Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

9 records were found.

O presente trabalho tem como objectivo identificar a relação existente entre as comunidades de aves que nidificam na sub-região Beira Interior Sul e a composição e estrutura da paisagem desse território. Procurou-se, igualmente, verificar a importância da rugosidade do terreno na distribuição destas comunidades. Foi igualmente objectivo do estudo identificar um conjunto de métricas espaciais que caracterizem a estrutura da paisagem, bem como as tipologias fisionómicas de habitat passíveis de determinar a distribuição das comunidades de passeriformes nidificantes. A informação referente à ocupação de solo foi processada no programa ArcGIS 9.3.1, com recurso à extensão Patch Analyst. A informação relativa à rugosidade do terreno foi analisada na extensão Land Facet Corridor Tools. Os dados resultantes, juntamente com a informação referente às aves nidificantes, foram posteriormente estudados através de Análise Canónica de Correspondências (ACC) e de Análise Classificativa (AC). Os resultados do estudo mostram que a Beira Interior Sul apresenta locais com uma riqueza específica significativa no que diz respeito às comunidades de passeriformes nidificantes, embora os resultados obtidos não sejam idênticos para toda a sub-região. O valor de 11,7, correspondente à riqueza específica média é razoável, mas apresenta um desvio padrão de 5,2, que expressa essa realidade. Este facto pode ser explicado por diversos factores como o zonamento do território, em que se distingue um sector oeste mais homogéneo, com clara dominância florestal e menor disponibilidade de nichos ecológicos, de um sector este com maior heterogeneidade e proporcionalidade de ocupações do solo, permitindo a existência de mais nichos ecológicos para as diferentes espécies de aves. Os resultados da ACC, mostram ainda que as tipologias de ocupação do solo têm maior influência na distribuição da avifauna, ao explicar 37% da variação total, do que a estrutura, cujo resultado foi de 16%. Para o estudo da estrutura deste território fica também demonstrada a importância de incluir índices de rugosidade, porque esta opção permitiu melhorar a explicação da variação total em 5%. A análise classificativa permitiu a identificação de tipologias fisionómicas importantes em que predominam os estratos arbóreo e arbustivo, cujos resultados estão em conformidade com os grémios de alimentação e nidificação identificados para as aves estudadas.
“Pedagogia do Desporto – Novas abordagens de Investigação” é o novo livro editado por João Petrica, Jorge Santos e João Rui Paulo, docentes da área científica de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação do IPCB, e investigadores da SHERU – Sport, Health & Exercise, Research Unit. A obra tem o intuito de se constituir como uma ferramenta de trabalho para todos os que procurem conhecimento na área da Pedagogia do Desporto. Apresenta temas escritos por Professores/ investigadores nacionais e internacionais, de reconhecido mérito académico e científico nesta área de intervenção. O mesmo resulta de investigações realizadas em contextos específicos e diversificados, mas que se complementam, que vão desde o estudo mais atual do processo de ensino com foco no aluno, ao nível da dimensão invisível, desde a atenção à motivação, passando pela abordagem das questões de planificação, avaliação e supervisão."
Os mecanismos psicossociais são importantes para se alcançar uma compreensão estruturada acerca do envolvimento dos idosos na prática de atividade física. Nesse sentido, o objetivo deste capítulo foi apresentar um conjunto de estratégias pedagógicas, destacando os aspetos psicossociais, que se tornam particularmente relevantes para a programação de atividades físicas para a população idosa. Desta forma, para além dos aspetos gerais da programação das atividades físicas, os programas de atividade física para a população idosa devem considerar que as crenças dos idosos sobre a atividade física podem moldar as suas perceções acerca da participação nos programas de atividade física. Assim, é preciso reforçar a importância de que os programas de atividade física tenham como objetivo em alcançar as diversas dimensões do bem-estar (intelectual, social, emocional, espiritual, vocacional e física), e não apenas a dimensão física. Também é necessário considerar a necessidade de fornecer estímulos motivacionais aos idosos e trabalhar no sentido de desenvolver os níveis de autoeficácia em relação à prática do exercício físico. Nesse sentido, torna-se muito importante garantir que os idosos obtenham sucesso na realização dos exercícios propostos, apoiando o desenvolvimento da autoeficácia através da prática de atividade física. Além disso, os programas de atividade física devem desenvolver a criação de oportunidades de participação para os idosos com diferentes níveis funcionais, tendo em consideração as diversas dimensões do bem-estar. Complementarmente, os programas de atividade física devem estimular a modificação comportamental dos idosos, no sentido de aumentarem os níveis de atividade física diários e reduzirem os comportamentos sedentários.
As modalidades desportivas demandam uma atenção concentrada, detida e polarizada, como condição necessária para o processo de aprendizagem. Tomada como condição essencial para a aprendizagem, a atenção, é considerada uma poderosa variável mediadora, porque é notória a sua influência no processo de enino-aprendizagem, bem como a influência existente entre o comportamento do professor, do aluno e os resultados das aprendizagens. A partir desse pressuposto, a atenção focalizada surge como condição fundamental para a aprendizagem, pois, quanto maior o poder de manter o foco em determinado objeto ou tarefa, maiores serão as hipótese de sucesso. Pretendemos conhecer os aspetos aos quais estão atentos os alunos nos distintos momentos da aula de educação física, em modalidades desportivas individuais. A amostra foi formada por 156 alunos do terceiro ciclo do ensino básico, de ambos os géneros (84 sexo feminino e 72 sexo masculino). Foi usado o questionário ATEST-EF (Petrica 2003), com o qual pretendemos conhecer em que estavam a pensar os alunos nas aulas de Educação Física, no qual os alunos teriam de assinalar em que estavam a pensar em determinados momentos da aula, este foi aplicado nas modalidades de Atletismo e Ginástica. Os resultados obtidos indicam que não existem diferenças estatisticamente significativas, entre os distintos momentos da aula e as modalidades desportivas, pois após aplicação do teste do Qui-Quadrado para a associação entre as variáveis “Atenção” e “Sinal” para as Modalidades Individuais verifica-se um valor de (p>0,05).
Em termos de práticas de ensino, a prática pedagógica supervisionada, é efetivamente uma sólida estratégia de formação, onde a competência dos formadores supervisores e o tipo de relações supervisivas que se estabelecem neste processo são determinantes. Os autores abordados consideram que o processo de Supervisão pode ser considerado como um processo de resolução de problemas, em que o observador e o observado desenvolvem formas de resolução de tarefas através de estratégias técnico-didáticas adequadas num contexto afetivo-relacional adequado envolvido numa atmosfera favorável. São vários os fatores que determinam e influenciam diretamente o ensino da natação: A relação professor-aluno em natação depende da sua capacidade ou habilidade em comunicar com os seus alunos; Criar um ambiente seguro, com um domínio exímio dos conteúdos técnicos, uma estratégia de ensino adequada a cada situação de aprendizagem são a chave para o tipo de trabalho que se pretende em natação. A modalidade específica da natação requer procedimentos e intervenções específicas que se prendem essencialmente com a transição para o meio aquático, ou seja, dotando os professores de capacidades interventivas na modalidade, cujos padrões técnicos e metodologias de ensino se tornam necessárias para dominar e promover um ensino de sucesso.