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Descrição baseada em: (Mar. 1997)
Vol. 3: Física moderna: mecânica quântica, relatividade e a estrutura da matéria
Descrição baseada em: Ano 1, nº 2 (Jun. 1994)
Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interactivos, Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia, Castelo Branco, 2015
Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Construção Sustentável, Instituto Politécnico, Escola Superior de Tecnologia, Castelo Branco, 2015
Trabalho de candidatura ao título de Especialista
Relatório profissional apresentado no âmbito do processo de obtenção do título de Especialista na área de Administração e Gestão (CNAEF 345)
Trabalho com vista à obtenção do título de especialista, apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco
Contém referências bibliográficas
Trata-se de um livro que aborda explicitamente o tema das Conexões Matemáticas. Os exemplos que se apresentam conectam múltiplos conceitos matemáticos entre si e conferem uma imagem de aplicação da Matemática ao quotidiano.
Qualquer que seja a actividade a desenvolver, um educador deverá planifica-la, porque a planificação é a única forma de nos assegurar-mos de que sabemos bem onde queremos ir, que definimos bem o caminho para lá chegar e que temos mecanismos para saber se lá chegamos. O presente artigo tem como principal objectivo elucidar os leitores sobre a problemática da planificação no campo das actividades físicas (actividades na neve). Faz-se uma abordagem aos diferentes tipos de planificação e suas particularidades e aspectos fundamentais da programação. O artigo apresenta no final um exemplo prático de uma planificação de actividades na Neve.
Este projecto insere-se no âmbito do mestrado em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interactivos que tem por objectivo a criação de uma aplicação para a empresa Delphi – Automotive Systems de Castelo Branco. A aplicação destina-se à substituição do sistema actualmente em utilização na empresa, sistema esse que segundo os responsáveis, não cumpre a totalidade dos requisitos. Por forma a satisfazer todas as necessidades da empresa, a aplicação será inteiramente desenvolvida conjuntamente com os intervenientes directos e indirectos de modo a conseguir fazer um levantamento exaustivo dos requisitos pretendidos, tendo por objectivo a completa satisfação do cliente. O objectivo deste projecto consiste na criação de uma aplicação que permita reunir um conjunto de informação relativa aos vários tipos de equipamentos utilizados na manufactura de cablagens para automóveis (produto desenvolvido pela empresa). Visto que a maioria destes equipamentos são críticos no processo, e que a sua paragem implica custos, é necessário que estes sejam devidamente controlados a nível de manutenções preventivas para que a sua disponibilidade seja (idealmente) de 100%. As funções da aplicação passam por agrupar e processar a informação relativa aos números de ciclos efectuados e tempos desde a última manutenção. O software irá gerar avisos relativamente às manutenções a efectuar, considerando a sua prioridade e a carga de trabalho dos operadores. Para reunir a informação do trabalho efectuado por cada equipamento existirá uma ligação ao software de controlo e gestão de produção existente, que irá disponibilizar a informação relativa à produção, que posteriormente será convertida em ciclos de trabalho de cada equipamento. Outra das características do software será a de gerar os relatórios que serão preenchidos pelos operadores e que servirão de comprovativo da manutenção, bem como relatórios de apoio à gestão. Com vista a reduzir as paragens será também realizado um tratamento estatístico dos principais problemas de modo a que se possa ajustar os intervalos entre manutenções dos equipamentos críticos e problemáticos. A aplicação disponibilizará dois módulos distintos, um para computadores convencionais e outro para dispositivos móveis. This project falls within the Masters' Degree in Software Development and Interactive Systems that aims to create an application to Delphi - Automotive Systems of Castelo Branco.
Este livro surge no âmbito do programa de formação contínua de matemática para professores do 1º ciclo e do 2º ciclo do Ensino Básico. O mesmo contempla um conjunto de tarefas matemáticas que foram objecto de experimentação com os formandos e com os respectivos alunos. As tarefas assentam na matemática da resolução de problemas e nas investigações matemáticas.
As transformações sociais, económicas, políticas e culturais associadas a outras características das sociedades pós industriais (hábitos sedentários, stress emocional, inactividade física...) e o nascimento de uma sociedade da informação que vive preponderantemente em meio urbano, provocaram uma grande mudança no dia-a-dia das pessoas. Estas transformações levam à necessidade de novas práticas por parte das populações. O presente artigo tem como principal objectivo, apontar novos caminhos no combate ao sedentarismo, procurando realçar os aspectos positivos das actividades físicas em ambiente natural, principalmente para as crianças e jovens.
