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Dissertação apresentada ao IPCB para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Gestão de Empresas apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação apresentada ao IPCB para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Trabalho apresentado em cumprimento dos requisitos para a obtenção do título de Especialista em Hotelaria e Restauração
Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco
Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco
Trabalho de natureza profissional, apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para atribuição do título de especialista em gestão e administração
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas,apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco
Trabalho apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do título de Especialista em contabilidade e fiscalidade
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Solicitadoria Empresarial
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Em função da Internet temos vindo a assistir a grandes e profundas alterações no âmbito do Marketing. Este artigo tem como objectivo analisar as oportunidades que a Internet oferece ao Marketing Industrial, especialmente como ferramenta de Distribuição e de Comunicação. Neste sentido, procurámos explicar o conceito de Marketing Industrial, diferenciando-o do Marketing de Consumo; analisar a importância da Internet para o Marketing e, por último, explorar as oportunidades que esta fornece ao nível da Distribuição e da Comunicação.
A Análise Factorial Múltipla possibilita a exploração simultânea de várias tabelas de dados com base na procura de uma estrutura comum aos conjuntos de dados em análise, permitindo captar toda a estrutura de co-variação em tabelas dinâmicas. A representação simultânea das estruturas em estudo, permite analisar as posições de cada indivíduo e estudar a sua evolução ao longo dos vários instantes ou situações experimentais. Neste trabalho estuda-se a distribuição da afluência turística em algumas regiões portuguesas com base no fluxo de visitantes anuais entre 1993 e 2001 segundo o país de proveniência dos turistas. Os dados disponíveis foram organizados em tabelas múltiplas e analisados recorrendo às técnicas de Análise Factorial Múltipla. Os resultados obtidos permitem confirmar a existência de uma estrutura geral de afluência turística durante o período em estudo permitindo a exploração de relações entre a afluência turística e a natureza de cada região durante o período de tempo considerado.
O objectivo do presente trabalho consiste na análise dos aspectos essenciais relacionados com as obrigações e a estrutura por prazos da taxa de juros, dando ênfase ao seu estudo através de equações diferenciais. No ponto 1 serão abordados diversos conceitos relacionados com as obrigações e com a «Yeld curve». O ponto 2 é dedicado ao estudo do problema de valorização de uma obrigação no caso da taxa de juro ser conhecida. No ponto 3 efectua-se a análise à equação da estrutura por prazos para uma obrigação de cupão zero, a qual vai ter especial importância para o desenvolvimento do ponto seguinte, no qual se faz a representação estocástica do preço de uma obrigação. Finalmente, apresentamos o estudo realizado e defendido por Vasicek, o qual assume que o preço de mercado do risco é constante e que a taxa de juro à vista segue o processo Ornstein-Uhlenbeck (tendência para reverter para a média).
Nos últimos anos assistimos a um desenvolvimento dos investimentos estrangeiros a uma escala global. O investimento directo estrangeiro (IDE) tornou-se num dos principais motores para fortalecer o crescimento, facilitar a reestruturação e internacionalização das várias empresas durante a década de 90. Assim, pretendemos com este trabalho estudar o comportamento de dois países – Portugal e Brasil - no que aos fluxos bilaterais de investimento directo diz respeito. O estudo tem por base uma análise evolutiva dos respectivos fluxos, num espaço temporal de 15 anos: 1985-1999.
A responsabilidade civil consiste na obrigação de reparar os danos sofridos por alguém. Trata-se de indemnizar os prejuízos de que esse alguém foi vítima. Fala-se de indemnizar porque se procura tornar o lesado indemne dos prejuízos ou danos, reconstituindo a situação que existiria se não se tivesse verificado o evento causador destes. Condição essencial da responsabilidade civil em geral é a existência de um prejuízo ou dano. O prejuízo ou dano consiste em se sofrer um sacrifício, tenha ou não conteúdo económico. Conforme os casos, assim se fala em danos patrimoniais ou de danos não patrimoniais. Estes últimos também chamados correntemente danos morais, como sejam a honra, o corpo, a saúde, a integridade moral, etc. Danos, estes, que são susceptíveis de avaliação pecuniária, razão pela qual a respectiva indemnização se traduz, não em fazer desaparecer o prejuízo, eliminando-o ou substituindo-o por dinheiro, mas no sentido de proporcionar ao lesado meios económicos que de alguma maneira o compensem pela lesão sofrida, permitindo-lhe o acesso a determinados bens de ordem material ou espiritual, que o ajudem a suportar os sofrimentos causados. A reparação dos danos não patrimoniais não reveste puro carácter indemnizatório: reveste também, de certo modo, carácter punitivo. É indemnização na medida em que se apresenta também, de certo modo, carácter punitivo. É indemnização na medida em que se apresenta como uma compensação em cuja fixação se atende à gravidade dos danos. É pena na medida em que se apresenta como um castigo em cuja fixação se atende ainda ao grau de culpabilidade e à situação económica do lesante e do lesado. Não obstante os danos não patrimoniais consistirem na ofensa de interesses imateriais, originam um direito à indemnização que reveste carácter patrimonial e que é transmissível por morte do lesado.
