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Descrição baseada em: Ano 24, nº 316 (Jan. 1992)
Neste artigo é desenvolvida a temática das causas e processo genérico da insolvência empresarial. Apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência.
Neste artigo são apresentadas as noções gerais do problema e as várias vertentes do mesmo (jurídica, económica, sociológica, etc).
Neste artigo é desenvolvida a temática das causas e processo genérico da insolvência empresarial. Apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência. Apresenta-se os casos do Japão, França e Alemanha.
Neste artigo é desenvolvida a temática das causas e processo genérico da insolvência empresarial. Apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência. Apresenta-se o processo de recuperação e falência em Portugal.
Neste artigo apresenta-se o enquadramento jurídico internacional e nacional do processo de recuperação e falência.
O benchmarking é mais do que roubar ideias. Só funciona se se perceber o que o que está a copiar. Em termos práticos quando uma organização pretende adoptar um novo método de contabilidade de gestão, segue uma das três seguintes vias: a) recorre a consultores externos; b) utiliza recursos internos; ou c) recorre a técnicas de benchmarking.
A ética nos negócios é actualmente um assunto muito importante e pertinente. A delicadeza das matérias, os interesses divergentes, as necessidades da vida económica e empresarial exigem dos dirigentes e dos técnicos de gestão e contabilidade não só conhecimentos técnicos mas comportamentos que satisfaçam os objectivos visados de proteção vários, com satisfação da lei e respeito pela ética.
O BSC é um instrumento de gestão para passar da estratégia à ação. Complementa os tradicionais indicadores financeiros com as dimensões clientes, processos internos e aprendizagem. Os melhores scorecards resultam da definião de medidas de avaliação orientadas para uma organização num determinado ambiente competitivo, que serve um segmento de mercado específico e que apresenta um conjunto de competências próprias.
Um bom sistema de Análise da lucratividade de Clientes pode ajudar a melhorar a rendibilidade global do negócio, selecionando os clientes de qualidade, e a indicar o principal caminho a segui rpara atingir uma maior lucartividade, indicando o impacto financeiro actual e potencial dos movimentos estratégicos dos clientes.
Na transição de uma sociedade industrial para uma sociedade de informação e do conhecimento, mais do que um factor crítico determinante do sucesso empresarial, um sistema de informação de apoio a gestores de PME é uma questão de sobrevivência. Pois ao permitir reduzir custos, aumentar a produtividade, reduzir o risco de incerteza na tomada da decisão, melhorar a qualidade dos produtos e/ou serviços, aumentar a eficiência e a eficácia dos processos de gestão, transmitindo valor acrescentado e fidelizando clientes, torna-se num suporte determinante para a gestão estratégica e operacional das PME.