Comunicação apresentada no 2.º Congresso do Ensino Superiro Politécnico que decorreu de 19 a 23 de Outubro de 1993 em Castelo Branco, no Instituto Politécnico.
Comunicação apresentada no 2.º Congresso do Ensino Superior Politécnico que decorreu em Castelo Branco, no Instituto Politécnico de 19 a 23 de Outubro de 1993.
A igualdade em razão do sexo na cessação do contrato de trabalho é um tema controverso, sendo objecto de vasta análise por parte da doutrina e da jurisprudência. Neste artigo procura-se sublinhar o papel do direito comunitário e a sua influência no ordenamento jurídico português no que ao tema diz respeito, assim como as soluções encontradas pelo legislador nacional. A necessidade de um parecer prévio é igualmente merecedora de especial atenção, onde se consagra a necessidade de uma decisão por parte da entidade competente na área da igualdade de oportunidade entre homens e mulheres, sempre que estiver em causa o despedimento de trabalhadoras grávidas, puérperas ou lactantes.
This article presents some contributions for teachers at all levels of education and for researchers in the history of science and in science education. It presents relevant contributions to support and illustrate the teaching and to encourage further investigations in a central domain of science and societies as is the measure and the systems of measure units
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Se a ficção tradicional privilegia personagens que buscam afirmar-se no mundo, contra tudo e todos, os heróis de Le Clézio renunciam de imediato a qualquer tipo de classificação, conscientes da incompatibilidade entre participação coletiva e desabrochar individual. Embora realidade social e produção artística sejam interdependentes, o único esquema diegético possível, na sua narrativa, é o da fuga, fautora de uma descoberta de ordem diversa, porque percurso é ascese. Correlativa da fuga, a errância, a deriva geográfica da personagem permite o acesso a uma nova ordem. Lugar privilegiado da procura, o mar é um espaço onde não é possível gravar a história; simultaneamente real e inapreensível, mar rima com luz e brisa, com sonho e desconhecido …
Esta publicação reúne os resumos das comunicações apresentadas na III Conferência do IPCB sobre Livre Acesso ao Conhecimento “As doutrinas expressas em cada um dos resumos são da inteira responsabilidade dos autores e encontram-se ao abrigo da licença pública Creative Commons.”
Com o objetivo de avaliar a possibilidade de utilização da melancia (Citrullus lanatus) na alimentação de ruminantes caracterizou-se o fruto do ponto de vista nutricional e formulou-se um regime alimentar para ovelhas em lactação. A melancia apresenta elevados teores em PB (14,47%MS ±4,54) e NFC (53,80%MS ±8,89) e baixos teores em MS (3,80% ±1,62), NDF (20,63%MS ±2,80) e ADF (18,39%MS ±2,93). Utilizando a técnica do Quadrado de Pearson, acertámos uma mistura para 45,01%MS constituída por 54,3% melancia + 45,7% feno de aveia. As necessidades diárias de uma ovelha com 70kg de peso vivo a produzir 1,3 kg de leite por dia com 7% de gordura são as seguintes: EM 19,07MJ/dia; PB 183,6g/dia; RDP 148,6g/dia; UDP 35,0g/dia; EE≤98,0g/dia; NDF≥784,0g/dia; NFC≤705,6g/dia; CIMS 1,96kg/dia. Utilizando a mistura como alimento base mais 100g de alimento composto distribuído na ordenha, elaborou-se um regime alimentar (1,8694kgMS/dia de mistura e 0,0906kgMS/dia de alimento composto) que satisfaz as necessidades em EM 19,48MJ/dia, PB 229,47g/dia, RDP 150,62g/dia, UDP 78,85g/dia, EE 46,99g/dia, NDF 791,04g/dia e NFC 752,03g/dia sem ultrapassar a CIMS. Conclui-se que a melancia pode ser utilizada na alimentação de ovelhas quando misturada com feno de aveia. É uma solução alimentar interessante em setembro/outubro quando há carência de pastagem.
O processo de envelhecimento promove um conjunto de perda de capacidades em diferentes níveis: físico, cognitivo, emotivo e social. A Iniciativa i2010: Plano de Acção «Tecnologias da Informação e das Comunicações e Envelhecimento», promovida pela União Europeia, visa a promoção de medidas e de ações que permitam uma melhor qualidade de vida para os cidadãos mais idosos. A Iniciativa i2010 pretende que sejam atingidos três diferentes domínios com as TIC mas com um enfoque nas tecnologias assistivas digitais: 1. Envelhecer bem no trabalho; 2. Envelhecer bem na comunidade; 3. Envelhecer bem em casa. É nesta última vertente que se pretende apresentar uma proposta que visa a criação e adaptação de dispositivos tecnológicos digitais que permitam uma monitorização das rotinas dos cidadãos mais idosos, salvaguardando-se todos os aspetos éticos e de privacidade, mas que seja potenciadora de um novo «ambiente» onde os cuidadores possam intervir sempre que for necessário de uma forma atempada em termos de salvaguarda do bem-estar e segurança dos cidadãos mais idosos. A conceção, o desenvolvimento e a implementação dos dispositivos digitais serão enquadrados nos projetos da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações (3º ano) na Escola Superior de Tecnologia do Instituo Politécnico de Castelo Branco.