O presente artigo aborda a problemática publicitária de promover um produto extremamente importante, mas que, no entanto, não traz nada de novo: o leite. É deste modo que o leite se torna um pesadelo publicitário. Para ultrapassar este problema, é necessária uma grande dose de criatividade publicitária. Será, contudo, possível abordar o leite em publicidade de uma forma criativa e atraente para o público? Ao apresentar duas campanhas publicitárias para a promoção do consumo de leite que surgiram nos EUA em meados da passada década de 90, este artigo vai tentar demonstrar que sim. As campanhas em questão foram lançadas por duas associações americanas que promovem o consumo de leite: a California Milk Board e a National Fluid Milk Processor Promotion Board. É através da descrição e da análise comparativa destas duas campanhas e das suas estratégias criativas que este artigo irá demonstrar que produtos problemáticos como o leite podem protagonizar as campanhas publicitárias mais originais. A criatividade publicitária é, então, a palavra-chave neste tipo de campanhas e no presente texto.
A análise das condições de localização empresarial em Portugal, em empreendimentos concebidos para o efeito, permite verificar que na maior parte das situações se desvalorizaram alguns dos elos da cadeia de valor do negócio da concepção, implementação e gestão de Parques Empresariais, facto que se tem reflectido numa atractividade insatisfatória dos parques industriais, na sua inadequação às necessidades dos territórios em que se inserem, em dificuldades de promoção e comercialização de lotes para instalação de indústrias e na capacidade de atrair investidores privados. Deste modo, não é invulgar encontrar empreendimentos de acolhimento empresarial degradados, com grandes problemas funcionais e de manutenção, maioritariamente ocupados por armazéns, depósitos de materiais de construção, empresas de comércio e de reparação automóvel – actividades associadas a efeitos multiplicadores diminutos e cujo contributo para processos sustentados de desenvolvimento, salvo no que concerne ao aumento de postos de trabalho, é perfeitamente negligenciável, dada a reduzida capacidade indutora de actividades e sectores estruturantes.
Uma das questões que surge com mais frequência em Estatística Aplicada é a comparação de valores médios populacionais. Neste trabalho, procede-se a uma breve revisão de alguns testes paramétricos e não paramétricos mais utilizados na abordagem desta questão e apresentam-se também os procedimentos bootstrap enquanto metodologia alternativa eficaz no tratamento do problema apresentado. Num estudo de simulação aplica-se o teste T, o Teste de Mann-Whitney-Wilcoxon e o bootstrap a amostras geradas artificialmente, com o objectivo de comparar valores médios populacionais e confrontar o desempenho das metodologias aplicadas.
Com o presente artigo pretende-se efectuar uma abordagem conceptual sobre o risco Económico e Financeiro, sua forma de gestão e mercados de negociação de instrumentos de inovação financeira para a sua cobertura.
O artigo pretende analisar a importância que os meios inovadores desempenham na construção de fenómenos endógenos de desenvolvimento. Sendo a inovação um factor absolutamenteimprescindível nas economias actuais, as regiões deverão procurar, em si mesmas, processos fomentadores de capacidade inovadora em articulação inter- e intra-reticular. As diferentes capacidades regionais de gerar ou absorver processos de difusão espacial de inovação está sobretudo dependente de: existência de procura e oferta local/regional de inovação; existência de uma capacidade local/regional de remuneração de inovação; existência de uma capacidade local/regional de inserção técnica e social da inovação (Neto, 1999). Em ênfase, pretende-se colocar as capacidades internas à região como um elemento fundamental em processos de desenvolvimento local/regional.
A pós-modernidade tem sido considerada, desde sempre, um conceito polémico, estudado por muitos cientistas sociais que se debruçam sobre esta nova realidade, ou seja, esta mudança cultural que ocorreu nas últimas décadas, um pouco por toda a parte, mas mais especialmente no que se poderá considerar os países desenvolvidos. Pretende-se, assim, com este artigo, analisar não só as interpretações do conceito através de três sociólogos de três países com níveis de crescimento económico e educativo diferentes, como ainda, e porque esta mudança cultural, que identificamos com a pós-modernidade, é muito vasta e afecta todo o nosso quotidiano, a forma como ela afectou os jovens em termos de valores e as possíveis implicações, da mesma, no ensino, em geral, e, mais particularmente, no Ensino Superior.
RESUMO: Longe vai o tempo em que ter um curso superior equivalia à entrada imediata na vida activa. A sociedade sofreu alterações profundas, o número de licenciados aumentou consideravelmente e aumentou também, quase na mesma proporção, a dificuldade de inserção na vida activa. Hoje, naquela que consideramos a sociedade global, do conhecimento e da informação, para enfrentar as mudanças constantes, mais do que saberes é necessário, acima de tudo, competências. Competências de investigação, de interrelação com os outros, de actualização de conhecimentos, competências estas que complementam os saberes e que se deverão ir adquirindo ao longo da vida através da formação. Só assim se poderá combater o desemprego, a falta de profissionalismo e de assertividade, a cultura negativa em relação ao trabalho que ainda hoje existe em Portugal.
