Search results

11 records were found.

Conscientes da complexidade e imprevisibilidade do mundo actual e da importância que os saberes básicos, enquanto competências fundacionais e dirigidas para a acção, assumem no exercício de uma cidadania coerente com as exigências actuais e previsivelmente futuras, evidenciamos o papel que a escola desempenha na formação de cidadãos capazes de actuar face à mudança. Elevar a literacia dos cidadãos implica elevar a qualidade e qualificação dos professores. Neste sentido, no estudo que se apresenta, pretendemos avaliar o impacte dos primeiros currículos, no âmbito do processo de Bolonha, no desenvolvimento de competências de ensino das ciências nos alunos futuros professores do Ensino Básico.
Este trabalho visa apresentar uma proposta didáctica, respectivos recursos e resultados, para abordar o tema da Mobilidade Sustentável como um Projecto de orientação CTS-A, com alunos do1ºCiclo do Ensino Básico (1ºCEB). A proposta didáctica, já validada e implementada, contribuiu para a sensibilização de alunos futuros professores do 1ºCEB, por meio de uma situação de formação, com o intuito de os incentivar a uma tomada de consciência em relação à necessidade de assumir diferentes atitudes educativas com implicações positivas na alteração da actual e problemática situação ambiental. Os resultados apontam que a proposta e os recursos desenvolvidos constituem um elemento favorável em termos formativos.
Apresenta-se uma exposição interactiva que propõe a resolução de problemas matemáticos históricos, relativos a cinco grandezas físicas, por recurso a unidades de medida antigas. Para além dos problemas, também se apresenta um friso histórico em que se apresenta a evolução das unidades de medida, ao longo dos séculos da nacionalidade portuguesa. São indicadas propostas manipulativas e de lápis e papel de resolução dos problemas. Também para o friso histórico, é indicada uma proposta de exploração.
Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com vista à obtenção do grau de Mestre em Actividade Física, na Especialidade de Motricidade Infantil
Cada vez mais se tem verificado que as instituições de ensino/formação têm aderido às plataformas de e-learning como forma de proporcionarem novas formas de ensino e de aprendizagem para os seus alunos. Mais recentemente, o e-learning tem sofrido algumas reformulações, tirando partido essencialmente das suas vantagens e potencialidades, para uma «variante» designada por blended-learning (b-learning). Tendo em consideração alguns resultados de investigação e a partir de opiniões fundamentadas de especialistas nesta área, o b-learning parece conseguir incrementar as funcionalidades de um ensino a distância suportado pelas tecnologias digitais dado que torna possível uma «abordagem ecológica» e, como tal, mais rica, mais flexível, mais adaptada e mais adequada ao processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, pretende-se proceder a uma caracterização e definição de b-learning e apresentarem-se algumas possibilidades para a sua integração e utilização em contexto educativo.
Propõe-se uma reflexão sobre a integração da história da matemática em aulas de matemática da escolaridade básica através de problemas matemáticos de carácter recreativo ou de aplicação a situações do quotidiano social passado. Discute-se, em particular, o contributo que tais problemas podem representar para a concretização de um ensino da matemática que atenda à necessidade de promover o “desenvolvimento de atitudes positivas face à matemática e a capacidade de apreciar esta ciência”, nomeadamente desenvolvendo nos alunos a “compreensão da Matemática como elemento da cultura humana” e a “capacidade de reconhecer e valorizar o papel da Matemática nos vários sectores da vida social” (ME, 2007, p. 3). Toma-se como ponto de partida a descrição de um estudo desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores para os primeiros anos de escolaridade (dos 6 aos 12 anos) e que envolveu o acompanhamento de três futuras professores em período de estágio e os seus professores cooperantes durante um período de dois anos. Após a fundamentação do estudo, apresenta-se, em linhas gerais, os objectivos do estudo, a metodologia adoptada e discute-se um exemplo concreto de exploração didáctica de um problema histórico. Por fim, salientam-se alguns dos resultados do estudo que sustentam a conclusão de que o recurso a problemas históricos favorece um ensino mais significativo da matemática, que ao mesmo tempo que aborda conceitos e processos matemáticos, viabiliza o estabelecimento de ligações com outras áreas curriculares e sobretudo permite realçar o carácter social da disciplina, tornando-a mais próxima, mais tangível, mais humana.