Presentemente, em Portugal, estima-se que a utilização das TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), pelos designados nativos digitais, corresponde a cerca de 98,S°/o. Considerando que os nativos digitais correspondem aos cidadãos que nasceram somente há 15 anos atrás, significa que toda a atual população escolar vive e convive rodeada de dispositivos e de ferramentas digitais no âmbito das suas rotinas diárias. Contudo, em termos gerais, não se tem verificado a mesma realidade no espaço educativo onde a presença de computadores e de uma ligação à Internet continua a ser muito escassa e incipiente. As Práticas de Ensino Supervisionadas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1° Ciclo do Ensino Básico, têm vindo a constituir uma «janela de oportunidades» para a realização de investigações sobre a implementação das TIC no processo de ensino aprendizagem. Apesar de todos os constrangimentos, tem sido possível promover-se uma investigação que se pode considerar inovadora e exploratória pela inexistência de investigações anteriores similares. Para o efeito, é objetivo apresentarem-se os resultados de uma investigação que envolveu a utilização de blogues, no sentido destas ferramentas digitais promoverem novos contextos de aprendizagem e, ainda, com o objetivo de serem uma «ponte» que permitiu a aproximação entre a escola e a família. Um outro exemplo de investigação a apresentar diz respeito à utilização segura da Internet. Dos resultados obtidos foi possível verificar que crianças de 7/8 anos já fazem uma utilização autónoma da internet mas, em vários casos, foi possível averiguar-se que os respetivos pais não têm noção relativamente às utilizações que os seus educandos fazem no chamado ciberespaço. Em termos globais, foi possível apurar-se que as crianças aderem muito facilmente à utilização das tecnologias digitais na sala de aula, os alunos mostraram-se sempre muito envolvidos e motivados. Para terminar, é importante referir que, apesar de todas as vantagens apuradas, quer os alunos quer os pais, continuam a afirmar que a presença dos professores é fundamental e imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem.
Com a velha máxima que nos é incutida “a saúde pública somos nós e aquilo que fazemos para nos proteger”, o momento que vivemos é muito importante e deve ser utilizado como base para uma reflexão séria sobre o que significa para cada um de nós individualmente e o que significa para cada um de nós em função dos Outros a Saúde Pública. De livros, de documentários, de filmes todos temos a noção muito clara de pandemias, todos sabemos de histórias reais que ocorreram há muito tempo, para além dos nossos avós, em que um vírus, uma bactéria, uma “doença”, se espalhou pelo mundo e matou muitas Pessoas. Mas isso aconteceu porque “era há muito tempo”, “não havia a capacidade clínica que agora temos”, “o conhecimento científico era muito pouco”. Sim, porque agora isso é completamente impossível de acontecer… pelo menos era esta a perceção que tínhamos. Tenho a certeza de que se esta pergunta fosse feita há meio ano essa seria a resposta da maioria das Pessoas.
A frequência no ensino superior envolve desafios adicionais ao desenvolvimento psicossocial dos jovens adultos, que se deparam com vários aspetos da vida académica, social, pessoal e vocacional. Criado, no modelo atual em 2016, no âmbito dos Serviços de Ação Social (SAS) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o Gabinete de Apoio Psicológico (GAP) procura atender às necessidades de todos os jovens que fazem a formação académica no IPCB, proporcionando acompanhamento individual, programas de prevenção e diminuição de riscos. Desde a implementação do modelo atual até ao presente foram realizadas 214 primeiras consultas, 958 consultas de acompanhamento sendo que os motivos de procura predominantes são questões de motivação, desenvolvimento pessoal e depressão/ansiedade.
A Unidade de Investigação e Desenvolvimento IPCB – CERNAS (UID IPCB-CERNAS), é umas das Unidades de Investigação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). O contrato do Programa Plurianual de Funcionamento da UID IPCB-CERNAS para o período 2018 – 2021 foi assinado em 14-03-2018. As atividades da UID IPCB-CERNAS assentam na necessidade de estimular a inovação e a competitividade das organizações tendo em consideração o aumento da produtividade, a valorização de espécies endógenas, raças autóctones, produtos e sistemas de produção regionais, a promoção e conservação de ecossistemas valorizando os serviços ambientais, apostando no desenvolvimento da economia e promovendo o desenvolvimento rural através da busca de produtos e serviços inovadores.