A falência empresarial é um evento que provoca perdas substanciais aos credores, sócios (accionistas) e empregados. Os gestores precisam de um instrumento que possibilite analisar o controlo do desempenho da actividade de uma forma dinâmica através do uso de técnicas que forneçam sinais de alerta de potenciais crises financeiras. Estudos anteriores concluíram que a taxa de mortalidade empresarial encontra-se relacionada com a dimensão da empresa e que em Portugal o sector têxtil e do vestuário é um dos principais sectores industriais atingido com o fenómeno da falência. Além disso, sabendo que o processo que conduz uma empresa à sua falência jurídica passa por uma degradação dos seus indicadores económico-financeiros, o estudo desenvolve dois modelos de previsão de falência nas PME do sector têxtil e do vestuário. Utilizando a técnica de análise discriminante e a regressão logística pretende-se especificar o risco de falência das PME do sector têxtil e do vestuário, com base em indicadores económico-financeiros expressos num índice global e numa probabilidade de falência. Os estudos anteriores sobre a previsão da falência empresarial determinam taxas de exactidão a classificar a posteriori (previsões ex-post). A nossa investigação procura ainda avaliar a capacidade de previsão ex-ante, ou seja, identificar a falência antes dela efectivamente ocorrer. Utilizamos para o efeito uma amostra de PME falidas e PME em actividade de um período posterior ao de derivação dos modelos de previsão ex-post, atingindo-se taxas de exactidão a classificar entre 93,8 e 87,5 por cento, a um ano e três anos da falência ocorrer, respectivamente. Os rácios que relacionam o capital próprio com as vendas líquidas e fluxo de caixa com o passivo de curto prazo apresentaram-se como os mais significativos indicadores de sintomas de falência em PME do sector têxtil e do vestuário.
A necessidade de modernizar a administração financeira dos Estados justifica o facto da contabilidade pública estar em permanente transformação. Em Portugal, a reforma da contabilidade pública iniciou-se em 1989, apesar de não existirem casos de organismos e instituições que tenham implementado a transição de regime. O processo de reforma em Espanha assentou na Ley general Presupuestaria de 1977 (actualizada em 1988) e no Plan general de la Contabilidad Pública de 1994, que recolheu experiência acumulada do plano anterior e dos Principios Contables Públicos. O objectivo deste artigo é apresentar a evolução ao longo do tempo do Regime Financeiro e da Contabilidade Pública em Portugal e Espanha e assim compreender a estrutura do Sector Público e da contabilidade pública; perspectivar a sua evolução recente perante as necessidades de informação; compreender e caracterizar a estrutura dos sistemas de informação contabilísticos e perspectivar o desenvolvimento futuro da contabilidade pública em ambos os países.
Compreender os factores que restringem e melhoram o desempenho das PME (pequenas e médias empresas), percebendo o que as conduz a entrar em declínio e quais as melhores acções para as recuperar do mesmo, é essencial para os seus gestores assim como para os políticos. Identificar quais os factores explicativos (sintomas e causas) do declínio do desempenho organizacional, as características da sua manifestação e as respectivas consequências ao nível da gestão, permitirá dotar os gestores das PME de um quadro compreensivo do fenómeno que os auxiliará na tomada de decisões correctivas e de prevenção, tornando a empresa mais capaz de sobreviver no longo prazo, evitando uma eventual liquidação da actividade. Se o desempenho das PME pode ser melhorado, ganhará a empresa em si mesmo, evitando a falência, a sociedade e a economia como um todo. Sob as condições de declínio, os gestores não só se encontram perante uma variedade de prescrições de como responder, mas também se encontram perante pressões pessoais e organizacionais que fazem com que torne qualquer resposta de gestão difícil de implementar. Perante tais dificuldades, um conjunto de linhas directrizes que possam ajudar os gestores a diagnosticar e responder apropriadamente perante uma situação de declínio é especialmente útil.
O presente artigo prende-se com uma reflexão sociológica á luz do conceito de instituição total de Goffamn, aplicada aos Centros Educativos, estabelecimentos integrados na estrutura orgânica do Instituto de Reinserção Social. Não estarão condenados estes estabelecimentos, tal como funcionam, a quase exclusivamente proteger/defender a sociedade? E a reinserção?
Este trabalho procura analisar os aspectos críticos na evolução de uma empresa familiar do sub-sector das confecções, desde a sua constituição até à actualidade. Procura ainda contribuir de alguma forma para o entendimento do espírito empresarial, relação família-empresa, cultura, profissionalização, sucessão e gestão estratégica na empresa familiar.