A perspectiva actual de ensino das ciências, contextualizada e centrada em questões problema que se constituem como fio condutor das actividades e tarefas propostas, é particularmente relevante para ultrapassar ideias não científicas ou incompletas, dos alunos, ao mesmo tempo que incentiva o estabelecimento de conexões do saber escolar com o quotidiano. Centrando-nos neste quadro, concebemos uma sequência didáctica que foi implementada numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico para tratar a “massa”, que é, com frequência, confundida com peso, se não mesmo ignorada a sua existência como grandeza física. Consideramos tratar-se de uma proposta inovadora dando oportunidade aos alunos para adquirirem um melhor nível de aprendizagens. Ao mesmo tempo, aprofundámos a convicção de que uma formação em que o professor se sinta investigador da sua própria acção conduz a uma atitude didáctica mais fundamentada.
A comunicação apresentará os pressupostos e desenho de uma investigação que se está a implementar sobre o ensino da Química em Angola. Tendo em conta a trajectória histórica no ensino da Química onde se revelam várias debilidades e cuja solução, cremos com base na investigação existente, passa pela qualificação do professor nas suas práticas de ensino que se reflectem directamente nas aprendizagens por parte dos alunos, estamos a levar a efeito um estudo com os seguintes objectivos; a) identificar o tipo de conhecimento pedagógico mais associado à promoção da qualidade do ensino da disciplina de química da 7ª classe; b) caracterizar as concepções sobre a disciplina e a sua aprendizagem, as opções de planeamento e acção de ensino que caracterizam o conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores de química na 7ª classe das escolas de Angola; c) caracterizar as relações entre este conhecimento e os indicadores de qualidade de ensino; d) analisar o Ensino-Aprendizagem da química na intervenção dos professores peritos. O estudo foi organizado para testar a hipótese de que professores peritos apresentam um conhecimento pedagógico do conteúdo valorizador de pedagogias mais activas, promotoras da realização da aprendizagem dos alunos a partir de experiências práticas ligadas ao quotidiano dos mesmos e resultados de aprendizagem dos alunos com melhor qualidade. Na comunicação apresentam-se as opções metodológicas da pesquisa que apresenta um cariz exploratório e interpretativo, assumindo-se como um estudo multicaso de 16 professores peritos de Química e do seu trabalho no ensino-aprendizagem das reacções químicas com as respectivas turmas da 7ª classe, envolvendo o recurso a metodologias de recolha e tratamento de informação de natureza quantitativa e qualitativa.
A resolução de problemas, entendida como uma competência transversal, assume uma importância fundamental por contribuir para desenvolver conhecimento conceptual e processual e outras competências, tais como prever, planear, formular hipóteses, controlar variáveis ou comunicar. A história da ciência assume, igualmente, um elemento potenciador de aprendizagens de qualidade, entre outros aspectos, pela riqueza de contextos e situações que oferece e que são passíveis de articulação com o currículo, proporcionando uma aproximação cultural à ciência e contribuindo para uma interdisciplinaridade com diferentes áreas do saber. Tendo em conta que a resolução de problemas históricos constitui uma oportunidade ímpar para, recorrendo a contextos do passado, estabelecer novas visões sobre muitos temas actuais, em particular quando surgem associados a experiências inovadoras de aprendizagem, concebemos, organizámos e dinamizámos uma Exposição Científica Interactiva. Neste trabalho, descreve-se a Exposição e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto junto de professores e alunos que nela participaram e que apontam que o Projecto se apresentou como muito inovador.
Vários autores têm defendido que a Educação em Ciências deve alfabetizar cientificamente os jovens para que estes possam compreender os problemas/desafios que a humanidade enfrenta e tomem decisões fundamentadas e responsáveis a fim de responder aos mesmos. A inovadora perspectiva de Ensino por Pesquisa articula-se perfeitamente com o sentido actual da Educação em Ciências, opondo-se a um ensino tradicional baseado na mera exposição e memorização de conceitos e teorias, e propondo uma educação científica que se interesse por questões éticas e que aborde, de forma interdisciplinar, problemáticas actuais, de cariz CTS. A fome no mundo foi a problemática que abordámos num trabalho de investigação que agora apresentamos. É certo que os avanços da ciência e da tecnologia podem permitir e mesmo conduzir a que as desigualdades mundiais e a fome aumentem, mas não é menos verdade que o conhecimento científico-tecnológico é uma dimensão imprescindível para que possamos compreender a problemática da fome no mundo, uma vez que atravessa os diversos aspectos que com ela se relacionam, como a alimentação, as consequências, as causas, mas também as possíveis soluções para esse flagelo. Depois de identificarmos os saberes prévios de alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, concebemos, implementámos e avaliámos uma Proposta Didáctica sobre a problemática em causa, tendo em vista não apenas o desenvolvimento de conhecimentos, mas também de capacidades, atitudes e valores, nos alunos.
Trabalho de Projecto apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.