Uma pessoa gastaria 82 anos de vida para visualizar todos os vídeos que são publicados no Youtube durante um único dia. O tráfego gerado pelos telemóveis cresce duma forma continuada devido às redes sociais e à partilha de vídeos na Internet. As redes de telecomunicações são a espinha dorsal da sociedade da informação em que vivemos. O fenómeno das redes sociais e do Youtube só foi possível graças à quarta geração móvel (4G), disponível a partir do ano 2010. Com o 4G foi possível atingir velocidades médias de acesso à Internet de 50 Mbit/s, na maior parte das zonas urbanas, o que permite, uma qualidade de experiência na partilha de conteúdos multimédia quase instantânea.
Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da prática de atividade física (AF) na aptidão física funcional de idosos. A amostra, constituída por 348 idosos com idades compreendidas entre 61 e 97 anos de idade foi dividida em 2 grupos (254 praticantes de AF e 94 não praticantes de AF). A aptidão física foi avaliada seguindo o protocolo de testes da bateria de testes Senior Fitness Test (Rikli & Jones, 2001). Para além de estatística descritiva, foram utilizados os métodos estatísticos de Kolmogorov Smirnov, Mann-Whitney e Kruskal Wallis. Os resultados permitiram identificar diferenças estatisticamente muito significativas entre praticantes e não praticantes de AF. Os praticantes de AF apresentam médias significativamente superiores aos não praticantes. A prática de qualquer uma das modalidades (Hidroginástica, Ginástica) produz diferenças muito significativas para com o grupo de não praticantes, sendo as médias obtidas em qualquer um dos testes de aptidão física dos dois grupos de prática muito superiores ás do grupo de não praticantes. Verificam-se, ainda, diferenças estatisticamente significativas entre os praticantes de Hidroginástica e de Ginástica nos testes Sentado, caminhar 2,44 m e voltar a sentar e Caminhar 6 minutos, obtendo os praticantes de ginástica sénior melhores médias nestes dois testes.
O artigo apresenta uma resenha histórica das ofertas a distância até às plataformas digitais de e-Learning. Neste contexto, são apresentadas as vantagens, potencialidades e limitações desta modalidade de ensino. Na parte final é apresentada a experiência do IPCB na oferta formativa a distância, no âmbito do protocolo entre o IPCB e a UAberta.
O acesso ao Ensino Superior e a frequência deste nível de ensino para todos os jovens estudantes, mas principalmente para os que se deslocam da sua cidade natal, promove várias alterações nas rotinas e estilos de vida (Small et al., 2013; Kemmler et al., 2016). Estas alterações originam substanciais mudanças comportamentais que acarretam com frequência comportamentos mais sedentários e comportamentos alimentares mais deficitários, que podem originar constrangimentos no estado de saúde (Ferrara, 2009; Small et al., 2013), entre outros. Ao deslocarem-se da proximidade dos seus pais, dos grupos a que pertencem, e com o aumento da sua autonomia, grande parte destes jovens abandona a prática desportiva e deixa de ter acesso às refeições confecionadas pelos progenitores, recorrendo, em muitas das refeições, a comidas de fácil confeção/acesso, normalmente de pouca qualidade nutricional e grande valor calórico (Álvarez et al., 2015; Dalky et al., 2017).
Os constrangimentos orçamentais crescentes e a evolução negativa da procura de alunos em consequência das tendências demográficas suscitam preocupações compreensíveis e uma reflexão profunda sobre a reforma das instituições do ensino superior. Um contributo para esta reflexão passa pela identificação, a título ilustrativo, de algumas tendências pesadas de longo prazo e do seu potencial impacto no ensino superior.
Face ao contexto atual, o modelo de criação de conhecimento assente no princípio da inovação enfrenta novos desafios, quer na busca de novas soluções inerentes ao processo de produção, transformação ou mesmo comercialização, quer ainda na adaptação a novos métodos e processos. Baseando-se num modelo em rede – formal ou informal - há exigência do envolvimento dos diferentes stakeholders na busca de respostas a problemas reais associados ao processo produtivo. No caso da produção agrícola, é necessário que agricultores, técnicos e serviços de aconselhamento, consultores, empresas e investigadores trabalhem em parceria na procura de inovação que vá de encontro às necessidades inerentes à melhoria do processo produtivo e, portanto, com maior impacto nos agricultores.