A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior implica necessariamente a superação de um conjunto heterogéneo de desafios. A par das mudanças desenvolvimentais inerentes à fase final da adolescência e à entrada na vida adulta, o ingresso no Ensino Superior obriga, muitas vezes, ao afastamento do espaço de vida familiar e à necessidade de novas formas de organização do tempo. Esta nova etapa de vida é marcada por uma evolução ao nível da autonomia, da construção de identidade, do desenvolvimento das relações interpessoais e do sentido da vida. Todos estes factores intervêm de forma decisiva no desenvolvimento pessoal e interpessoal do estudante. Neste trabalho, apresentam-se os resultados da avaliação das dimensões Pessoal e Interpessoal numa amostra de 104 alunos que ingressaram no IPCB em 2006/07. Foram inquiridos em Novembro de 2006 (no início do 1º ano) e em Maio de 2008 (a finalizar o 2º ano). Os resultados obtidos apontam para uma percepção globalmente positiva dos alunos relativamente à sua transição e integração académica no IPCB, obtendo-se pontuações médias mais elevadas na dimensão Interpessoal do que na Pessoal.
O Espírito Empresarial é hoje considerado um dos principais motores de inovação, competitividade e crescimento da economia. Este artigo surge na sequência de uma investigação, cujo objectivo foi conhecer a realidade subjacente ao empreendedorismo da Região da Beira Interior, inserido no quadro da prestação de serviços para a Espaço e Desenvolvimento, Lda. No âmbito do Projecto BI Inova. Dada a cada vez maior escassez de emprego, é fundamental que os jovens criem o seu próprio posto de trabalho ou dinamizem as suas competências enquanto trabalhadores por conta de outrem. Do estudo realizado resultaram quatro áreas estratégicas que deverão estar implícitas nas medidas a adoptar para a promoção do espírito empresarial nesta Região.
Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Projecto Ruraltech – “Rede Europeia para a Promoção das Novas Tecnologias em Espaços Rurais”, pertencente à Iniciativa Comunitária Interreg III B, Espaço Atlântico."
O presente artigo constrói-se em torno da análise e comentário do capítulo Anúncios: Preocupando-se Com os Vizinhos da obra Os Meios de Comunicação Como Extensões do homem de Marshall McLuhan, em que este trata a questão da homogeneização social que supostamente o discurso simbólico da publicidade promove ou facilita aos espectadores/consumidores. A partir daqui são também efectuadas algumas reflexões acerca não só desta temática específica em si, como também acerca do papel social que a publicidade pode assumir nos nossos dias e da consciência que os consumidores têm, ou devem ter, no século XXI, da sociedade de consumo em que, cada vez mais, vivemos.
O presente artigo pretende reflectir sobre a utilização do Marketing no Ensino Superior. Integra um estudo de caso sobre a construção da persuasão dos materiais publicitários utilizados na Campanha de Divulgação das Licenciaturas 2004/2005 efectuada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
O presente ensaio visa aferir no âmbito do processo orçamental, sobre a aplicabilidade e viabilidade de aplicação do Orçamento Base Zero (OBZ) às Autarquias Locais (AL). Apesar das fraquezas desta “filosofia” orçamental, tentar-se-á demonstrar as suas virtualidades, num contexto de endividamento geral das AL que, ano após ano, tem vindo a aumentar cada vez mais, a par de uma crise estadual, cuja saída parece residir unicamente num exercício “base zero”, como forma de conter e reduzir a despesa pública e o défice orçamental. O nível da despesa pública autárquica tem vindo a crescer a ritmos superiores ao da arrecadação das receitas. Desta forma, e perante este cenário, o OBZ poderá ajudar as AL, que optarem pela sua adopção, a reduzir as despesas e a conter o nível de endividamento, apesar das desvantagens subjacentes a este tipo de processo orçamental, justificadoras do insucesso e abandono do modelo. É ainda inquestionável que o mesmo possui diversas virtualidades que aconselham a sua utilização, de tempos em tempos, na medida em que ignora o passado e, se correctamente aplicado, elimina sobreposições, duplicações, desperdícios, ineficiências, fomenta a transparência e motiva os intervenientes. Apesar dos limites legais à capacidade de endividamento das AL, estas têm vindo nos últimos anos a aumentar o recurso ao capital alheio, quer por via da contracção de empréstimos, leasing, Aluguer de Longa duração (ALD), factoring, etc., quer optando orçamentos incrementalistas aumentando, assim, a sua dependência dos empreiteiros, fornecedores e prestadores de serviços.
Factor fundamental na implementação de políticas de desenvolvimento regional é o conhecimento da estrutura económica das regiões, em termos estáticos e dinâmicos; da análise (não exclusiva) destas duas vertentes poderá resultar: a) a determinação de condições que favoreçam o desenvolvimento; b) a determinação de condições que conduzam a maiores níveis de assimetrias regionais. No sentido em que os recursos naturais e a sua utilização diferem espacialmente, as relações entre regiões são potencialmente geradoras de situações de desequilíbrio, contradizendo os objectivos de coesão. O presente artigo objectiva analisar a estrutura económica sectorial da região Centro de Portugal. Para este efeito, ir-se-á apresentar uma matriz de informações e, posteriormente, proceder-se-á à identificação de padrões de concentração e dispersão espacial das variáveis. Por fim, analisa-se a estrutura económica pelo grau de especialização das economias regionais. Paralelamente, aborda-se a relação da especialização regional com a dotação de capacidade de inovação da região, perspectivando esclarecimentos da coerência dessa mesma dotação. Os resultados traduzem uma coerência genérica entre as duas vertentes, periclitante em factores intangíveis e sustentada em factores tangíveis. Os resultados sugerem ainda uma vincada assimetria geográfica, do interior para o litoral da região.
