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Relatório Final de Projecto, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Agro-Ambiental de Solos e Resíduos.
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em tecnologia e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais.
O e-learning representa uma nova metodologia de ensino/ aprendizagem, permitindo uma grande flexibilidade espáciotemporal na relação entre a Instituição de Ensino, os professores e os alunos. É uma metodologia que introduz uma responsabilidade acrescida ao aluno na sua aprendizagem, e que, simultaneamente, permite ao professor o papel de tutorar e guiar o aluno no seu desenvolvimento cognitivo. O e-learning, na sua definição mais rigorosa, representa a 4ª geração do Ensino a Distância, identificando-se com processos de aprendizagem em que o contacto presencial aluno/professor é escasso ou inexistente. Actualmente os processos de e-learning são suportados, na sua maioria, por ferramentas informáticas designadas genericamente por Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS - Learning Management Systems) ou plataformas de e-learning. São aplicações que, de forma integrada, distribuem conteúdos multimédia interactivos (incluindo avaliação), estabelecem canais de comunicação síncrona e assíncrona e gerem a aprendizagem e a participação de alunos e professores. Actualmente o e-learning continua numa fase de desenvolvimento e evolução, tanto ao nível pedagógico como tecnológico.
O Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco, adiante designado por RCIPCB ou simplesmente por Repositório, resulta de uma candidatura apresentada, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) à Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) em Setembro de 2009 e que mereceu parecer favorável, já que o IPCB reunia os requisitos necessários à sua constituição, em termos de produção científica. Não possuindo desde logo um repositório próprio, o RCIPCB integrou o Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) que é um sistema utilizado pelas instituições do sistema científico e de ensino superior que permite às instituições que não possuem o seu próprio repositório, dispor de uma plataforma devidamente estruturada e que lhes incumbe alimentar através do depósito de documentos. A implementação do RCIPCB veio proporcionar maior visibilidade à produção científica do IPCB, facilitando o acesso ao respectivo conteúdo, uma vez que este se encontra em suporte digital. Está igualmente disponível através da b-on e pesquisável através da Web (Google, Google Scholar, etc.) de forma rápida e eficiente. O Repositório Científico do IPCB permite também o acesso directo à Plataforma DeGóis - plataforma de gestão de curricula científicos, possibilitando aos autores importar directamente a sua informação, sem necessidade de duplicar o esforço de preenchimento dos dados. Em Novembro de 2009, o RCIPCB integrou o Portal Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), completando-se assim o ciclo da sua criação.
Poster apresentado no I Congresso Ibérico de Apicultura que decorreu na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Sistemas de Informação Geográfica - Recursos Agro-Florestais e Ambientais