A realização de um Desfile de Moda é, tal como refere Dillon (2012) uma atividade que exige um esforço muito elevado da equipa que o produz e absorve muito tempo e comporta elevados custos. Se, por um lado, se trata de uma perfeita simbiose entre diversas áreas que trabalham, em conjunto, para um mesmo fim, por outro lado, exige a garantia de sucesso que advém da relação entre todas as partes intervenientes, o que só se consegue com um relacionamento eficaz na equipa. A complexidade que um Desfile pode implicar na sua organização, quando resulta numa atividade de grande sucesso, representa retorno e identifica-se com enormes potencialidades para todas as partes envolvidas, desde a entidade que o realiza (designer, marca, instituição ou outra) ao público que assiste e participa e absorve todo um vasto conjunto de sensações que lhe são proporcionadas em diversos níveis, visual, estético, audiovisual, multimédia, som/música, espaço, etc.
As Comissões de Ética para a Saúde (CES) nasceram na década de 70 no século passado, surgindo as primeiras nos Estados Unidos da América, enquanto em Portugal a primeira CES foi constituída em 1986, nos Hospitais da Universidade de Coimbra. É recente a criação das Comissões de Ética de Investigação (CEI), tendo nascido nas Instituições de Ensino Superior (IES) pela necessidade de primar por uma integridade científica, exercendo simultaneamente um papel pedagógico junto dos estudantes como futuros investigadores.
No âmbito do processo industrial da Celtejo, Empresa de Celulose do Tejo, S.A., foi identificada uma quebra no desempenho do descascador que opera no parque de madeiras da sua unidade industrial. Esta quebra de desempenho verificava-se devido à ocorrência de um desgaste excessivo das suas lâminas de corte, obrigando à sua substituição regular e prematura. Tais quebras de desempenho tinham como implicação direta um incremento dos custos associados à operação e à manutenção do equipamento, bem como aos materiais e recursos humanos associados a essas operações, assim como às perdas de produção daí resultantes. A administração da Celtejo lançou o repto ao IPCB, no sentido de analisar a origem do desgaste dos componentes do descascador, bem como apresentar eventuais propostas de soluções com vista a minimizar o seu desgaste precoce. O presente trabalho constitui um estudo preliminar do problema, tendo sido desenvolvido, com supervisão, pelos alunos Francisco Vicente Granada Reis Pio e Paulo Alexandre Costa dos Santos através do seu trabalho “Ensaio metalográfico e microdureza dos microconstituintes do aço Hardox 500”, submetido para avaliação no âmbito da Unidade Curricular de Caracterização Mecânica dos Materiais do 2.º ano curricular da licenciatura em Engenharia Industrial.
O envelhecimento da população portuguesa é hoje um fenómeno conhecido, discutido e sobre o qual se têm desenvolvido estudos sobre a sua génese, impactos socioeconómicos e necessidade de adequar as medidas de proteção social. Apesar de nos últimos anos terem aumentado os estudos de base regional, a verdade é que continua a ser necessário perceber os impactos nos territórios, já que o envelhecimento populacional revelou as fragilidades que existem na organização da sociedade e as dificuldades em adaptar as estruturas sociais, económicas e políticas a este novo quadro. É conhecida, por outro lado, a heterogeneidade deste grupo etário, contextualizada pelas condições geracionais do seu ciclo de vida e pelas condições materiais dos contextos territoriais onde vivem(eram) e envelhecem.
Recentemente o ensino superior politécnico viu reconhecida uma das suas mais justas e ambicionadas aspirações, a faculdade deste subsistema de ensino conferir o grau de Doutor. Retirada a limitação meramente institucional, a ministração de ciclos de estudo de doutoramento passa a estar dependente da existência de ambientes próprios de investigação de elevada qualidade, designadamente considerando os resultados da avaliação das unidades de Investigação e Desenvolvimento, regularmente realizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e a integração alargada dos docentes desse ciclo de estudos em unidades com classificação mínima de Muito Bom na área científica correspondente. Todas as instituições universitárias ou politécnicas, desde que tenham capacidade científica, poderão ministrar cursos de doutoramento.
Portugal, um dos países mais antigos do mundo, consolidou ao longo dos séculos uma unidade cultural, sociológica e política que constitui uma das suas marcas distintivas. Porém, a geografia, a história, a economia, a demografia e, muitas vezes, as próprias políticas públicas, contribuíram para a existência de profundas assimetrias de desenvolvimento e ocupação territorial. Ao longo da faixa litoral reside 82,4% da população com menos de 25 anos, é criada 83% da riqueza produzida e são formados 89% dos alunos do ensino superior.