Fenómenos de popularidade em todo o mundo, as telenovelas invadem as nossas casas. Formas estéticas que revelam aspectos importantes da vida são um pretexto para repensar o imaginário social agregando os diversos géneros no tempo e no espaço, transmitindo os valores de uma sociedade em metamorfose permitindo um meio de leitura de várias culturas e o aproximar de símbolos que organizam a vida em sociedade. Podemos, assim, dizer que as telenovelas, tanto portuguesas como brasileiras, e no caso em análise as chamadas novelas-verdade, que se legitimam pelos temas da realidade que abordam e pela abertura do seu argumento, apesar de todos os filtros técnicos e ideológicos, podem ser consideradas instrumentos que permitem a compreensão da realidade social de um país e transmissoras de valores que apontam para uma mudança cultural, mudança cultural essa a que alguns chamam pós-modernidade.
Este artigo relata o estudo de investigação – realizado numa amostra de 122 Pequenas e Médias Empresas portuguesas, utilizando a metodologia estatística de modelação através de equações estruturais, analisando uma visão holística – padrões de inter-relações entre diversas dimensões organizacionais e ambientais: factor humano, ambiente, recursos e capacidades organizacionais, actuação estratégica, causas do declínio e acções estratégicas de recuperação, com o intuito de melhor compreender a sua influência no nível de desempenho, percebendo as razões (contextuais) do seu declínio e (o contexto e conteúdo) da sua recuperação. Os resultados obtidos evidenciam uma associação directa, positiva e significativa, entre, a menor competência dos recursos humanos e o reduzido acesso a informação interna e externa de gestão, e os baixos níveis de desempenho. A percepção dos gestores de que a causa do declínio foi devida a um ambiente competitivo, leva-os a implementar um conjunto de acções visando a reestruturação operacional, melhorando a sua competitividade por via da redução da estrutura de custos e do número de efectivos. Esta actuação estratégica de recuperação revelou-se determinante na melhoria do desempenho.
O presente artigo pretende fazer uma breve resenha acerca do crédito ao consumo. Assim, procede-se à enumeração de alguns “produtos” de crédito quer provenientes da banca, quer provenientes das conhecidas entidades financeiras de aquisição a crédito –SFAC- ou ainda provenientes de algumas superfícies comerciais. Procura também explicar-se o funcionamento dos cartões de crédito e o seu contributo para o endividamento, sobretudo se atendermos ao facto de que os seus utilizadores não os vêem como um meio de crédito mas como uma mera forma de pagamento. Se é fácil adquirir a crédito por outros meios, mais fácil é aderir a este tipo de cartões, pois as próprias entidades bancárias (ou outras) aliciam o consumidor a fazê-lo sem este o solicitar. Do mesmo modo, procura alertar-se para os perigos deste método de aquisição de bens, sobretudo na sua consequência mais gravosa – o sobreendividamento. Finalmente, aborda-se o crédito ao consumo sob uma perspectiva um pouco diferente – não só como fenómeno económico-social, mas também psicológico. Conclui-se com a apresentação de algumas propostas, a fim de evitar os fenómenos de sobreendividamento. Salienta-se, sobretudo, a necessidade de definir prioridades no consumo tendo em conta regras básicas: antes de mais, adquirir bens de primeira necessidade, depois evitar bens supérfulos.
O marketing faz sentir, de diversas formas, o seu impacto no mundo do desporto. Um aspecto crucial no marketing desportivo é reconhecer que lida com um produto com particularidades próprias. As marcas e o desporto, por mútuo interesse, formam uma equipa. O desporto precisa das marcas e assume uma importância crescente na divulgação destas. O marketing desportivo tem um papel decisivo na construção de um modelo de gestão para o desporto, capaz de vencer os desafios do futuro.
Nas últimas décadas, a democratização do Ensino Superior aumentou a igualdade de oportunidades, na verdade, crê-se que uma formação qualificada é motor essencial ao desenvolvimento das sociedades. As instituições de Ensino Superior recebem, hoje, alunos com diferentes origens, vivências, experiências e expectativas e oferecem os seus serviços a um público que se caracteriza pela diversidade. Estas instituições estão cientes da importância de apostar, não só na qualidade do ensino/investigação, como, também, na sua divulgação garantindo, assim, o progresso, uma interacção eficiente com as comunidades. Torna-se, também, essencial o conhecimento das expectativas e necessidades dos alunos a fim de assegurar a qualidade dos serviços. O estudo que se apresenta tem como objectivo de conhecer a imagem e satisfação que os alunos da Escola Superior de Gestão do instituto Politécnico de Castelo Branco possuem, relativamente, a esta instituição. Partindo destes pressupostos, aplicou-se um questionário a discentes de todos os cursos de licenciatura. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes manifestam níveis de satisfação bastante elevados e que detêm uma imagem positiva da instituição que frequentam.
