecimento matemático (função epistemológica); (3) incorporar, reflectida e adequadamente, material histórico no seu ensino (função didáctica). O estudo que se apresenta aponta para a necessidade de criação, organização e validação de bons materiais de ensino
Descreve-se e analisa-se a implementação e avaliação de um projeto desenvolvido no âmbito da Didática da Matemática e das Ciências Naturais envolvendo os futuros-educadores, educadoras de Infância habitualmente cooperantes na Prática de Ensino Supervisionada e as suas crianças de quatro e de cinco anos, e docentes de Didática. “O linho - da semente ao tecido” foi a temática escolhida; indo ao encontro do património local induziu uma abordagem integradora do contexto formal (Jardim-de-Infância) e não-formal (Horto de Amato Lusitano) em três momentos: Pré-visita; Vista e Pós-vista e atividades matemáticas articuladas. A avaliação pelos intervenientes foi muito positiva.
Neste estudo questionamos as potencialidades da abordagem curricular com base em experiências de aprendizagem integradoras, tomando como objetivo planear e analisar atividades matemáticas articuladas com a literatura e as expressões plástica e musical e direcionadas para o conhecimento do meio próximo. As evidências recolhidas e analisadas permitiram concluir que as atividades desenvolvidas alargaram os conhecimentos matemáticos das crianças e estimularam o desenvolvimento de competências comunicativas e de atitudes de autonomia e responsabilidade.
Apresenta-se parte de um estudo, inserido na problemática da interação entre contextos de educação formal e não formal, desenvolvido com alunos de 2º ano de escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada e que inclui como objetivo analisar em que medida envolver os alunos na realização de tarefas de natureza problemática, apresentadas de modo lúdico num contexto de educação não formal, se repercute na motivação para a realização de atividade matemática e na aprendizagem. Adotou-se uma metodologia de investigação-ação de índole qualitativa, implicando o uso de diversas técnicas de recolha de dados, a definição de categorias de análise e o recurso à triangulação metodológica como técnica de validação. A análise dos resultados evidenciou que o caráter lúdico que a tarefa assumiu contribuiu para o entusiamo e empenho com que os alunos se envolveram na sua resolução nos dois contextos. Sobressai ainda a compreensão das condições do problema, a verificação da adequação da estratégia usada e a promoção de capacidades de raciocínio e de resolução de problemas.