A qualidade, transparência e comparabilidade da informação financeira publicada pelas empresas são requisitos que cada vez mais se devem assumir como um imperativo a cumprir e a ser exigidos pelos estados, tendo em conta o alcance desta informação na tomada de decisões. Assim, a harmonização contabilística internacional mais do que uma tendência mundial deve entender-se como um processo de reconhecida importância a operar-se tanto ao nível internacional pelos diversos organismos com responsabilidades nessa matéria, como pelos organismos nacionais, no sentido de encontrarem plataformas de entendimento sobre quais deverão ser as bases para o estabelecimento de uma verdadeira ordem contabilística internacional, a ser cumprida genericamente por todas as empresas, aplicada por todos os profissionais e exigida por todos os seus utentes. O presente trabalho pretende dar uma panorâmica sobre a normativa comunitária em matéria contabilística e sobre o processo de harmonização contabilística mundial, tanto no plano internacional, como no plano das instituições nacionais.
Neste trabalho apresentam-se os resultados de um questionário realizado durante o ano 1996 junto de empresas e agências bancárias da Beira Interior. Nele se pretende efectuar um levantamento sobre as práticas seguidas pelas empresas da Beira Interior no que concerne ao financiamento da sua actividade, em especial no que respeita à cobertura dos riscos financeiros e, deste modo, aferir o nível de conhecimentos nesta matéria e a sensibilização dos agentes económicos locais para a utilização de instrumentos de cobertura dos aludidos riscos.
A presente investigação fundamenta-se na análise de conteúdo dos espaços informativos da noite de cinco cadeias de televisão espanholas de âmbito nacional (TVE-1, Tele-5, Antena 3, Canal + y La 2). Verificou-se que as notícias não são um reflexo da realidade, são, antes, uma representação da realidade, uma (re)construção dos acontecimentos decorrente de processos de selecção efectuados pelos jornalistas, por condições de produção, pelos formatos e conteúdos dos meios.
Dado que o trabalho e a família se influenciam mutuamente, é fundamental conhecermos as ligações que existem entre os papéis de trabalho e de família, uma vez que têm grandes implicações para as organizações e para os indivíduos. Conhecendo-se o mecanismo segundo o qual o trabalho e a família se afectam mutuamente ajudará os trabalhadores e os seus empregadores a encontrar formas para reduzir o conflito trabalho-família. A partir destas experiências e informações os Gestores de Recursos Humanos, os educadores e investigadores da gestão, da sociologia, do comportamento organizacional, entre outros, poderão usar estes conhecimentos para definirem políticas e programas que promovam uma melhor qualidade de vida dos seus trabalhadores. Com este estudo pretendeu-se explorar, discutir e desenvolver questões relativas à gestão e ao género. Os dados foram obtidos através de entrevistas a trabalhadores de uma empresa de produtos lácteos. Os resultados demonstram que o conflito trabalho-família prevalece sobre o conflito família-trabalho. Existem diferenças de género quanto à percepção do conflito trabalho-família.
Neste trabalho consideram-se as metodologias de reamostragem e subamostragem. Estas metodologias, computacionalmente intensivas, são hoje amplamente utilizadas na Inferência Estatística no cálculo de intervalos de confiança para um determinado parâmetro de interesse. Num estudo de simulação aplica-se o Bootstrap e a subamostragem a conjuntos de observações provenientes de populações normais com o objectivo de determinar intervalos de confiança para o valor médio.
O declínio organizacional é um processo complexo e holístico que compreende uma degradação prolongada no tempo do desempenho organizacional ditada por um conjunto de factores ambientais, da estrutura organizacional, do capital humano e da postura estratégica, determinando um resultado positivo (recuperação) ou negativo (falência) que é função de uma reacção da gestão do fenómeno. O presente artigo pretende desenvolver um modelo explicativo do fenómeno do declínio organizacional procurando evidenciar a importância dos aspectos não financeiros, descrevendo um conjunto de factores estudados na literatura que fornecem sinais de declínio organizacional (indicadores não financeiros) antes do advento da crise financeira (indicadores financeiros) se instalar.
Descrição baseada em: Nº 10 (1º semestre 2002)
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas, apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco
Contém: Métodos de previsão em finanças/Jorge Caiado; Mercados e produtos derivados/José Azevedo Pereira; Capital intelectual nas empresas/Jorge Landeiro Vaz; Los conflitos entre los accionistas y los directivos/Belen Lozano Garcia; Projectos de investimento e incentivos financeiros/António Pinto; Causas e declínio e estratégias de recuperação/Paulo Madeira; Estratégia empresarial/António Franco
Descrição baseada em: Ano 1, nº 3 (Jan. 1999)
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas, apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco
Trabalho para a obtenção do grau de especialista em direito
Projeto aplicado apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Projeto aplicado apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Projeto apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação de Mestrado apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Dissertação apresentada á Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Trabalho apresentado em cumprimento dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Hotelaria e Restauração
Trabalho de natureza profissional para atribuição de título de especialista na área de direito
As empresas procuram, cada vez mais, maximizar a sua actividade em termos de rentabilidade económica, em face da pressão a que são sujeitas pelos seus accionistas, pelos mercados de capitais e pela concorrência fortemente especializada. Uma das estratégias para atingir aquela maximização do conteúdo é o controlo da sua estrutura de custos, para o que concorre, particularmente, a discussão sobre a sua localização. Não são poucas as vezes em que se deparam com a necessidade de relocalização (ou deslocalização, se interpretada do ponto de vista do território) de forma a conseguir uma relação custos/proveitos mais eficiente. O presente artigo aborda o investimento e a deslocalização, na forma da sua relevância e impacto sobre o território, recorrendo aos instrumentos teóricos sobre o investimento e à tipificação da deslocalização, com referência ao desinvestimento. No final, são apresentadas algumas conclusões bem como se deixam algumas pistas que permitam corporizar futuras investigações sobre o tema.
O presente artigo aborda as principais diferenças entre o pluralismo e o multiculturalismo alertando para o perigo que representa este último, principalmente quando é defendido como um valor proritário. Defender um multiculturalismo nos termos descritos, significa recusar qualquer sistema com pretensão de universalidade como é o sistema de direitos humanos. Segundo os multiculturalistas existe uma diversidade nas sociedades actuais, nas quais se verifica a existencia de múltiplas tradições culturais, distintas entre si e, às quais, correspondem distintas formas de conceber a moral, pelo que não poderá existir uma moral universal. O que se pretende com este artigo é alertar para esta forma errada de conceber a moral que conduz a resultados inaceitáveis.
Em Julho de 2001 foi lançado, pela Comissão das Comunidades Europeias, o Livro Verde para a Responsabilidade Social. Este documento define Reponsabilidade Social como um comportamento que as empresas adoptam voluntariamente e para além das prescrições legais, porque consideram ser esse o seu interesse a longo prazo. Neste sentido, Responsabilidade Social corresponde à integração dos valores do Desenvolvimento Sustentável - o desenvolvimento que permite às gerações presentes satisfazer as suas necessidades, sem pôr em causa a mesma possibilidade às gerações futuras - em toda a gestão das empresas. Esta gestão é orientada por objectivos relacionados não só com a rentabilidade, mas também com uma preocupação no futuro, tendo em conta o planeta e as pessoas, adoptando desta forma um tipo de gestão mais moderno. É responsabilidade das empresas um relacionamento mais estreito com o seu meio envolvente (interno ou externo), obrigando-se a justificar as suas atitudes perante todos aqueles que possibilitam a sua existência. Este artigo centra-se na problemática relacionada com o conceito e a prática da RS em Portugal, prestando-se particular às instituições de ensino superior, perspectivando-se ainda um programa estratégico passível de ser adoptado pela Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco no sentido de promover um processo de Responsabilidade Social.
Uma boa saúde é um elemento essencial ao bem-estar económico, que tende a tornar-se mais importante para as pessoas, à medida que o seu rendimento cresce. O desenvolvimento da investigação em saúde, em particular da economia da saúde, tornou-se indispensável pela crescente necessidade de planeamento neste sector. O presente artigo constitui um contributo para justificar a relevância do estudo da saúde pela ciência económica, pelo que procedemos a um breve enquadramento conceptual da saúde, das especificidades do sector da saúde, bem como a uma revisão dos principais desenvolvimentos teóricos ao nível da economia da saúde.
A temática relacionada com a inovação é uma temática central nas modernas teorias de desenvolvimento regional e na promoção da indústria turística. A inovação, considerando o upgrading ao nível do produto e processo e rearranjos organizacionais e institucionais, é vital para a capacidade das regiões e empresas obterem vantagens competitivas. Recentemente tem-se verificado uma mudança para a compreensão do processo de inovação como um mecanismo socialmente construído, baseado na acumulação de conhecimento, através de uma via de aprendizagem contínua e interactiva. A competitividade territorial e empresarial tem que lidar com a criação de conhecimento e com o desenvolvimento de capacidades localizadas que permitam promover processos de aprendizagem. Assim, a dinâmica da inovação é baseada em recursos que são específicos ao nível local a partir de redes regionais de inovação e produção, tornando-se estes os instrumentos privilegiados para cultivar e recriar conhecimento ao nível global. Um dos sectores económicos que se encontra em crescimento rápido é a indústria do turismo. Este artigo procura analisar a relação entre a dinâmica empresarial no sector turístico, as teorias de inovação ao nível regional e os desafios que se colocam neste quadro geral. Uma atenção particular será prestada às características empresariais e institucionais em áreas periféricas cuja mais valia é a dotação de vantagens comparativas no Turismo. A promoção de sistemas regionais de inovação aplicados ao turismo numa base territorial e no que diz respeito a áreas periféricas parece ser uma estratégia fundamental e coerente para enfrentar os grandes desafios de desenvolvimento actuais, uma vez que a competitividade e sustentabilidade a longo prazo tem menos a ver com a relação custo-eficiência e mais a ver com a capacidade empresarial e institucional para inovar, isto é, para melhorar as condições base de conhecimento.
O presente artigo pretende reflectir sobre a importância da utilização de técnicas de branding pelos países na gestão da sua imagem. Procura, igualmente, traçar um diagnóstico à Marca Portugal e à sua imagem, reflectindo sobre a capacidade em gerar (ou não) valor aos produtos e marcas portuguesas. Trata-se de um artigo mais conceptual do que empírico. Procura examinar os esforços de marketing suportados e encorajados pelos diferentes Governos Constitucionais no sentido de melhorar e promover a marca nacional.
O principal propósito do presente estudo resulta da importância que assume o conceito de consumidor. Doutrinariamente a questão não é pacífica. Como tal e, baseando o estudo na letra das Leis de Defesa do Consumidor de 1981 e de 1996, pretende-se deslindar quais são, na nossa opinião, os elementos fundamentais para considerar um consumidor enquanto tal o que, consequentemente, lhe confere um conjunto amplo de direitos e garantias.
I – No início de vigência do Novo Regime de Arrendamento Urbano, a doutrina e a Jurisprudência dos tribunais de primeira instância defendia que a resolução do contrato de arrendamento por falta de pagamento de rendas, tinha deixado de ocorrer no tribunal, através da acção declarativa de despejo, operando a resolução por parte do senhorio, por via extrajudicial. II – Hoje entende-se que a acção de despejo para obtenção da resolução do contrato de arrendamento, com base na falta de pagamento de rendas, é um meio ao dispor do senhorio, que a NRAU não veio eliminar. III - O Senhorio tem o direito de obter a resolução extrajudicial do contrato de arrendamento, com base na falta de pagamento de rendas, mas também não lhe é vedado, em alternativa, intentar acção de despejo para obter a declaração de resolução do contrato de arrendamento.
Na sociedade actual dá-se muita atenção à abordagem dos problemas sociais, culturais, educativos e de desenvolvimento económico e social ao nível comunitário (comunidade territorial, comunidade local e/ou regional). Sabemos que a comunidade é a tradição mais viva na organização social. De facto, a tradição comunitária está destinada a perpectuar o modo de produção e de vida (relações de convivência) apoiada em valores, tais como a solidariedade, a igualdade de direitos, a cooperação e a participação colectiva. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção dinâmica, como são o de ‘identidade’, cultura’, ‘comunidade’, aprofundando o papel, as relações e as relações e as colaborações das autarquias e das instituições sociais com outros agentes comunitários no desenvolvimento (local) e inovação, com o tecido empresarial e com as políticas sociais e culturais. Hoje em dia não tem sido objecto de investigações os aspectos determinantes do desenvolvimento, incluindo a vertente tecnológica, de modo a dar ao progresso e à identidade das comunidades territoriais locais ou regionais.
Actualmente é um tema de discussão mundial o consumo e o ambiente, pois a crescente exigência dos cidadãos pelos bens, serviços e produtos é cada vez maior, implicando um imenso consumo de matérias primas e recursos naturais, um processo acelerado de industrialização e de eliminação ou reciclagem dos resíduos (tóxicos e não tóxicos). A tríade, ‘educação, ambiente e participação´, ao estar inserida no âmbito pedagógico da educação para o consumo e para o desenvolvimento, supõe uma discussão, que na perspectiva do autor, aborda o tema do ambientalismo, do desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e as atitudes de consciencialização no acto de consumir. A educação para o consumo ou do consumidor constitui uma variável de formação integral do sujeito, incidindo na sua participação activa na comunidade ou sociedade. A finalidade é formar cidadãos conscientes das suas responsabilidades, dos seus direitos e de consumir o que é necessário.
The authors would like to acknowledge EP INTERREG V A España-Portugal Program (POCTEP) for financing MOVELETUR project.
A psicologia do desporto é definida como uma área profissional e uma disciplina científica que foca nas pessoas e nos seus comportamentos em atividades desportivas e atividades físicas. Para muitos é uma subdisciplina das ciências do desporto e para outros uma subdisciplina da psicologia. A psicologia do desporto tem raízes com mais de 100 anos e atualmente tem sido uma tendência. Afunilando o tema, a atividade desportiva, em contexto prisional, tem impacto na saúde e bem-estar físico e psicológico dos reclusos, permite que estes desenvolvam vários tipos de competências, que haja uma taxa alta de desistência do crime e reabilitação e permite ajudar na gestão de criminosos. Olhando para a atualidade, vivemos uma pandemia que condicionou todos os contextos, e o contexto prisional não é exceção. O psicólogo é imprescindível nesta altura para auxiliar todos os constituintes deste contexto. Apesar disto tudo, percebe-se que há ainda um caminho longo para a psicologia do desporto percorrer e para se valorizar o desporto no contexto prisional.